Financiamento Coletivo: O Cordel do Reino do Sol Encantado (Late Pledge)

RPG em cordel inspirado nas obras de João Guimarães Rosa, Ariano Suassuna e Euclides da Cunha

O Cordel do Reino do Sol Encantado é um jogo narrativo ambientado na região do cangaço nordestino no começo do séc. XX, pela perspectiva de três obras-primas nacionais: Os Sertões, Grande Sertão: Veredas e O Auto da Compadecida. A partir do formato do cordel e as rimas do repente, oferece uma experiência única e de grande imersão em um Brasil mágico, propício a ser jogado tanto em casa como em evento e na sala de aula.

Junte-se aos 539 apoiadores que nos permitiram bater 1039% da meta básica e já receberam em formato digital os cordéis básicos e vários extras. Seja parte desse fenômeno, cabra!


Aqui seus heróis podem ser jagunços, beatas, doutores, padres, rezadeiras, bajuladores, volantes, cangaceiros, entre 28 classes disponíveis aos jogadores. Já o Contadô (narrador ou mestre) tem 14 para compor o elenco de apoio, como coronés, benzadeiras, bispos, profetas, videntes, e monstros feito lobisomens, corpos-secos e o próprio Tinhoso.

Aqui ao todo são oferecidas 112 oitavas (estrofes de oito versos) que se valem da irreverência dos repentes para ensinar sobre o jogo e a ambientação. De modo geral, há duas formas de ler cada cordel, do começo ao final para um olhar poético, e do final para o começo pelo olhar objetivo, onde as regras são apresentadas de forma simples e clara para consulta durante as sessões de jogo.

Este jogo foi escrito por Pedro Borges (autor das Crônicas de Avalon e Crônicas), ilustrado por Felipe Tadashi, capas por Bruno Prosaiko (ilustrador do Birl: Planeta Monstro), com contribuições essenciais de Arusha Oliveira, Bruno McCord, Jefferson Pimentel, Rodolfo Barbosa e Tiago Rolim, querido amigo a quem é dedicada essa obra.

Clique aqui para participar do financiamento coletivo

Cenário

O Reino do Sol Encantado se estende pelo sertão nordestino do Mapa do Cangaço (abaixo) no começo do séc. XX, quando a Era dos Engenhos se tornou uma lembrança dos tempos do Império dos Trópicos, pois agora ante à negligência da República, os coronéis se tornaram senhores feudais, com o mesmo poder de vida e morte que o dos reis da antiguidade.

O universo político do Reino do Sol Encantado se divide em seis tipos de comunidades, cada uma delas com características próprias. O grupo de jogo ou o jogador solitário deve escolher qual delas une os seus heróis antes de fazer seus personagens.

Bandos são grupos armados criminosos, formados majoritariamente por cangaceiros, que saqueiam fazendas e povoados, fugindo de milícias e tropas pelo sertão.

Fazendas são lugares voltados a uma produção agrícola e/ou animal, onde contribui com uma parte significativa do sustento local.

Milícias são o verdadeiro braço armado do sertão, composto em sua maioria por jagunços que compõe os exércitos dos coronéis de várias regiões do País.

Povoados são centros populacionais formados por diversos grupos menores e com a maior concentração de pessoas, histórias e rumores.

Procissões são peregrinações de fiéis em busca de uma alternativa melhor de vida, atrás de um líder carismático que fala pelos seus.

Tropas são quase exclusivamente formadas por policiais, volantes, delegados e oficiais leais à República ou revolucionários (colunas).

O Reino do Sol Encantado é um tabuleiro político movido a rixas, alianças, enfrentamentos, reviravoltas, massacres, suplícios, tragédias e superações, onde aliados podem virar inimigos da noite para o dia. Por essa razão, é importante que todos os heróis pertençam a uma mesma comunidade, para que possam agir de forma colaborativa.

Sistema

Todo personagem possui um valor entre 1 e 6 para os seis atributos do jogo: Peleja, Ligeireza, Parrudice, Estudo, Esperteza e Valentia. Cada classe oferece no nível zero de 1 a 3 para cada atributo, mais três vantagens e uma desvantagem. No nível 1, cada jogador coloca +1 em um atributo escolhido (pinta mais uma bolinha) e pode escolher uma vantagem pessoal, que o difere dos outros da mesma classe.

O Contadô só pede testes como salvaguarda ou se há algo efetivo a acrescentar para a história, aplicando um modificador que pode variar entre um bônus de Dados (D) e uma penalidade em Sucessos (S). O jogador rola uma quantidade de dados igual ao valor do respectivo atributo, com um bônus de um ou dois dados se o teste for fácil ou muito fácil. Cada resultado 4, 5 ou 6 garante um Sucesso (1S), jogando mais um dado e acrescentado ao total para cada 6 que aparecer, subtraindo um total de Sucessos de acordo com a penalidade dita antes do rolamento. O teste é bem sucedido com um ou mais Sucessos.

