Títulos OGL não D20

A OGL, ao contrário do que pode ser pensado, não abrange apenas títulos D20 (D20 System 3.0, 3.5, Modern) e produtos aparentados com a escrita “Para jogar esse jogo, é necessário ter o Livro do Jogador D&D 3” na capa e geralmente seguem a estrutura Atributos (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria, Carisma), Raças, Classes, Perícias e Talentos. Fugiu disso, deixa de seguir o padrão D20 e torna-se um sistema novo, mas que ao contrário de Pathfinder, por exemplo, deixa de ser D20. Outros livros que não entram aqui são o Advanced Player’s Manual da Green Ronnin, World of Wacraft, Conan D20 e Arcana Evolved (ou Arcana Unearthed). Seguindo esses critérios, temos:

Action! System
Site oficial: The Official Action System Site
Antes de tudo, não confunda com o OGL nacional Ação!!! Esse é OGL do mesmo jeito, mas faz uso de um sistema próprio, não derivado do D20 e foi um dos primeiros a fazer uso da OGL (junto com o Dominion Rules, BESM D20 e Spycraft, todos você vê abaixo). É um RPG com temas de ação, como o nome diz e só faz uso de 3 dados de seis faces. Há três níveis de realidade (que lembram Fuzion e TriStat DX): Realístico, Cinemático e Extremo.
Estrutura do jogo: Atributos: Grupo corporal – Força (FOR), Reflexos (REF) e Saúde (SAU). Grupo mental – Presença (PRE), Intelecto (INT) e Vontade (VNT). Atributos derivados: Número-alvo defensivo (Ref+10), Iniciativa (REF+INT)/2, Resistência (FOR+VNT)/2, Vida (SAUx3) + (VNTx2) e Movimento REF + (FOR+SAU)/2. Traços: Muitas Vantagens e muitas Desvantagens. Muitas Perícias divididas em Mente e Corpo. Também faz uso dos Pontos de Ação.
Download: Pasta Action! System
Wiki: The Action-Oriented SRD em Darkshire.net

Big Eyes, Small Mouth D20
Site oficial: RPGNow > BESM D20 (busca)
Big Eyes Small Mouth D20 (o nome remete a uma característica dos Animes: Olhos grandes, boca pequena) foi publicado originalmente para o sistema Tri-Stat D6 e depois ganharia versão D20, versão esta que foi publicada no Brasil pela Devir Livraria, a qual foi lançada quando já existia uma versão revisada (3.5). O sistema nada mais é que uma adaptação direta do Tri-Stat para o D20, incluindo todos os Atributos (poderes que os personagens ganham ao gastar pontos). O bizarro desse sistema é que Robô Gigante é Classe e ele cresce conforme avança de nível.
Estrutura do sistema: Habilidades iguais aos do D20, Raças, Classes (Arsenal, Artista Marcial, Às do Asfalto, Aventureiro, Estudante, Feiticeiro Dinâmico, Garota Mágica, Membro Sentai, Metamorfo, Ninja, Piloto de Mecha, Robô Gigante, Samurai, TecnoGênio e Treinador de Monstros), Talentos, Perícias, Perícias com Arma e Atributos.
Variante: Silver Ages Sentinels D20 (veja abaixo)
Download: Pasta Big Eyes, Small Mouth D20
Wiki: Anime SRD em Open Gaming Foundation

Silver Age Sentinels D20
Site oficial: RPGNow > Silver Age Sentinels D20 (busca)
A descrição do BESM20 serve também Silver Age Sentinels (Sentinelas da Era de Prata), à exceção á sua publicação no Brasil e sobre ser anime. O jogo é sobre supers e dedicado principalmente a Era de Prata, um nome informal dado aos quadrinhos produzidos durante a vigência do Comics Code Authority o que levou muitas vezes ao exagero dos quadrinhos e mesmo à suas adaptações para a TV, basta lembrar-se da série live-action do Batman dos anos 60 e as séries animadas dos Super Amigos e do Homem Aranha dos anos 70. Curiosamente, mesmo com esse exagero todo, os quadrinhos tiveram uma boa alta nas vendas. Só para constar: No SASD20 (e no TriStat também) não há Raças.
Estrutura do sistema: Habilidades iguais aos do D20, Classes (Aventureiro, Lutador fantasiado, Mago fantasiado, Engenhoqueiro, Gerador de Poderes, Psíquico, Vadio, Velocista) Perícias, Perícias com Arma e Atributos.
Download: Pasta Silver Age Sentinels (BESM/Tri-Stat)

