Lançamento: NeoGuanabara RPG (PDF)

Neo-Guanabara-A-Cidade-do-Futuro-01-768x768Neo-Guanabara é um livro de RPG completo com tudo o que se precisa para jogar, fazendo parte do gênero “Cyberpunk Tropicália”, envolvendo artes marciais, super heróis bizarros e um sistema de campanha que faz a cidade titular evoluir, crescer e mudar.

O cenário

Uma cidade estado criada pelas elites para um novo experimento de sociedade, onde Transumanos vivem para sempre como deuses e a ralé vive no meio do lixo pegos na interseção de desespero e esperança.

O sistema

As mecânicas do jogo são originais e novas para a ‘cena’ brasileira. Se baseiam em pegar diferentes elementos da ficha dos personagens, criar uma parada de dados, e então definir um valor e um ‘nível de efeito’ para tal rolagem. Todas as mecânicas do jogo se conectam a esse sistema de rolagem.

Debata, investigue e combate através da cidade em cenas distintas, usando artes marciais cibernéticas, poderes paranormais ou ainda Meta Magia que hackeia e quebra as regras do sistema de Neo-Guanabara.

A criação de personagem pode ser envolvida ou gerada aleatória. Recomendamos a segunda opção para iniciantes.

Destaques do Jogo

– O Gênero Supers encontra o Cyberpunk em uma cidade fictícia latina
– Foco em artes marciais e poderes estranhos, não em armas de fogo high tech
– Sem sistema de experiencia, use sua fama e renome para alterar a cidade e evoluir o cenário, não apenas seu personagem
– Combate é rápido, estratégico e fatal. Personagens jogadores podem derrotar exércitos inteiros de bandidos, seguranças e todo tipo de maluco.
– Jogadores vão habilitando eventos e podem até mesmo causar um final de campanha dramático e inesperado
– Meta jogo entre os jogadores; Qual justiça irá governar a sua Neo-Guanabara?
– O livro vem com uma aventura de 5 horas chamada “Sangue Inocente”

O que é NeoGuanabara?

Um jogo de rpg completo sobre cyberpunk tropicália com um enfoque em artes marciais.

A alma do jogo é na ideia de que os personagens jogadores são “Perseguidores”, uma espécie de mercenário/celebridade que é adorado na internet underground, e não só eles tem poderes e técnicas incríveis que vão muito além da capacidade humana, eles também têm poder político na cidade de Neo Guanabara, permitindo eles moldarem a cidade e suas facções na base de seu poder.

O jogo de poder, o que chamamos no livro de “Poder nu e cru” é o tema principal de Neo Guanabara. Pois o esquema dos Perseguidores foi criado pela classe de governantes, os políticos que vivem na parte rica da cidade, ao qual os cidadãos chamam de “A Metrópole”.

Tal classe, conhecida como “Os Transhumanos” vê a cidade estado como um experimento social, algo para talvez aplicar no resto do mundo. Mas até eles são apenas parte do sistema de poder, que governa até mesmo os governantes. E tal experimento é simples: Um governo que não governa para o povo, mas para classe política. Que mente constantemente, que causa a ascensão de sindicatos do crime que controlam pedaços da cidade. Mas ao mesmo tempo, o mesmo governo empurra a idéia de esperança. Que se o politico certo for eleito, este salvara a cidade.

E enquanto que oficialmente, o governo opõe tais perseguidores, secretamente é justo tais Transhumanos que controlam a Guilda de Perseguidores, a facção que dá poder político e auxilio aos Perseguidores.

Cada personagem jogador busca um tipo de Justiça – No demo que estamos dividindo aqui você já pode ver 5 diferentes tipos de justiça, no livro final haverá ainda mais opções!

É perseguindo essa justiça que cada personagem gera um recurso chamado “Fama”, e interagindo com/contra as diferentes gangues que “Renome” entre tais facções.

Usando “Fama” e “Renome” no final de uma série de aventuras (nunca mais do que 4 no total!) cada jogador pode gastar tais recursos em nas tabelas de “Mini-Campanha” para habilitar/alterar elementos de Neo Guanabara, rumo a um “objetivo final” que modificará a cidade de maneira permanente, e que deve ser evocada toda vez que o grupo decidir jogar uma nova mini-campanha.

Os jogos de poder nu e cru dos “Transhumanos” é cinzento e amorfo e sempre presente. O sonho de liberdade e de justiça é apenas isso. Uma ilusão.

Como os personagens jogadores irão lidar com isso? Será que irão se rebelar? Ou ainda, trabalhar dentro do sistema, tentando salvar o máximo de pessoas individuais? Há sempre a possibilidade de serem corrompidos, e apenas lutarem por sua própria vontade.

O experimento social de Neo Guanabara não tem conclusão definida, afinal.

As Regras

O jogo é dividido em quatro momentos:
– Testes
– Combates
– Debates
– Investigação

E tirando o ultimo ‘momento’, todos eles se relacionam ao que chamamos de A rolagem“:

Prepare uma parada de dados pegando 1 dado dos seguintes elementos da ficha de personagem: Regra de Engajamento, Pilar, Perícia e Aumento. Role os dados, selecione 2 dados como “Valor” e 1 dado como “Nível de efeito”.

O Valor é comparado com o Valor da Reação executada pelo alvo, ou pelo número estático de dificuldade do Teste, enquanto o Nível de Efeito é a “qualidade” do resultado. Quanto maior tal nível de efeito, mais eficaz foi a ação. 

Ao entender “A rolagem”, você entende a essência do jogo. O ponto é selecionar elementos da ficha – Que ativam efeitos especiais dependendo do contexto da ação. Seja testes, combates ou ainda Debates!

Para informações especificas sobre todos esses “momentos”, é só checar o quickstart. O sentimento que o game design tenta passar é sobre posicionamento, e trabalhar lado a lado com outros personagens jogadores para punir terrivelmente inimigos que cometem erros de posicionamento – E vice versa. O sentimento de jogos de pancadaria dos anos 90 para  Mega Drive.

Debates usam uma “Mega Parada de Dados” onde todos os personagens participam e é decidido em uma rolada apenas! Tal mecânica é usada para resolver situações cabeludas e complexas sem violência, e requer que jogadores gastem sua fama/renome para iniciarem. É possível ganhar coisas como Aumentos, aliados e até mesmo mais Fama/Renome em tais cenas. Mas é também possível perder influência na cidade caso o debate seja perdido.

Finalmente, temos investigação – Que não usa nenhum dado. Recomendo muito que leiam com calma as regras de investigação do Quickstart, acredito que não há nada parecido no mercado brasileiro. O sistema foi inspirado fortemente pelo jogo de detetive “Gumshoe”.

01- Artista(s) Daniele Cruz
02- Autor(es) Arthur De Martino
04- Gênero(s) Artes Marciais, Cyberpunk, Ficção Científica, Supers
03- Ambientação Moderno
06- Páginas 90
09- Formato PDF
13- Idioma Português

Um pensamento sobre “Lançamento: NeoGuanabara RPG (PDF)

  1. Pingback: Lançamento: Neo-Guanabara impresso – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.