Segue abaixo um resumo. Se quiser o mini cordel gratuitamente em alta definição, para impressão e em PDF para ler por celular, tablet ou computador, clique aqui.

Os Mini Cordéis

1. O Cordel do Reino do Sol Encantado. Apresentação do cenário, dos atributos, da criação e testes de personagens, especialmente de combate e sugestões de vantagens e alcunhas.

2. O Povo do Sertão do Tempo de Então. 14 classes básicas: Bajuladô, Beata, Bem Nascida, Cangaceiro, Dotô, Jagunço, Matadô, Miserávi, Oficial, Padre, Policial, Rezadeira e Volante.

3. O Grande Elenco Político e um Pouco do Mundo Mítico. 8 classes de “prestijo”: Benzadeira, Bispo, Capitão, Coroné, Delegado, Figurão, Profeta e Vidente; e 6 monstros: Assombração, Corpo-Seco, Lobisomem, Onça, Quibungo e o Tinhoso.

4. O Reino do Cangaço Forjado a Bala e Aço. 7 estados, com uma página de cenário para cada um, e regras de 6 comunidades: bando, fazenda, milícia, povoado, procissão e tropa.

5. O Punhado de Tabelas para Aventuras Singelas. 96 tabelas utilizadas como ferramentas narrativas a partir de palavras-chave como Personagem, Objeto, Comunidade, Jornada, Evento e Boatos.

6. O Auto e o Calvário do Jogador Solitário. Regras para jogo solo com seis Oráculos: Trama (de comunidade ou aleatória), Interação, Encruzilhada, Destino, Tabelas e Encontro.

Os seis cordéis têm a última página idêntica, para ser lida em grupo e facilitar a compreensão dos conceitos essenciais a todos os jogadores.

Todos os apoiadores receberão as versões digitais em PDF dos seis cordéis básicos, mais de uma centena de tokens digitais em PNG para uso em jogo remoto, mais fichas e mapas construídos para alguns dos suplementos abaixo.

Cordéis Adicionais: A partir de agosto de 2021 será enviado aos apoiadores um dos cordéis abaixo por mês, versões digitais em PDF sem uma ordem pré-definida:

. O Cordel das Classes Complementares (publicado)

. O Dicionário do Sol Encantado (publicado)

. O Cordel dos Personagens

. O Cordel dos Mapas

. O Cordel dos Rumores

. O Cordel das Vantagens

. O Cordel dos Vilões

. O Diacho que Caiu do Céu (aventura)

. O Grande Sertão: Salgueiro (cenário)

. A Humanidade Contra o Dragão da Maldade (aventura)

. O Cordel dos Monstros Indizíveis (apresentação de criaturas e divindades lovecraftianas)

. O Chegado Momento do Grande Julgamento (aventura)

. O Ouro que Reluz como Sol ou O Tesouro do Coronel Teodorico Sampaio (aventura escrita por Arusha Oliveira)

. O Cordel Alegórico do Bestiário Folclórico (fichas de seres do nosso folclore)

. O Alto Morro do Santo Cachorro (aventura)

. O Grande Sertão: Juazeiro do Norte (cenário)

. O Cordel Explanatório do Bestiário Folclórico (origens e descrições dos mitos envolvendo as criaturas de O Cordel Alegórico do Bestiário Folclórico)

. O Cordel Explanatório dos Monstros Indizíveis (adaptação da mitologia lovecraftiana aos mitos do sertão)

. O Grande Sertão: Carira (cenário)

. O Cordel Avançado para o Grupo Combado (regras)

Entregas

Os novos apoiadores terão acesso a um link com o seguinte material digital nos primeiros dias do mês seguinte às suas contribuições:

* Seis cordéis básicos em PDF;

* Todos os cordéis adicionais publicados até então em PDF até pelo menos vinte cordéis além dos básicos;

* 30+ sons de ambientação em MP3;

* 100+ tokens em PNG;

* 40+ fichas de classe em JPG;

* 32+ fichas prontas de personagens em JPG.

Livro: A publicação em A6 com o conteúdo dos seis cordéis básicos será enviada tão logo os apoiadores da primeira fases do financiamento coletivo recebam suas cópias. Assim que começar essa fase, entraremos em contato para confirmar seu endereço e acertar o pagamento do envio, feito separadamente. Previsão: Fevereiro de 2022.

