Os Personagens Jogadores mais bizarros do RPG

Muitos RPGs de humor e que muitas vezes servem apenas para uma aventura “one shot” oferecem personagens estranhos para jogar, que vão desde animais, atores frustrados e Raças muito divertidas de se jogar. Os que estão citado aqui embaixo são aqueles que com bastante pesquisa, achei de mais bizarro, e alguns até são de RPGs conhecidos do grande público. Talvez a lista tenha ficado um pouco grande, mas saiba que todos devem ser muito divertidos de se jogar!

Animais humanóides
Sistema: Sea Dracula
Em Sea Dracula, os animais são humanóides (antropomórficos se preferir) e vivem em cidades e trabalham como advogados, médicos, bombeiros, etc. Até aí, tudo bem, afinal na década de 80 tínhamos muitos desenhos assim: Kissyfur, A Nossa Turma, Duck Tales… Mas Sea Dracula não é só isso. Todas as ações são vencidas com disputas de dança…. Sim, um RPG de dança! Leia mais no Dados Limpos sobre ele (site acima).
Venda: DriveThruRPG

Ator de filme “B”
Sistema: It came from the late, late, late show e All Flesh Must Be Eaten.
Vamos citar vários jogos em que se pode jogar como atores aqui, e o primeiro é um dos mais legais: o trash, o obscuro, o “B”! Nesse jogo, os personagens são, como já foi dito, atores que atuam dentro desses filmes, e têm que correr muito, senão viram picadinho por um Jason, Freddy Krugger da vida ou de um “Grande Antigo”. E como esses filmes não são nenhum primor de roteiro, quanto pior, melhor! Se ficar bem engraçado, por quê não transformá-lo em um “Todo Mundo em Pânico” (Scary Movie)? Tanto o All Flesh quanto o It came seguem o mesmo esquema, e pdoe ter certeza que ambos são legais.
Download: Versões em português do All Flesh Must Be Eaten feitas pelo Tio Nitro disponíveis no link acima em “Sistema”.
Venda: All Must Flesh be Eaten

Ator figurante
Sistema: Sinopse (suplemento para OPERA)
Enquanto no Primetime Adventures (veja abaixo) você é o protagonista, aqui você é um ator que busca pelo seu espaço. Astro principais são somente NPCs! Por isso, pode te certeza, você irá sofrer muito até chegar a esse estágio.
Download: OPERA – Sinopse

Clone
Sistema: Paranóia
O Computador é seu amigo! Esse é o mote de Paranóia, RPG onde você interpreta um clone. Mas como assim? É o seguinte, você tem o personagem original mais cinco clones, se morrer, geralmente acusado de traição, tem um reserva. Mas um problema? Você sempre está morrendo, já que o Computador é o paranóico e seu clone pode ser um mutante e também pertencer a uma sociedade secreta! E isso, o Computador não tolera. Outro clone saindo!
Venda: Paranoia XP

Coelho
Sistema: Bunnies & Burrows, GURPS Bunnies & Burrows, FUDGE
Saindo do escôpo de animais que pensam como gente, Bunnies & Burrows (Literalmente, Coelhos e Tocas, uma brincadeira com Dungeons & Dragons) você tem de pensar como um coelho de verdade, e enfrentar problemas que um coelho enfrentaria e enfrentar o maior monstro que um coelho já enfrentou: Os seres humanos! O RPG é inspirado no romance Watership Down de Richards Adams que foi lançado no Brasil como A Longa Jornada (Nova Fronteira, 1976) que é possível encontrar em sebos, e no qual tem o filme animado (de 1978) com o mesmo nome também.
Download: Adaptação para Risus RPG. Trailer do filme Watership Down (1978). Preview do GURPS Bunnies & Burrows
Venda: GURPS Bunnies & Burrows

Contador de história
Sistema: As Extraordinárias Aventuras do Barão de Munchausen
Muita gente acha que esse título não se trata de um RPG, mas logo na primeira página está escrito “um RPG superlativo” então é. Nesse jogo o personagem participa de um desafio com outros contadores de histórias e quem contar a melhor, ganha. Sim, deve ser o único RPG que tem um vencedor. As histórias são baseadas no livro “As Aventuras do Barão de Munchausen” e no período que ele vivia, no século XVII e todos os personagens seguem o mesmo preceito.
Venda: As extraordinárias aventuras do Barão de Munchausen

