Financiamento Coletivo: Legacy 2ª Edição – Late Pledge

Crie seu legado nesta aventura pós apocalíptica!

O financiamento coletivo do Legacy: Vida Entre Ruínas 2ª Edição atingiu 125% de sua meta original, financiando o livro básico em capa dura e algumas de suas metas extras, transformando o Legacy2E em realidade no Brasil.

Agora abrimos o late pledge para aqueles que não conseguiram participar do projeto original terem a chance de apoiar este RPG maravilhoso e, também, para termos a oportunidade de conseguir trazer as metas extras que estão faltando.

O Late Pledge é como se fosse a continuação do financiamento original, ou seja, partimos do valor atingido no primeiro financiamento R$ 43.926,00.

Sendo que, ao final, o total arrecadado para a edição brasileira de Legacy2E será a soma dos dois financiamentos.

Vale lembrar que a meta original de R$ 35.000 para o livro básico físico e em PDF já foi alcançada, ou seja, o Legacy2E já está garantido no Brasil. O plano principal aqui é reunir mais apoiadores para batermos mais metas extras e assim trazer mais conteúdo para o o jogo, ressaltando que as metas do late pledge são cumulativas com as do financiamento original.

Alguns valores dos apoios do financiamento anterior foram alterados de modo a beneficiar quem embarcou nesta jornada desde o início, porém, mantivemos alguns de modo a ajudar quem está chegando agora, pois sabemos que muitas pessoas não conseguiram participar do financiamento original devido a pandemia.

Contamos com o auxílio de todos que já participaram do financiamento anterior para nos ajudar na divulgação do late pledge e fazerem mais pessoas conhecerem esse excelente jogo.

Vamos fazer o Legacy 2ª Edição: Vida Entre Ruínas ser um grande sucesso no Brasil.

Clique aqui para apoiar a late pledge

O Jogo:

Legacy 2ª Edição é um RPG powered by the apocalypse de sobrevivência e reconstrução em um mundo devastado por uma grande calamidade conhecida apenas como a Queda. O jogo se destaca por possuir uma mecânica inovadora, na qual os jogadores terão o controle de, além dos personagens habituais, grupos de sobreviventes chamados de famílias.

Outro ponto de destaque em Legacy é a sua narração cooperativa, os jogadores e Mestre juntos contarão a história de reconstrução e evolução deste mundo apocalíptico. Todas as decisões não influenciam somente a narrativa, mas modificam o cenário como um todo.

Criação de Personagens:

Em Legacy, diferentemente de outros RPGs, onde os personagens dos jogadores começam como pessoas comuns de pouco poder e nenhuma influência, acontece o oposto, nele os jogadores assumirão o controle de personagens que são membros proeminentes dentro de sua família e no cenário de jogo.

Os personagens dos jogadores serão figuras importantes e reconhecidas que de certo modo possuem autoridade em suas famílias, com poder suficiente para representá-las.

Para determinar sua posição na família, o jogador deve definir qual seu papel dentro dela, podendo ser: Líder, Agente, Rebelde ou Pária. Estes papeis são ligados diretamente aos objetivos do personagem e o mesmo só evolui no momento que alcança estes objetivos e assume um novo papel.

Líder: Por algum meio, seja por popularidade, hierarquia militar, poder executivo, herança sanguínea, etc. Você é visto como aquele responsável por decidir as próximas ações da família, é seu representante formal.

Agente: Você é perito em executar os objetivos da família. Agente de forças especiais, espião, pesquisador de campo, cientista, etc. Aquele que é conhecido por executar as operações mais importantes da família.

Rebelde: Alguma coisa fez com que você mudasse sua ideologia e enxergar que nem tudo dentro da família está completamente correto. Líder rebelde, filósofo, cientista, comandante militar, etc. As pessoas te veem como aquele que quer mudar os antigos paradigmas da família.

Pária: Algo aconteceu para que você não seja mais visto como uma pessoa influente entre os membros da família. Antigo líder, um agente que falhou em sua missão, um membro importante da família exilado, etc. A única certeza é que mesmo você fazendo parte daquela família, suas ações fizeram com que não seja bem-vindo nela.

Arquétipos

Os jogadores, além dos papeis na criação dos personagens, devem escolher também entre treze arquétipos para definirem os mesmos. Os arquétipos disponíveis são bem diferentes entre si, trazendo habilidades e mecânicas únicas. São eles: A Anciã, O Emissário, A Instigadora, O Caçador, A Máquina, O Tecnomante, A Infiltradora, O Remanescente, A Coletora, O Buscador, A Sentinela, O Sobrevivente e A Selvagem.

Os personagens mudam conforme o passar das eras. Em Legacy, numa mesma campanha você tem a chance de jogar com inúmeros personagens totalmente diferentes entre si, cada um com sua própria singularidade, que deixa marcas próprias no mundo e, devido a isso, faz seu legado perdurar por eras, impactando a história que está sendo contada.

