Microlite20, Microlite74 e Aventura e Magia!

Microlite20 é um sistema OGL que busca resumir o sistema D20 bem simplificado e de distribuição gratuita e existentes traduções em alemão, espanhol e português.

O sistema foi alterado: Todos os seis Habilidades foram simplificados em três: Força, Destreza e Mente para gerar os Habilidades, segue o padrão do d20: Role 4d6 e elimine o menor, só que o modificador muda, ao invés de (Habilidade/2)-5, tornou-se (Habilidade-10)/2, conta que mesmo diferente, acaba por gegrar números parecidos. As Raças ganham como benifício modificadores a mais nos Habilidades (Humanos são excessão, que ganahm +1 em todas as Perícias).

As Classes são explicadas em uma linha, e são comentadas pela capacidade de cada armadura, além de outros benifícios. Elas são: Guerreiros, que ganham +1 em ataque e dano a cada 5 níveis e +3 no Físico a partir do primeiro; Ladinos, que ganham benifício em Subterfúgio e em esconder-se; Magos possuem beníficio de +3 em Conhecimento e podem conjurar Magia Arcana. Clérigos podem usar Magia Divina e podem expulsar Mortos Vivos.

Há quatro Perícias: Físico, Subterfúgio, Conhecimento e Comunicação. Elas não possuem Habilidade pronto para ser somado, o Mestre analisa a situação e aí sim faz o teste de Perícia + Habilidade, o próprio jogo dá exemplos de como proceder. As Perícias também determinam o teste de Resistência: Fortitude torna-se Físico + Força, Reflexos Físico + Destreza, e Vontade, Mente + nível de personagem.

Quando conjura-se uma Magia, gasta-se Pontos de Vida, o total a ser gasto é dado pela fórmula (Nível de Personagem x 2)+1. Não há isso de memorizar magia e para recuperar, gastam-se 8 horas. Pontos de Vida são dados por Força + 1d6/nível. Se os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem cai inconsciente. Qualquer dano adicional reduz a Força, se a Força chegar a zero, ele morre. A Classe de Armadura é calculado por 10+Destreza+Amadura. A Iniciativa é DEX+d20 e os Ataques são d20+nível+Habilidade, a Habilidade pode ser Força para ataque perto, Destreza para ataque a distância e Mente para magia.

O Nível de Encontro é igual ao Dados de Vida do grupo derrotado, o que garante Pontos de Experiência igual ao Nível de Encontro. Quando os Pontos de Experiência atingirem 10 x o nível atual, você acança o nível e ganha 1d6 de pontos de Vida, +1 em todos os ataques e +1 em todas as Perícias. Cada nível dividido por 3 dá um ponto para ser acrescentado às habilidades, Guerreiros ganham um ponto a mais de dano a cada cinco níveis. E Magos e Clérigos ganham uma magia a mais a partir do 3º nível e a cada dois níveis subsequentes.

O sistema é bem simples e os netbooks podem ser baixados nos links aí embaixo. Praticamente todos os netbooks tem duas versões: a normal e a Pocketmod e ocupam uma versão. A montagem da versão Pocketmod pode ser vista no vídeo abaixo. E além da versão 20, temos o 74, com as regras do D&D Clássico e a versão brasileira, Aventura e Magia.

Pasta do Microlite20 Padrão e Pasta do Microlite20 Pocketmod

Módulo Básico

Planilha de personagem

Guia para o Mestre

Lista de Monstros

Lista de equipamentos

Pacotes de equipamentos pré-selecionados

Lista de Magias

Regras para Psiônicos

Regras avançadas

Microlite20 Modern (Adaptação das regras do D20 Modern)

Adaptação de Spycraft

Regras para Supers

Aventura – Templo de Kthuuk

Site oficial

Aventura e Magia
É a versão brasileira do Microlite20 criada por Marcelo Frossard Paschoalin -autor do Anel Elemental e do OPERA: 1887 – Sob o sol do Novo México- mas com muitas mudanças, o que o fez tornar-se um OGL independente. A primeira mudança é que ao invés do d20, usa-se o d18 System, que são 3d6, mas pode se usar d20 no lugar tranquilamente. A Destreza tornou-se Reflexos, além do uso de bastante regras opicionais, como do dreno de energia para Monstros, além de uma aventura simples.

Site da venda impressa do livro, são Us$6.15 (R$14,35) mais frete

Microlite74
É a versão do Microlite20, também um OGL próprio, dedicada as regras antigas do AD&D, ainda que o nome tenha a ver com a data de início do D&D clássico. A versão disponibilizada aqui é a 1.1, mas a 2.0 já está em produção. Nela, as regras são um pouco mais ampliadas, como há um teste para os Elfos acharem portas escondidas, assim como não ter Perícias (no AD&D era uma regra opicional), assim como o esquecimento da magia, moral para NPCs e rodada de surpresa (este último tem no D&D, mas ficou meio esquecida).

Pasta do Microlite74

Site oficial, anunciando já a versão 2.0 para Março.
Site de vendas

9 pensamentos sobre “Microlite20, Microlite74 e Aventura e Magia!

  1. Puxa Talude, atí uma grande idéia mesmo. Vou baixar o pacote medieval e testar. Parece ser mesmo bem interessante.

  2. Como devo proceder para poder utilizar a mecânica d18? Estava fazendo um sistema caseiro que utiliza a mecânica de 3d6, mas a do Aventura e Magia se adequa mais ao meu material.

  3. Heitor, se você quer usar o A&M como módulo básico, coloque o selo do d18 (pode copiar usando a ferramenta de copiar figura do Acrobatic Reader) e a licença.
    Agora, se você quiser fazer um módulo básico novo, só use a licença.

  4. Bom, minha dúvida se deve ao fato que abaixo do logo d18, está escrito algo como “usado sob a permissão do autor da mecânica”, logo queria saber se a tal mecânica de jogada de dados pode ser utilizada como uma licença aberta (como a OGL), adicionando apenas a logomarca e os tais dizeres, ou tenho que pedir autorização direta ao autor.

    Quanto ao uso da OGL, não tenho dúvidas (se bem que eu gostaria de saber se o documento que deve sempre estar incluso em produtos do tipo pode ser traduzido).

  5. Se você não quiser usar o logo você pode usar a regra livremente. Regras para jogos não são cobertas pela lei de direitos autorais. Isso vale para a regra em si e não para o texto que a descreve. Mas ai é só escrever a regra do seu jeito. Quanto ao uso do logo é que eu não sei… Tem que ler a licença do jogo…

  6. Pingback: Conheça o Microlite20! « RPG News

  7. Pingback: RPG no combate ao câncer de boca! « RPG News

  8. Pingback: Tradução do Microlite20: Participe! | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s