Dragão Brasil 108-120 Tópico-a-Tópico

(publicadas originalmente no Multiply)

Dragão Brasil 108

Novidades na Dragão Brasil! Agora está com o formato maior, mais colorida, com papel melhor, com seções novas, com o mesmo número de páginas e R$1,00 mais cara. A participação da Rede RPG também foi ampliada graças a Fabiano Silva vulgo “Lordmon”, que entende muito de jogos eletrônicos. Mas, como sempre, a revista começa com o Notícias do Bardo.

  • Notícias do Bardo: O destaque dessa seção é a Prata para Cláudio Pozas no ENnies. Agora a seção está maior e traz notícias sobre: Tormenta d20 3.5 (Talismã Editora), Liber des Ritae (Conclave Editora), GURPS 4ª Edição (Steve Jackson Games), Wod 2.0 (White Wolf) e Múmia: A Ressurreição (Devir Livraria), World’s Largest Dungeon (Alderac), O Círculo, D20 Future (Wizards of the Coast), Forgotten Realms: Serpent Kingdoms, Races of Stone e Map Folio 2 (Wizards of the Coast).
  • Reviews – Unearthed Arcana, Eberron e A Quintessência do Elfo:

Este mês as resenhas são apenas de D20 System. E vem com novidades: Uma ficha técnica do jogo com direito a nota, preço, quantidade de páginas…
Temos alguns problemas como as notas que são representadas por 1d6 e a nota máxima de um livro nessa edição é 5. Só que como é usado um dado para representar a nota não dá para saber se a nota máxima permitida é 5 ou 6… O preço d’A Quintessência do Elfo está em dólares, mas este está correto em Reais. Finalmente temos todas as resenhas assinadas.

  • RPG Eletrônico – Atari e D20 com força:

Agora a revista passa a dar destaque ao RPG Eletrônico com vários lançamentos programados: Neverwinter Nights 2, Dragonshard (Baseado em Eberron), Dungeons & Dragons Online, Neverwinter Nights: Edição de Platina e Baldur’s Gate 3 (Todos da Atari e Wizards of the Coast).

  • RPG Eletrônico – Star Ocean: Till the End of Time:

Um preview do jogo para PS2. Tal como nos Reviews também há uma ficha para este jogo, só que sem nota já que este não foi lançado.

  • Capa – MMORPGs: A história do Massive Multiplayer Online Role Playing Game desde o seu início, com o Britannia passando pelo UO, Darksun até hoje com direito aos sites dos jogos. É dado destaque ao Erinia e ao Ragnarok Online que têm servidores no Brasil.
  • Especial – Holy Avenger: Making-of do desenho animado que está em produção sobre Holy Avenger: Como foi feita a animação, quem fez a HQ, os dubladores, os personagens e o tema de aventura (em português e japonês!)
  • Dois mundos, Duas Raças: Duas raças para Equinox: Sidhe e Cíclope (Esta disponível na aventura Revelações). O Sidhe complementa a classe de Prestígio Espadachin Sidhe da DB#105. Para D20 System, 3D&T e GURPS.
  • Equinox – Palestra: Transcição da palestra sobre Equinox realizada pela Liga Criativa na livraria FNAC do Rio de Janeiro. É falado sobre o lançamento do livro no exterior, produção de pockets, o site oficial entre outros assuntos.
  • Masquerade 2: Uma continuação da matéria clássica Masquerade (Publicada em pôster na DB#22) contendo a descrição do lugar e seus personagens. Agora o clube está tomado por demônios e vem uma caçadora por aí. Para Ação!!!, Storyteller e Daemon. Inclui um Talento novo para Ação!!!: Torturador.
  • A Caminho – O Samaritano:

A nova seção A Caminho mostrará previews de futuros livros da editora. Para começar uma nova Classe Básica: O Samaritano, uma nova versão baseada na classe Healer existente no Miniatures Handbook. Para D20 System e 3D&T.

  • Dicas de Mestre – As Cores da Magia:

Estréia d’O Círculo. O artigo trata de 5 diferentes tipos de Magia: Hermetismo, Onmyoji, Elementalismo, Feitiçaria Árabe e Vudu. Informações adicionais estão no site deles, como regras, Classes e Talentos.

