Financiamento Coletivo: Biblioteca Lovecraftiana Fundamental

Duas obras essenciais para conhecer e se aprofundar no universo do mestre do horror cósmico.

As estrelas se alinharam às 9h da manhã de 20 de agosto de 1890, quando, na casa 454 da Angell Street, na cidade de Providence, Rhode Island, nasceu Howard Phillips Lovecraft. Um novo alinhamento acontece agora em 2020, quando se completam 130 anos em que um dos autores essenciais da ficção fantástica chegou ao mundo. Apesar de ter habitado a Terra por apenas 46 anos, Lovecraft deixou um legado que não apenas se consolidou e se expandiu, mas permanece, em pleno século XXI, como referência e fonte de inspiração incontornáveis na cultura pop, no imaginário literário e no gênero de horror em todas as suas manifestações (literatura, quadrinhos, cinema, televisão, videogame, RPG etc.).

Numa efeméride tão especial, as editoras Ex Machina e Sebo Clepsidra se uniram para convidá-los a conhecer, revisitar ou aprofundar-se na obra do Cavalheiro de Providence. Com um grau de sofisticação e detalhamento que poucas editoras brasileiras procuram alcançar, nossos livros são o resultado de anos de trabalho e mais de 20 profissionais envolvidos na produção dos dois livros, incluindo pesquisadores, organizadores, jornalistas, editores, críticos de cinema, designers, ilustradores, capistas, tradutores, revisores, produtores gráficos e até mesmo um escultor! As reedições do já clássico Contos reunidos do mestre do horror cósmico, com 61 histórias escritas por Lovecraft e um corpus paratextual ciclópico, com mais de uma centena de páginas de material complementar, e do ensaio pioneiro Mitologia lovecraftiana: A totalidade pelo horror, de Caio Bezarias, em versão revista, ampliada e ilustrada, vêm cumprir uma essencial revisitação ao maior e mais influente autor de ficção weird do século XX.

Contos reunidos do mestre do horror cósmico chamou a atenção dos aficionados por horror por ter um escopo editorial bem definido: apresentar em um único volume todos os contos (narrativas curtas) de H.P. Lovecraft na tradução criteriosa e fluente de Francisco Innocêncio, acompanhados de um extenso paratexto. Os artigos, escritos pelos principais pesquisadores brasileiros da obra de Lovecraft, a introdução e a supervisão editorial de S.T. Joshi (o maior especialista na obra e vida do autor), seu bestiário e sua filmografia alçaram-no a uma posição de destaque, e sua edição revista e ampliada (aguardadíssima após a primeira edição ter se esgotado) só reforça essa posição (mais detalhes abaixo).

Mitologia lovecraftiana, a reedição revista, ampliada e ilustrada do livro A totalidade pelo horror, disponibiliza novamente o principal estudo nacional sobre o papel do mito na obra de H.P. Lovecraft. Esgotada há meses, a obra é a grande referência a todos os estudiosos e aficionados interessados nos chamados mitos de Cthulhu. Escrito em uma linguagem tão acessível quanto profunda, o livro é uma chave interpretativa que ressignifica e fornece bases para uma melhor compreensão de todo o universo lovecraftiano.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

Detalhes do Projeto

Contos reunidos do mestre do horror cósmico

Contos reunidos do mestre do horror cósmico apresenta todas as 61 narrativas curtas (contos), de autoria única, escritas por H.P. Lovecraft e publicadas originalmente entre 1917 e 1935 em revistas de ficção weird nos EUA e que compõem o cerne da opera lovecraftianaTodas as histórias são acompanhadas por título original, ano e periódico da primeira publicação e um breve texto analítico sobre o contexto do conto na vida e na obra do autor.

Uma das novidades desta segunda edição de Contos reunidos do mestre do horror cósmico é que as histórias de Lovecraft contam agora com um novo projeto gráfico de miolo que, embora tenha reduzido o número de páginas, não só manteve o conteúdo original, como o ampliou. Agora as páginas são apresentadas em colunas duplas, emulando o estilo da revista Weird Tales, principal periódico onde o escritor publicou boa parte de seus escritos ficcionais. Além de mais elegante e agradável para a leitura, as colunas duplas aproximam o leitor da maneira como os textos de Lovecraft eram consumidos em sua época pelos fãs da Weird Tales.