Chimera RPG
Site oficial: The Welsh Piper
Chimera é um RPG genérico e que teve sua edição 1.0 gratuita e também com a Open Gaming License, enquanto a 2.0 (a atual) não, além de custar 12 dólares. Há traços (Traits) que podem ser comprados e em várias categorias e que também servem como Perícias. Os Poderes são as Magias (Arcanas, Divinas ou Xamãs). Destaco que as fichas desse sistema são bem pequenas e po teste é parecido com o D20.
Estrutura do sistema: Raça, Classe, Habilidades (Força, Destreza, Inteligência, Força de Vontade), Traços e Poderes.
Download: Pasta Chimera RPG

Dominion Rules
Site oficial: Dominion Rules
O Dominion foi um dos primeiros RPGs a adotar a open gaming license em 1999, além de ter a sua própria licença, a Dominion Rules Licence. O sistema é um dos poucos sistemas existentes baseados em d12, o que é descrito muitas vezes como problema, já que a chance de resultar um resultado negativo é grande.
Estrutura do sistema: Raça, Habilidades (Vigor, Agilidade, Energia, Intuição, Intelecto, Sorte) e Perícias relacionadas aa Habilidade.
Download: Pasta Dominion Rules

Elegia
Site oficial: Relative Entropy Games
Elegia é do mesmo autor de Engines & Empires e é uma compilação de house rules e uma simplificação das regras de D&D. Nesse RPG, o Halfling ganha nome de Hob. Os capítulos de monstros e magias são bem curtos e há regras para tropas para personagens de 8 bits e exemplos de campanhas.
Estrutura do sistema: Atributos (Força, Destreza, Inteligência, Força de Vontade), Raças (Humanos, Elfos, Anões e Hobs, ou seja, Halflings), Classes (Cavaleiro, Monge, Mago e Ladino) e Perícias
Download: Elegia v.1.00 (PDF)

Engines & Empires
Site oficial: Relative Entropy Games
Assim como o GORE e o Mutant Future, esse também deriva do Labirynth Lord. Trata-se de um jogo steampunk (Castelo Falkenstein, GURPS Steampunk) que contém Classes de Prestígio e Classes para Fadas e em relação ao D&D, o nível “máximo” é 36 e há os Pontos de Façanha. Esse é um dos poucos dessa lista que inclui cenário.
Estrutura do sistema: Habilidades (Força, Destreza, Vitalidade, Inteligência, Sabedoria, Carisma), Classes Básicas => Classes Avançadas (Pugilista => Campeão, Especialista => Profissional, Guerreiro => Sobrerano, Anão => Sobrerano, Mago (Mage) => Feiticeiro (Wizard), Fada => Feiticeira, Assistente => Sábio, Elfo => Sábio, Tech => Inventor, Gnomo => Inventor, Halfling => Barão, Centauro => Paladino, Fauno => Guarda, Sereio (Merrow) => Bardo e Silfo => Dragão) e Perícias
Download: Pasta Engines & Empires.