  • NPC do Mês – Capitão Ninja:

Mais uma nova seção. Esta traz o personagem mais famoso de Marcelo Cassaro. Para Ação!!! (Sobrevivente 6/Perito 4/Infiltrador 5), 3D&T (18 pontos) e GURPS (500 pontos). Contém muitos ganchos para aventuras também.

  • Gorendill: A Cidade do Leitor – As Docas:

Diretamente da revista Tormenta a seção Gorendill trará sempre algo escrito por leitores para complementar a cidade. Nesse número sem regras muita pirataria.

  • Pergaminhos dos Leitores:

Nessa edição temos muitas pessoas falando da Libertação de Valkaria e pra variar, gente cobrando o Manual de Magia. Ficou faltando a piadinha do final…

  • Propagandas: Temos muitas propagandas da editora Talismã, que faz a revista, de todos os produtos ligados ao RPG praticamente. Mas o que intriga é a propaganda do MM do OPERA (Página 19). Que será aquele livro? Parece ser fantasia medieval…Outras resenhas da nova DB aqui e aquiNa entrevista feita no Sobrecarga são faladas dos próximas matérias da DB: “… uma adaptação de Aliens vs. Predador (Ação!!!, 3D&T), Ciborgues (Ação!!!, 3D&T, Storyteller, GURPS), sacrifícios (D&D, Daemon), a aventura Pequenas Mãos de Ferro (D&D, 3D&T), a aventura Purificação (Trevas, Vampiro) e outros…”

Dragão Brasil 109

A DB#109 vem com uma grande novidade logo na 2ª capa, um concurso para o sistema Ação!!! que visa encontrar o futuro cenário oficial. Darei um pouco mais de destaque a esse fato a seguir. A revista també­ se dedica a trazer explicações de como funciona o RPG e uma grande seção de MMORPG.

