Lançamento: Neo-Guanabara impresso

RPG de Cyberpunk ‘Tropicália’ envolvendo super herois anarquicos, artes marciais e um sistema de mini-campanhas especial. Impressão em couchê 120g com miolo colorido e capa dura com laminação brilhante.

O jogo se chama “Neo-Guanabara: A Cidade do Futuro” e é um RPG de mesa Cyberpunk tropicália focado em artes marciais cibernéticas e alteração da cidade titular pelas ações dos jogadores. A arte, o tom e o senso estético estão sendo feitos independente pela Daniele Cruz, e as mecânicas e a escrita do jogo seguem o espírito e a energia que tais desenhos e animações feitas por ela trazem. Um ‘remix’ de um cenário que sequer existe foi como construímos Neo-Guanabara.

Neo-Guanabara é um livro de rpg completo com tudo o que se precisa para jogar, fazendo parte do gênero “Cyberpunk Tropicália”, envolvendo artes marciais, super heróis bizarros e um sistema de campanha que faz a cidade titular evoluir, crescer e mudar.

Clique aqui para adquirir no Dungeonist:

Versão Física.
Versão Digital.

O cenário

Uma cidade estado criada pelas elites para um novo experimento de sociedade, onde Transumanos vivem para sempre como deuses e a ralé vive no meio do lixo pegos na interseção de desespero e esperança.

O sistema

As mecânicas do jogo são originais e novas para a ‘cena’ brasileira. Se baseiam em pegar diferentes elementos da ficha dos personagens, criar uma parada de dados, e então definir um valor e um ‘nível de efeito’ para tal rolagem. Todas as mecânicas do jogo se conectam a esse sistema de rolagem.

Debata, investigue e combate através da cidade em cenas distintas, usando artes marciais cibernéticas, poderes paranormais ou ainda Meta Magia que hackeia e quebra as regras do sistema de Neo-Guanabara.

A criação de personagem pode ser envolvida ou gerada aleatória. Recomendamos a segunda opção para iniciantes.

Neo Sistema

O sistema de jogo é uma criação própria, ele lembra muito o RPG “Marvel Heroic Roleplaying” ou “Cortex Plus”, ou seja, o sistema inteiro usa uma rolagem e uma lógica para resolver todas as situações, o que muda é o contexto. Chamamos disso de “A rolagem”:

Prepare uma parada de dados pegando 1 dado dos seguintes elementos da ficha de personagem: Regra de Engajamento, Pilar, Pericia e Aumento. Role os dados, selecione 2 dados como “Valor” e 1 dado como “Nível de efeito”. O Valor é comparado com o Valor da Reação executada pelo alvo, ou pelo número estático de dificuldade do Teste, enquanto o Nível de Efeito é a “qualidade” do resultado. Quanto maior tal nível de efeito, mais eficaz foi a ação.

Em suma, é esse o sistema. Cada elemento da ficha do personagem pode trazer efeitos especiais para a rolagem, por exemplo, ao usar “Cyber Jiu-Jitsu” como parte da parada de dados, efeitos especiais na cena ocorrem.

É aqui que Implantes cibernéticos, poderes psíquicos e ‘meta magia’ entram, assim como utilizar tais Aumentos, ao lado de perícias e “Pilares” (Corpo, Mente ou Espirito). Um ataque que usa tanto um braço cibernético e “Cyber Jiu-Jitsu” terá propriedades distintas do que a mesma ação usando “Capoeira Elétrica” e “Super Velocidade”. Logo, espere personagens recheados de opções e maneiras de manipular a cena.

Falando em cenas, o jogo pode ser dividido em três grandes interações

Mecânicas:
Combate e Testes (que usam a Rolagem como descrito anteriormente.)

Investigação (Onde se usa Aumentos e Perícias, mas sem ter que necessariamente usar A Rolagem.)
Debate (Onde todos os personagens se juntam para preparar uma Mega Parada de Dados e resumir uma longa cena de discussão para um momento derradeiro.)

Os personagens jogadores são divididos em três linhagens:

  • Humanos – Sobreviventes da cidade do futuro.
  • Pessoas-Lagarto – Alienígenas proletariados que foram jogados na cidade por uma imensa espaçonave pelo compartimento de lixo.
  • Androides – Inteligencia Artificiais Ilegais e banidas pelo mundo, esses mecânicos malandros são criminosos de nascença.

E em três classes.

  • Ciborgue – Lidam com Aumentos Ciberneticos. Máquinas fazem parte de seu personagem e seu dia a dia.
  • ESPers – Lidam com Aumentos Psiquicos. Dotados de cerebros lagartos (naturalmente ou implantado), o corpo é escravo de sua mente, que o molda e o transforma.
  • MetaMagos – Lidam com Aumentos MetaMágicos. Hackers da realidade, a quarta parede é apenas uma sugestão. Crie “hacks” do jogo dentro do próprio jogo.

Unindo todas essas modalidades é o conceito de “Mini-Campanha”.
Neo-Guanabara não foi feito para ser jogado em longas sequências de aventuras com uma conclusão clara. A maneira que se evolui no jogo é alterando a cidade em si após jogar uma série de aventuras, onde o grupo de jogadores obtêm recursos, aliados, inimigos e executam sua Justiça na cidade. Que em troca, se desdobra. Solucionando certos problemas, mas criando outros. Como se o Sistema esperasse isso, de alguma forma.

Na prática, isso significa que o cenário vai se transformando a partir dos esforços do grupo e cria oportunidades para se explorar diferentes facções e conflitos constantemente, ao em vez de uma história maior com um final conclusivo.

Destaques do Jogo

  • O Gênero Supers encontra o Cyberpunk em uma cidade fictícia latina
  • Foco em artes marciais e poderes estranhos, não em armas de fogo high tech
  • Sem sistema de experiência, use sua fama e renome para alterar a cidade e evoluir o cenário, não apenas seu personagem
  • Combate é rápido, estratégico e fatal. Personagens jogadores podem derrotar exércitos inteiros de bandidos, seguranças e todo tipo de maluco.
  • Jogadores vão habilitando eventos e podem até mesmo causar um final de campanha dramático e inesperado
  • Meta jogo entre os jogadores; Qual justiça irá governar a sua Neo-Guanabara?
  • O livro vem com uma aventura de 5 horas chamada “Sangue Inocente”

Impressão em couchê 120g com miolo colorido e capa dura com laminação brilhante.

Relembre o financiamento coletivo

E quando foi o primeiro lançamento, só em PDF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.