Esc 2.0
Único brasieliro da lista e não muito conhecido, escrito por Lalo Martins, um dos colaboradores mais influentes da DB na época do trio. A citação aqui é do próprio autor numa entrevista cocnedida a RedeRPG: “Em termos de filosofia, acredito que o sistema tem que ser simples, sem ficar no caminho do Narrador. Acho que o melhor sistema do mercado atualmente – pelo menos entre os principais – é o do Exalted, que alguns chamam de ‘Storyteller revisado’. No meu grupo de jogo, um combate dura em média meia hora com Esc ou Exalted, uma com Storyteller ou Daemon, e metade da sessão com D20. (…) Em Esc, eu procurei levar esse ponteiro pra uma posição que eu considero mais “realista”. Existe sorte, e existe azar, mas boa parte das vezes eles não interferem, e o que determina o sucesso é sua habilidade. No playtest, percebi que isso leva os jogadores a confiarem menos no dado e tomarem decisões mais razoáveis (claro que “razoável” é uma palavra que depende totalmente do clima da história e da ambientação).”
Estrutura do sistema: Características, Desvantagens (Vícios, Inimigos, Fobias), Perícias e Vitalidade. Todos, a exceção de Vitalidade marcados com + (se for positivo) e – (precisa falar?).
Download: Pasta Esc 2.0
Wiki: Esc 2.0 wiki em RPG Grátis e Licenças

FUDGE
Site oficial: FUDGE RPG
O FUDGE não é tão desconhecido do brasileiros, já que temos um blog somente dedicado a tradução dele (e também ao FATE e ao Espírito do Século, veja abaixo), o Mais Quatro e através do Anel Elemental: o Legado, jogo lançado pela Comic Store. O sistema já fazia uso de uma licença própria, não comercial, e em 2004 passou a usar a OGL. O sistema é famoso por usar os dados Fudge (um dado de seis faces com duas faces com sinal de +, duas faces com – e duas em branco). Jogam-se qautro dados e somam-se os sinais.
Estrutura do sistema: FUDGE é um meta-sistema, que deve ser usado para a criação de outros. Mas conformea estrutra demonstrada no módulo básico que é formado por Atributos, Bençãos, Falhas, Poderes Sobrenaturais e Perícias. Há também os antecessor dos Pontos de Ação, os Pontos de Embuste, assim como uma planilha de ferimentos categorizada por tipo, que nem o Storyteller e o Mutqantes & Malfeitores. Mais sobre o sistema veja nesse artigo.
Variantes: FATE/AFIM (veja abaixo), C-System, FUDGE DS, FUDGE Online (variantes em língua espanhola), Bahaus e Anel Elemental: O Legado (variantes brasileiras), Fashion FUDGE O Sea e Instant System (variantes inglesas). Todos, a exceção do Anel Elemental estão na pasta abaixo.
Artigos: Uma visão sobre FUDGE e Resenha: Anel ELemental: O Legado
Downloads: Pasta FUDGE que inclui ainda as variações espanholas FUDGE DS, FUDGE Online e C-System, a variação americana Instant System e a variação nacional Bahaus.
Wiki: FUDGE RPG em Omar’s Home Page (às vezes demora um pouco para carregar)

FATE (AFIM)
Site oficial: FateRPG.com
FATE é uma variante do FUDGE que já nasceu adotando a OGL do seu “pai” e da mesma forma, é altamente customizável. Dele surgiu o premiado Espirito do Século, um RPG Pulp situado nos anos 20 e inspirado em Indiana Jones e outros similares situados no período.
Estrutura do sistema: FATE elimina completamente os Atributos, criando em seu lugar os Aspectos. Há também as Perícias e os Extras. Há a Trilha de Dano (Ferimentos) e Pontos de Destino (Pontos de Embuste) de forma similar ao FUDGE.
Variantes: Espírito do Século (Spirit of the Century) e FATE-Tal System. Ambos disponíveis na pasta abaixo.
Downloads: Pasta FATE/AFIM que também inclui o Espírito do Século.
Wiki: FATE: Fantastic Adventures in Tabletop Entertainment em Darkshire.net e Spirit of the Century SotC SRD em zork.net