  • Superconcurso: Você em Ação!!! O novo concurso da DB visa escolher o cenário oficial para Ação!!! e a sua idéia poderá ser enviada por 2 modos: Por carta e por e-mail e passará por 2 etapas: A 1ª Etapa será apenas uma página com um resumo do cenário, só passando as informações básicas sobre ele.
    A 2ª etapa será £om apenas 4 cenários e todos terão sua publicação: Uma com livro básico e 3 em artigos na revista.
    Detalhes extras: O cenário não precisa ser atual, mas eles darão preferências a este estilo. Não precisa ser cenário també­m pode ser uma organização, uma cidade ou um evento e todo cenário, após ser publicado se tornará OGL. A data de entrega da 1ª etapa é até 10 de Novembro. Então para maiores informações é com você comprar a revista.
    Tenho intenção de participar desse concurso e você?
  • Notícias do Bardo Os destques dessa edição são os 30 Anos de Dungeons & Dragons, Record of Lodoss War DVD no Brasil, Monster Manual III, Frostburn, Miniaturas D&D no Brasil, Ravenloft – Nativos das Trevas, Skip Willians na REDERPG, Romance Dragões da Noite de Inverno, Invasão 3.5 (ou 2.5?) e Cruz de Ferro. Muitas informações para começar a revista.
  • Reviews: Três resenhas nessa edição, uma de Storyteller (2.0) e 2 de Dungeons & Dragons 3.5, ambas feitas pelo O Círculo: A primeira resenha trata do The World of Darkness 2.0 (Nota 5), com as mudanças no sistema genérico da White Wolf mas já dando o pontapé inicial ao novo Mundo das Trevas. O segundo livro é o Planar Handbook (Nota 4) que complementa o Manual of the Planes e Livro do Mestre 3.5. A terceira resenha trata do Complete Divine (Nota 2), um “novo” livro que veio substituir o Defensores da Fé!
  • RPG Eletrônico: Esta nova seção faz destaque a dois jogos: Kingdom Hearts II e Shadow Hearts II: Conevant para Playstation 2. O primeiro faz uma mistura do mundo da Disney com Final Fantasy. Queria ver a prometida versão desse jogo para GameBoy Advance. SHII:C é µm RPG mais pesado tendo inclusive um sistema de Sanidade.
  • Escolha Sua Aventura: Dicas de quais MMORPGs você pode escolher e se está disponível no Brasil. Os jogos comentados por Fabiano Silva (o mesmo da seção anterior) com RagnarokUltima OnlineMU OnlineEriniaEverquestTibiaStar Wars Galaxies,City of Heroes e Final Fantasy XI. E també­ trata dos jogos a caminho: D&D Online, Middle Earth Online – MEO, Everquest 2, Guild Wars e World of Warcraft.
  • Capa: O Que é RPG? Matéria explicando o que é RPG, trata de um remake das matérias publicadas na DB#78 e DB#79 atualizando os dados dessa matéria e expandindo a resposta. Afinal essa semana tivemos uma overdose de RPG na mídia: Com uma reportagem no Diário Catarinense, uma no Jornal da Globo (Sim, de novo) e uma excelente matéria no programa Vitrine da TV Cultura (SP).
  • Alien x Predador para Ação!!! e 3D&T. Assim como o Clube Masquerade na Dragão Brasil anterior, mais uma matéria foi ressucitada com regras novas e atualizadas (e aproveitando o filme també­m.
    A matéria traz uma nova Raça para os personagens (Predador), novo equipamento, o novo Modelo Zangão, além­ das formas Larvas, Pupa e Rainha-Mãe e com novos Poderes Especiais. Se quiser usar essas regras, saiba que isso irá complicar e muito a vida dos heróis.
  • A Caminho – Pequenas Mãos de Ferro: Aventura para 3D&T (3 a 5 personagens Novatos) e D&D 3.5 (4 a 6 personagens de 2º ou 3º nível) habituada na Favela dos Goblins e na Pequena Tamu-ra, alé­ de regra para Heróis Goblins e como usar esta aventura em outros mundos. Aventura aliás, que estará no futuro Tormenta D20 3.5, assim como a Classe revisada Samurai que não aparece nessa aventura, mas aparece uma personagem que a usa. E agora, nada de Foco em Iajitsu!
    Importante: A seção “A Caminho” não é especificada nessa aventura, mas dá a entender só de ler essa aventura.
  • Dicas de Mestre – Horas Vagas: Entre aventuras, o que seu personagem faz? é o paradigma dessa Dicas de Mestre. Afinal, não só de explorar masmorras tem que viver seu personagem, afinal temos que comprar proventos, fazer a viagem, curtir uma cerveja na taverna, entre outras coisas.
  • Cards & Minis: Cotações de O Senhor dos Anéis e Magic the Gathering. Alé­m de uma matéria comentando a nova expansão de SdA:TCG: Mutant Doom.
  • Gorendill – A Cidade do Leitor – A Guilda dos Batedores para 3D&T, GURPS e D20 System, este òtimo como Classe de Prestígio (De 5 níveis) que mostra como os habitantes desta cidade podem “evoluir” para heróis.
  • NPC do Mês – Sushma, Lamia: Uma personagem cruel para 3D&T (21 pontos), D&D (Barda 2/ Maga Ilusionista 3; ND 11) e GURPS (290 Pontos). Inclui a Raça para 3D&T (4 pontos) e GURPS (100 pontos).
  • Pergaminhos dos Leitores: Para variar, mais cobranças do Manual de Magia com direito a 2 cartas de RPGistas mulheres em 5, um número muito bom. Há a volta das Lendas Lendárias mas falta o Louse Slayers pois o kit Samaritano na DB#108 não inclui Pontos de Vida nem de Magia.

Dragão Brasil 110

Este número da DB é destinada a dar opções para Jogadores e Mestres, seja na forma de Monstros, Classes de Prestígio e Ciborgues.
Um destaque bem esperado é a resenha do livro Angus, o livro de RPG nacional mais caro da história e pelo visto, muito problemático.