O que nossa edição tem de diferente de tantas outras do Lovecraft?

Além das mais de 100 páginas de apêndice, com um conteúdo vasto e complementar (veja mais nesta página), Contos reunidos do mestre do horror cósmico é a única edição a compilar toda a narrativa curta (61 contos) em um único volume. Além disso, mesmo que você tenha todos os livros já publicados no Brasil com a obra de Lovecraft, apenas nessa edição você encontrará esses seis contos:The Little Glass Bottle (“A garrafa de vidro”, 1959, publicado postumamente)The Secret Cave, or John Lee’s Adventure (“A caverna secreta”, 1959, publicado postumamente)The Mystery of the Grave-Yard (“O enigma do cemitério”, 1959, publicado postumamente)A Reminiscence of Dr. Samuel Johnson (“Uma reminiscência do dr. Samuel Johnson”, 1917)Sweet Ermengard (“A Doce Ermengarda”, 1943, publicado postumamente)Ibid (“Ibid”, 1928)

O Apêndice (agora ampliado) contém:

  • Artigos: 11 artigos e ensaios temáticos sobre diversos aspectos da obra e da vida de Lovecraft (são quatro a mais em relação à primeira edição, assinados por Caio Bezarias, Oscar Nestarez, Alexander Meireles da Silva e Alcebiades Diniz Miguel). A introdução é assinada por S.T. Joshi, o maior especialista na vida e na obra do autor
  • Cartas selecionadas: um novo capítulo do Apêndice! Seleção de cartas inéditas em português com apresentação de S.T. Joshi, traduzidas por Francisco Innocêncio.
  • Bibliografia crítica: Trabalho minucioso do pesquisador e especialista em literaturatura fantástica Marcello Branco, que elenca (e reflete sobre) a bibliografia lovecraftiana no Brasil. A Bibliografia foi revista e atualizada para contemplar o mapeamento de novos títulos surgidos desde o lançamento da primeira edição.
  • Cronologia da ficção lovecraftiana: Lista cronológica da ficção do autor preparada por S.T. Joshi (112 itens)
  • Iconografia: 9 fotos de Lovecraft + o esboço de Cthulhu feito pelo autor.
  • Filmografia lovecraftiana: são 29 filmes listados e comentados (na edição anterior, eram 12) pelos pesquisadores Edgar Indalecio Smaniotto e Marcelo Miranda. Cada verbete contém ficha técnica, referências de adaptação na literatura de Lovecraft e sinopse crítica. Os textos da primeira edição foram revistos e atualizados; as novas inserções incluem títulos de várias épocas e países, além de produções lançadas nos últimos anos, entre adaptações e filmes influenciados pela mitologia do autor. A mais completa e atualizada filmografia em português sobre Lovecraft no cinema.
  • Bestiário: conteúdo reformulado para esta segunda edição, com textos inéditos do pesquisador Marcelo Miranda em 15 verbetes com as descrições e as referências de entidades da mitologia lovecraftiana. O conteúdo está separado em três categorias: Raças, Deidades e Outras criaturas. Inclui ainda sugestões de leitura, indicações de filmes (para o leitor conhecer as diversas formas como as criaturas foram representadas no cinema) e ilustrações exclusivas do artista Tulio Caetano.

O formato dessa nova edição revista, ampliada e ilustrada é 16 x 23 cm, a encadernação será feita em capa dura e o miolo, com cerca de 536 páginas, impresso sobre papel Pólen Soft (80 g/m²). A capa foi criada (a partir da arte de Tulio Caetano) especialmente pela Casa Rex, um dos mais celebrados e criativos estúdios de design da América Latina, com a supervisão de Gustavo Piqueira. Uma vez alcançadas as metas estendidas ofereceremos aos nossos apoiadores fitilho em cetimlaminação Soft Touch e até mesmo tingimento trilateral. E mais paratextos exclusivos!