G.O.R.E.
Site oficial: Goblinoid Games
G.O.R.E. é um jogo de horror inspirado em Call of Cthulhu e com partes do sistema no Runequest, além de ser da mesma empresa do old school Labyrinth Lord. Sendo um jogo de terror, temos o atributo Size (Tamanho) que define a altura e o peso do PJ além de testes de Alerta e Sorte, já que é necessário correr e muito! As Perícias são calculadas em porcentagem ou com valores assumidos como uma Habilidade vezes Multiplicador (DESx2 por exemplo). Há regras para radiação e magias bem símples.
Estrutura do sistema: Características primárias (Força, Constituição, Destreza, Tamanho, Inteligência, Poder e Carisma), Características adicionais (teste de Alerta, teste de Carisma, Modificador de Dano, Teste de Destreza, Pontos de Vida, Teste de Sorte e Pontos de Magia), Perícias
Download: Pasta GORE

Mutant Future
Site oficial: Relative Entropy Games
Mutant Future tem inspiração em Gamma World, cenário pós-apocaliptico da época do AD&D e que deve voltar agora para a quarta edição e eles acabam sofrendo mutação, ganhando poderes que ajudam a sobreviver nesse ambiente hostil. Como pode ser visto nas Raças abaixo, o Human Puro tem destaque por ser um grande sobrevivente. AH,e não há Classes!
Estrutura do sistma: Habilidades (as mesmas do D&D), Raças (Andróide, Animal Mutante, Humano Mutante, Planta Mutante e Humano Puro) e Mutações.
Download: Pasta Mutant Future

Mutantes & Malfeitores
Site oficial: Mutnats & Masterminds
Esse foi o primeiro sistema derivado do D20 a ter construção de personagens por pontos. Ele deriva-se do True20 (veja abaixo) em relação a forma de estabelecer o dano. Também não há Classes, mas sim Arquétipos e Modelos, que servem para customizar o personagem mas não de forma normativa, como ocorre no D20 original. É o único dessa lista, além de FUDGE, a ser lançado no Brasil.
Estrutura do sistema: Habilidades iguais aos do D20, Talentos, Defeitos, Poderes e Perícias.
Download: Pasta Mutantes & Malfeitores

Runequest SRD
Site oficial: Mongoose Publishing
Um dos mais antigos RPGs daqui, foi criado em 1978 durante um dos primeiros “booms” do RPG de fantasia e como a maioria dessa época, necessita do conjunto de dados normal para D&D. Desde 2005 faz uso da OGL. Ele pode ser tratado como uma tentativa de tornar realista o sistema de D&D, tendo inclusive dano localizado. O nome se deve às regras de magias, chamadas de Magias das Runas.
Estrutura do sistema: Caracterísiticas (Força, Constituição, Destreza, Tamanho, Inteligência, Poder e Carisma), Raças, Antecedente cultural, Profissão e Perícias.
Variantes: OpenQuest (SimpleQuest). Veja abaixo.
Download: Pasta Runequest SRD
Wiki: The Runic SRD em Darkshire.net e MRQ Wiki em MRQWiki

Open Quest (ou SimpleQuest)
Site oficial: D101 Games
Openquest (que foi publicado anteriormente como Simplequest) é uma mistura da Runequest SRD, acima, com ideias de edições antigas do próprio Runequest e também do Stormbringer 5ª edição. Conforme o nome diz, ele foi feito para ser totalmente aberto.
Estrutura do sistema: Caracterísiticas (Força, Constituição, Destreza, Tamanho, Inteligência, Poder e Carisma), Raças, Antecedente cultural, Profissão e Perícias.
Download: Pasta Open Quest

Perfect20
O Perfect20 é uma simplifiação do D20 original e não faz uso das Classes. Há poucas Perícias e elas ocupam uma página e os Talentos existem na forma de árvores, sempre tendo outro como pré-requisito e calssificados como “defesa”, “médicos”, “observação”. Há também os traços de desenovolvimento, na qual escolhe-se como se progride a partir de números.
Estrutura do sistema: Habilidades (os mesmos do D20), Perícias e Talentos.
Download: Pasta Perfect20

