Financiamento Coletivo: Um Mundo Cão

Explore as ruas chuvosas do clima noir, atrás dos piores segredos da maldade humana neste RPG.

Um Mundo Cão é um RPG ambientado em um cenário de livros e filmes noir. Escrito por Greg Stolze, esse livro traz as regras para criar personagens, conduzir aventuras, e vivenciar as experiências noir típicas apresentadas na literatura e no cinema.

Mas desde já coloco um aviso: como um RPG noir, ele trata de temas sensíveis que podem servir de gatilho para algumas pessoas. Recomenda-se cuidado ao leitor por conta disso.

Um Mundo Cão usa o sistema ORE (One Roll Engine), que, nesta versão foi totalmente reformulado para focar nas personagens, com uma mecânica de desenvolvimento cena-a-cena, onde cada triunfo e cada trauma ajuda a moldar a personalidade de cada um — afinal, num cenário noir, personagens são mais tintas de cinza do que imersas num mundo puramente preto-e-branco.

Falando em RPG indie, até mesmo lá fora esse é um jogo indie. Por mais Greg Stolze seja um designer de renome, com títulos como Reign e Unknown Armies, ele pode aparentar ser um ilustre desconhecido para a maioria dos RPGistas. Gosto muito do trabalho dele, e acho a mecânica One Roll Engine fenomenal, razão pela qual decidi licenciar seu livro.

Sobre a campanha que será feita no Catarse, decidiu-se por usar o modelo Flex, pois mesmo que a meta não (que é baixa) o autor está disposto a levar a cabo a produção por si mesmo, pois acredita que um livro como esse falta em nossas prateleiras e mesas de jogo. E, falando nisso, a primeira meta extra esperada é solidária: assim como ele fez no RPG Penumbra, 10% do valor líquido arrecadado será destinado a uma entidade, casa de acolhimento para pessoas trans, protetor de animais, ONG ou algo do tipo, conforme votação dos próprios apoiadores.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

Explore as ruas chuvosas do clima noir, atrás dos piores segredos da maldade humana. Adentre um antro de dissimulação e corrosão onde a justiça é rara e falha… mas rápida.

Detetive particular cínico? Femme fatale estonteante? Matador de aluguel sem coração ou reformadora de coração mole lutando contra a escuridão? Um Mundo Cão tem tudo isso!

Uns se arrependem de bisbilhotar na mais profunda escuridão do coração humano, mas você fechará os olhos?

Os mistérios te aguardam.

Um Mundo Cão é um RPG ambientado em um cenário de livros e filmes noir. Escrito por Greg Stolze, esse livro traz as regras para criar personagens, conduzir aventuras, e vivenciar as experiências noir típicas apresentadas na literatura e no cinema.

Caveat lector! Como um RPG noir, este livro trata de temas sensíveis que podem servir de gatilho para algumas pessoas. Recomenda-se cuidado ao leitor desta obra.

Sobre o livro

Um Mundo Cão é um jogo de RPG completo que coloca nas mãos dos jogadores a ação dos (anti-)heróis dos filmes e da literatura noir.

Sabe o que você vai encontrar nestas páginas? Vamos ver…

  • Um sistema One Roll Engine totalmente renovado, completamente focado nas personagens.
  • Uma mecânica unificada de conflitos onde o drama dos tribunais, tiroteios e o duelo da sedução funcionam da mesma forma — e se mesclam perfeitamente.
  • Um sistema concreto para o desenvolvimento de personagem . Ao invés de registrar pontos abstratos, sua personagem se desenvolve imediatamente em resposta aos seus traumas e triunfos.
  • Um sistema para criar tramas noir completas com uma única rolagem de dados.
  • e muito mais.

Importante: este RPG utiliza um sistema que requer dados de 10 faces. Recomenda-se cerca de 11 dados para uma mesa de jogo para que re-rolagens sejam minimizadas.

O autor

Um Mundo Cão é um projeto de Marcelo Paschoalin. Jogando RPG desde 1986, Marcelo é escritor de literatura fantástica, autor e tradutor de RPG, Druida, Mestre Maçom, Chevalier da Ordem DeMolay, professor de tarot, e divide seu lar com seis gatos.

Dentre os financiamentos coletivos que já organizou com sucesso, os de RPG incluem AtisiFoices & FeitiçosSaqueadores na Fronteira, zauBeR, Aventuras, Foices & Feitiços, Mundos Antigos:AtisiPerdidosAudaciosamente indo…, Penumbra, e também o RPG Ancient Worlds: Atisi, resultado de um financiamento coletivo internacional.

Esse livro é a tradução do original A Dirty World, de Greg Stolze, um autor cujo trabalho vejo como sub-apreciado, mas muito bem desenvolvido. Até onde sei, esta será a primeira vez que uma de suas obras será lançada em português.

Por quê apoiar este projeto?

Um Mundo Cão não é apenas um RPG completo: ele é mais um marco em nossa caminhada RPGística para que tenhamos cada vez mais material de qualidade em português! Apoiar este projeto significa dar ferramentas a desenvolvedores, mostrando que há mercado para que muito mais surja, mostrando o reconhecimento que temos por esses profissionais.

Agora temos duas notícias: a boa e a melhor ainda.

A boa notícia é que o livro já todo pronto. Sim! Essencialmente, só falta enviá-lo para a gráfica. Com o projeto financiado, tudo indica que todos receberão seus livros até janeiro de 2021!

Além disso, quando a meta principal for batida, todos os apoiadores já receberão uma versão provisória do livro em PDF para que já possam jogar antes mesmo da campanha terminar.

A notícia que é melhor ainda é o fato de que os valores de financiamento coletivo deste projeto são pequenos: mesmo com pouco investimento você poderá receber o livro impresso na sua casa!

Por quê lançar este livro?

A ideia de trazer Um Mundo Cão (A Dirty World) surgiu logo que conheci o livro em 2016. Sempre gostei dos trabalhos de Greg Stolze. Tive contato com sua obra no RPG quando li Usagi Yojimbo e Unknown ArmiesReign, um grande RPG medieval com mecânicas singulares, também me chamou a atenção, mas foi apenas quando conheci A Dirty World que realmente me empolguei com seus designs. Conhecer seu sistema One Roll Engine em iterações diferentes me fez ver que algo simples poderia ser extremamente completo, traduzindo-se em mecânicas que me soavam como únicas – tanto é que, a partir dele, cheguei até a criar geradores de aventuras (rolar um punhado de dados e separá-los em grupos, para então tecer uma narrativa a partir disso é maravilhoso!).

Foi por isso que, naquela época, conversei com o autor pedindo-lhe autorização para lançar A Dirty World aqui no Brasil. Licenciei o título naquele mesmo ano, mas motivos diversos impediram a publicação dessa obra, cujo título aportuguesamos para Um Mundo Cão, até hoje. Espero que essa demora seja compreendida como um período de maturação do tema e do livro, fazendo finalmente jus ao trabalho desse designer estadunidense que, até onde sei, aparece pela primeira vez em língua pátria com esta publicação.

Espero que vocês também apreciem este RPG tanto quanto eu.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.