Financiamento Coletivo: A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

A história que originou a animação e o filme, escrita em 1820 por Washington Irving!

A lenda de um homem decapitado montado em seu cavalo, tão tradicional no antigo folclore europeu, serviu de inspiração para a criação d’A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, conto de Washington Irving publicado pela primeira vez em 1820. Essa é uma das histórias mais antigas da ficção norte-americana, tendo sido adaptada para outros diversos formatos, como o filme dirigido por Tim Burton e a animação produzida pela Disney. O original de 1820 é bastante próximo do enredo Disney de 1949.

A obra inclui uma importante introdução de Jim Anotsu (veja biografia no final da página) sobre o pré-abolição dos EUA, país onde se passa a história.

Sinopse

No conto, acompanhamos a jornada de Ichabod Crane, um professor que foi ao assentamento de Tarrytown, Nova Iorque, num lugar conhecido como Sleepy Hollow, a fim de exercer seu ofício enquanto educador. Lá, ele entra numa competição pouco amistosa com o valentão “Brom Bones” pela mão da jovem Katrina Van Tassel, filha única do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. Crane é um sujeito ingênuo e empolgado, muitas vezes tão aterrorizado com as histórias de fantasmas contadas pelos habitantes que se apressava pela floresta a caminho de casa. Até que certa vez, tarde da noite, ele é perseguido pelo Cavaleiro Sem Cabeça e descobre que talvez estas não sejam apenas velhas lendas.

Além de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, a edição irá trazer a história de Rip Van Winkle, também tradicional no folclore americano.

Uma edição ilustrada

Esta edição, especialmente preparada para colecionadores de obras clássicas da literatura americana do século XIX, contará com ilustrações antigas de Arthur Rackham, Felix Octavius Carr Darley, Arthur Ignatius Keller e outros.

Clique aqui para participar do financiamento coletivo

No cinema

A história foi adaptada diversas vezes para o cinema, sendo a primeira em 1922 para um filme mudo dirigido por Edward D. Venturini, a segunda pela Walt Disney Company em As Aventuras de Ichabod em 1949 e a terceira em 1999 em um filme protagonizado por Johnny Depp e dirigido por Tim Burton. Recentemente, foi também transformado em uma série chamada Sleepy Hollow, de 2013.

A história original, dentre essas adaptações, é bastante próxima ao curta de 1949 da Walt Disney.

O autor

Washington Irving foi um autor, ensaísta, biógrafo e historiador americano do início do século XIX, um dos primeiros escritores americanos a ganhar atenção na Europa e a argumentar a favor de leis mais fortes para proteger os direitos autorais de escritores americanos. Suas histórias fantásticas serviram de influência para grandes mestres como Charles Dickens e Edgar Allan Poe.

Os Profissionais

Tradução

Camila Fernandes é escritora, tradutora, preparadora e revisora de textos. De vez em quando, ilustradora. Participou da tradução de Os Melhores Contos de Fadas NórdicosOs Melhores Contos de Fadas Celtas e O Resgate do Cacique Vermelho, da Wish. Como autora, ganhou o Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira com os contos A outra margem do rio (2014) e A melhor das três (2017).

Preparação

Cristina Lasaitis devora textos do café da manhã até depois do jantar. É escritora, tradutora, revisora, leitora crítica, editora e ainda surfa e cuida de aquários. É autora da coletânea de contos Fábulas do Tempo e da Eternidade, e coorganizou a antologia A Fantástica Literatura Queer, de contos de ficção científica, fantasia e terror com temática LGBT (todos esses livros lançados pela extinta Tarja Editorial).

Revisão

Karine Ribeiro é escritora, tradutora EN-PTBR, revisora e leitora crítica, graduanda em Letras – Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua com editoras e autores independentes. Entre seus trabalhos mais recentes, estão a tradução de A Jornada de um Escravo Fugitivo e a revisão de Crowd, o guia de financiamento coletivo para livros, ambos pela Editora Wish.

Introdução

Jim Anotsu é um escritor, roteirista e tradutor brasileiro. É referência em literatura juvenil no Brasil, tendo publicado livros em 13 países. Escreve principalmente ficção especulativa, fantasia e no universo do jogo eletrônico Minecraft. Jim nasceu em Minas Gerais, em 1988.

Prefácio (meta estendida)

Oscar Nestarez é escritor e pesquisador da literatura de horror. Publicou a coletânea “Horror adentro” e “Bile negra” – que recebeu o prêmio ABERST de melhor romance de horror em 2018 -, além de contos em diversas antologias. Também é colunista das revistas Galileu e Vício Velho.

Projeto gráfico

Marina Avila é fundadora da Wish e trabalha com capas e diagramações de livros há 12 anos. Apaixonada por arte e história, não deixa passar uma ilustração que mereça resgate. Publicou diversos livros como Contos de fadas NórdicosContos de fadas Originais e Sweeney Todd.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.