[Comic Store] OPERA RPG (OPERA)

Demorou, mas saiu!

Após o livro ficar na “gaveta” da Devir por praticamente 2 anos, os autores do OPERA conseguiram sua liberação e publicaram seu livro pela livraria campineira Comic Store (A mesma de Anel Elemental: O Legado).

O livro, escrito por Leonardo Antônio de Andrade e Rogério de Mello Godoy que antes dessa publicão chegou a ter versões em disquetes e em PDF, distribuídas livremente pela Internet, cuja última versão em netbooks foi a 7.0, e este livro básico foi baseado nessa versão.
Mas este sistema já teve livros impressos, sendo que os primeiros livros baseados no sistema OPERA a serem publicados foram o Resumo do OPERA, um resumo de regras e o cenário O Mais Longo dos Dias baseado no Dia D., ambos lançados no mercado independente e diagramação e ilustrações simples, ou seja “à baixo custo”.

Agora, esta publicação vem enaltecer (e enriquecer, quem sabe?) os autores, depois das grandes dificuldades que passaram.

Resumo do OPERA

O sistema OPERA é composto de 3 Atributos Primários: Físico, Destreza e Inteligência, que são obrigatórios para qualquer cenário e cujo a média geral para um Humano é 6. Os outros são Vontade, Percepção, Mana, Mente e Sorte, com Média variável. Após definirem os Atributos são definidas as Características (que são as conhecidas Vantagens e Desvantagens) e as Habilidades (Perícias). Para determinar quantos Pontos de Criação você irá gastar no mundo atual você calcula multiplicando por 3 e depois somando 10, com um humano padrão tendo 28 pontos a gastar.

Ele faz uso de 2 dados de 6 e há 2 tipos de teste: de Atributo e de Disputa. No primeiro é rolado 2d6 e tenta-se conseguir um número menor ou igual ao Atributo, no segundo, rola-se 2d6 e soma-se o Atributo, aquele que conseguir um número maior ganha a Disputa. Para adquirir maiores informações do sistema, é possível baixar o netbook OPEReta no site oficial do sistema.

O livro

O livro para começar a resenha, vem com 2 capas: A primeira é a capa dura tradicional e a 2ª pode ser destacada para ser usado como Escudo do Observador, que traz tabelas úteis ao Observador, além de cumprir a função de “orelha” do livro. Isto, parece que será uma marca da editora Comic Store.

A capa principal está muito bonita, com o logo do OPERA em relevo com tons dourados e a diagramação está muito boa, com hyperlinks indicando onde encontrar as referências relacionadas aos assuntos tratados na página, assim como o que há na página como HQs explicativas e tabelas. As ilustrações são em Preto e Branco e, em sua maioria são boas, enquanto outras que vieram principalmente do Resumo do OPERA são fracas.

O livro começa com uma introdução explicando o que é RPG, de um modo bem simples e com o humor peculiar da dupla afinal “RPG é Receptáculo Prosopopéico de Gatafunhos?”. A ilustração que abre a introdução remete à última! Não vou contar o que é, senão estraga a surpresa!

Os próximos 2 capítulos tratam da regras do OPERA em si, mostrando como funciona a montagem do personagem, o que ocorre quando o personagem sofre danos, a Evolução do personagem, as Características e Habilidades. Um detalhe interessante são as Habilidades em Bloco que lembram as usadas em 3D&T (ou será o inverso?). No 3º capítulo, há uma Aventura-Solo que, pena andam meio esquecidas no RPG e só tem aparecido nos mini GURPS históricos. Para resumir sem divulgar muitas informações: você é um garoto normal enterrado nos livros do vestibular e vai ver TV, nela passa um programa que… Bem, isso você lê no livro.

O capítulo 4 é dedicado ao Mestre, ou melhor, Observador como este é chamado no jogo e prepara este também para os próximos capítulos, além disso trata de como definir o Realismo e utilizando as Regras Opcionais e também dando dicas de como expandir a Aventura-Solo, tornando-a uma Aventura (ou Campanha, quem sabe).

Como já foi dito os próximos capítulos são opcionais, ou seja, você decide se vai usar nenhum, algum ou todos (Por que não?) na sua Campanha. Esses capítulos são: Armas e Armaduras, Artes Marciais, Poderes Psíquicos, Magia, Metamorfoses e Tecnologia.

Algumas regras desses capítulos podem complicar, mas sempre há exemplos para estudar e depois aplicar no jogo, como por exemplo na parte de Artes Marciais quando há a demonstração de combate entre um Ninja e um Samurai com uma HQ Explicativa.

Os próximos capítulos tratam de Poderes Psíquicos e Magia, inclusive na parte de Magias há diagramas indicando que Magia gera a outra quanto de volume será gasto pela Magia, assim como a utilização de Ações (Mais conhecido como Verbo) + Objetos (Substantivo) para a criação de Magia, como por exemplo Produzir água, Controlar Som entre outras.

Metamorfoses trata de Poderes para Super Heróis e Mutações para Raças, além de três raças de exemplo: Dragões, Centauros e Elfos. Ao final do capítulo, regras para Seres Artificiais, com mais destaque aos ciborgues.

O último capítulo do livro trata de Tecnologia que traz Regras para Veículos Terrestres, Marinhos, Submarinos, Aéreos e Espaciais, Computadores e equipamentos de alta tecnologia, ou seja, muito material para mundos Cyberpunk.

Se lembram da ilustração que citei no início? Após o último capítulo, você verá ela numa versão bem mudada. O livro encerra com o resumo OPEReta já falado nessa resenha, para “aquele jogador inexperiente que estava brincando com os dados enquanto você estava explicando as regras”.

Conclusão
Este é um excelente livro básico que aborda várias idéias para o Mestre, pensar em misturar todas as regras do livro é praticamente uma idéia extremamente maluca! Na minha opinião, a editora poderia contratar mais alguns ilustradores para complementar o quadro também.

Se você procura um RPG genérico e realista, por que não tentar o OPERA?

Um pensamento sobre “[Comic Store] OPERA RPG (OPERA)

  1. Pingback: Títulos de RPG anunciados durante o X EIRPG e nunca publicados « RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s