  • Notícias do Bardo: As notícias são sobre Power Cars da Editora Mantícora, Warcraft RPG, Coração da Espiral da Presa Noturna e Fronteiras Prateadas (Devir Livraria), OPERA 1887: Sob o Sol do Novo México (Comic Store), Werewolf: The Forsaken e Trinity D20 (White Wolf), Liber des Ritae (Conclave Editora), Mítica: Sombras no Oriente (Editora Viu), Anais do I Simpósio RPG & Educação (Devir Livraria e Ludus Culturalis) e a Menor Aventura do Mundo, feita por Monte Cook;
  • Reviews: A primeira resenha desse mês é sobre Angus RPG (Editora Planeta; Nota 1 de 5), com certeza um dos maiores micos do ano em relação à RPG. Só para adicionar um dado: A média humana nos 5 Atributos é 4, mas o sorteio deles é feito por 1d6! A segunda resenha trata do Invasão 3.5 (Daemon Editora; 3/5). O curioso é que a resenha é feita em comparação à primeira edição. Outro ponto interessante é a seguinte frase: “O livro segue descrevendo metalianos, traktorianos e os grey. Não, nenhum deles está disponível como personagem jogador ainda (…)”. Será que eles estarão disponíveis numa futura versão do Invasão!!!? A terceira resenha é sobre o Livro dos Monstros 3.5 (Devir Livraria; 5/5), a nova versão do Bestiário mais vendido do mundo. Ainda há uma resenha do MMORPG MU Online (Webzen; 3/5), com muita porradaria, mas de graça;
  • Clássico x Anime: A matéria traz uma discussão sobre qual estilo de RPG é melhor: Se é o Clássico (Everquest, Baldur’s Gate) ou o estilo Anime (Final Fantasy, Star Ocean).
  • Sacrifícios: Uma matéria polêmica, na qual é sugerido desde o início da revista que é APENAS PARA VILÕES!!. Temos explicações dos Rituais, Recompensas e Cultistas para 3D&T (Kit), D&D (Classe de Prestígio) e Daemon (Kit). Uma matéria somente para RPGistas experientes e imprópria para menores.
  • Resident Evil: Essa é uma matéria diferente da publicada na DB#41, dedicada apenas aos monstros contendo os Mortos Vivos Bioenérgiticos (Zumbi, Cerberus, Corvus Corax), Insetos Infectados (Mariposa Gigante, Aranha Gigante), Plantas Infectadas (Tipo A e Tipo B), BOW: Mutantes e Experimentos (Licker, Hunter, Bandersnatch, Albinoid, Tyrant, G-Tyrant, Nemesis, G Type, G-Baby, Maw Beast, Devourer e Scuttlers). A maior parte do artigo é dedicada a Ação!!!, mas também é dedicado a 3D&T e Invasão. Não temos, por exemplo, os personagens humanos do jogo, afinal desde a edição 41 tivemos muitas versões do jogo;
  • Capa: O Inimigo do Mundo: Os primeiros capítulos do romance escrito por Leonel “Dorkboy” Caldela, para dar uma prévia das mais de 400 páginas que tem o livro. Nas colunas laterais, tal qual a primeira edição do mundo de Tormenta, vêm com informações nas colunas laterais com dados sobre Arton, Helladarion, Lenórienn, Lena, Tauron e Thyatis. A dúvida que fica é se esse espaço estará disponível no romance;
  • Ciborgues: Regras para a construção desse tipo de personagem para GURPS, 3D&T, Storyteller, Ação!!! Um ponto curioso é que a versão para Ação!!! está disponível como Classe de Prestígio, em vez de Modelo como seria feito usualmente. Dá para adquirir logo no 2º nível, já que possui como Pré-Requisito Bônus Base de Fortitude +2, sendo adquirido rapidamente por personagens Sobreviventes e deve ser levado a condição Próximo da Morte (Kamen Rider?). A partir daí você vai adquirindo os componentes cibernéticos, até adquirir o Corpo Ciborgue Completo.
  • Dicas de Mestre: A Filosofia da Lâmina: Artigo feito pel’O Círculo com estilos de luta para os Guerreiros: Esgrima, Kali, Kenjutsu, Wushu e Maculelê. Este último é bem interessante, pois trata de uma versão da Capoeira que usa armas! A matéria inclui ainda o Talento Estilo de Combate Exótico [Geral].
  • Gorendill A Masmorra do Rio: Uma masmorra simples, situada ao lado da cidade, com apenas 4 salas, as regras são para 3D&T e personagens Lutadores (7 pontos).
  • NPC do Mês: Savanna A pistoleira que apareceu nas HQs Holy Avenger #41 e #42 ganha sua versão para 3D&T (15 pontos), D20 (Humana, Ladina 3/ Ranger 4/ Pistoleira 4, NM) e GURPS (255 pontos).
  • Pergaminho dos Leitores: Temos a volta de Katabrok, para se juntar ao Antipaladino, além de muitas Lendas Lendárias! Inclusive uma de Leonel Caldela, autor do Inimigo do Mundo.

