Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 2

Um jogo poético sobre amores e um jogo competitivo sobre ser a pior peste? Confira Amores da Vila do Caju e O Conclave do Anticristo da Lampião Game Studio!

O que é Amores da Vila do Caju?

Amores da Vila do Caju é um jogo sobre amores e poesia. Durante o jogo, você se envolverá com situações ao redor de uma temporada na agradável e afetuosa Vila do Caju. Prepare-se para jogar histórias de amor envolvendo as suas vivências, as suas percepções e sua criatividade.

Amores plurais em seus materiais, temperos e brisas. Amores que se expressam por meio de suas vivências. Amores com toques, sabores e arrepios diversos. Amores que precisam de ti para serem interpretados, vivenciados e, apenas assim, acontecer, em jogo. Então jogue-se.

O que é O Conclave do Anticristo?

O Conclave do Anticristo é um jogo competitivo no qual duas pestes disputam por uma posição especial: ser a cria do Coisa Ruim! Você vai assumir o papel de uma criança que terá de provar que é má de verdade, sendo assim escolhida como a pior peste do mundo!

Este é um jogo de humor rápido e ácido. Se você curte jogar e dar boas risadas, com certeza vai curtir. É claro que há algumas provocações sarcásticas em suas instruções, e também no jeito de jogar. Mas você vai gostar… Ah, se vai…

Baixe os dois jogos aqui

Sim. Isso mesmo. Basta acessar este link para baixar, ler e jogar os dois jogos.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

Confira o Alimente a Chama vol.1

O que é o projeto Alimente a chama?

Alimente a chama é o projeto de financiamento coletivo de jogos do Lampião Game Studio, um coletivo criativo de jogos e narrativas. Jogar com as narrativas para iluminar e aquecer é a nossa principal meta, e a realizamos há anos por meio da publicação de jogos independentes, acessíveis, instigantes e profundos. Nossos jogos são distribuídos a novos jogadores, para além de fomentarem oficinas lúdicas, ocupações de espaços culturais e eventos inclusivos e diversos. E você pode fazer parte disto nos apoiando!

Cada volume do projeto Alimente a chama se relaciona a um ou mais títulos criados pelos membros do Lampião. A cada conclusão de projetos de jogos, uma nova campanha numerada será aberta (vol. 1, 2, 3, etc). Esta estrutura é adequada a quem não possui recursos ou interesse para apoiar um volume do projeto, mas que pode possuir em outro momento. Além disso, seguindo esta estrutura, nos afastamos um tanto da pressão produtivista que é um tanto comum no presente e nos dedicamos com carinho e cautela a cada projeto.

Formato, prazos e entregas

As campanhas do projeto Alimente a chama terão a duração de 31 dias (pois é um número primo) e serão em formato Flex. Isso significa que, a despeito da meta ser atingida, os jogos em campanha serão entregues conforme o descritivo de cada volume. Aliás, você já acessou a pasta com os jogos? O link é este aqui!

Por que utilizar o financiamento coletivo?

O financiamento coletivo é uma ferramenta que auxilia o estreitamento de laços entre criadores e leitores/jogadores. É uma forma pela qual você, que partilha os ideais de criar uma comunidade acolhedora, diversa, criativa e socialmente responsável, pode nos apoiar. Ainda que seja possível fazê-lo futuramente, por meio de contribuições voluntárias, a campanha de financiamento coletivo serve também a ocupar de forma propositiva as plataformas a fim de repensar a comunidade de jogos para além das relações de consumo. Você também pode portar a chama do Lampião e levar adiante nossos jogos. Basta alimentar a chama!

Orçamento

Normalmente o orçamento de projetos de jogos apresenta os custos para os desenvolver e para os publicar. Foram gastos em torno de 500 reais com as ilustrações e com a diagramação dos 2 jogos do projeto Alimente a chama – Vol. 2, e é por isso que esta é a meta de arrecadação do financiamento. Mas você já tem acesso aos jogos a despeito dela ser batida (o link tá ali em cima ^_^).

Você notou que o orçamento não contempla o meu trabalho, certo? Na meta não há o processo de pesquisa, redação, testes, etc. Isso eu deixo para vocês definirem, afinal, por que não jogar com isso também? Quanto vale o trabalho do autor? E por que ele não costuma ser discriminado em projetos? Dizem que jogos impulsionam narrativas por meio de perguntas. Então as deixo por aqui também.

Vou tentar ajudar um pouquinho. Sabe quando você dá uma grana para uma artista de rua? Você se envolve com a apresentação, mas para ela chegar até ali houve todo um trabalho prévio, além dos custos com figurino ou instrumentos musicais, por exemplo. O valor que excede os insumos básicos da apresentação ajudam a definir quanto o público, coletivamente, remunerou o trabalho da artista. É por isso que, no lugar de pensar em “meta a ser batida” e “metas extras”, trago as regras do jogo da “passagem de chapéu” para esta campanha de financiamento coletivo. Afinal, não é essa uma das possibilidades de uso desta plataforma?

O jogo já está em suas mãos, e nas de qualquer pessoa que os baixou. É como uma apresentação de um artista de rua. Você dançou a música, assistiu a performance, ouviu a poesia. Por aqui, você teve acesso aos jogos completos, podendo os ler e, sobretudo, os jogar. Então, após os atravessamentos você colabora se quiser, o que muda é que você sabe quanto eu investi. O que passar deste valor ficará comigo, e o tempo do financiamento coletivo é o tempo de passagem do chapéu. Será que a campanha cobrirá os custos? Quanto será recolhido? O que vai acontecer com os arquivos depois? Não tenho estas respostas, e entrego-me à contingência também por aqui. Enfim, jogo. Jogamos. 😉

Ah! Lembre-se que a plataforma Catarse cobra a taxa de 13% de todos os apoios.

2 pensamentos sobre “Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 2

  1. Pingback: Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 3 (A Tensão + O Casarão Bizarro) – RPG News

  2. Pingback: Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 4 (A Liga Lendária + Patas da Vizinhança) – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.