Magibol, o futebol de Arton

Dragão Brasil #132

Voltemos ao distante ano de 2005 aonde foi publicado na RedeRPG um material sobre Magiball por Bruno “BURP” Schlatter, ainda que alguns não curtiram a ideia (veja comentários) o jogo se tornou oficial atualmente (é citado no Mundos dos Deuses e recebeu adaptação recente para Tormenta Alpha, mas vamos por partes. Lembrando que o mesmo BURP foi responsável pelo Manual do Defensor, que oferece uma visão diferente do 3D&T. Recentemente, falamos do SoccerRolling aqui, que é um RPG solo de futebol.

O jogo

Explicando de forma bem resumida, para levantar a bola para a revista ou os netbooks:

Magibol nada mais é que futebol jogado com magia, que não é baseado em quadribol (de Harry Potter) mas funciona de forma igual mas em cenários de alta magia (mesmo Discworld tem o Foot-the-ball da Unseen Academials que é relacionado ao folk/mob football). Outro RPG que tem um esporte similar ao futebol é Damnation Decade (para D20Modern/True20) que tem o Omegaball. Voltando ao Magibol, ele é disputado por duas equipes de seis jogadores cada, sendo um goleiro com um campo de 36x24m (mais ou menos o tamanho de um campo de beach soccer, que tem 37×28) sendo que todos, a exceção do goleiro (coitado!) devem ter poder mágico. Os gols estão na ponta de cada campo divididos em duas partes (esquerda e direita) e têm 3mx6m (o gol do futebol de campo tem 7.32 x 2.44). Geralmente é usado o feitiço Força Mágica no jogo que serve para empurrar a bola em direção ao gol, mas outras mágicas podem ser usadas, o jogo tem duração total de 60 minutos. Há a possibilidade de não usar magia, o que gerará o Ludopédio. Há as seguinte posições: Goleiro, Defensor, Armador e Atacante, com várias formações possíveis, a mais comum é a 2 (defesa)-1 (meio)-2 (ataque). Também há variantes como o aquabol (similar a pólo aquático), cestobol (basquete), fluvobol (caiaque polo, sim isso existe), gelobol (hóquei no gelo), Magibolha (futebol de bolha, sim, isso também existe) e minibol (Subbuteo ou Futebol Gulliver) além de variantes regionais de Namakhalah e Yuden.

A Liga Maestra de Magibol de Arton

Aqui, a base será a versão mais nova, publicada na Dragão Brasil, somente com a relação dos times. Em cada ano, se classificam 16 times por torneios regionais, com o Império de Tauron e o Reinado costumam ser beneficiados em relação a Liga Independente que tem um ou dois times cujos vencedores regionais costumam ter a vaga assegurada.

Esse mapa está desatualizado em relação a lugares, a versão 1.1 está acertada. Para ver ampliado, clique aqui

Primeira divisão

  1. Campeões de Trebuck

2. Cavaleiros Alados de Vectora

3. Dragões de Altrim

4. Fúria de Benthos

5. Garra de Schkar

6. Glória de Yuden

7. Grande Corvo de Púrpura

8. Grifos de Cosahmir

9. Heróis de Malpetrim

10. HMC (Hongari Magibol Clube)

11. Lança de Azghar

12. Mísseis Mágicos de Sophand

13. Nobres de Yukadar

14. Paladinos de Villent

15. Reis de Valkaria

16. Touros de Tiberius

Série B

17. Cajado de Wynna

18. Cavaleiros da Ordem da Luz

19. Dragões de Chifre de Galrasia

20. Espadas de Lin-Wu

21. Flechas de Glórienn

22. Foices de Ragnar

23. Leões de Svalas

Copa artoniana de Magibol

Em 2018 (ano terreno mesmo) foi realizado este torneio entre seleções nacionais dos reinos de Arton nos moldes da Copa do Mundo e com os mesmos resultados, de forma equivalente. Os resultados estão neste álbum do RPGista, com a vitória de Portsmouth sobre Lomatubar. Se forem aplicados os títulos reais da Copa do Mundo, Deheon tem 5 títulos, Yuden tem 4, Tapista, Portsmouth e Nova Ghodriann têm dois, Montanhas Uivantes e Bielefeld têm 1. Como a Itália não se classificou pra Copa do mundo real, fica complicado saber que reino é, provavelmente algum dos outros que sobraram.

Liga de Magibol de Mágika

Esse trecho está no livro Mundo dos Deuses e lá tem uma descrição melhor, contém 36 times (se for em formato de liga, temos 70 rodadas). Lá mencionam três times: Grêmio Esportivo Coração de Wynna, atual campeão; a Sociedade Esportiva Fênix, a maior e mais popular; e o Clube Atlético Dragão Dourado. Quem saca a referência neste último nome de time? Neste artigo também menciona que há muita corrupção nesta liga.

Links

Links dos netbooks:

Links antigos nos sites dos BURP do HPG e Multiply:

Magibol (3D&T) – Liga de Magibol do Reinado (3D&T) – Magibol na Academia Arcana (3D&T) – Jogadas de Efeito (3D&T – o link não se salvou) – Magiball (Daemon) – Liga de Magiball do Reinado (Daemon) – O Dragão (conto) – A copa dos planos (torneio) – A sina do marinheiro (conto) – Gazeta do Reinado: Pergaminho esportivoO maestro (conto) – O trágico destino de Umba bara’un (conto – Sim, é um trocadilho de “Umbabarauma homem gol!”) – O jogo (conto) – O torneio (conto) – Táticas de Nimb (conto) – Leão de Keenn (conto) – Cajado de Wynna (conto) – Beijo de Tenebra (conto) (republicação no RPGista) – Perícias de 3D&T (material) – Magibol 2ª edição (divulgação) – Personagens que nunca usei (material) – Magibol Player’s Companion (material) – Se algum destes do Multiply não abrir, clique aqui que vai para a hashtag “magibol” no Multiply

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.