Financiamento Coletivo: Jogos de Campinho

Vivencie experiências nostálgicas das brincadeiras de rua com este livro Interativo.

Ao apoiar esse projeto, você garante que 10% do valor total arrecadado nessa campanha será destinado à Casa de Repouso “Lar Irmã Scheila”. Leia mais em “Meta Social”, logo abaixo.

Jogos de Campinho é um livro-jogo interativo e dinâmico. Com ele você assume o papel do representante de sua rua em uma grande e centenária competição desportista – os “Jogos de Campinho”.

Este livro mescla capacidades narrativas infanto-juvenis, descritivas, ilustrativas e alusivas aos jogos e brincadeiras de rua, e ainda sim é um livro lúdico e pedagógico: um ensaio à nostalgia da cultura de rua daqueles que a viveram e daqueles que a desejam. “Jogos de Campinho”, como proposta inicial, pode ser praticado de forma solo, usando só o livro-jogo e seus passatempos, jogos, podendo ser complementado com os outros outros materiais lúdico-pedagógicos que compõem o “Guia de Aventuras Pelo Morro dos Torós” (material extra), ou por meio do cardgame “Super Trunfo Jogos de Campinho”, um clássico quando se fala de jogos competitivos e colecionáveis.

E, aproveitando o apelo educacional, mais uma vez iremos doar valor respectivo ao arrecadado à uma instituição beneficente na forma de material escolar (veja mais em “Meta Social”).

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

Baixe aqui sua versão Beta do “Jogos de Campinho” (os apoiadores receberão periodicamente material atualizado deste livro).

Quer participar do nosso grupo de wpp? Nesse grupo discutimos sobre o jogo, financiamento e outros assuntos afins. Clique aqui.

A Proposta

O objetivo desse projeto é oferecer experiências das brincadeiras de rua por meio da interação pessoa conteúdo interativo. Nossa proposta – original na maneira como combinamos diversas perspectivas acerca do material, como em sua utilização – é de uma experiência didática e lúdica: uma busca pela recuperação dos costumes e práticas das ruas (modernizada em certo aspecto), a formação da cidadania e consolidação cultural.

Baseado nas brincadeiras de ruas e antigas gincanas das vizinhanças e escolas, este é um jogo que emula as olimpíadas (e brinca com conceitos das) em uma competição cujas modalidades são brincadeiras de rua, as nações as ruas do bairro e os atletas as crianças moradoras dessas ruas. Em Jogos de Campinho, o leitor interpretará o representante da Rua 07 – uma das ruas que disputa pódio a pódio, conquista a conquista, medalha a medalha a glória os Jogos de Campinho. Este personagem é moldado pelo jogador, que lhe dá nome, aparência e modos que quiser, embora receba na história um legado de um campeão, seu irmão mais velho, da sombra do qual agora tem a oportunidade de sair.

O Valor da Derrota – Jogos de Campinho é tudo isso e nada disso ao mesmo tempo. Esse jogo não foi elaborado para ser fácil, mas sim para oferecer uma experiência divertida participando dos seus jogos. Dificilmente você vai vencer a primeira modalidade ou conseguir se sagrar o campeão. Talvez nem na segunda… Corrigindo: esse jogo foi elaborado para ser um veículo de aprendizado a partir da derrota e, sobretudo, da valorização do espírito desportivo. Valores como coleguismo, partilha e respeito ao adversário serão tratados aqui, na narrativa e no conceito de jogo limpo. Isto é, você pode não vencer, mas algum dos outros personagens vencerá e todos participam. Você vai vencer a gente da editora, no final das contas, se perseverar. E como jogo solo, vai perceber que está vencendo a si mesmo (tanto pela mecânica, como pela forma como pela experiência que descobrirá). Vai por mim. É bem mais divertido alcançar a vitória quando é árdua a tarefa.

Este será um Jogo Solo – Um jogo solo é uma modalidade de jogos em que você joga sozinho. Para tanto, você segue algumas regras básicas, como montagem de personagens mediante regras preestabelecidas e rolagem de dados com comparação em tabelas. O mais interessante nestes livros é que você pode o fazer quando não puder sair à rua, em tempos de chuva, quando está à noite ou até mesmo durante uma viagem – ou quem sabe, quando quer curtir uma solidãozinha.