Criança
Sistema: RPGs genéricos, Grimm, Razor in the Apple (True20 Worlds of Adventure), Little Fears
Ao abrir o GURPS Módulo Básico logo na páguna 14, há todos os dados para jogar com crianças e aparecem bastante em RPGs genéricos. No Grimm RPG e no Horizon Grimm D20, no Razor in the Apple que é um dos capítulos do livro True20 Worlds of Adventure é baseado em Os Goonies, no qual as crianças enfrentam monstros enquanto Little Fears tabém enfrentam monstros, mas com um clima mais pesado, tanto que o jogo foi acusado de ter citações sobre abuso em relação ao menor.
Download: ¡Niños! RPG sobre o tema, espanhol (ZIP com 4 TXTs).
Venda: True20 Worlds of Adventure

Criatura feita de mente
Sistema: GURPS Aliens
GURPS Aliens é, talvez, um dos títulos mais divertidos para GURPS com muitas criaturas interessantes e bizarras para serem personagens jogadores, além de regras para criação de seres diferentes. Um deles é Aurora, uma criatura feita apenas de energia da mente, ou seja apenas da energia psíquica, que não possuem nome e sim, símbolos psíquicos. Temos mais um alien nessa lista, lá embaixo.
Download: Preview do GURPS Aliens
Venda: GURPS Aliens (e23)

Cyberboy
Sistema: GURPS Cyberpunk
GURPS Cyberpunk sempre foi um dos mais vendidos títulos GURPS e hoje já se encontra defasado, mas enquanto o esquema de netrunning que até poderia ser adicionado aqui (navegação na rede) na qual você transforma-se em um personagem geralmente ilustrado em forma de uma bola com fogo atrás, mas foi incorporado a todos RPGs cyberpunks (a origem é o romance Neuromancer de William Gibson). Por quê escolhi o Cyberboy? Porquê ele representa o inverso da sociedade cyberpunk, que não conhece a vida “lá fora”. Não achei referência a eles em nenhum outro mundo cyberpunk, somente como NPCs.
Download: Preview do GURPS Cyberpunk
Venda: GURPS Cyberpunk (e23)

Desportista
Sistema: Magibol, The Prince of Tennis 3D&T , RPGQuest – Os 11 campeões, Futebol na Beholder Cego 8
Infelizmente não achei nenhum RPG oficial de esportes, mas devem existir, principalmente no Japão onde há muitos animes ligados ao tema como Captain Tsubasa e Slam Dunk, . Mas aqui no Brasil os fanmades são vários: Dois são ligados a cenário, o Magibol a Tormenta e o Pók-a-Tok ao Hi-Brazil, ambos variações de futebol. Falando no futebol, o BURP (veja mais sobre ele abaixo) fez, além do já citado Magibol, o RPGQuest: os 11 Campeões e que foi adaptado na revista Beholder Cego #8 para 3D&T junto com Quadribol (de Harry Potter) para D20. Além disso, veja o artigo sobre o anime Prince of Tennis (link acima).
Downloads: Magibol 3D&T, Magibol D20, Magibol Daemon e RPGQuest, RPGQuest – Os 11 campeões, Beholder Cego #08 e Pók-a-Tok – Sistema Daemon

Esquilos
Sistema: Squirrel Attack! Operation: Get Mr. Jones’ Nuts
Esquilos vermelhos, voadores e pretos se encontram nesse RPG que passa em um quintal, o do Senhor Jones e o Deus deles é um gato! Mundo pequeno não? E olha que mesmo com esse mundo pequeno, eles dividem-se em clãs e subespécies.
Venda: Squirrel Attack! Operation: Get Mr. Jones’ Nuts

Freiras poderosas
Sistema: Freiras renegadas e suas máquinas maravilhosas
A série do Mulheres Machonas Armadas até os Dentes já começa a er muito humor com esse título e perícias como Correr de Salto Alto, Telefone Celular, entre outras bizarrices. Mas as protagonistas aqui são freiras! E andando em uma Harley Davidson! Talvez seja o único RPG a brincar com esse tipo de personagem, ao contrário do que alguns filmes já fizeram.

