35 anos de D&D – As edições de Dungeons & Dragons (Parte 3 de 3)

1974 – “Original” Dungeons & Dragons
Essa é a primeira versão do Dungens & Dragons, detalhada melhor na primeira parte da série de artigos e para jogar essa primeira edição do D&D era necessário que se tivesse dois wargames: Cavaliers and Roundheads e Chainmail. Sim, o primeiro D&D era um suplemnto a eles.
Módulos básicos: Três livros numa caixa: Men & Magic, Monsters & Treasure e The Underworld & Wilderness Adventures.
Raças no MB: Men, Elves, Dwarven e Hobbits (Humanos, Elfos, Anões e Hobbits)
Classes no MB: Fighting-Men, Magic-Users e Clerics (Guerreiros, Magos e Clérigos)
Suplemento para seres épicos: Greyhawk: Supplement I
Suplemento para deuses: Gods, Demi-Gods, & Heroes: Supplement IV
Suplemento com regras alternativas: Eldritch Wizardry: Supplement III

1977 – Advanced Dungeons & Dragons 1st Edition
A primeira versão de AD&D são uma versão melhorada, ou seja, avançada do OD&D. Mesmo que a ideia de separar em duas versões (Basic e o Advanced) fosse para alcançar públicos diferentes, ambas coexistiram, tanto publicadas e também na Dragon Magazine. Praticamente foi uma versão de testes para AD&D2, onde foi testado até uma Atributo novo, Comliness (Aparência) separando esse de Carisma.
Módulos básicos: Player’s Handbook, Dungeon Masters Guide e Monster Manual
Raças no MB: Dwarves, Elves, Gnomes, Half-Elves, Halflings, Half-Orcs e Humans (Anões, Elfos, Gnomos, Meio-Elfos, Halflings, Meio-Orcs e Humanos)
Classes no MB: Cleric (Druid), Fighter (Paladin, Ranger), Magic-User (Illusionist), Thief (Assassin) e Monk (Clérigo (Druida), Guerreiro (Paladino, Ranger), Mago (Ilusionista), Ladrão (Assassino) e Monge).
Suplemento para seres épicos: Unearthed Arcana
Suplemento para deuses: Deities & Demigods, posteriormente Legends & Lore.
Suplemento com regras alternativas: Unearthed Arcana

1977 – Dungeons & Dragons Basic Set
Eric Holmes foi contratado pela TSR enquanto o AD&D 1ª edição (acima) estava sendo escrito. Ele fez uma mistura dos três módulos e os deixou independentes de quaisquer outros livros. Além disso, as Raças foram transformadas em Classes e o nível máximo de um personagem presente no MB foi mudado para 3, o objetivo era tornar o jogo mais acessível para as crianças. Em 1981 acontece a primeira revisão por Tom Moldvay que ganha também o Companion (indo aé 6º nível) e em 1983 mais uma, por Frank Mentzer. Essas revisões dividem o módulo básico de Holmes em caixas contendo pelo menos dois livros: Um do jogador e outro para o Mestre. Mentzer também atualiza os níveis para além do Companion dividindo, na ordem de progressão de níveis: Basic (1 a 3), Expert (4 a 14), Companion (15 a 25), Master (26 a 36) e Immortal (acima de 36).
Módulos básicos: D&D Basic Game (várias versões)
Classes no MB: Dwarves, Elves, Halflings ou Human Fighting Men, Magic-Users, Clerics ou Thieves. (Anões, Elfos, Halflings ou Humanos que podem ser Guerreiros, Magos, Clérigos ou Ladinos)
Produtos para iniciantes: O Basic D&D é colocado para iniciantes da mesma forma que o Advanced é indicado para veteranos, mas como destaque há o The Classic D&D Basic Game.
Suplemento para seres épicos: Set 3: Companion Rules e Set 4: Master Rules
Suplemento para deuses: Set 5: Immortal Rules
No Brasil: The Classic D&D Basic Game (pela Grow)

