Adaptação: Humagears (Kamen Rider Zero-One)

Izu ou Is (イズ, Noa Tsurushima) a
principal Humagear da série, do tipo secretária

(Para 3D&T, Nebula, Space Dragon, Starfinder, Savage Worlds e Mutantes & Malfeitores).

“A era HumaGear, em que os robôs com inteligência artificial trabalham na maioria dos campos. O jovem presidente da principal empresa de IA levanta-se para proteger os sonhos da humanidade!”
Narração da abertura, episódios 4-28

Humagears (ヒューマギア) são os androides do mundo de Kamen Rider Zero-One, série da Toei de 2019-2020, a 30ª série da franquia. Aqui, ao invés de adaptar toda a série, vamos focar nesse elemento: os Humagears e a versão monstro deles, o Magia. Para não ter muitos spoilers aqui, vamos focar nos primeiros episódios, de repente chegando ao fim do primeiro arco (o episódio 16).

História

Nesta série se passa em uma cidade isolada do resto do mundo, com duas grandes empresas: A HIDEN Intelligence (飛電インテリジェンス), empresa especializada na produção de Humagears, humanoides avançados e praticamente indistinguíveis de humanos, geralmente especialistas em um trabalho. A maior rival é a ZAIA Enterprise (ZAIAエンタープライズ) subsidiária da ZAIA Enterprise Japan (ZAIAエンタープライズジャパン) empresa especialista em marketing e produção de armas. Por mais que pareça não terem relação, elas nutrem uma rivalidade grande, com uma empresa tentando comprar a outra.

O protagonista é Aruto Hiden (飛電或人), CEO da Hidden Intelligence, que herda a empresa após a morte do seu avô e fundador da empresa, Korenosuke Hiden que sonha em ser comediante, mas não tem talento para isso. Aruto não conheceu o pai, que faleceu quando este ainda era um bebê e também é um dos sobreviventes do incidente que isolou a cidade (até agora o nome da cidade não foi citado) do resto do mundo, uma série de constantes ataques de Humagears em 2007. Além de herdar a empresa, também herdou a Progrise Key que o transforma em Kamen Rider. Mas o foco aqui não é ele e nem os outros Kamen Riders que aparecem e sim os Humagears.

Para assistir Kamen Rider Zero-One em português, é possível vê-la pela NewZect ou pelo grupo Karate Bugmen

Humagears em sua forma original

Humagears

Conforme já foi dito, são seres humanoides similares a humanos produzidos pela HIDEN Intelligence, geralmente construídos para se dedicarem a serviços ou mesmo assumirem a aparência de parentes falecidos, o que é ilegal, mas permitido a quem tem dinheiro para investir (Classe S), os de Classe A permitem modificação moderada e os de Classe HC (HIDEN’s Choice) é construído e programado somente para as atividades que foram propostos, nesse caso por exemplo, um árbitro de basquete só saberá fazer isso, a customização deste tipo é rara.

Os Humagears seguem leis que os previnem de machucar humanos, também proíbe que ele tenha a aparência de qualquer outra pessoa sem consentimento (o que ocorreu com o pai do Aruto e um caso que acontece no episódio 6), também não pode ocupar um cargo governamental, mas pode ser ativista de ações para se expressar, nem ser esportista profissional, mas nada interfere que ele possa atuar em treinamentos ou mesmo em disputas amadoras.

Os Humagear são construídos pela HIDEN intelligence para parecerem exatamente como um ser humano e compostos de duas partes: o corpo básico e o módulo Humagear que são substitutos da orelha, que o servem para diferir de seres humanos (no entanto, estes podem ser retirados). Eles também possuem olhos azuis (sabendo que a série é feita no Japão é fácil de compreender o porquê desta diferença) e os Humagears que estão em treinamento recebem uma marca no pulso (🔰) chamada marca shoshinsha que o designa que está em treinamento, é uma marca usada no Japão e em outros países para designar motoristas iniciantes. A agência militar A.I.M.S. (エイムズ) procura Humagears que retiraram seu módulo, o que também leva os olhos a ficarem vermelhos e não azuis e são vistos como perigosos para a sociedade, são conhecidos como Rogue Humagears.

Eles também possuem uma marca chamada “Singularidade” que os leva a perguntar sobre sua existência e criar diretivas diferentes para as quais foram criados, isso é considerado perigoso pela A.I.M.S. e isso o torna um alvo fácil para a MestubouJirai.net, um grupo cyberterrorista liderada por Horobi que prega o fim da humanidade e que usa o satélite Ark para os transformar em “monstros” os transformando em Magia (lê-se Ma-guia, a palavra é um trocadilho com Humagear).

Um Humagear de substituição é feito quando um Humagear funciona mal ou foi quebrado ou destruído. Um pedido de substituição pode ser solicitado pelo cliente ou pode ser feito oficialmente por Aruto se ele tiver negociado com uma Magia. A Hiden Intelligence tem uma política de enviar a substituição imediatamente após a solicitação e será legalmente responsabilizada se não for atendida dentro de 24 horas, desde que o cliente não esteja violando os Termos do Contrato e a política da empresa. o presidente e fundador anterior.

