Open D6, a licença aberta da West End Games

Site: Paragons por Shingo Watanabe

O sistema D6 é conhecido pelo jogo Star Wars D6 lançado na década de 80, mas que com o tempo a West End Games perdeu direito sobre o Guerra nas Estrelas e foi repassado para a Wizards of the Coast que lançou as versões D20 e a SAGA. Além dele, o sistema D6 foi usado nos RPGs de Hercules & Xena (batizado de Legend System), Ghostbusters (pois é, os caça-fantasmas tiveram sua versão RPG!), MIB (Men in Black RPG) reconhecido como RPG de humor, mas que durou pouco, foi lançado quando do primeiro filme e DC Universe, um dos primeirs sistemas simplificados para super-heróis. Esses títulos ilustram o arigo, pelas laterais.

O sistema possui nos Atributos e Perícias ao invés de números (como GURPS, 3D&T e AD&D) ou palavras (como Castelo Falkenstein ou FUDGE), possui valores aleatórios, definidos por equações como por exemplo, 2D+5 (nesse caso, o número do teste vai de 7 a 19) e as rolagens ocorrem contra uma dificuldade, tal como o D20. Outra possibilidade é aquele que achar o teste difícil ou impossível, adicionar um dado a mais ao teste, o chamado “Wild die” (dado selvagem) que torna o jogo mais cinemático e menos realista. Os Atributos da versão D6 são Agility (Agilidade), Coordination (Coodernação), Physique (Físico), Intellect (Intelecto), Acumen (Perspicácia), Charisma (Carisma) e Extranormal, mas podem ser alterados a vontade, da mesma forma que FUDGE, tanto que no site da West End há um gerador de personagem sem nenhum atributo incluso. Infelizmente, após perder todas essas licenças, a West End sofreu uma queda na produção e ficou um tempo parada, sem lançar nada, agora, felizmente, acreditaram no potencial do sistema e começou a lançar títulos com o nome de D6 mais um gênero, surgindo o D6 Adventure (baseado em pulp) e os D6 Fantasy e Space onde conquistou como aliada a Khepera Publishing que publica o título GODSEND Agenda, baseado em super-heróis (há também as versões D20 e M&M) e também publicou o D6 Powers que exerce a mesma função do Adventure, Fantasy e Space: Um módulo genérico para super-heróis.

Eric Gibson, dono da WEG resolveu aumentar a participação do seu sistema dentro do mercado americano e por fim, adota-se a Open Gaming License como os sistemas D20 System que não existe mais, Action! (nada a ver com o Ação!!!), Mutantes e Malfeitores, o Anime D20 (do BESM d20) e o FUDGE entre muitas outras, o que permite fazer um crossover entre os jogos. Tem gente que diz que sou maluco quando falo isso, mas que é possível, é. Em breve, deverá ser aberto um site OpenD6.com que ainda não está no ar. A licença, a partir dos títulos anunciados, também cobre o Legend System do Hércules & Xena e do DC Universe. Uma curiosidade fica em torno do jeito que a licença está sendo distribuida. Ao invés de arquivos RTF como foi feito na época do lançamento do D20, agora está todo o livro para download, gratuitamente, mas somente uma lista de livros, não abrangendo todos os lançados, mas se a iniciativa fazer sucesso, há chances de ocorrer isto, mas não abrangerá os títulos licenciados, ou seja, nada de regra de Força liberada. Outra coisa que não está na licença, ainda que apareça nos livros são as ilustrações, somente o texto é válido.

Projeto Jumper
Site:
Riachuelo Games

A Riachuelo Games, empresa que trabalha com wargames, mas que já teve um RPG em PDF há um bom tempo atrás, que infelizmente não me lembro do nome. Agora ela quer voltar a trabalhar com o RPG, veja informações abaixo:

A Riachuelo Games está interessada em entrar no mercado de RPGs. Por isso temos um projeto de um RPG de ficção-científica e estamos procurando pessoas que conheçam bem o Sistema d6 ou o Open d6 para um projeto Indie, que tem intenção de atingir o mercado Brasil e EUA. Os interessados podem mandar um email para jumper@riachuelogames.com.br, com um mini curriculum, com foco em game design, principalmente RPG, falando um pouco de suas expectativas, experiências, etc.

Downloads
Todos os livros vem com a OGL. Para publicar novo material é necessário ter o selo e a OGL inclusos no livro.

Logo (JPG)

Core Rules (PDF)

Planilhas (PDF)

    Links:

    Anúncios

    4 pensamentos sobre “Open D6, a licença aberta da West End Games

    1. Pingback: A licença aberta Open D6 « RPG News

    2. Pingback: Muitos RPGs gratuitos disponíveis! « RPG News

    3. Seria legal se os livros tivessem sido traduzidos para o português (BR). Sempre vejo gente falando muito bem desse material, porém não encontro tradução nem mesmo feita por fãs. Tenho curiosidade de ler os materiais mas meu inglês é lamentável kkk.

      Se alguém souber de algum lugar onda exista traduções dos livros desse sistema (ou pelo menos do suplemente básico) para nossa lingua por favor posta o link. Ou se souberem de alguma revista brasileira que fez matérias explicando o conteúdo dos suplementes e das regras básicas informe o nome.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s