Financiamento Coletivo: Lições RPG – Jogo Narrativo entre mundos

Aventure-se em mundos paralelos por meio do jogo narrativo (RPG) e do romance de Jorge Valpaços!

Lições – Histórias entre Mundos é um projeto de financiamento coletivo para a publicação de dois livros: um jogo narrativo e um romance sobre viagens para outros mundos, dramas e destino. As protagonistas são pessoas com dramas pessoais profundos que, por um acaso, descobrem que possuem o poder para acabar com uma crise iminente.

O manual de jogo, Lições: um jogo narrativo entre mundos, é adequado a jogadores iniciantes e possui tudo que você precisa para aprender a jogar.

O manual terá 120 páginas coloridas, no formato 21 x 28 cm, formatos brochura e capa dura, impresso em offset 90g em maquina ink jet industrial.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

Rubro & Roxo

O romance Rubro & Roxo narra uma história de terror escolar sustentada por medos e pesadelos. Sabrina, Felipe, Anne e Lucas são quatro estudantes do ensino médio que se envolvem numa trama de agressões, ameaças e chantagens que domina o Colégio Estações. Será preciso investigar no outro mundo, na realidade criada durante os sonhos, as relações entre os traumas dos jovens e a nefasta rede da dor.

O livro tem 200 páginas, no formato 14 x 21 cm, preto e branco, impresso em papel pólen soft 80 g.

O livro foi escrito pelo Jorge Valpaços, com edição do Artur Vecchi, revisão de Gabriela Coiradas e Diagramação por Vitor Coelho. As ilustrações são do Alexandre Richinitti e Erik James Paul.

Referências, inspirações e diálogos

Lições tem como principais referências as histórias sobre Mundos Paralelos ou Realidades Alternativas. Você as encontra em histórias clássicas como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan ou O Mágico de Oz; em romances de ficção especulativa como As Crônicas de Nárnia ou Jogador Número 1; em filmes e séries como Caverna do Dragão e Jumanji ou até mesmo Tron e Dark; e em mangás, light novels ou animes do gênero isekai (mundo diferente em japonês) como Guerreiras Mágicas de Rayearth, Digimon, Re:Zero ou KonoSuba.

Mas o que há de comum nestas obras tão diferentes? A jornada, que poderia ser considerada puramente escapista, adquire dimensões épicas após o primeiro contato com a outra realidade, seja para o Nosso Mundo ou para o Outro Mundo. Desde então, as personagens, que supostamente não possuem capacidades especiais descobrem-se as Protagonistas da História e tornam-se responsáveis pela superação de uma grande Crise. Enquanto elas se aventuram e descobrem um universo totalmente diferente de onde vivem, exercitam sua criatividade, lidam com a alteridade, exercitam a empatia e encaram seus Dramas enquanto amadurecem. Em todas as narrativas, a despeito de sua moralidade ou tom, sempre há Lições, experiências que nos atravessam e nos fazem aprender por meio da ficção e da narrativa.

Sobre o jogo

Lições é um jogo narrativo. Por meio dele, você criará a História de uma personagem que descobre, após um Evento Caótico, que há um Outro Mundo além do nosso, e que há uma Crise entre eles. A partir de então, cada partida será um Capítulo de uma História criada por meio das regras e mecânicas apresentadas no manual de jogo.

Ao jogar com uma Protagonista você assume o papel de alguém que está um tanto perdida em sua vida. Entretanto, após a primeira experiência com o Outro Mundo, a personagem descobre que possui o Poder necessário para solucionar a Crise enquanto amadurece e se transforma. As capacidades da personagem são resumidas na Ficha de Protagonista e você é responsável por tomar atitudes, fazer escolhas e usar os recursos anotados nela. Por exemplo, possuindo o atributo Agilidade no nível d12 (o mais alto), você prefere fugir a resistir ao avanço de inimigos, pois não tem muito Vigor no momento (sua ficha indica d6 neste atributo, um nível baixo).

O objetivo o jogo é esgotar a Reserva de Drama, o combustível que gera os conflitos na História. Quando o Drama da História se esgota, a Crise entre os Mundos é superada. E isso só ocorre ao superar os Desafios, Capítulo a Capítulo. Durante o envolvimento com a Crise, sua Protagonista evolui, amadurece e vivencia importantes Lições.