1989 – Advanced Dungeons & Dragons 2nd Edition
14 anos depois, AD&D ganha uma nova versão. Algumas coisas foram excluídas como a Raça Meio-Orc e a Classe Assassino. Surge o THAC0 (no Brasil, TAC0). Eliminam-se todas referências em relação a Demônios e Diabos devido a sua política de bons costumes. Aqui há o “Boom” dos cenários, havendo produção de novos como Ravenloft, baseado numa aventura para AD&D1, Dark Sun e Spelljamer. Há a produção de uma edição revisada, que traz todos os livros a cores. Em 1997, a TSR vem a falir e a Wizards of the Coast assume o espólio deixado por ela.
Módulos básicos: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide e posteriormente, Monstrous Manual
Raças no MB: Dwarf, Elf, Gnome, Half-Elf, Halfling e Human (Anão, Elfo, Gnomo, Meio-Elfo, Halfling e Humano)
Classes no MB: Warrior (Fighter, Paladin, Ranger), Wizard (Mage, Specialist wizard), Priest (Cleric, Druid, Priest of specific mythos), Rogue (Thief, Bard) (Tradução na ordem: Homem de Armas (Guerreiro, Paladino, Ranger), Arcano (Mago, Mago Especialista), Sacerdote (Clérigo, Druida, Sarcedote de Mito Específico), Ladino (Ladrão, Bardo).
Produtos para iniciantes: First Quest e AD&D Fastplay Rules
Suplemento para seres épicos: Dungeon Master Option: High-Level Campaigns
Suplemento para deuses: Legends & Lore
Suplemento com regras alternativas: Player’s Option: Combat & Tactics, Player’s Option: Skills & Powers e Player’s Option: Spells & Magic
No Brasil: Livro do Jogador, do Mestre e do Monstros, Karameikos, Forgotten Realms – Uma viagem aos reinos, Forgotten Realms – Undermoutain (Abril Jovem). Livro do Jogador, Livro do Guerreiro e Ravenloft: Domínios do Medo (Devir)

1991 – Dungeons & Dragons Rules Cyclopedia
É a versão final do D&D “Basic” e por isso merece destaque aqui. Ele trazia praticamente todos os volumes juntos, menos o Immortal, que foi atualizado no suplemento Wraith of the Immortal. No final do livro, é apresentada a conversão do livro para AD&D.
Módulos básicos: Dungeons & Dragons Rules Cyclopedia
Classes no MB: Cleric, Fighter, Magic-User, Thief, Dwarf, Elf, Halfling, Druid (Optional) e Mystic (Optional) (Clérigo, Guerreiro, Mago, Ladino, Anão, Elfo, Halfling, Druida e Místico, as duas últimas opicionais)
Suplemento para seres épicos: Wrath of the Immortals
Suplemento para deuses: (ver D&D Basic set)
Suplemento com regras alternativas: Dungeons & Dragons Rules Cyclopedia

2000 – Dungeons & Dragons 3rd edition
A Wizards of the Coast assume o lugar da TSR que falira e prepara uma nova versão do jogo, que agora passa a ter uma licença batizada de D20 System e permitia a qualquer um lançar suplementos para o D&D, e ainda permite, já que a Open Gaming License que serviu de base para o D20 System não pode ser cancelada. Ele também é uma volta ao AD&D1, trazendo Raças e Classes correspondentes a essa versão. Nas edições 3.0 e na 3.5 há uma retração dos cenários em relação ao AD&D2, Dark Sun é publicado gratuitamente, Dragonlance e Ravenloft deixam de ser produzidos pela Wizards of the Coast e são produzidos por outras editoras em compensação, Spelljamer deixa de ser publicado.
Módulos básicos: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide e Monster Manual(Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros)
Raças no MB: Humans, Dwarves, Elves, Gnomes, Half-Elves, Half-Orcs e Halflings (Humanos, Anões, Elfos, Gnomos, Meio-Elfos, Meio-Orcs e Halflings)
Classes no MB: Barbarian, Bard, Cleric, Druid, Fighter, Monk, Paladin, Ranger, Rogue, Sorcerers e Wizards (Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guerreiro, Monge, Paladino, Ranger, Ladino, Feiticeiro e Mago) Há também as Classes de PdM e as Classes de Prestígio
Produtos para iniciantes: Dungeons & Dragons Adventure Game
Suplemento para seres épicos: Epic Level Handbook (Livro dos Níveis Épicos)
Suplemento para deuses: Deities & Semigods (Divindades e Semideuses)
No Brasil: Livro do Jogador, do Mestre e ds Monstros, Aventuras (A Cidadela sem Sol, A Forja da Fúria, Orador dos Sonhos, A Pedra Fundamental, Coração da Espiral da Presa Nortuna, Horizonte Profundo), Punho e Espada, Defensores da Fé, Tomo e Sangue, Canção e Silêncio, Mestres Selvagens, Divindades e Semideuses, Forgotten Realams, Forgotten Realms – Crenças e Panteões, Forgotten Realms – Monstros de Faerûn, Forgotten Realms – Magia de Faerûn, Forgotten Realms – Escudo do Mestre, Manual dos Planos, Aventuras Orientais, Livro dos Níveis Épicos, Escudo do Mestre (Devir)

