Sistemas OGLs nacionais

Desde o lançamento da terceira edição de Dungeons & Dragons no Brasil em 2001 e com o lançamento das licenças D20 System (que permitia publicar livros derivados do livro do Jogador de D&D com o selo D20 System, cancelada) e a OGL (que permite criar RPG derivado dos sistemas D&D3, D&D3.5 e D20Modern, incancelável) o qual tivemos muitos lançamentos tanto lá fora quanto aqui no Brasil. Com o fim da licença D20, só sobrou a OGL e foi criada a GSL para a 4ª edição, bem mais restritiva que a OGL. Por esse motivo a Green Ronnin decidiu não entrar nela e aqui no Brasil, a Jambô também não, por isso novos títulos OGL estão sendo feitos também.

Publicados
4D&T
Site oficial: JBC
Como é? Trata-se um D20 bem simplificado, do qual aproveitam-se ideias dos antigos Defensores de Tóquio, assim como do BESM e do Unearthed Arcana, mas ainda assim trazendo novas informações. As Classes são as mesmas do Primeiro Aventura: Combatente, Conjurador e Especialista e as Raças são Humano, Alien, Andróide, Elfo, Kemono e Yokai e que vão até o 10º nível. As regras fazem uso do 4d6 (d20 é opcional), dois Defeitos adquiridos valem um Talento e não há lista de Equpipamentos.
Situação atual: O público-alvo esperado (jogadores de 3D&T) não gostou do jogo e preferiu continuar com o 3D&T, o que resultou com o lançamento de 3D&T Alpha em 2008, mas com alguns elementos do 4D&T como as Raças e as Escalas de Poder.
Pasta de downloads do 4D&T

Ação!!!
Site oficial: Dragão Brasil (extinto)
Como é? O pai de todos os OGLs publicados aqui no Brasil, é uma versão simplificada, assumidamente, do D20 Modern. As Classes são derivadas do Unearthed Arcana também, mas com modificações: Há o Lutador, o Sobrevivente e o Perito e as Classes vão até o 10º nível sendo o único dos que foram publicados a ter Classes de Prestígio. Ao contrário do D20 Modern, a compra de equipamentos é feitam com testes, enquanto no Ação!!! é feito com dinheiro.
Situação atual: Indeterminada. Na revista Dragonslayer #05 é dito sobre uma nova versão, com uma lista contendo 50 animais e monstros típicos de filmes e um capítulo chamado “Campanhas” contendo os cenários Bairro proibido, Caça-Zumbis, Templos & Tumbas, Clube Masquerade, Chimera, Hyper Fighter e Invasão, sendo esse último reproduzido na revista.
Pasta de downloads do Ação!!! Resenha do Ação!!!

Powercars 2006
Site oficial: Powercars (o site não existe mais)
Como é? Fruto de uma parceria entre a Mantícora Editora e a Fundação Volkswagen para o Salão do Automóvel 2004 era uum jogo na qual carros se transformavam em robôs (Transformers) que fazia uso de um sistema próprio e foi vendido numa caixa com miniaturas, hoje difícil de encontrar, devido a sua tiragem limitada. Em 2006 foi feita uma nova versão, tmabém para esse Salão do Automóvel, só que dessa vez usando uma versão mais simplificada do D20, fazendo uso somente de Atributos e Talentos, uma versão mais compacta dele foi publicada na Dragon Slayer #09.
Situação atual: Atualmente a Editora Mantícora não existe mais, e seus antigos donos estão trabalhando longe do RPG, tanto que a DS está sob os cuidados da Jambô Editora atualmente.
Download do Powercars 2006

Primeira Aventura
Site oficial: Primeira Aventura, atualmente fora do ar
Como é? O jogo tem uma proposta similar ao Ação!!!, prduzir uma versão compacta do Dungeons & Dragons. Esse livro é dividido em Guia do Jogador e do Mestre, impresso totalmente colorido com fundo verde nas páginas que deve ser para evitar cópias preto e branco. Há três Classes e sugestões de Classes derivadas, que aqui estarão entre parêntesis: Combatente (Guerreiro, Monge, Paladino e Bárbaro), Conjurador dividido em Arcano (Mago, Feiticeiro) e Divino (Clérigo e Druida) e Especialista (Ranger, Ladino e Bardo) com as Classes avançando até o quinto nível. Os poderes da terceira edição de Dungeons & Dragons como Ataque Furtivo, Expulsar Mortos Vivos e Fúria Bárbara aparecem aqui, mas na forma de Talentos. Não há Raças, devido ao fato que o mundo principal do sistema (Moreania) há somente Humanos e Humanos modificados, mas elas apareceram na Dragonslayer #03.
Situação atual: No próprio livro é anunciada uma progressão: Aventura, que iria do 6º ao 10º e com as Raças, Aventura Heróica do 11º ao 20º e Aventura Épica que levaria os personagens para um nível superior ao 20º. Além dos básicos, o único que foi publicado foi a aventura Relíquias de Brachian, sendo que a continuação desta foi publicada na Dragonslayer. Com o surgimento do Tormenta OGL, a linha Aventura deve ir para o limbo. Em 2009, o Cassaro liberou o Primeira Aventura de graça, o qual disponibilizo na pasta abaixo.
Pasta de downloads do Primeira Aventura Resenha do Primeira Aventura