Jogue fora este livro e vá para rua brincar – De certo que em algum momento, o leitor sentirá a vontade de realizar as brincadeiras de rua na própria rua – e isto é provocado por nosso próprio livro, dado seu conteúdo instrutivo. E é nesta hora que nosso objetivo primário fora alcançado. Então, jogue fora (dê ele a outrem, é melhor) e vá brincar na rua, gente.

Vejam só o que o Tarcísio Lucas (TLHP) disse para a gente:

O RPG solo talvez seja, até agora, o mais longe que a inventividade humana tenha chego. Falo sério. E mais que isso, talvez seja também o mais longe que o conceito de “faça você mesmo” tenha atingido até hoje.

Jogar RPG de forma solo demanda um desprendimento à padrões, uma coragem de abraçar o diferente, e um certo descaso por tudo que é pré estabelecido. Para muita gente de fora, é um verdadeiro ato de desafio as regras, nesse caso, aos princípios do que geralmente se pensa quando se fala em RPG.

É um ato de rebeldia, quase.

E exige uma imaginação fértil, afinal, você está se divertindo completamente sozinho de uma forma que, na visão de muita gente, só seria possível se tivessem muitas pessoas bem volta da mesa.

Tudo isso junto sempre me fez pensar na infância. Por uma série de fatores que não vem ao caso agora, eu não lembro de absolutamente nada da minha infância.

Mas tenho 2 filhos pequenos, e através deles tenho (re)descoberto um mundo maravilhoso. Um mundo onde absolutamente nada é maior que o mundo da imaginação.

Um mundo onde a caixa do brinquedo SEMPRE é mais interessante, legal e bacana que o próprio brinquedo lá dentro.

E eles são rebeldes, como toda criança é (e deve ser).

Dessa forma, a relação entre infância e RPG solo sempre foi algo claro e natural. Não por coincidência, descobri o RPG solo em julho de, 2013, o mesmo mês bem que descobri que seria pai.

O jogo da Jotun faz essa ponte de uma forma muito direta, e com uma originalidade rara. Focando nas brincadeiras e jogos de um passado para alguns próximos, para outros, distante, ele apresenta uma essência bem interessante do que é RPG solo, e para que ele serve de verdade: para dizer que com um pouco de imaginação, qualquer coisa é possível. Qualquer mundo pode existir. Qualquer história pode ser vivenciada, incluindo aquelas de nossa infância.

O Wesley tem divulgado muita coisa, de muita gente que cria mundos e universos.

Esse contato constante com tanta ousadia e rebeldia se esparrama aqui por todos os lados.

E agindo assim, nos oferece a possibilidade de vivermos mais uma aventura, ou talvez voltarmos para as aventuras que vivíamos quando éramos pequenos, ou talvez ainda, no meu caso, sentir um gostinho das aventuras que não pude guardar na memória.

Agradeço imensamente à Jotun Raivoso por possibilitar tudo isso nesse jogo.

Tarcísio Lucas Hernandes Pereira

Os materiais

Jogos de Campinho – Livro Básico

Material em formato 16×23, capa colorida, em couchê triplex 300g. Miolo em offset 90g totalmente ilustrado e colorido, com cerca de 90 páginas (essa quantidade facilmente aumentará devido a revisão, diagramação e adição de materiais conforme metas sejam alcançadas). Este livro trará todas as regras necessárias para conduzir os jogos.

Super Trunfo Jogos de Campinho

Se é para falar de brincadeiras antigas e divertidas, nada melhor que trazer esse clássico. “Super Trunfo Jogos de Campinho” é um jogo destinado a duas pessoas, mas comporta bem 08 participantes. Um jogo de Super Trunfo, além de promover capacidades cognitivas como estratégia, raciocínio lógico, competição amigável, promove o gosto pelas coleções e ainda auxilia na expansão literária do Jogos de Campinho, já que as cartas são os antigos e os atuais participantes dos jogos, assim como cartas especiais estampadas com as modalidades. Serão inicialmente 29 cartas confeccionadas em papel couchê 250g e coloridas, em tamanho 6,5cm x 9,5cm. Ao batermos a Meta de R$ 8.000,00 expandiremos a 37 a quantidade de cartinhas.