2003 – Dungeons & Dragons 3rd edition Revised (3.5)
Essa é uma edição revisada do D&D, mas é a única que tem um número na capa (veja o 3.5 bem grande). Os livros sofreram boas alterações mecânicas e também ampliações de material.
Módulos básicos: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide e Monster Manual(Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros)
Raças no MB: Humans, Dwarves, Elves, Gnomes, Half-Elves, Half-Orcs e Halflings (Humanos, Anões, Elfos, Gnomos, Meio-Elfos, Meio-Orcs e Halflings)
Classes no MB: Barbarian, Bard, Cleric, Druid, Fighter, Monk, Paladin, Ranger, Rogue, Sorcerers e Wizards (Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guerreiro, Monge, Paladino, Ranger, Ladino, Feiticeiro e Mago). Há também as Classes de PdM e as de Prestígio
Suplemento com regras alternativas: Unearthed Arcana
No Brasil: Livro do Jogador, Livro do Mestre, Livro dos Monstros, Forgotten Realms – Fronteiras Prateadas, Forgotten Realms – Livro do Jogador para Faerûn, Kit do Mestre, Draconomicon: O Livro dos Dragões épicos, Livro completo do Guerreiro, Livro completo do Arcano, Livro completo do Divino, Livro Completo do Aventureiro (Devir)

2008 – Dungeons & Dragons 4th edition
Em 2007 a Wizards lança o 4dventure, que anunciaria as mudanças da 3.5 para a quarta edição. Pelo visto, a principal ideia ao criar uma nova versão foi para abandonar a OGL. O motivo? Ela deu muito certo, por isso foi necessário criar um jogo e uma licença completamente diferente, mais restritiva. Foram acrescentadas Raças/Classes diferentes que ainda não haviam aparecido nos Módulo básicos em qualquer versão do D&D e a possibilidade de customizar as Classes através de opções de poderes.
Também tivemos a versão Essentials (que no Brasil só tivemos a caixa vermelha, o Kit Introdutório) que alterava algumas poucas coisas no D&D e emulava alguns recursos das versões anteriores (como escolas de magias para os Magos). Houveram os módulos básicos: Heroes of the Fallen Lands e Heroes of the Forgotten Kingdoms e o livro de monstros, o Monster Vault.
Módulos básicos: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide e Monster Manual (Guia do Jogador, Guia do Mestre e Manual dos Monstros)
Raças no MB: Anões, Draconatos, Eladrin, Elfos, Halflings, Humanos, Meio-Elfos e Tieflings
Classes no MB: Bruxo, Clérigo, Guerreiro, Ladino, Mago, Paladino, Patrulheiro, Senhor da Guerra. (Há também as Trilhas Exemplares e os Destinos Épicos)
Produtos para iniciantes: Aventura Fortaleza no Pendor das Sombras (H1 Keep on the Shadowfell), que tem um guia rápido de jogo e Dungeons & Dragons – Kit Introdutório.
No Brasil: Guia do Jogador, Guia do Mestre, Manual dos Monstros, H1: Fortaleza no Pendor das Sombras, Poder Marcial, Arsenal do Aventureiro, Livro da Raça: Draconato, H2: Labirinto da Espiral do Trovão, Guia do Jogador de Forgotten Realms, Guia de Campanha de Forgotten Realms, Livro do Jogador 2, Dungeons & Dragons – Kit Introdutório (Devir)