Sistema D6
Site oficial: West End Games
Mais um sistema criado antes da licença. Nesse caso, foi em 1986 com o RPG oficial dos Caças-Fantasmas, mas a maior fama veio depois com a versão para Guerra nas Estrelas. Dez anos depois, o sistema ganha um módulo básico e treze anos depois, a sua liberação para OGL. Outros destaques que o sistema teve foram Hercules & Xena, Indiana Jones, DC Universe e Homens de Preto. A ideia central do título lançado em 1996 foi tornar o D6 customizável, podendo criar seu RPG livremente. O destaque desse sistema é que você não tem um atributo fixo e sim, determina pelos dados como “2D+5” ou “3D+1”.
Estrutura do sistema: Atributos (variados), Perícias, Vantagens, Desvantagens e Habilidades Especiais
Variantes: Mini Six e 6Lados. Ambos disponíveis na pasta.
Artigos: Open D6, a licença aberta da West End Games e Lançamento Beta Seis Lados – o D6 OGL brasileiro (inclui também o MiniSix)
Download: Pasta Sistema D6

Spycraft
Site oficial: Crafty Games
A primeira edição do Spycraft foi lançada com o selo D20 logo no primeiro ano da licença, em 2002. A segunda edição em 2005 foi lançada como OGL e sofrendo várias alterações. Spycraft é um RPG de espionagem e como foi lançado antes do D20 Modern, aproveitou-se muito do D&D e pagou-se para usar algumas regras de Star Wars, o que não precisaria se fosse lançado depois. A Origem substitui as Raças e é dividido em dois tipos: Talento e Especialidade. Talento define como é seu personagem e Especialidade define o que o personagem faz, substituindo as Ocupações do D20 Modern. Uma outra diferença é a compra de Atributos, feita por pontos. É bom lembrar que a maioria das coisas citadas aqui são do Spycraft 2.0, sendo bem difeentes no Spycraft 1.0, por isso não menciono exemplos de Classes e Origens.
Estrutura do sistema: Atributos (os mesmos do D&D), Origem (Talentos, Especialidades), Classes, Classes especialistas, Perícias e Talentos
Variante: FantasyCraft (Veja abaixo)
Downloads: Crafty Games (Link externo)

FantasyCraft
Site oficial: Crafty Games
É a versão fantástica do Spycraft, lançado em 2008, mas já existiu uma expansão do Spycraft chamada “Origins of the Species: Classic Fantasy” que adaptava esses mundos para ele. O sistema do FC é o mesmo do SpyCraft 2.0, sem muitas alterações. De diferente, há menos Classes especialistas e há as Espécies como Origem, que são as Raças. As Perícias tem uma estrutura similar mais parecida com o D&D que o próprio Spycraft com suas especializações. Há também rergas para magias arcanas e divinas, diferente do próprio Spycraft, mas que poderia ter sido aproveitado lá. As regras para criação de monstros são bem interessantes.
Estrutura do sistema: Atributos (os mesmos do D&D), Origem (Espécies, Talentos, Especialidades), Classes, Classes especialistas, Perícias e Talentos
Downloads: Crafty Games (Link externo)

Traveller
Site oficial: Mongoose Traveller
Outro sistema que existe anterioremnte à licença OGL e sem dúvida, um dos que mais teve livros publicados, sendo adaptado para GURPS 3ªs e 4ªs edição, HERO System e D20 Systemm todos de forma oficial e autorizada, além de várias edições situadas nos diversos períodos da história desse mundo como uma situada e barizada de 2300. Traveller também originou uma série de jogos para computadores PC e Amiga.
Estrutura do sistema: Características (Força, Destreza, Resistência, Inteligência, Educação, Status social) e Perícias
Variantes: Várias, na pasta além do Mongoose Traveller, Traveller D20 (veja abaixo)
Download: Pasta Traveller

