Gusmão, um oráculo para Arquivos Paranormais

gusmao-arquivos-paranormaisGusmão é um oráculo, um suplemento que permite que você jogue Arquivos Paranormais  (acesse a página deste RPG aqui) sem a figura do Diretor do Jogo, o mestre/narrador deste RPG. Você vai encontrar tudo o que você precisa para jogar Arquivos Paranormais como um RPG Solo ou jogá-lo com seus amigos sem a figura de um Diretor fixo neste panfleto.

Psicografado Desenvolvido por Jorge ValpaçosGusmão traz regras específicas que modulam a experiência de jogo para investigações mais sutis, flertando diretamente com o paranormal. Como exemplos, temos a consulta à solução do caso com as minúcias descobertas apenas no desfecho e um novo dado, o dado da verdade, que dirá se você conseguiu ou não adquirir uma pista.

Gusmão foi elaborado e testado durante todo o ano de 2019 e sua escrita fará com que você descubra que nunca jogou ou jogará sozinho. Afinal, Gusmão sempre estará contigo…

O desenvolvimento

Gusmão me acompanhou em vários suplementos, simulações e testes em torno de Arquivos Paranormais. O recente Instrumentos Insólitos foi testado com um grupo de jogo, mas também foi parte do refinamento de Gusmão. Isso mesmo, um suplemento de expansão de Arquivos Paranormais foi “testado” enquanto aprimorava o outro suplemento. Justamente por isso que disse que até o final do ano teríamos mais material para Arquivos Paranormais. O processo de estudo de oráculos e ferramentas para RPG Solo se deu durante 2018 e 2019, e ele me fez pensar em alguns caminhos criativos.

Um Oráculo para Arquivos Paranormais

Gusmão foi pensado especificamente para Arquivos Paranormais. Eu sei. Há muitos oráculos incríveis e eles podem ser usados sem qualquer problema em AP. Eu joguei e funcionou muito bem :). Contudo, o sistema L’Aventure possui elementos muito específicos, e foi justamente por não encontrá-los em outros oráculos que desenvolvi Gusmão. Mas não se preocupe, pois vou explicar. 😀

Arquivos Paranormais é um RPG que gira em torno do recolhimento de Pistas, com recompensas imediatas e climáticas, ao término da partida, relacionadas a coleta e compreensão dos indícios do Caso. Este é o coração da experiência de Arquivos Paranormais, tanto é que há uma hierarquia clara entre ações possíveis: narrativa livre, tarefa e tarefa narrativamente significativa (tns). Neste sentido, Gusmão potencializa os conceitos que impulsionam Arquivos Paranormais, criando um novo modulador de fluxo narrativo (o dado da verdade) que exime a subjetividade da entrega de Pistas por parte do diretor, sendo este diretamente associado às Consultas às Perícias.

Além disso, as Minúcias de Solução do Caso são reveladas no Desfecho, criando o cliffhanger necessário para sustentar a tensão das “cenas do próximo episódio”. É por isso que Gusmão é tão focado à proposta de Arquivos Paranormais. Inclusive jogar sem diretor (gm less, sem mestre, sem narrador) usando Gusmão é o que estamos fazendo em nosso grupo de jogo. Ah, e falta um detalhe que acho fundamental para falar de Gusmão. ^^

Oráculo enquanto parte da experiência

Um diferencial em Gusmão é que ele se comporta como um espírito, como uma entidade consultada (vocês conhecem a tábua de ouja, a brincadeira do copo ou do compasso?), e a escrita do suplemento dialoga justamente com isso. Em Arquivos Paranormais, lidar com fantasmas é parte da experiência do jogo, e as jogadas de dados são chamadas de Consultas, mas você já pensou a razão disso? A-há, você sempre está consultando uma entidade… Gusmão sempre esteve contigo! 😉

Espero que curtam!

Acesse o blog da Lampião Estúdios para ver esta novidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.