phb52014 – Dungeons & Dragons 5th edition
Apesar de ser anunciado em 2013, sua publicação ocorreu somente em 2014, após vários playtests. A  5ª edição traz de volta muito conteúdo das antigas edições como as escolas, as especializações (bem similares as dos livros vermelhos do AD&D2) além de coisas básicas da 4ª edição de foma mais simples, como Perícias e Talentos em menor número, também temos listas de magia que havia sido omitido na versão anterior. No MB também há especializações e subraças, permitindo uma maior customização do personagem. Há dessa vez, um suplemento de regras gratuito chamado Basic Rules com as regras necessárias e também há a volta da Open Gaming License, permitindo a qualquer um publicar material para essa edição ou mesmo fazer crossover com Pathfinder (sim, existem produtos assim).
Módulos básicos: Player’s Handbook, Dungeon Master’s Guide e Monster Manual (Guia do Jogador, Guia do Mestre e Manual dos Monstros)
Raças no MB: Anões, Elfos, Halflings, Humanos, Draconatos, Gnomos, Meio-Elfos, Meio Orcs e Tieflings (Além das subraças)
Classes no MB: Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge,  Paladino, Patrulheiro, Senhor da Guerra. (Há também as especializações)
Produtos para iniciantes: Dungeons & Dragons Starter Set e Dungeons & Dragons Basic Rules

35 anos de D&D
1 – Origem
2 – Fontes e influências
3 – Edições de D&D

10 pensamentos sobre “35 anos de D&D – As edições de Dungeons & Dragons (Parte 3 de 3)

  1. Pingback: 35 anos de Dungeons & Dragons (3/4) – As edições de D&D « RPG News

  2. Pingback: Lançamento: Dark Dungeons, um retro-clone ao estilo da Rules Cyclopedia « RPG News

  3. Dois pontos para comentar:

    O primeiro diz respeito ao Basic D&D e o Advanced D&D. O primeiro nunca foi pensado para jogadores novatos e o segundo para veteranos. Isto foi um ranço no AD&D que perdura até hoje.

    Na verdade, o D&D foi reformulado por causa de uma briga por direitos autorais entre Arneson e Gygax. O último queria expandir o jogo, o segundo queria mantê-lo o mais simples possível. Como não encontraram solução, a solução foi criar um “novo” jogo, o AD&D, escrito totalmente por Gygax, e manter uma linha do D&D separada “baseado no jogo de Arneson e Gygax”.

    O Advanced em AD&D sempre sugeriu que o D&D era um jogo mais simples, mas muito longe disso. Sua última revisão, o Rules Cyclopedia, deu um volume de aproximadamente 350 páginas, cobrindo muitas e variadas áreas que nem o AD&D até hoje abordou, como a criação e manutenção de domínios.

    O segundo ponto é sobre você listar o Companion e o Master como suplementos para personagens “épicos”.

    Na verdade, esses suplementos, que juntos levam os personagens até o 36º nível, ainda são suplementos para personagens digamos normais. Tanto que, quando convertidos para o AD&D, cada dois níveis a partir do 14º no D&D equivalem a um nível nele. Então, um personagem de 36º nível é o mesmo que um personagem de 20º.

    O Companion tem uma ênfase maior no desenvolvimento de dominions, como baronatos, enquanto o Master trata mais de aventuras em outros planos de existência e a descoberta dos Imortais — estes, sim, criaturas épicas em D&D.

  4. Pingback: 11 anos de RPGNews! | RPG News

  5. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

  6. Pingback: Atualizações em artigos antigos – RPG News

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s