Financiamento Coletivo: Os Fungos de Yuggoth, de H. P. Lovecraft [Reta Final]

Trinta e seis sonetos de horror cósmico em edição ilustrada e fartamente anotada!

Bem-vindos à nossa nova campanha aqui no Catarse! Desta vez, voltamos nossos esforços para oferecer a vocês a nossa edição da principal obra poética do autor estadunidense H. P. Lovecraft. Muitíssimo aclamado como um renovador da ficção de horror em prosa no começo do século XX, com sua mitologia de horror cósmico que o elevou à condição de um dos grandes mestres dessa literatura, o autor também nos deixou um rico legado poético, cujo apogeu se encontra no ciclo Os Fungos de Yuggoth, escritos entre 1929 e 1930.

A obra é composta de 36 sonetos, muitos deles criados como híbridos que lançam mão de procedimentos da poesia lírica e das narrativas em versos para explorar uma estética de pesadelo, espanto e inescrutabilidade. Inicialmente interconectados entre si, comportando-se como capítulos de uma única história iniciada com a descoberta de um grimório maldito, os sonetos logo passam a explorar cada um uma epifania aterradora inspirada pelo livro, cobrindo temas caros ao imaginário lovecraftiano (especialmente ao Ciclo de Cthulhu e ao Ciclo dos Sonhos).

Muitas das criações que sua prosa imortalizou – como Innsmouth, Azathoth, Shoggoths e Nyarlathotep – também aparecem nesses versos escritos justamente durante a segunda fase (a mais madura) de sua ficção, e nossa edição – por meio de uma parceria com a Hippocampus Press – disponibiliza aos leitores brasileros um aparato crítico reunido em décadas de pesquisa, no qual podemos encontrar esmiuçadas as relações entre esses poemas com os contos, as cartas e a vida do autor.

Para alcançarmos nosso objetivo de apresentar-lhes uma edição o mais próxima possível de uma edição definitiva da obra, preparamos um conteúdo robusto que inclui:

  • os 36 sonetos de horror cósmico do ciclo Os Fungos de Yuggoth tanto em inglês quanto em português, sendo que nossa tradução inédita, a primeira completa feita por um brasileiro, ficou a cargo do poeta carioca Douglas Cordare, seguindo a métrica e o esquema rímico do soneto como forma fixa;
  • um prefácio (com cerca de 40-50 páginas) e notas para cada um dos sonetos (totalizando cerca de 70 páginas) escritos pelo estadunidense David E. Schultz, uma das maiores autoridades do mundo nos estudos lovecraftianos, na tradução do premiado pesquisador e tradutor paulista Felipe Vale da Silva;
  • cerca de 40 ilustrações do multipremiado artista estadunidense Jason C. Eckhardt, famoso por suas artes relacionadas ao universo de H. P. Lovecraft;
  • um texto de Douglas Cordare a respeito de sua proposta tradutológica;
  • [meta estendida de 160%] um posfácio do pesquisador paulistano Caio Bezarias, autor de Mitologia Lovecraftiana;
  • [meta estendida de 180%] um artigo de Felipe Vale da Silva a respeito da poética e do processo criativo de H. P. Lovecraft.

Confira abaixo um aprofundado podcast sobre a criatividade de H. P. Lovecraft e sobre o ciclo de sonetos Os Fungos de Yuggoth, por Felipe Vale da Silva (tradutor de todo o aparato crítico estrangeiro desta edição).

Clique aqui para participar do financiamento coletivo

Detalhes do projeto

O livro terá 12,5 x 21 cm e encadernação em capa dura com estampagem a quente (hot stamping) prateada. O design de capa e o projeto gráfico do miolo ficaram a cargo do nosso diretor de arte Filipe Florence Rios, a diagramação foi assumida por Miguel Estêvão, a preparação do texto e o cotejo com o original foram feitos por Felipe Vale da Silva e a edição coube a Cid Vale Ferreira.

O miolo terá de cerca de 260 páginas em papel Pólen 80 g/m² (ligeiramente amarelado para garantir uma leitura mais agradável).

Cada um dos 36 sonetos é introduzido por uma dupla de páginas com a ilustração correspondente de Jason C. Eckhardt. No apêndice de notas (cerca de 70 páginas), todos eles também são comentados de forma detalhada pelo especialista David E. Schultz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.