Financiamento Coletivo: Signomicon RPG

Esse é um RPG de horror não necessariamente cósmico. Desvende os mistérios e sobreviva!

O mal se esconde nos cantos mais escuros da mente humana, onde reinam os demônios. Ele ocupa o subconsciente, onde reinam os pesadelos. Porém, na realidade, o mal se encontra presente de uma forma ainda mais incompreensível.

Capa do Quickstarter

O que seus olhos veem? O que conseguem perceber? Isso faz sentido? Essas perguntas podem ser desafiadoras para pessoas comuns diante do livro dos significados, o Signomicon, cujo significado próprio é responsabilidade do Mestre e dos Jogadores.

Como parte de um projeto de mais de um ano, contando testes e produção, finalmente, o Signomicon está prestes a chegar em sua casa na versão física. Algumas das regras, com o suficiente para se jogar, já se encontram disponíveis, através de um quickstart, no Dungeonist.

O projeto foi desenvolvido com empenho pelo autor em preparar as metas, o material de divulgação, as ilustração. Mas agora na reta final, o projeto, contou com a participação da Gentle Ogre, com a logística e back office, uma grande e importante parte do processo. E com muita felicidade, anuncia-se que Signomicon entrará no catálogo da editora, junto de Maze Rats, Magical Fury, CLAUSTRO, e muitos outros títulos e novidades. Durante e após a campanha, o jogo utilizará da loja digital da editora para operações.

O jogo, conta com uma música temática, de mesmo nome, composta por Gabriel Veloso, que abraçou o cenário em sua inspiração e laçou sua primeira musica solo. Também há um joguinho introdutório, chamado Signomicon Prelúdio, postado do itch.io aos moldes do game boy. Ambos te colocaram dentro do cenário, buscando uma imersão.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

Sobre o que é o jogo

Signomicon é um RPG de horror e investigação. O jogo conta com um conceito de horror, não necessariamente cósmico. A loucura e o medo podem estar tanto em outros mundos e realidades quanto na nossa. Podem ser algo físico e perceptível ou psicológico. A sensação é o que permeia o horror nesse jogo.

Esse horror, então, ganhou uma simples repaginada, que incorpora a atuação de criaturas antigas de realidades distantes, até pesadelos e demônios. Para isso, algumas realidades fazem parte dessa malha sobreposta, que são chamados de domínios: domínio existencial superior, domínio existencial efêmero, domínio do sonhar e domínio da mente. Junto dessas realidades, existe o Vazio, uma não-realidade que envolve todas as outras – a morada dos chamados Inomináveis – que tenta a todo momento influenciar as demais.

O livro contém detalhes sobre partes desses mistérios. Nenhum dos efeitos dos Inomináveis no plano é detalhadamente descrito e nenhum mistério é propositalmente revelado, para que o Mestre seja capaz de dar sua contribuição para o cenário. Deste modo, é papel dos personagens, humanos normais, lidar com todos os horrores e coisas que vão além de suas compreensões.

No jogo, os Jogadores controlam pessoas que se envolveram em algo maior que eles mesmos e precisam investigar os acontecimentos, mesmo não sendo os investigadores. Para isso, o sistema foi desenvolvido tendo em vista uma forma mais orgânica de se procurar pistas, perceber nuances e tirar suas próprias conclusões sobre que está acontecendo.

Sobre o cenário

No início dos tempos, havia uma raça ancestral, tão incompreensível que não comporta o nosso conceito de vida, sendo outra coisa. Eles foram responsáveis por criar tudo com uma língua viva, que, por sua vez, criou toda a existência atual, exceto a vida, que foi apenas uma consequência.

Certa vez, essa língua se organizou em um ruído inesperado e, de forma súbita e acelerada, criou a vida, numa época em que a mesma pouco havia se manifestado. Nesse exato momento nasceram os Inomináveis. E, lá de sua morada atual, o Vazio, eles conseguem se manifestar de muitas maneiras, utilizando muitos nomes e formas, conforme as épocas, locais e dialetos.

O livro básico contém todo o conteúdo necessário para se entender os conceitos e as diversas manifestações do mal oculto. Na aventura, já existe conteúdo, embora pouco aprofundado, sobre alguns mitos. O Mestre, entretanto, pode se sentir à vontade para estabelecer conceitos próprios ou lovecraftianos. Há, também, nas metas extras, mais alguns aprofundamentos para dar mais referências às sessões de jogo.

Como surgiu a ideia

Nas obras de Wittgenstein falava-se muito sobre o que não poderia ser dito, apenas mostrado. Combinado a conceitos vindos da obra de H. P. Lovecraft e seu horror cósmico, a ideia de ‘mostrar’ tomou uma nova interpretação, criando, assim, a ideia do cenário. Junto dos estudos de Charles S. Peirce, em que os signos, seriam tudo enquanto passível de interpretação. Diante disso, as rolagens foram moldadas inteiramente sobre suas teorias acerca do sinsigno, do qualisigno e do legisigno. Nascendo, assim, a ideia do nome Signomicon, com seu sistema próprio.

O sistema

O jogo vem com as regras principais e muitas outras opcionais, para que possa ser jogado da melhor forma possível. É necessário apenas 3d6 e todas as rolagens podem ser feitas pelos Jogadores ou, caso optem, podem ser divididas com o Mestre. No final do livro também há a possibilidade de se jogar sem dados, utilizando os mesmos elementos de ficha.

O sistema é baseado na ficha que mostra as suas capacidades normais, seus signos de interesse e sua proficiência. As capacidades normais humanas são coisas que qualquer um pode tentar fazer em condições iguais. Os seus signos de interesse têm ligação com ações que você se dedicou mais, sendo coisas que constam no histórico do seu personagem. Sua Proficiência é o seu ganha pão, o que você faz para ganhar a vida te faz ser o melhor naquilo e tudo o que aquilo envolve.

Os três tipos de informações que estão na sua ficha, quando usados para superar um desafio durante a partida, se desdobram em três diferentes abordagens: ‘ação’, ‘investigação e percepção’ e ‘compreensão de pistas’. Cada um com sua especificação de como interpretar os resultados. Sendo, assim, tudo que uma pessoa comum deve fazer para desvendar os segredos mais obscuros,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.