Gato
Sistema: Cat! A Little Game About Little Heroes
O gato que no jogo anterior era um Deus, nesse foi “despromovido” a Personagem Jogador. E o jogo possui como atributos os “atributos físicos” do gato: Garras, Face, Pernas, Presas, Pelugem e Cauda. E também soltam magias!
Venda: Cat! A Little Game About Little Heroes

Homem das cavernas
Sistema: Terra de OG e OG: Unearthed Edition
Sim, existe jogo sério que se pode jogar como homem das cavernas, como no GURPS Ice Age, mas Terra de Og é um caso único que brinca muito com as poucas palavras que um homem naquela época poderia ter e as “Classes” lembram muito do D20 Modern, onde cada atributo relaciona-se com uma. O título saiu no Brasil com dois livros: Terra de Og e O livro completo do clube do homem das cavernas. Mas o jogo sofreu mudanças e se tornou Og Unearthed Edition, atualizado e com bastante modificações, mas mantendo o total de palavras do antigo, 18 apenas.
Venda: Land of OG

Kender
Cenário: Dragonlance
Sei que muitos fãs vão me criticar pelo fato deles estarem aqui, mas o cenário de Dragonlance tem duas Raças que poderiam estar aqui, uma são so Kenders citados, os outros são os individualistas e não muito inteligentes Anões Gully. Os Kenders estão aqui por serem cleptomaníacos de nascença, o que ajuda a escolherem a Classe Ladino e além disso são imunes ao medo.

Macaco e Mico-Leão
Sistema: Monkey Business e Monkey, Ninja, Pirate, Robot (veja abaixo) e Hi-Brazil
Monkey Business não é exatamente um jogo completo, mas duas Raças grátis para D20 System. Awakened Apes, macacos grandes enquanto Awakened Chimps são macacos pequenos. No Hiy-Brazil tem o Mico-Leão e que também está disponível no módulo básico de RPGQuest.
Download: Monkey Business

MiB – Homem de Preto
Sistema: MIB The Role-playing Game
MIBs existem em muitos RPGs, mas no oficial é interessante por um motivo: Eles não tem background! O agente “G”, o “J” e por aí vai, inclusive respondendo a um questionário que não ajuda muito no caso E assim como no filme, há muita tralha alienígena.

Magus, companion e grog
Sistema: Ars Magica
Ars Magica é outro clássico que tem de ser postado aqui. Na falta de construir um personagem, são três e em diferentes níveis. Magus são os magos, personagens principais do jogo, Companion (também se faz um) são servos do Magus que exerçam a função de autoridade como um monge franciscano, capitão da guarda ou um nobre e Grogs (que geralmente são mais de um) são sentinelas, cozinheiros e assim por diante. Bastante gente para cuidar, mas ainda assim muito interessante.
Download Ars Magica 4th Edition, sim ainda está grátis na E23.

Ninja entregador de hamburgueres
Sistema: Ninja Burger
Este começou com um site de paródias, somente posteriormente veio o RPG. E são exatamente isso, ninjas entregadores de pizza que têm de enfrentar a concorrência de outros. E se não entregar a tempo, comete o sepukku! Bem jogado, dá para usá-o como uma soma de RPG com Board Game. Como? Só fazer um desafio com vários jogadores tentando entregar pizza em uma casa a mesma distância entre as pizzarias.
Venda: Ninja Burger 2nd Edition

Participante de reality show
Sistema: X-Crawl
Em tese, esse jogo seria comum e clássico: Exploração de masmorras, mas na verdade, não é. Inspirados em filme como O Sobrevivente (The Running Man) e jogos como Gain Ground e Smash T.V. Quem conhece qualquer um desses citados deve ter sacado qual é a do jogo. O personagem participa de um reality show que acontece dentro de dungeons enfrentando monstros e ele é conduzido pelo DJ (Dungeon Judge). Ainda que o jogo considere isso um esporte radical, na verdade está mais para reality show e o tema é o mesmo: a luta pela fama. E outra coisa muito legal é a inspiração do jogo: O império romano com seus Deuses e tradições.
Fastplay: Lote do Betão
Site: X-Crawl (Goodman Games)

Personagem de desenho animado
Sistema: Toon, Rocky e Bullwinkle Roleplay Game, Big Ears, Small Mouse e Cartoon Action Hour
Aqui os personagens podem mais que um Deus de D&D! Que um Antideluviano em Storyteller! Mas é lógico que eles nunca aparecerão nesses cenários, os personagens de desenho animado realmente são bastante poderosos, já que podem fazer praticamente de tudo, mover as leis da física, tirar qualquer coisa de um buraco infinito! Toon foi publicado no Brasil e é o mais famoso do gênero, Big Ears & Small Mouse é uma variante do BESM Tri-Stat com vários arquétipos de “Raças” de desenho animado americano. Rocky & Bullwinkle é o bizarro RPG baseado no desenho animado da década de 70. Cartoon Action Hour merece destaque por ser diferente dos outros, é baseado em desenhos animados de aventura como Herculóides, Comandos em Ação e Thundercats.
Download: Cartoon Action Hour Lite, Cartoon Action Hour Sample Adventure
Venda: Cartoon Acion Hero: Season 2, Toon

