Financiamento Coletivo: Busões e Boletos

notebook at wooden  background“Você acordou, está frio e chovendo. Faz um teste de vontade pra sair da cama.”

Eram exatamente oito horas da noite de uma cinzenta quinta–feira e Thiago estava enfurnado em um engarrafamento dentro de um busão no meio do Rio de Janeiro. Estava sentado em um lugar próximo a porta de saída, no meio do coletivo. Era uma forma de aproveitar o ar que entrava da rua no momento que outras pessoas saíam do ônibus. Não que fosse muito melhor, era uma brisa quente e com odor forte de diesel queimado.

Fazia frio em Curitiba, Luiz acabara de sair do trabalho nesta cinzenta quinta–feira e andava a curta distância entre o escritório e o tubo onde pegava o transporte público. O articulado demorou mais que o de costume e quando chegou, já estava cheio. Luiz não sabe como entrou, tendo em vista que o coletivo já estava cheio, mas de fato, ele estava dentro do ônibus. Em algum momento ele consegue colocar um dos pés no chão, ao tentar colocar o outro, pisa sem querer nos pés de uma senhora, o que faz ela quase que instantaneamente começar a reclamar.

Neste exato momento, ambos recebem um boleto em seus e–mails. Mais uma conta a ser paga. Mesmo de noite, e dentro do transporte público, aquele algoz os alcançou.

“Busões & Boletos” eles disseram juntos. E mesmo separados por milhares de quilômetros, como um passe de mágica foram transportados para um mundo incrível de aventuras! O que eles já viviam.

Sejam bem–vindos ao incrível mundo de Busões & Boletos! O mundo que você já vive e na verdade nem é tão incrível assim! Mas é o seu mundo e não deixe ninguém falar mal dele! Só você pode, ora bolas.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

O projeto

Para variar, como muitas grandes coisas do Brasil (e como, infelizmente, outras bem vergonhosas) Busões & Boletos nasceu de uma piada! Uma piada que muitos acreditaram ser verdade na época. Ou, pelo menos, pessoas o bastante pra fazer o o engraçadinho em questão achar que realmente era uma boa ideia criar algo sério baseado em uma brincadeira. Bom, ainda bem que não saiu nada “sério” disso.

Um RPG moderno sobre a vida moderna do Brasileiro moderno. Moderno. Busões & Boletos é um jogo moderno, como já foi dito exaustivamente, que visa colocar os jogadores em situações do dia a dia, mas de uma forma única e épica! Buscando se alimentar dos contrastes da sociedade e tentando fazer uma saudável crítica a essa.

Ou não. Pode ser que nós apenas desejemos ver o mundo queimar! Quem vai saber? O fato é que tudo isso é feito de uma forma moderna e elegante! Sim, elegante é um adjetivo muito utilizado atualmente para descrever sistemas de regras para RPG, vai entender… Então, vamos dizer que Busões & Boletos é moderno e elegante.

O livro

Notepad on old wooden background

Grande parte da ideia por trás desse RPG elegante e moderno é representar a população de verdade do nosso país cheio de probleminhas e pessoas singulares. Isso significa que precisamos passar a forma como a maior parte das pessoas jogam e jogaram RPG por aqui, na base de xerox e muuuuitas anotações!

Busões & Boletos foi pensado para se parecer um caderno e, justamente por isso, a ideia é ser produzido com capa dura e espiral. O conteúdo do livro, que (estimamos) terá entre 100 e 120 páginas em folha offset, será em preto e branco para nos lembrar de todos os jogos que imprimimos ou tiramos xerox do amiguinho. Está tudo bem, pode admitir, não é só porque o dono da editora X ou Y te segue no Twitter que você precisa fingir que nunca fez isso.

Mas não se preocupe, caso você queria uma versão colorida do livro, existe o PDF também. Ele será disponibilizado em cores para você poder aproveitar toda a beleza dos post its cheios de comentários muito significativos e profundos que mudam COMPLETAMENTE a forma como você vê esse jogo.
(Tá, talvez não, mas eles são divertidos)

A versão digital será enviada para todos que a comprarem assim que a campanha for encerrada, para que todos possam já jogar do conforto de suas casas sem ficarem esperando pelo livro físico.

A versão física, no entanto, precisará esperar até depois que a crise gerada pela pandemia do COVID-19 seja resolvida. Prezamos imensamente pela saúde e segurança de todos, estejam essas pessoas envolvidas ou não na produção e distribuição do jogo. Então, para garantirmos que ninguém correrá o risco de contrair essa doença enquanto produz, entrega ou recebe o Busões & Boletos, nós optamos por esperar o fim desses tempos complicados.

Os autores (é, aqueles dois malucos)

Thiago é um cara recluso que escreve sobre si próprio em terceira pessoa. Quando não está jogando algum RPG, está pensando sobre RPG, criando aventuras para RPGs, lendo RPGs ou jogando RPG. Ele sabe que repetiu sobre jogar RPG no final, e isso era para ter sido engraçado, ele é um cara assim, está constantemente tentando fazer alguém rir, fala de si mesmo na terceira pessoa e joga RPG.

Dizem as más línguas que ele é um excelente e sádico narrador de jogos de terror, mas Thiago não tem culpa pelas péssimas escolhas de vida dos personagens dessas pessoas e nega essa acusação veementemente.

O Luiz pediu pra escrever umas coisas legais sobre ele aqui. Mas como é ele mesmo que está escrevendo essa bio porque não tem dinheiro pra contratar ghostwriters, essa tarefa caiu sobre ele mesmo. Rpgista, boardgamer, youtuber, escritor e #fantasista, muitos se perguntam (mentira isso) como consegue fazer todas essas coisas. A resposta é sempre a mesma: não sendo muito bom em nenhuma delas.

Mas isso não impede ele de continuar tentando e é por isso que estamos aqui! Afinal de contas, uma hora dá certo de acordo com o Rocky. Como que era mesmo? Algo sobre tomar porrada da vida e continuar levantando. É… algo assim.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.