Crie Seu Personagem: O autor está criando atualmente as fichas dos personagens com os primeiros apoiadores, publicando um cordel novo assim que trinta estejam prontos para sair no primeiro volume. Não se preocupe, não faltarão volumes para comportar todos os personagens de apoiadores com direito a esta recompensa.

Cordéis Adicionais: Ao menos um cordel novo será enviado no começo de cada mês em PDF, até que todos tenham sido disponibilizados aos apoiadores.

Cenários

O Reino do Sol Encantado se estende pelo sertão nordestino do Mapa do Cangaço (abaixo) no começo do séc. XX, quando a Era dos Engenhos se tornou uma lembrança dos tempos do Império dos Trópicos, pois agora ante à negligência da República, os coronéis se tornaram senhores feudais, com o mesmo poder de vida e morte que o dos reis da antiguidade.

O universo político do Reino do Sol Encantado se divide em seis tipos de comunidades, cada uma delas com características próprias. O grupo de jogo ou o jogador solitário deve escolher qual delas une os seus heróis antes de fazer seus personagens.

Bandos são grupos armados criminosos, formados majoritariamente por cangaceiros, que saqueiam fazendas e povoados, fugindo de milícias e tropas pelo sertão.

Fazendas são lugares voltados a uma produção agrícola e/ou animal, onde contribui com uma parte significativa do sustento local.

Milícias são o verdadeiro braço armado do sertão, composto em sua maioria por jagunços que compõe os exércitos dos coronéis de várias regiões do País.

Povoados são centros populacionais formados por diversos grupos menores e com a maior concentração de pessoas, histórias e rumores.

Procissões são peregrinações de fiéis em busca de uma alternativa melhor de vida, atrás de um líder carismático que fala pelos seus.

Tropas são quase exclusivamente formadas por policiais, volantes, delegados e oficiais leais à República ou revolucionários (colunas).

O Reino do Sol Encantado é um tabuleiro político movido a rixas, alianças, enfrentamentos, reviravoltas, massacres, suplícios, tragédias e superações, onde aliados podem virar inimigos da noite para o dia. Por essa razão, é importante que todos os heróis pertençam a uma mesma comunidade, para que possam agir de forma colaborativa.

Sistema (regras)

Todo personagem possui um valor entre 1 e 6 para os seis atributos do jogo: Peleja, Ligeireza, Parrudice, Estudo, Esperteza e Valentia. Cada classe oferece no nível zero de 1 a 3 para cada atributo, mais três vantagens e uma desvantagem. No nível 1, cada jogador coloca +1 em um atributo escolhido (pinta mais uma bolinha) e pode escolher uma vantagem pessoal, que o difere dos outros da mesma classe.

O Contadô só pede testes como salvaguarda ou se há algo efetivo a acrescentar para a história, aplicando um modificador que pode variar entre um bônus de Dados (D) e uma penalidade em Sucessos (S). O jogador rola uma quantidade de dados igual ao valor do respectivo atributo, com um bônus de um ou dois dados se o teste for fácil ou muito fácil. Cada resultado 4, 5 ou 6 garante um Sucesso (1S), jogando mais um dado e acrescentado ao total para cada 6 que aparecer, subtraindo um total de Sucessos de acordo com a penalidade dita antes do rolamento. O teste é bem sucedido com um ou mais Sucessos.

Segue abaixo um resumo. Se quiser o mini cordel gratuitamente em alta definição, para impressão e em PDF para ler por celular, tablet ou computador, clique aqui.

Se quiser baixar o mini cordel gratuitamente em alta definição, tanto para impressão como em PDF para leitura por celular, tablet ou computador, clique aqui.

Saiba mais

Para a divulgação de O Cordel do Reino do Sol Encantado foi criada uma série de vídeos, tanto didáticos para apresentação do projeto como práticos com sessões de jogo e conversas em programas de bate papo sobre RPG.

Apresentações: Lapadas é uma série de vídeos curtos feitos pelo autor para ensinar sobre o jogo.

Sessões Gravadas: Foram realizadas sessões com o pessoal do Café com DungeonClube do XPCanal do NeyRodrigo Ragabash e Sociedade Capirremoto.

Podcasts e Entrevistas: Confira episódios sobre o Cordel RPG no Café com Dungeon (Cordel RPG)Café com Dungeon (Canudos)Dungeon GeekBrainstorm CastTio NitroPerdidos no PlayLampião Game Studio e Mestres do Cast.

Confira também os episódios do podcast do autor sobre o Cordel RPG: Legião de Dados (Influências) e Legião de Dados (Regras).

Facebook: Participe e receba uma série de extras no mural do cordel.




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