Personagem de Hentai
Sistema: Black Tokyo, 3D&T Erotic e Book of Erotic Fantasy
Hentai é no ocidente, a palavra que designa a pronorafia japonesa, mas originalmente a palavra significa “metamorfose” ou “anomalidade”, que refere-se aos vários fetiches existentes nesse gênero. Sobre o Black Tokyo leia acima no Dados Limpos. O Book of Erotic Fantasy foi um dos títulos mais polêmicos com o selo D20 System, tanto que foi proibido de ser lançado com esse selo e foi lançado em sistema OGL e não aborda exatamente o tema hentai, mas sim o sexo na campanha medieval, todo ilustrado com fotos, sem contar as Classes de Prestígio como Celibatário Divino, Protetor do Harém e Dominador e como fazer sexo entre todas as Raças medievais. Bem antes do BoEF existia o 3D&T Erotic com muitas vantagens e desvantagens sexuais e misturas entre vantagens Únicas para o jogo.
Download: 3D&T Erotic
Venda: Book of Erotic Fantasy, Black Tokyo

Protagonista de série de TV
Sistema: Primetime Adventures
Não se trata de um jogo baseado em uma série de TV, mas sim um em que você interpreta um protagonista e tem que negociar com o Produtor (ou seja, o Mestre). Lembra bastante a série 30Rock (que no Brasil foi exibido como Um Maluco na TV pela TV Record) onde há muitas discussões entre os protagonistas, onde um quer aparecer mais que o outro. Os protagonistas decidem como será o episódio, depois interagem, enquanto o produtor cria o cenário e a cena inicial. Misura de RPG com teatro, bem legal!
Site oficial: Dog-Eared Design

Rato humanóide
Sistema: Mouse Guard RPG
Mouse Guard (os quadrinhos no Brasil são publicados pela Conrad Editora com o nome de Pequnos Guardiões) é o RPG levou prata no prêmio de melhor produto nos Ennies 09 são ratos antropomórficos e que ocorre num plano de fundo de fantasia medieval, ou seja, é bem diferente de Bunnies & Burrows e com arte maravilhosa!
Venda: MouseGuard Roleplaying

Roqueiro
Sistema: 3D&T Rock Band e Boy Band, RPG cancelado da Marginal Games.
Para muitos, 3D&T é um sistema destinado apenas ao combate, BURP (com co-autoria de CavaleiroS) demonstra que não pode ser. 3D&T Rock Band funciona como o jogo Rock Band mesmo, funcionando como um duelo de bandas. O jogo muda as Características do 3D&T que passam a ser Atitude, Técnica, Vontade, Improvisação e Fama. Um jogo diferente e que tem os kits no blog também.
Além deles, BURP produziu o 3D&T Mamma Mia sobre pizzas e o 3D&T Banho de chuveiro!
Donwload: 3D&T Rock Band – Livro e Ficha

Thri-Kreen
Cenário: DarkSun
Mais uma vez os fãs de D&D vão reclamar, fazer o quê? Os Thri Kreen são uma raça insetóide e que não têm a mínima necessidade de dormir (adivinha quem vigia enquanto os outros dormem?) e são carnívoros, adorando carne de Elfo, adivinha quem não dorme enquanto o Thri-Kreen está vigiando?

Vírus
Sistema: GURPS Aliens
Outro advindo do GURPS Aliens (e apenas alguns dos muito bizarros representados lá) é Riders, que são na verdade uma colônia de vírus parasitas, e o livro tem inclusive as regras de ifnecção e reprodução não-assexuada! Esse quero ver alguém jogar!
Download: Preview do GURPS Aliens
Venda: GURPS Aliens (e23)

A combinação mais bizarra
Monkey, Ninja, Pirate, Robot: the Roleplaying Game e Monkey, Ninja, Pirate, Robot Deluxe
Traduzindo: Macaco, Ninja, Pirata, Robô: o RPG. Esse jogo usa o sistema PDQ, o mesmo do já citado Ninja Burger e mistura todos esses personagens, na versão Deluxe pela capa dá para ver que tem palhaço, cowboy, zumbi, punk… Quem quiser comprar, terá um jogo interessante em mãos!
Venda: Monkey, Ninja, Pirate, Robot e Monkey, Ninja, Pirate, Robot Deluxe. Ué não tem anda de errado com os preços?