Traveller D20
Site oficial: Traveller 20
Traveller20 é a conversão do Traveller para o sistema D20 e que tem algumas regras alteradas. Há Atributos a mais e também duas formas de pontos de vida: Lifeblood e Stamina. O primeiro é a capacidade do personagem reagir a um ataque que resultaria em sua morte certa e o segundo é a energia física. Há várias Classes a serem escolhidas, as Básicas, que qualquer um pode escolher, Prestígio que possuem um certo pré-requisito para ser utilixada, de Cenário que é a preferencial para ser a primeira, que trabalha com o histórico do personagem em questão e a de Serviço, que é baseada na história prévia do personagem e que só pdoe ser escolhida com permissão do Mestre, todas elas vão até o 20º nível. A versão Lite gratuita que disponibilizo não possui Classes, tendo a Mwrcante como exemplo apenas.
Estrutura do sistema: Atributos (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Educação, Sabedoria, Carisma, Status Social e Força Psíquica), Raças, Carreiras (Básicas: Acadêmico, Atleta, Artista Marcial, Nobre, Profissional, Ladino, Traveller (Viajante); Serviço: Exército, Presidiário, Corsário, Piloto, Agente da Lei, Fuzileiro naval, Médico, Mercenário, Armada, Psiônico, Marinheiro, Batedor; Cenário: Bárbaro, Belter; Prestígio: Diplomata, Engenheiro, Artista), Perícias e Talentos.
Download: Traveller20 Lite (PDF)

True20
Site oficial: True20
O sistema “Verdadeiro20” possui esse nome por usar para tudo apenas um dado de 20 faces. Criado pela Green Ronnin para o seu cenário Blue Rose fez tanto sucesso que acabou ganhando cara e cenários próprios. As Habilidades são baseadas em modificadores (+1, +2) e não em números fixos como normalmente no D20, nem limitações de Perícias e Magias são Talentos.
Estrutura do sistema: Habilidades iguais aos do D20, Raças, Classes (Combatente, Adepto e Especialista), Talentos, Defeitos, Poderes e Perícias.
Variantes: Blue Rose (True Romantic) na verdade é ao contrário.
Download: Pasta True20 / True Romantic
Wiki: The True SRD, Romantic Fantasy Edition

Outros OGLs diferentes não comentados e que valem muito a pena ver:

13 pensamentos sobre “Títulos OGL não D20

  1. Pingback: Quando o OGL não é D20 « RPG News

  2. Ótimo resumão de quem-é-quem nos sistemas de RPG.

    uma boa chance pros brasileiros abrirem mão da trinca gurps-vampire-d&d.

    XD

  3. Pingback: Quatro novidades old schoolers! « RPG News

  4. Pingback: Curtas: Fiasco, Maldita Criatura, Tagmar II, Lex Imperia, Fronteira Final « RPG News

  5. Pingback: 11 anos de RPGNews! | RPG News

  6. Pingback: As duas edições de Spycraft | RPG News

  7. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

  8. Se alguém decidisse criar um jogo a partir das regras do GORE, por exemplo, como deveria proceder? Porque curti muito as mecânicas, mas acho que o sistema merecia mais conteúdo (lista de monstros, regras pra raças não-humanas, maneiras de lidar com vantagens/desvantagens, etc), e nesse caso só traduzir não seria o bastante. Pelo que pesquisei, o GORE foi lançado em 2007 mas não recebeu muitas expansões.

    • Então, na licença do Gore aparece escrito:

      How to Use GORETM

      This product can be used by itself. As a generic system, GORETM stands fairly well on its own, but will need some more fleshing out for most people. Particularly, this is evident in the lack of a general equipment section as well as a monster section or a presentation of a game setting. It is the intent of the author that these gaps will be filled with further products, not just by Goblinoid Games, but also third-party publishers. In the mean time, the reader will find that there are a number of products on the market that have been produced since the 1980s and are completely compatible with GORETM.”

      Então, eles liberam para usar da forma que puder, desde que a cite na OGL. Pode aproveitar o material todo.

  9. Pingback: Saga20 : A história de um selo (parte 0) – RPG News

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.