Em netbooks gratuitos
Aventura e Magia
Site oficial: Dark Fate Publishing
Como é? É a versão brasileira e adaptada do Microlite20, já comentado nesse blog. As Raças são Humanos, Anões, Elfos e Halflings. As Classes são Guerreiros, Clérigos e Magos. Maiores informações podem ser encontradas aqui.
Situação atual: É um título recente, de 2009, mas até agora não foram produzidos suplementos para ele. O último lançamento da Dark Fate foi um cenário de mesmo nome, em inglês, para o RPG old school Swords & Wizardry.
Download do Aventura e Magia

F.U.B.A.R.
Site oficial: não tem
Como é? O pai de todos OGLs nacionais, lançado bem antes do Ação!!! quando não havia um bom conhecimento sobre as regras OGL (daí o D20 na capa, tanto o Spycraft quanto o BESM D20 se entitulam D20 e não OGL). O FUBAR é um RPG baseado em campanhas militares havendo quatro Classes para a criação do personagem: Soldado, Médico, Engenheiro e Oficial e possui várias descrições de como funciona e organiza-se um exército.
Situação atual: O autor Osny não tem produzido mais nada desde a versão de Matrix D20 usando o mesmo sistema, ou seja, uma versão adaptada para o D&D3.5 dele é impossível, ao menos por agora.
Pasta de downloads do F.U.B.A.R.

Old Dragon
Site oficial: Old Dragon
Como é? Acho que já falamos muito dele por aqui. Para saber mais, veja aqui.
Situação atual: O sistema tem um site só para ele contendo netbooks publicados também por terceiros e busca a sua publicação.
Pasta de downloads do Old Dragon Resenha do Old Dragon

Re.Ação
Site oficial: .20 | Re.Ação!
Como é? Uma versão melhorada e atualizada do Ação!!! misturando-o com vários outros sistremas como Pathfinder e True20 (que não são citados na OGL e que deveria ter), as Raças seguem um padrão de True20 sendo Anão, Elfo, Gnomo, Humano, Meio-Orc e Halfling. As Classes são: Atacante, Defensor e Líder, assim como teve a adição de mais regras, como novas Perícias e áreas de influência. O sistema não está pronto, sendo a última versão lançada chamda de Beta 2.
Situação atual: Adão, o autor, entrou na faculdade, então deve demorar um pouco a ter uma versão nova e mais completa do livro. Só falta uma versão definitiva, deixando o livro de ser beta.
Pasta de downloads do Re.Ação

Supers D20 v. 1.0
Site oficial: Spell RPG e Mundo Bizarro
Como é? Um jogo para supers nacional e OGL (da mesma forma que o Mutantes & Malfeitores, Silver Age Sentinels e Aberrant). Nele, os poderes se situam da mesma forma que a magia, usar acarreta gasto de mana. Há níveis de personagem, mas não Classes. Há Talentos com os subtipos [Herói] e [Chi]. A curiosidade é que ele foi criado para o fórum SpellRPG e não teve muita divulgação fora dele, exceto em alguns blogs.
Situação atual: Desde seu lançamento em 2008 não recebeu mais atualizações. O blog está abandonado também.
Download do Supers D20

