Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 3 (A Tensão + O Casarão Bizarro)

Energia, percepção, prioridades. Terror, sobrevivência, descobertas. Dois jogos, um projeto.

O que é a Tensão?

A Tensão é um jogo no qual você assume o papel de um robô que tem como missão se envolver com experiências humanas e relatar ao seu criador o que vivenciou. Contudo, a cada situação, você deverá investir a sua energia (A Tensão), reduzindo-a em um processo no qual é possível perder as forças para continuar.

Inspirado em temas próprios à ficção científica, como a posição de inteligências artificiais na sociedade, A Tensão é um jogo narrativo analógico sobre dilemas éticos e gestão de recursos. Tendo como referência jogos de tomada de decisão, este jogo lida com questões profundas e não idealizadas sobre o devir.

O que é o Casarão Bizarro?

Em O Casarão Bizarro você joga com Sâmia, uma adolescente atravessada por dúvidas e dramas e que descobre ter uma sensibilidade sobrenatural. Atraída pela curiosidade e pelo perigo, ela está presa em uma casa abandonada. Agora é preciso encontrar o que está guardado a 7 chaves, seja o mistério sobre um crime no passado ou as portas que se abrirão para outro futuro, concluindo um estranho ritual.

O Casarão Bizarro é um jogo narrativo analógico que usa cartas para criar a experiência de exploração processual de ambientes, dialogando com jogos da série Metroid e Castlevania. Contudo, sua ambientação é focada em horror de sobrevivência, aproximando-se de jogos como Clock Tower e Silent Hill.

Baixe os dois jogos aqui

Sim. Isso mesmo. Basta acessar este link para baixar, ler e jogar os dois jogos. Para saber mais sobre a proposta desta campanha, leia o Orçamento no final desta página. 😉

Clique aqui para participar do financiamento coletivo

O que é o projeto Alimente a chama?

Alimente a chama é o projeto de financiamento coletivo de jogos do Lampião Game Studio, um coletivo criativo de jogos e narrativas. Jogar com as narrativas para iluminar e aquecer é a nossa principal meta, e a realizamos há anos por meio da publicação de jogos independentes, acessíveis, instigantes e profundos. Nossos jogos são distribuídos a novos jogadores, para além de fomentarem oficinas lúdicas, ocupações de espaços culturais e eventos inclusivos e diversos. E você pode fazer parte disto nos apoiando!

Cada volume do projeto Alimente a chama se relaciona a um ou mais títulos criados pelos membros do Lampião. A cada conclusão de projetos de jogos, uma nova campanha numerada será aberta (vol. 1, 2, 3, etc). Esta estrutura é adequada a quem não possui recursos ou interesse para apoiar um volume do projeto, mas que pode possuir em outro momento. Além disso, seguindo esta estrutura, nos afastamos um tanto da pressão produtivista que é um tanto comum no presente e nos dedicamos com carinho e cautela a cada projeto.

Alimente a Chama vol.1

Alimente a Chama vol.2

Formato, prazos e entregas

As campanhas do projeto Alimente a chama terão a duração de 31 dias (pois é um número primo) e serão em formato Flex. Isso significa que, a despeito da meta ser atingida, os jogos em campanha serão entregues conforme o descritivo de cada volume. Aliás, você já acessou a pasta com os jogos? O link é este aqui!

Por que utilizar o financiamento coletivo?

O financiamento coletivo é uma ferramenta que auxilia o estreitamento de laços entre criadores e leitores/jogadores. É uma forma pela qual você, que partilha os ideais de criar uma comunidade acolhedora, diversa, criativa e socialmente responsável, pode nos apoiar. Ainda que seja possível fazê-lo futuramente, por meio de contribuições voluntárias, a campanha de financiamento coletivo serve também a ocupar de forma propositiva as plataformas a fim de repensar a comunidade de jogos para além das relações de consumo. Você também pode portar a chama do Lampião e levar adiante nossos jogos. Basta alimentar a chama!

Os autores

Hiram Alem (Cronista Dante) é historiador, professor, anfitrião dos podcasts DarkCast e RPG de Periferia e membro dos coletivos Cronistas das Trevas e Bora Jogah, tendo participado da equipe que trabalhou na edição brasileira do RPG iHunt (Indievisível Press).

Jorge Valpaços é historiador, professor, socioeducador, escritor e membro do coletivo Lampião Game Studio. Dentre seus títulos destacam-se o romance Rubro e Roxo (Avec Editora) e os RPGs Déloyal (Pensamento Coletivo), Magos Lacunares da Torre Púrpura e Herdeiros dos Antigos (Editora CHA), Pesadelos Terríveis, Arquivos Paranormais, Ceifadores e Lições (Avec Editora).

Um pensamento sobre “Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 3 (A Tensão + O Casarão Bizarro)

  1. Pingback: Financiamento Coletivo: Alimente a chama – Vol. 4 (A Liga Lendária + Patas da Vizinhança) – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.