Dragão Brasil 111

Após 3 meses de atraso, finalmente chega às bancas a DB “onzenta e um”, depois de vários problemas que aconteceram, como a mudança de editora do Trio e a notícia de que a Talismã tenha falido. Levando em conta essa segunda notícia, já existe no site da DB um pop-up para renovação de assinaturas. Será interessante a concorrência da DB com todas essas futuras revistas que virão. Outro detalhe interessante a destacar é que a matéria de Marcelo Telles e Tzimisce sobre veículos (a Locomoção!!!) não saiu nessa edição.

  • Notícias do Bardo: A notícia principal nessa edição é o Tormenta D20 3.5 que sairá pela Jambô e suas alterações, só que já começa com um erro, durante essa página é dito “… a bem sucedida editora paranaense…” e “Minotauros, nagahs, fadas, baloeiros gobilns, samurais… eles vão explorar uma nova masmorra em Porto Alegre!”, é lógico que a editora citada é gaúcha e não paranaense. As outras notícias são do Jyhad – Guerra Santa, os gêmeos da editora Mantícora no Salão do Autmóvel com o presidente Lula (sim, isso mesmo!), lançamentos para Dungeons & Dragons (Complete ArcaneMap Folio 3DComplete Adventurer e Races of Destiny), Werewolf: The ForsakenRoleplaying Tips na REDERPG e o Encontro de RPG do Bob’s, o periódico EN World Gamer, D20 Past e Talentos para a menor aventura do mundo, “O Orc e a Torta.”
  • Resenhas: Temos as resenhas dos livros A Trilogia do Fogo das Bruxas – A Legião das Almas Perdidas da Jambô Editora (Nota 5/5), Mítica – Sombras no Oriente da Editora Viu (4/5), OPERA 1887 – Sob o Sol do Novo México da Comic Store (4/5) e Liber des Ritae da Conclave Editora (2/5). Não tenho nada a tirar ou colocar nessas resenhas, já que concordo com as notas dadas aos dois 4/5 e os outros ainda não tive a chance de ler.
  • RPG Eletrônico: Warhammer 40000: Dawn of War, um jogo que passa no milênio 40! Nunca parei para pensar em como estaria a humanidade neste milênio… É um jogo de guerra, com esquadrões e veículos, a análise foi feita a partir do demo e não tem nota.
  • Primeira Aventura!!! Depois de Ação!!!, a editora Talismã lança uma versão reduzida de Dungeons & Dragons em versão OGL, tendo como base o bom e velho D&D publicado pela Grow. Então teremos Raças e Classes em um núcleo só? Não, será formado apenas de Classes e a única Raça disponível para os PCs será Humano. Serão 3 Classes: Combatente, Especialista e Conjurador (Arcano/Divino), sendo que os poderes como Evasão e Detectar o Mal tornam-se Talentos e ficam disponíveis para quem cobrir os Pré-Requisitos, o limite das classes vão até o 5o. nível, tal qual o D&D antigo, e não há Classes de Prestígio. O jogador também fica livre para distribuir os Bônus Base de Resistência. Para os Conjuradores, a lista de Magias irá de níveis 0 a 2, mas somará um total de 70 Magias, além de algumas Armaduras (serão 3) e várias outras armas. Teremos ambientação, mas será baseada em Dungeons, tal qual o velho D&D. De Monstros, a lista completa terá 20 Monstros: Anão, Cão Infernal, Carniçal, Cubo Gelatinoso, Elfo, Esqueleto, Goblin, Halfling, Harpia, Homem Lagarto, Kobold, Lobo, Lobo Atroz, Mantícora, Ogre, Orc, Rato, Rato Gigante, Troll e Zumbi, com NDs entre 1/8 e 5, teremos também uma aventura e ilustrações inéditas de Ig Barros e Júlio César Leote.
    Atualização: O livro será publicado pela Mantícora e será dividido em LdM e LdJ tal qual o Tormenta D20 3.5 ao preço de R$10,00 cada.
  • A Cripta Assombrada: Aventura para Primeira Aventura!!! para 4 aventureiros de 3o. nível, com possibilidades de adaptação para outros níveis, inclui nova Magia, Itens Mágico e Monstro. O único personagem criado é uma Conjuradora Arcana 4/ Conjuradora Divina 1.
  • Médicos e Monstros: Para 3D&T e D&D, regras de implantes de material com coisas singelas como Cauda, Olho Assustador, Braço de Troll, Patas de Aranhas… Há também o Modelo Corpo Táurico e o novo Talento Corpo Táurico.
  • Pôster: Um lindo mapa físico de Arton.
  • Os Trolls Nobres: Uma nova raça para Arton, os Finntroll, inclusive seguindo o esquema do LdJ com descrição das Terras deles, Classes, Religião, nomes… Temos novos Talentos, nova Magia, nova Classe de Prestígio (Feitor de Trolls). Material para D20, GURPS e 3D&T.
  • Dicas de Mestre– Acessórios: Matéria feita pel’O Círculo. Uma das matérias mais interessantes da revista. Dicas para Handouts, Marcadores, Miniaturas e Acessórios.
  • Cards e Minis: Cotações para Senhor dos Anéis TCG e Magic, além de uma matéria sobre a expansão Return of Jedi para Star Wars TCG.
  • Gorendill – A Cidade do Leitor – Escola Rongalt de Aventureiros: Uma clube para os aventureiros se encontrarem.
  • NPC do Mês – Vallen Allond: Para GURPS (250 pontos), 3D&T (14 pontos) e D&D (Guerreiro 7, CB) é o personagem principal do romance Inimigo do Mundo.
  • Pergaminhos dos Leitores: Muito fraca esse mês, com uma carta de um fã de Lobisomem que reclama do excesso de Vampiro na revista e dúvidas sobre D20 System, além de muitas Lendas Lendárias.