Resistência Glorqui PDF

Resistência Glórqui é um RPG no qual os jogadores interpretam calangos bípedes inteligentes dotados de polegar opositor (antropomórficos, se preferir) do planeta Tchuruba, que estão em constante conflito com uma espécie humana desde que estes invadiram seu planeta natal para explorar os recursos naturais dali e também a mão-de-obra glórqui. “Resistência Glórqui” é um livro com 240 páginas, ilustrado (algumas artes coloridas) e em tamanho 14cm x 21cm. Mais uma vez lembramos que enviaremos o PDF desse livro no ato de qualquer apoio. Ah, se você quiser comprar a versão física desse livro, clique aqui. Todos os apoiadores receberão esse material em PDF

Tabela de Consulta Rápida – Resistência Glórqui

Tabela em tamanho A4, impressa em papel Couché. Frente ilustrada colorida (como a imagem lateral) e verso também colorido, contendo resumo das regras para se jogar Resistência Glórqui, como algumas dicas de narração. Todos os apoiadores receberão esse material em PDF.

Tabela de Consulta Rápida do Jogos de Campinho

Tabela em tamanho A4, impressa em papel Couché. Frente ilustrada colorida e verso também colorido, contendo resumo das regras para se jogar todas as modalidades do Jogos de Campinho. Todos os apoiadores receberão esse material em PDF.

“Guia de Aventuras Pelo Morro dos Torós” (apenas como meta estendida)

Ao bater a meta estendida de R$ 7.500, enviaremos a todos os apoiadores o material “Guia de Aventuras Pelo Morro dos Torós”. Trata-se de uma coletânea de atividades lúdicas (elaboradas inclusive para serem utilizadas em ambiente escolar), jogos e passatempos. Reúne também pequenos contos, fatos, curiosidades e informações sobre o “Morro dos Torós” – bairro esse em que acontece os Jogos de Campinho, levando ao leitor a possibilidade de participar de forma mais imersiva daquele universo, além de promover a diversão pelo conteúdo, claro. Este será composto em material em A4, papel sulfite, com artes em preto e branco, capa colorida em couchê 300g, lombada em espiral – este é o formato mais indicado para um material que pode ser utilizado enquanto ferramenta pedagógica. O envio deste material não terá ônus extra por parte dos apoiadores e sua versão será conforme o apoio realizado: apoiadores da versão digital, receberão apenas o formato digital, enquanto os apoiadores dos materiais físicos, receberão em formato físico.

Meta social

10% de todo o valor arrecadado será destinado como doação à “Casa de Repouso – Lar Irmã Scheilla”, situada em nossa cidade natal, Colatina/ES, em forma de material escolar;

Ao atingirmos a meta de R$ 8.000,00 os apoiadores da recompensa “Tudão (e mais um pouco)” poderão indicar entidades sociais para receber uma cópia física de um de nossos livros;

Além disso, todos os apoiadores poderão enviar uma mensagem bem carinhosa à uma criança atendida por essa Meta Social. Essa mensagem chegará ao seu destino em forma de cartinha junto a um kit de material escolar.

Os valores das Retribuições Sociais não serão debitadas do orçamento do projeto. Os recursos financeiros terão como origem pessoal. A lista das entidades sociais (aquelas da meta estendida), registro fotográfico das entregas dos materiais doados e outros registros afins serão incluídos periodicamente em nosso site e em nosso canal do Youtube.

A Jotun Raivoso

Marcus “Baikal” Cristo é Advogado, graduando em História e pós-graduado em gestão da educação, com foco na aplicação de jogos de simulação e interpretação no ensino. Mestre de RPG com o hobby de criar adaptações e cenários novos. Costuma ser um recurso útil para levar ideias de RPG a cabo, embora esta seja a primeira levada à publicação, com a intenção de continuar servindo na criação de cenários que informam bem aos jogadores sobre novos mundos para conhecerem.

Wesley Alves é Neuropsicopedagogo, licenciado em História e com diversos cursos e pós-graduação no ramo educacional. Há anos desenvolve trabalhos de aplicação de RPG como ferramenta lúdica e não-formal em diversos ambientes escolares.

Kyara Guaitolini da Costa, ou “KGC”, é formada em Artes Plásticas na UFES, e em Animação 2D pela Arcane. Apaixonada pelo do mundo do RPG, da interpretação e criação de personagens. Atualmente trabalha com ilustração e composição de cenários e personagens de diversas temáticas. Conheça mais de seu trabalho: https://m.facebook.com/profile.php?id=759976714094311&ref=content_filter ou https://www.instagram.com/kgcart1/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.