Outra mecânica específica de Legacy é a de Personagens Rápidos. Os personagens dos jogadores são os membros de destaque dentro de suas famílias na era atual, mas isso não impede que outros membros da família possam ter seus momentos de glória e brilho.

Personagens Rápidos são coadjuvantes jogáveis, criados usando mecânicas próprias para sua elaboração ocorrer, até mesmo durante uma sessão de jogo. Eles podem ser ajudantes do grupo, alguma figura específica na família ou alguém importante no cenário. Estes personagens podem ser usados, por exemplo, quando um jogador quer interpretar as reações de um personagem, mas não faz sentido que seja o seu personagem principal; quando um personagem sai numa missão específica sem os demais personagens do grupo, nesse momento os outros jogadores podem assumir o controle de personagens rápidos que fazem parte da equipe do personagem principal. Também podem ser usados naquelas sessões que têm a presença de um jogador convidado.

Famílias:

Esta é uma mecânica exclusiva do Legacy, onde a narrativa acontece em duas perspectivas, uma na qual os jogadores controlam os personagens como em qualquer RPG, neste momento dizemos que o jogo está no nível de personagem, e outra na qual os jogadores controlarão as famílias, neste caso falamos que jogo está no nível das famílias.

Mas, o que são famílias? Famílias representam um grupo que conseguiu, através de suas habilidades, sobreviver ao cataclismo e agora lutam para existir em um mundo em ruínas. O que liga estas pessoas e as transformam em um grupo pode ser qualquer coisa, laços sanguíneos, ideologia ou praticidade. Pode ser que a família seja de antes ou depois da Queda, talvez tenha sido a responsável ou transformada por ela, e nesse cenário terá que usar seus recursos para assegurar a existência.

Quando o jogo está em nível de família ele se torna muito mais voltado para política, intriga e administração de recursos. As ações dos jogadores possuem um impacto muito maior, as vezes afetando cidades inteiras ou extensões de quilômetros.

Famílias:

Esta é uma mecânica exclusiva do Legacy, onde a narrativa acontece em duas perspectivas, uma na qual os jogadores controlam os personagens como em qualquer RPG, neste momento dizemos que o jogo está no nível de personagem, e outra na qual os jogadores controlarão as famílias, neste caso falamos que jogo está no nível das famílias.

Mas, o que são famílias? Famílias representam um grupo que conseguiu, através de suas habilidades, sobreviver ao cataclismo e agora lutam para existir em um mundo em ruínas. O que liga estas pessoas e as transformam em um grupo pode ser qualquer coisa, laços sanguíneos, ideologia ou praticidade. Pode ser que a família seja de antes ou depois da Queda, talvez tenha sido a responsável ou transformada por ela, e nesse cenário terá que usar seus recursos para assegurar a existência.

Quando o jogo está em nível de família ele se torna muito mais voltado para política, intriga e administração de recursos. As ações dos jogadores possuem um impacto muito maior, as vezes afetando cidades inteiras ou extensões de quilômetros.

Cenário:

Única certeza em um jogo de Legacy 2ª Edição é que o cenário de jogo se passará em um mundo após uma calamidade global que mudou toda a história daquela terra e este fato é conhecido apenas como A Queda. Agora, grupos de sobreviventes terão o fardo de reconstruir este cenário.

A ambientação do cenário dependerá da vontade dos jogadores, juntos eles decidirão os tons do jogo, se ele se passará em um cenário mais clássico como um pós-guerra nuclear, talvez um apocalipse zumbi, algo mais estranho como um mundo após uma invasão alienígena ou um cenário medieval de alta fantasia que sofreu uma praga arcana.

As próprias famílias escolhidas pelos jogadores possuem mecânicas especificas para ajudar na construção do cenário de jogo de modo que o torne algo totalmente único. Por exemplo, se alguém escolher o arquétipo de família Dos Pioneiros das Profundidades, que possuem uma origem aquática, automaticamente o mundo passará a ter ambientes aquáticos como rios, lagos e oceanos. Se for um arquétipo de família um pouco mais peculiar, como Os Estelares Ilhados, é certeza que teremos elementos alienígenas e temas espaciais.

Toda a ambientação e aparência do cenário são definidos pela mesa. Apesar das famílias terem nomes específicos elas devem ser encaradas como arquétipo e não algo pré-definido, seu nome na campanha, como se vestem, sua aparência, como lidam com as habilidades, entre outras coisas, podem ser livremente alteradas. Novamente vamos usar como exemplo Os Estelares Ilhados.