Futuros possíveis lançamentos
Sistema E20
Site oficial: Véu da Verdade (ou na RedeRPG)
Como é? Esse OGL foi criado para dar suporte aos títulos da Eridanus Books, principalmente ao Véu da Verdade, um romance de ficção científica escrito e distribuido independentemente por João Beraldo. O sistema parece ser uma simplificação do True20 da Green Ronnin, a mesma de Porto Livre e Mutantes e Malfeitores. Os arquivos na pasta são a versão extremamente básica do sistema e uma aventura.
Situação atual: A última notícia da Eridanus é de setembro de 2008. João Marcelo Beraldo participou do RPG Superstar em 2009, ficando entre os dezesseis finalistas.
Pasta de downloads do E20
Good Old Game (GOG)
Site oficial: Lote do Betão
Como é? Criado por Valberto Filho, esse é o mais bem documentado de que todos os outros possíveis lançamentos, no link apresentado acima há as raças detalhadas, informações de como seria o livro e etc. A intenção era de fazer um sistema old school derivado do D20 com novidades.
Situação atual: Parado. O último post foi em fevereiro de 2009. Após ler esse mesmo artigo, Valberto retomou o projeto, modificando-o todo, ao invés de se tornar um título OGL, será um título de Fantasia apra Mutantes & Malfeitores.

OGL 20
Site oficial: RedeRPG e D3 System
Como é? Era para ser o título D20 da RedeRPG, mas recentemente o Douglas 3 assumiu o projeto, o que fez o projeto pertencer tanto a RedeRPG quanto ao D3 System, não há muitas informações ainda, mas o D3 diz que vai ser uma versão retrocompatível, ou seja, compatível com os produtos D20 existentes, há a informação de que haverá duas versões: uma fiel a a 3.5 e outra batizada de “3.75”.
Situação atual: Aos cuidados do D3, ainda está sendo escrito.

Old is Cool 20
Site oficial: Não tem, mas há menções sobre no orkut e na RedeRPG
Como é? Mas um old school nacional, que seria um PDF vendável e que tornaria OGL as regras existentes no suplemento Skills and Powers de AD&D 2ª edição.
Situação atual: Há muito tempo não há notícias, o que não torna possível dizer se o sistema está sendo escrito, se desistiram do projeto…

Tormenta OGL
Site oficial: Jambô Editora e Dot20
Como é? Um novo módulo básico de Tormenta, também retrocompatível aos suplementos já lançados e que atualizará os suplementos já lançados.  O sistema terá um teste de resistência que será metade do nível  + bônus, as Perícias serão reduzidas para apenas 19 (Acrobacia, adestrar animais,  atletismo, atuação, cavalgar, conhecimento, cura, diplomacia, enganação, furtividade, identificar magia, iniciativa, intimidação, intuição, ladinagem, obter informação, ofício, percepção e sobrevivência) e a Raças serão: Humanos, Lefou, Anões, Minotauros, Elfos, Meio-Gênios (Qareen) e Halflings e a Classes: Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge, Paladino, Ranger, Samurai e Swashbuckler.
Situação atual: Em produção, o livro deve sair esse ano mesmo. Questões sobre ele podem ser perguntadas nesse tópico no fórum da Jambô.
Preview 1 (Anões) Preview 2 (Bardo) (DS#28)

Nessa lista, faltou um título que é OGL, mas que não é derivado do D20, o ESC 2.0. No próximo tópico sobre OGLs falaremos dele.

16 pensamentos sobre “Sistemas OGLs nacionais

  1. Pingback: Conheça os sistemas OGLs nacionais « RPG News

  2. Querido talude,

    Antes de mais nada, obrigado pela lembrança.
    O Good Old game foi meio que descontinuado. Estou reescrevendo toda a parte mecânica. A parte de raças e cenário devem ser mantidas como estão.
    E quando fica pronto? Só deus sabe…

  3. @valberto
    Torço para que vc continue com seu projeto e o divulgando no Lote, valberto.

    @Leonardo T.
    Acho q vc vai gostar do próximo artigo que vai tratar dos OGLs não D20. Olha q eles dão uma ideia boa de como trabalhar e inserir elementos no seu próprio OGL.

    @Juca 999
    Eu gosto de fazer posts assim, didáticos, tanto que esse mês deve sair mais uns dois, se não hover atrasos 🙂

  4. Olá!
    Putz, mais didático impossível! E olha só quanta coisa… Não sabia de tanto material assim nacional.

    Até and Bye…

  5. Maurício, o Old Dragn é OGL sim, já que possui a licença (Pg.47 do Old Dragon Fast Play Test) e mesmo se baseado numa versão old school do D&D é necessário fazer uso da Open Gaming License. OSRIC, Sword & Wizardry, Labyrinth Lord entre outros, todos eles fazem uso a OGL.

  6. Pingback: Novidades no artigo “Sistemas OGLs nacionais” « RPG News

  7. Pingback: The Grand OGL Wiki – Todos os OGLs em único lugar - PARAGONS

  8. Pingback: Ação!!! liberado de forma gratuita! « RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s