Fontes: Dados Limpos, Rodapé do Horizonte, Rodapé do Horizonte (Multiply), RedeRPG, Paragons

24 pensamentos sobre “Os Personagens Jogadores mais bizarros do RPG

  1. Pingback: RPGs com personagens jogadores bem diferentes! « RPG News

  2. Ha! Eu ia falar de Ninja Burguer na proxima sessão RPG Estranho do Dados Limpos! Obrigado pelas referências, vou procurar alguns desses rpgs, gosto bastante dessas coisas estranhas…

  3. O Monkey, Ninja, Pirate, Robot: the Roleplaying Game é sensacional. A versão deluxe ainda não vi, mas parece que tem mais seres cool, vou procurar ele pra ler também.

  4. Obrigado por me dizer o título com o qual Watership Down saiu no Brasil! Eu tenho o original (e GURPS Bunnies & Burrows 🙂 mas não consigo ler para minha filha, não tenho como traduzir tanto nome de plantinhas, matinhos, ervinhas, florzinhas e etcétera!

    GURPS B&B é um dos melhores cenários de RPG que eu já vi! Pena que não consigo vazer ninguem jogar! Acho que vou tentar mestrar isso em algum evento!

  5. O GURPS Aliens é uma mina de tipos estranhos mesmo, além dos dois citados ainda tem lesmas artistas (Tamiles), pedras sencientes (Look Sujan), dinosauros psiônicos (Banduch), cristais computadores, borboletas gigantes (Garuda), e os estranhos MESMO como aliens da 5a dimensão (Traders) e O Mmm, uma (várias?) raça que é uma pessoa só!

  6. Cara muito boa a materia… já joguei Toon, Mulheres machonas, Paranoia… mas os outros não conhecia…huahuahuahua

  7. Interessante, heheh. Já tinha ouvido falar da maioria deles, mas ler mesmo eu li poucos. Tem um punhado de outros que não apareceram aí – tipo, de cabeça, eu lembro do It’s a Dog’s Life, que é sobre cães das pradarias (que tem pouco a ver com cachorros, na verdade é uma espécie aparentada com esquilos =P); o Nicotine Girls, sobre garotas viciadas em cigarros; o Puppetland, sobre marionetes; o Pokethulhu, sobre treinadores de deuses ancestrais de bolso (esse saiu até em português, muitos devem conhecer, e a última edição em inglês é gratuita); e acho que deve ter pelo menos mais uma meia-dúzia de joguinhos interessantes por aí.

    Ah, e corrigindo um pouco os esportes – o artigo sobre futebol que saiu na Beholder Cego é pra 3D&T, não d20, e na verdade ele foi escrito antes do para RPGQuest (eu inclusive aproveitei o texto resumindo a história do futebol de um no outro, heheh =P). Mas acho que o segundo ficou mais interessante, por causa do uso de miniaturas e tal – dá até pra jogar como um jogo competitivo mesmo, tipo futebol de botão, heheh. Eu tb to com uma versão do Magibol pro 3D&T Alpha pra sair há algum tempo já.

    E faltou citar tb o 3D&T Sudoku Master, heheheh =P

  8. @BURP Puppetland eu conheço e Pokéthulhu eu tenho. O segundo eu não coloquei pq atualmente tem tanto o BESM quanto o Mechas & Manga que falam sobre treinadores de pocket monsters, mesmo de jeito bem diferente. Não duvido que dê para fazer uma continuação para esse artigo.

    Na verdade a parte sobre futebol faltou apenas um “para 3D&T”

    O 3D&T Sudoku Master não coloquei pq é recente. BURP, apresenta esses materiais pro Cassaro ou pro pessoal da Jambô, rapaz!

  9. huhauhauahauhaua
    coisa interessante, coisa engrassadíssima, coisa conhecida, coisa desconhecida..
    uma das mais interessantes e bacanas listas de material de rpg que eu já vi.. =)

  10. Já narrei um live de novela mexicana RPG, o sistema eu tinha criado há tempos atrás (Soap Opera) e foi um sucesso de público e crítica de tão tosco.

  11. @ásbel Eu estava na faculdade hj e comecei a rir com seu comentário 🙂

    @Danielfo Imagino como deve ter sido, ainda mais um live!

    Baixei um preview do Monkey, Ninja, Pirate, Robot Deluxe e lá os novos personagens são: Clown (Palhaço), Cowboy, Mutant (Mutante), Punk e Zombie (Zumbi).

  12. Pingback: 11 anos de RPGNews! | RPG News

  13. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

  14. Realmente é um ótimo artigo, mas como já foi dito anteriormente, o Mico – Leão tem no Módulo Básico de RPGQuest, aliás, tenho quase certeza hehehe. Boa noite…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s