Em uma mesa eles podem ser alienígenas humanoides com aparência de elfos verdes, que estavam num planeta no momento do cataclismo do mesmo, tiveram sua nave atingida por alguma coisa e consequentemente ficaram ilhados ali, já em outra eles podem ser alienígenas conquistadores que chegaram logo após o apocalipse e possuem a forma de esporos que uma vez inalados se estabelecem na base da coluna do hospedeiro, tomando o controle. Ou seja, não há limites para a imaginação.

Sistema:

Legacy 2ª Edição: Vida entre Ruínas é um jogo pbta (powered by the apocalypse) ou seja usa a Apocalypse World Engine. Sendo assim, apesar das mecânicas específicas do Legacy 2e, o núcleo do AWE se mantem, como acontece também em outros jogos pbta, podemos citar: Dungeon World, The Sprawl RPG, City of Mist, entre outros.

O Legacy possui arquétipos (playbooks) de família e arquétipos de personagens. Arquétipos são espécies de fichas/manuais que possuem tudo que é necessário para se jogar com determinado tipo de personagem/família, desde os atributos, até as ações específicas que ele/ela pode fazer. Em resumo para aqueles que são novatos em jogos pbta, os arquétipos substituem as fichas convencionais.

Outro padrão do AWE são os movimentos, que são ações especiais ou não, e que podem ocorrer mediante um gatilho narrativo. Em outros RPGs os movimentos são as ações que podem ser executadas durante o jogo, porém os do AWE possuem um padrão pré-determinado que basicamente se concentra na premissa de: ação a ser executada, qual gatilho narrativo deve ocorrer para ela ser executada, qual a mecânica envolvida (fazer um teste por exemplo) e quais as consequências positivas e negativas.

Os testes em Legacy 2e consistem no lançamento de dois dados de seis faces (2d6) mais o atributo vinculado ao teste, este definido pelo movimento ou pelo mestre. Um resultado 6 ou menos é uma falha, uma complicação, já 7 a 9 é um sucesso, porém não completo, talvez um sucesso com um custo, e 10 ou maior é um sucesso completo ou sucesso com estilo.

O que os personagens querem fazer deve ser simplesmente dito pelos jogadores, se a declaração disparar o gatilho de algum movimento, o Mestre deve aplicar o teste relacionado ao movimento e suas consequências, porém se não disparar nenhum gatilho ou se não fizer sentido para a cena, a ação do jogador simplesmente acontece e a narrativa avança. Lembre-se, a principal função do Mestre no jogo é manter o fluxo criativo.

Legacy 2ª Edição é um jogo de narração colaborativa, com regras simples, claras e flexíveis que faz com que uma sessão nunca seja igual a outra. O livro básico possui tudo que você precisa para começar a jogar.

Titanomachia

Quando o paraíso se tornou o inferno? Nossos avós chegaram aqui e vislumbraram aquilo que na Terra só se via nos séculos passados. Florestas sem fim, oceanos primitivos, animais fantásticos, água límpida. Aquele planeta tinha tudo para ser a colônia perfeita, porém o sonho se tornou um pesadelo. Logo após a construção do elevador espacial, como numa resposta imunológica de um corpo doente, eles vieram das profundezas das selvas e como num golpe de uma marreta aquela criatura colossal destruiu a coluna de filamentos de diamante do elevador, fazendo com que ele se despedaçasse e caísse sobre nós, hoje só existem ruínas daquilo que outrora fora um sinal de orgulho. Ainda hoje esperamos o resgate, aquele que nunca veio, estamos aqui, presos nos sonhos de nossos avós – Pastora Clara, Líder da Nova Maneira –

Imagine a construção mais magnifica de sua cidade, agora pense numa criatura com aparência totalmente alienígena de tamanho colossal destruindo esta construção com um simples golpe enquanto todos fogem dos destroços, desesperados, e acabam por perceber que aquela criatura não era a única, tente imaginar o terror deste momento e o que fazer depois.

Este é o cenário da aventura Titanomachia, o módulo de Regras Rápidas do Legacy 2ª Edição. Com este módulo é possível testar o jogo e sentir suas regras.

Este manual de Regras Rápidas possuí quatro objetivos. Explicar o que é Legacy 2E, como é o jogo, o que esperar e como se jogar. Além disso, mostrar brevemente as regras disponíveis no Livro Básico e apresentar uma aventura cativante para que os jogadores possam experimentar o jogo. Para jogar esta aventura é necessário apenas lápis, borracha e dados. Todo o resto está disponível no manual, desde os arquétipos, até espaço para desenhar o mapa.

Apesar de ser um manual de Regras Rápidas, Titanomachia também é uma aventura incrível com alto nível de replay, foi desenvolvida para ser jogada em uma ou poucas sessões, porém, pode ser facilmente adaptada em uma campanha ou hackeada para ter um tom alá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) ou algo mais louco.

Clique aqui para baixar o módulo rápido + Titanomaquia

Confira o projeto inicial

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