O sistema L’Aventure

O Sistema L’Aventure é o motor que impulsiona a narrativa do jogo. Presente em outros títulos do autor como Arquivos ParanormaisDéloyalEncantosCeifadores e Magos Lacunares da Torre Púrpura, ele é adequado a cada experiência de jogo. Em Lições, as mecânicas servem a impulsionar a disputa pelas Reservas de Energia, Experiência, Drama e Destino. Enquanto as primeiras são adquiridas pelas Protagonistas, as últimas servem à História, sendo manipuladas pelo Narrador. Cada uma destas Reservas confere manobras especiais, que retratam não apenas a superação de conflitos, mas ações que podem aumentar ou diminuir a Crise entre os Mundos. Por exemplo, uma personagem pode Gastar Energia para ativar um Poder que despertou no Outro Mundo ou para recuperar-se de um dano sofrido, enquanto o Narrador pode fazer uma Jogada de Destino para trazer um Antagonista inesperado à Cena ou Gastar Drama para criar uma Locação inexplorada no Outro Mundo. Todos estes recursos acionam gatilhos narrativos emergentes, condicionados a Jogadas e ações específicas, o que insere estratégia e gerenciamento de recursos enquanto componentes centrais na dinâmica de jogo.

A abordagem do sistema para Lições é baseada em: 1. Características dinâmicas, que fazem com que sua personagem mude a cada jogada, ou seja, após uma situação a protagonista poderá ficar mais confiante ou hesitante, e isso também muda na sua forma de jogar durante as partidas; 2. Desfechos climáticos, uma das principais mecânicas do sistema que orienta os jogadores à experiência e dá um gostinho de quero mais, pois todo final de partida gera “cenas do próximo episódio”; 3. Suporte aos jogadores, com fichas de apoio e muito material que gera mais ideias às partidas que soluções prontas; 4. Modularidade de regras, tornando simples a criação de Mundos de Terror, Ficção Científica, Fantasia, etc.; 5. Complexidade mecânica com fácil aprendizagem, sendo Lições o mais completo jogo que usa o Sistema L’Aventure, porém é rápido de ser compreendido

Quer conhecer melhor o sistema de jogo? Então descubra que tipo de histórias rolam em Lições acessando este link. Aprenda criar um personagem neste artigo. E conheça as mecânicas de Drama em detalhes neste texto!

Sobre o Romance

O Colégio Estações é o mais antigo, o mais tradicional do bairro. Celebrado como um colégio de referência no passado, é visto como decadente nos dias de hoje. Lá estudam Sabrina, a presidente do grêmio estudantil, Felipe, o mais charmoso e descolado aluno do segundo ano, Lucas, o poético e centrado líder do clube de literatura e Anne, uma aluna recém-transferida de uma cidade no interior que é um tanto calada. Os quatro amigos partilham um segredo: eles sabem que há um mundo paralelo ao nosso. Uma dimensão alimentada pelos nossos medos, receios e frustrações. E como o colégio abriga as angústias adolescentes, ele funciona como um portal que conecta este Outro Mundo, o Mundo dos Pesadelos, à realidade.

Mas as coisas ficam mais complicadas quando vários alunos aparecem com cicatrizes no corpo. Seus comportamentos mudam do dia para noite, tornando-se fechados e taciturnos. Enquanto isso, os Mundo dos Pesadelos revela a transformação do colégio numa estranha construção feita de sangue e dor. Muita dor.

Rubro & Roxo faz parte de Lições, uma série de romances leves sobre mundos alternativos e amadurecimento de quatro amigos, personagens que acompanham todo o manual do jogo narrativo. São eles que explicam as regras e apresentam as mecânicas e dinâmicas do jogo narrativo. Quanto aos romances, cada livro narra uma história independente de viagens a universos totalmente diferentes, regidos por suas próprias regras. Sendo uma leitura de terror escolar e até mesmo fonte de inspiração para o jogo narrativo, o primeiro volume dialoga com o universo do Mundo do Pesadelos presente na HQ Beladona, de Ana Recalde e Denis Mello e no jogo Pesadelos Terríveis, também publicado pelo autor. Há uma série de contos ambientados no Colégio Estações, e você pode lê-los para conhecer as personagens e o cenário gratuitamente, basta acessar este link.

Sobre o autor

Jorge Valpaços é professor, historiador, escritor e criador de jogos. Nascido no Rio de Janeiro, membro do coletivo criativo Lampião Game Studio, é um amante e amador de jogos e narrativas. Pela Avec Editora já publicou Pesadelos Terríveis, Arquivos Paranormais e Ceifadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.