Os altos e baixos de 2009

Quem se deu bem em 2009? E quem se deu mal? Aqui nesse artigo, compilo todos que tiveram um sucesso decisivo em 2009 e aqueles que sofreram uma falha crítica neste ano.

Em alta

Devir Livraria
A Devir que chegou a ter várias linhas a seu dispor, reduziu para apenas duas que são Storytelling (que abrange também ois anigos títulos Storyteller) e D&D4, cancelando todas as outras. E com lançamentos constantes para D&D4 fez a Devir ir bem nesse ano.

Dungeons & Dragons 4ª Edição
Conforme falei no tópico da Devir, o sistema vai muito bem, seja aqui ou lá fora, com lançamentos constantes e outras editoras no exterior produzindo títulos com a GSL. No Brasil, ainda que ainda temos apenas a Devir Livraria, ela vem publicando títulos a cada três meses. E a Conclave deve produzir po Crônicas da Sétima Lua nesse sistema.

Jambô Editora
Atualmente vem cuidando de quatro linhas principalmente: Tormenta, Reinos de Ferro, Aventuras Fantásticas e Mutantes e Malfeitores, além de produzir títulos relativos a 3D&T (até agora só saiu o módulo básico, por isso não chamar de linha) e romances para Tormenta, além de cuidar da revista Dragonslayer. Realmente a editora gaúcha vem com muitos projetos e talvez possam sair mais em breve.

Mouse Guard
Esse ano foi dos ratinhos também. Tido por muitos como um RPG infantil, ele na verdade não é, visto a quantidade de sangue que rola nas HQs deles. Levou prata no ENnies e ouro no Origins.

Paragons
Formado por pessoas de três blogs: Mr. Pop do Pop Dice, Shingo Watanabe do 42 e Dan Ramos do Pensotopia e no qual mais tarde adentraria Dark Dangellus, do Adrenalina RPG, tornou-se o blog mais visto da rede, segundo seu próprio ranking, superando inclusive muitos sites.

RPGCon
O evento que realmente veio para substituir o EIRPG, organizado pelo pessoal do D3 System foi bem organizado, com convidados nacionais, mas teve um problema: filas na hora da alimentação. Mesmo assim, esse foi apenas o primeiro evento e que deve se realizar ano que vem em várias cidades.

RPG Magazine
A revista em PDF vem se mostrando como uma das últimas sobreviventes do boom de revistas onlines que teve em 2007-8. Há chances de voltar a ser publicada, inclusive.

Títulos OGL
Curioso como os dois dão certo, não? Esse ano tivemos o lançamento de vários títulos OGL, principalmente sob a forma de netbooks como o Old Dragon e outros títulos oldschool. Outro grande destaque também é o Pathfinder RPG, “batizado” por alguns como D&D3.75, que também é um dos principais incentivadores àqueles que querem usar a licença D20. A editora Jambô continuará trabalhando com ele com as traduções referentes a Mutantes & Malfeitores e o futuro Tormenta OGL.

Títulos old school e retroclones
Andando no ritmo da OGL, tivemos como o supracitado Old Dragon, uam versão 2.0 do OSRIC e o Swords & Wizardry ganhando prata de RPG gratuito no ENnies e ele também ganhou uma versão traduzida para o português. Lá fora, há muitos títulos old school a venda, seja aventuras, sistemas entre outras coisas.

Em baixa

Defensores de Tóquio 4ª edição
Com o lançamento da nova versão do 3D&T, a versão OGL dele, o 4D&T foi meio que esquecido e jogado no limbo, tanto que ao final do ano em algumas bancas era possível encontrá-lo por R$9,90 em comparação aos R$19,90 iniciais e a editora pelo visto não pensa em publicar o Manual da Magia, ainda que o Cassaro afirme que o enviou para ela já.

Conclave, Caladwin e Daemon Editora
Essas editoras não lançaram um livro de RPG sequer esse ano. A Conclave promete lançar a versão de C7L para a 4ª edição ano que vem. A Caladwin está nesse momento com seu site fora do ar, ams continua com sue twitter na ativa e lançou somente um livro esse ano: o primeiro romance sobre a Roda dos tempos (Wheel of Time) e deve continuar a série ano que vem e produzir o prometido suplemento para Reia. A Daemon Editora é um caso excepcional: não lançou nenhum livro esse ano, mas relançou um monte, na RPGCon falou-se sobre alguns livros de RPG, que espero que sejam publicados.

Encontro Internacional de RPG
Pela primeira vez, esse ano não aconteceu o maior evento do RPG nacional, que geralmente se realizava em São Paulo e Curitiba, realizado desde 1993. Não se sabe ainda se será realizado ano que vem, ou se o RPGCon virá substituí-lo definitivamente.

Mundo das Trevas
Esse ano não tivemos lançamentos no Brasil para eles, mas teve um motivo batante lógico para isso, a coodernadora da linha, Maria do Carmo Zanini teve um filho e por isso, afasou-se, mas ano que vem deve voltar tudo ao normal.

Revistas de RPG em PDF
Em 2009, muitas revistas pararam de ser prduzidas, na qual restaram muito poucas como a já citada RPG Magazine e a Beholder Cego, assim como a Dragons Cave do sistema Mighty Blade, em compensação a Acerto Crítico deve ganhar novas versões pela editora Virtual Infinitum. Das outras, não há notícias, mesmo da União do Vapor, que deixou de ser produzida.

Títulos em PDF da Wizards of the Coast
Imagina que você vê o AD&D 1ª edição – Livro do Jogador para vender na RPGNow e pensa: “amanhã eu vou comprar, tá baratinho”. No outro dia, você entra no site da loja e “cadê?”. Pois é, foi assim que a Wizards retirou seu grande estoque de material de PDFs de um dia para o outro, praticamente sob a justificativa de pirataria.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Os altos e baixos de 2009

  1. Pingback: Quem se deu bem e mal no RPG esse ano? « RPG News

  2. Salve,

    Na minha opinião, ao aceitarmos que motivos pessoais sejam a justificativa para a ausência de lançamentos de uma das linhas da Devir apenas significa que estamos dispostos a lidar cada vez “melhor” com o amadorismo da empresa.

  3. Não foi bem que esqueci do Pathfinder, ele está na subseção Títulos OGL, mesmo sem estar mencionado. Em todo o caso, vou inserí-lo lá agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s