Magia

Não, não é a Magia arcana ou divina. Para transformar um Humagear em Magia ele deve usar um cinto chamado Zetsumeriser (voluntariamente ou forçosamente) que acaba com os protocolos já programados e torna seus olhos em vermelho, a pele falsa derrete-se e ele volta a ter seu corpo básico exposto e vários tentáculos são produzidos a partir da boca e os dados da chave Zetsumerise se fundem com eles, completando a transformação em Magia. Magias também possuem a habilidade de transformar Humagears em Trilobite Magias (os soldados grunt) e por fim, é possível um Humagear resistir (episódio 4), mas nem sempre ele consegue se libertar desta transformação. Muitas vezes um Magia herda corpo de vários Humagears, como exemplo, o Berotha Magia do primeiro episódio possui 3 formas.

Quando o personagem torna-se Magia, este passa a ser um Personagem Não Jogador (ou Personagem do Mestre conforme o jogo) já que o Humagear perderá a noção do mundo e se tornará o monstro da semana do seriado. Uma notação importante é o título: Magia é o Humagear sem a humanidade, já que se tirar o Huma, só fica o Magia.

O Humagear do tipo Comediante Fukkinhoukai Taro e sua forma Magia, Berotha Magia

Adaptações

A adaptação do Humagear parte do pressuposto de que ele é basicamente um androide específico do cenário que segue as leis de Asimov (ele inclusive é mencionado na série, apesar de ser um mundo diferente da Terra padrão).

3D&T

Em 3D&T, o Humagear é uma Vantagem Única do subgrupo Construto, possuindo todas as Imunidades, Reparos e Magia (logicamente, na forma Magia, ele perde tudo isso.

Humagear (1 ponto): Aparência Humana, Alma Humana, Códigos de Honra (1ª, 2ª e 3ª lei da Robótica). Não, eles não possuem a 2ª lei da robótica por padrão, mas podem adotá-la independentemente. É necessário escolher uma Perícia ou Especialização que reflete a profissão do Humagear. Na forma padrão, são construídos até 7 pontos. Convertidos em Magia, possuem no mínimo 12 pontos e não são tratados como Forma Alternativa.

Mutantes & Malfeitores 3ª Edição

Como Humagear, ele deve ser construído como um Construto na página 173 (o arquétipo Construto em si é muito forte), praticamente sem alterações. Os Humagear acabam só não tendo Vigor, o que o torna mais caro se comparado aos outros construtos, que ganham 30 pontos por não ter três Habilidades. Também há preferência pela substituição de um construto quebrado do que arrumá-lo. É possível partir do exemplo “Robô” para se construir um Humagear de Zero One.

Na sua versão Magia, siga o padrão dos arquétipos vilanescos do Gamemaster’s Guide (ainda não disponível no Brasil), com alguns poderes e geralmente NP10, podendo ser mais para inimigos mais difíceis.

Nebula: Piratas de Marduk

Diferente do Androide de Nebula, os Humagear não fazem uso de Nanotecnologia, geralmente é apenas substituído. Ainda que o seriado não mostre, possivelmente existem oficinas de conserto, mas não aparecem na série. Eles também não possuem modificadores em Vigor, Reflexo e Percepção.

Quando transformados em Magia, são humanoides bem mais poderosa que na forma normal dele. Eles seguem o padrão dos alienígenas do capítulo 7.

Space Dragon

Os Humagear seguem o padrão da Espécie Androide (Homo Machina), sendo que a única alteração são os atributos, que são iguais a humanos: +2 em um atributo, -2 em outro e +1 a cada quatro níveis. As outras características se mantém, incluindo o 5% de resistência mental, já que é a chance deles não serem convertidos em Magia pelo satélite Ark. E conforme foi dito, geralmente se prefere a substituição que fazer reparos.

Na sua versão Magia, eles seguirão o padrão explícito na seção 11.6 da Seção do Mestre, geralmente com moral alta, já que geralmente ataca o Kamen Rider e a população.

Starfinder

Os Humagear são bem mais fracos que os Androides de Starfinder: não possuem encaixe de módulo, geralmente usando apenas roupas normais e não possuem visão excepcional. A maioria será sem tema e possuirão pelo menos uma Profissão.

Na sua versão Magia, eles serão criados conforme os apêndices 1 e 4 do Arquivo Alienígena, geralmente pertencendo aos tipos Humanoide, Humanoide Monstruoso, Extraplanar ou mesmo, Construto. Por mais que alguns pareçam Morto-Vivo, raramente serão deste tipo.

Savage Worlds

Para Savage Worlds, é necessário o compêndio de ficção científica, ele segue o modelo de criatura Construto (+8) com Circuitos de Asimov, Complicação: Voto, raramente possuem modificações.

Na forma Magia, eles deixam de ser propriamente Construtos e são construídos com habilidades monstruosas.

Foi usado como fonte a Kamen Rider Wikia, no artigo em específico sobre Humagears

Um pensamento sobre “Adaptação: Humagears (Kamen Rider Zero-One)

  1. Pingback: Crítica: Kamen Rider Zero-One (sem e com spoilers) – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.