Financiamento Coletivo: Monsterhearts RPG

monsterhearsmockEncarne monstros adolescentes nesse jogo que figura entre os melhores e mais queridos RPG’s PbtA.

Quando atingem a adolescência, a maioria das pessoas supera o medo do escuro. Elas passam a meia-noite em telefonemas emocionantes, divagações diárias e sonhos molhados. Adormecem pacificamente, seguros de que nas sombras não habitam monstros.

Mas as sombras possuem monstros. Você sabe porque você é um deles. A maldade habita em seu coração, a fome corre em suas veias. O ensino médio pesa sobre você e o drama adolescente coloca você no limite, mas você tem poder. O que você faz a seguir?

O projeto

Monsterhearts é um RPG escrito pela autora Avery Alder, onde os jogadores, na pele de monstros adolescentes, vivenciam todos os seus conflitos pessoais, abordando sentimentos e sexualidade nesse jogo que figura entre os melhores e mais queridos RPG’s PbtA já lançados.

Essa campanha chega ao Catarse com a intenção de trazer para o Brasil o jogo de RPG Monsterhearts em sua segunda edição. Além do livro, disponibilizaremos como meta estendida, materiais oficiais lançados pela autora, além de um upgrade no livro, passando de capa cartão, para capa dura.

O livro possui cerca de 180 páginas, em formato A5, impresso em papel Polen, capa cartão com orelha, e como mencionado anteriormente, com a possibilidade de sofrer um upgrade para capa dura, através das metas estendidas.

Monsterhearts permite que você e seus amigos criem histórias sobre monstros sexes, sobre angústia adolescente, horror pessoal e triângulos amorosos secretos. Vocês todos são adolescentes em um mundo sombrio e tempestuoso, escondendo o fato de serem secretamente um monstro. Quando você joga Monsterhearts, explora o terror e a confusão de ter um corpo que está mudando sem a sua permissão.

Este é um jogo de RPG desenvolvido à partir das mecânicas da Apocalypse World Engine, que você pode conhecer através do jogo homônimo, Apocalypse World, ou também de Dungeon World e muitos outros . Monsterhearts se inspira em Crepúsculo, True Blood, Buffy, Possuída e Jovens Bruxas.

Clique aqui para apoiar o projeto

O que você precisa pra jogar?

Monsterhearts precisa apenas de um par de dados de seis lados, um elenco de arquétipos de monstros adolescentes (“Peles”) e uma lista de princípios para criar histórias turbulentas, emocionais e inesperadas. Ele foi projetado para 3 a 5 pessoas jogarem em torno da mesa da cozinha, para uma sessão ou uma campanha curta.

O cerne da mecânica são os movimentos . Vocês estarão contando uma história juntos, improvisando o diálogo e narrando suas ações e, em seguida, algo que você faz desencadeia um movimento. Talvez você excite alguém com um toque no corredor. Talvez você contemple o abismo olhando para a lua falciforme em uma noite fria, enquanto caminha pela floresta. A ficção desencadeia um movimento, e então você rola os dados. Quando esses dados caírem, os resultados o levarão a novas direções.

Você joga como um adolescente que secretamente é um monstro. Você tem que lidar com traições do ensino médio, relacionamentos incipientes e a ocasional transformação na lua cheia em uma fera enorme de pelos e presas. Esse tipo de coisas.

Desequilíbrios de poder tácitos são uma grande parte efêmera da história. Monsterhearts captura essas dinâmicas com uma mecânica chamado fios. Fios representam o poder que você tem sobre as pessoas. Você pode gastá-los como uma moeda: para tentar, manchar ou expor fraquezas. Você pode ganhar Fios de várias maneiras, incluindo a atração e o desejo.

O assunto de Monsterhearts é claro! Sexualidade adolescente, mundos ocultos de vergonha e monstruosidade, incertezas estranhas e risco de violência estão em jogo nas histórias que você contará. É por isso que o Monsterhearts dedica um capítulo inteiro a falar sobre o uso de ferramentas e o estabelecimento de limites para garantir que todos se sintam firmes sobre as histórias que vocês estão contando juntos.

A segunda edição

Monsterhearts foi publicado pela primeira vez em 2012 e a partir do feedback da comunidade, e de acordo com a própria autora, sua evolução como designer de jogos, surgiu a ideia e oportunidade de atualizar o conteúdo do livro original, e em 2017 uma nova edição foi lançada à partir de uma campanha muito bem sucedida no kickstarter.

Mas o que são essas mudanças:

  • Ferramentas de MC simplificadas
  • Movimentos básicos reformulados
  • Regras simplificadas e melhores integradas para o uso dos Fios
  • Um novo capítulo centrado em limites e vulnerabilidade, baseado em Safe Hearts
  • Novas seções que dizem respeito a natureza da violência no gênero, sexualidade, assexualidade/não atração e etc.
  • Revisões e inclusões de peles a partir da primeira versão do jogo
  • Muito do texto foi reescrito

A autora

Monsterhearts foi criado pela Avery Alder, mulher trans queer, autora de jogos como The Quiet Year, Ribbon Drive, Dream Askew, e mais, que a mais de uma década cria jogos de RPG. E caso queira conhecer mais do trabalho da autora, aqui no Brasil você encontra traduzido pela Aster Editora o jogo Sonhos Tortos (Dream Askew), gratuitamente para download.

A Fábrica

A Fábrica é um editora de RPGs que atualmente conta no catálogo com jogos como Não Caia no Sono, Evolution Pulse, Desmortos, o suplemento para Dungeon World, Aventuras no Planeta Dungeon e uma aventura dedicada chamada Batalha Entre os Mundos, além de Awaken, O Véu, juntamente com seu primeiro suplemento lançado, The Indie Hack, Ratos nas Paredes, e mais recentemente, Nostalgia: A Frota Nômade e Monad System, um sistema universal de jogo, bastante modular. Além disso, conta com alguns projetos futuros já anunciados. Jogos como, Degenesis, Itras By!, Noite do Terror, e mais.

Um pensamento sobre “Financiamento Coletivo: Monsterhearts RPG

  1. Pingback: O RPG brasileiro em 2019: Parte 2 – Novos (e antigos) rumos – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.