Mitologia Lovercraftiana

Mitologia lovecraftiana: A totalidade pelo horror, de Caio Bezarias, é um livro munido da teoria crítica da Escola de Frankfurt, os estudos sobre o mito de Joseph Campbell, Mircea Eliade e Jean-Pierre Vernant, as reflexões de Fredric Jameson sobre a utopia, entre outros – sobre o universo de horror cósmico que tem em Howard Phillips Lovecraft seu principal artífice. O presente livro origina-se de uma dissertação de mestrado aprovada com louvor pela FFLCH-USP e apresenta uma versão revista, ampliada e ilustrada da já esgotada edição originalmente publicada pela editora Annablume com o título A totalidade pelo horror: O mito na obra de Howard Phillips Lovecraft (2010).

Trata-se de uma contribuição brasileira, feita por um pesquisador devotado ao autor e ao gênero, mas bastante atento e crítico (que jamais se esquiva das polêmicas que envolvem o autor). Seu livro é um excelente guia de leitura que oferece uma maior compreensão do ciclo de Cthulhu e de seu significado como representação exótica e alucinada das contradições e horrores que o monstro urbano-industrial gerou e ainda gera.

Esta edição revista, ampliada e ilustrada terá 12,5 X 21 cm, encadernação em capa dura e miolo de cerca de 200 páginas em papel Pólen 80 g/m² (ligeiramente amarelado para garantir uma leitura mais agradável).

Cinco ilustrações de página inteira foram criadas pelo artista Dudu Torres, nome de grande reconhecimento no universo do horror nacional. O novo prefácio ficou a cargo do pesquisador, editor, autor e tradutor Alcebiades Diniz Miguel, que estudou o caráter visionário de Lovecraft em sua pós-graduação.

Autores

Howard Phillips Lovecraft nasce na cidade de Providence, no estado de Rhode Island (EUA), em 20 de agosto de 1890. Filho único, tem infância cheia de complicações por conta do colapso nervoso do pai em 1893. Criado em ambiente abastado pela mãe e por duas tias superprotetoras, sob a égide do avô, o menino Lovecraft é acometido por problemas de saúde e cresce solitário e sob constantes tensões familiares. Com a morte do pai, em 1898, e do avô, em 1904, dificuldades financeiras se somam ao cotidiano do futuro autor. A situação se agrava quando o próprio Lovecraft sofre um colapso nervoso, em 1908. Após alguns anos de reclusão total, Lovecraft passa a publicar, a partir de 1911, ensaios, cartas, artigos, ficções e poemas para jornais amadores e revistas. Seu primeiro conto de ficção publicado é “Dagon”, em 1917, na revista Vagrant. A mãe de Lovecraft morre em 1921 numa instituição psiquiátrica, fato que o abala profundamente. Três anos depois, ele se casa com Sonia Greene, mesmo contra a vontade das tias. O casal se muda para Nova York em 1924. Lovecraft tem uma estadia traumática no bairro de Red Hook, onde convive com imigrantes e sofre constantes recusas de trabalho. O período atiça fortemente seu caráter racista e xenófobo. Escreve alguns contos para a Weird Tales, mas, com dificuldades de se sustentar e já praticamente separado de Greene, retorna a Providence em 1926. É na fase pós-Nova York que Lovecraft escreve a parte mais significativa e influente de sua obra, incluindo toda a construção dos Mitos de Cthulhu. Contos como “O chamado de Cthulhu”, “O Intruso”, “Os sonhos na casa da bruxa” e “O visitante das trevas”, dentre vários outros, vão se tornar referência em anos posteriores. Apesar da admiração que seus colegas escritores lhe devotavam, Lovecraft nunca obteve sucesso para além dos círculos de ficção weird. Morre de câncer, em 1937, na pobreza, sem grande fama ou reconhecimento.

Caio Alexandre Bezarias é autor e pesquisador de literatura fantástica e professor de Língua Portuguesa. Cultista lovecraftiano desde os quinze anos, é autor, além dos estudos sobre o criador de Cthulhu, da novela de fantasia urbana Shimandur – a cidade da chuva (Devir, 2015), artigos acadêmicos, matérias para sites, contos publicados em fanzines e revistas, além de manter o Carpe Noctem, um blog de contos fantásticos situados na cidade de São Paulo, onde nasceu e vive.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.