O que será da DB no futuro? Só o tempo dirá…

Dragão Brasil 112

Como ficou a DB nas mãos da RedeRPG? Aqui está passado, tópico a tópico as novidades sobre a nova DB. Isso não é uma resenha, serve apenas para manter informado sobre os detalhes da revista.

Notícias do Bardo: A revista começa com as Surpresas da Devir (GURPS 4a., Caçador, Changeling, Livro do Clã Toreador, Aventuras Orientais, FR: Crenças e Panteões, Warcraft: Livro dos Monstros, Livro dos Níveis Épicos e FR: Estilha de Cristal), Tormenta Daemon (Daemon Editora) e Tormenta D20 3.5 – GdJ (Jambô Editora), DarkSun Brasil, Livraria Gibiteria & Bárbaras Magias (RJ), D20 na TV, revista Dragonslayer, D&D importados (FR: Lost Empires of Faerûn, D&D – Races of the Wild, D&D Sandstorm, D&D Races of Eberron e Lords of Madness: The Book of Aberrations) (Wizards of the Coast), GURPS Infinite Worlds (Steve Jackson Games), O Legado de Nósphoros: Vampiros em Crepúsculo (Conclave), A Volta de Shadowrun (Fantasy Productions LLC) e Mítica: Desbravando o Oriente (Editora Viu).

O Mercado Mudou: Informações sobre as mudanças na DB e as alterações que ocorreram no mercado nesse curto período.

Resenhas: Livro do Mestre 3.5 (Wizards of the Coast, Nota 5/6), Jyhad – Guerra Santa (Daemon Editora, Nota 4/6), Lobisomem 3a. Edição (Devir Livraria, Nota 5/6 – Resenha feita por Aaraon Thomas do site Fale RPG), WarCraft – The Role Playing Game (Devir Livraria, Nota 3/6 – Mesma nota da Dragonslayer), OPERA: Conspiração do Amanhecer (Comic Store, Nota 5/6), Counter Collection Vol. 1 – Cidades & Subterrâneos (Jambô Livraria, Nota 6/6).

Entrevista – Cláudio Pozas: Entrevista não creditada com o autor do Counter Collection e que terá uma coluna na revista a partir do número #113 chamada Vinte Lados, com respostas sobre o sistema D20.

RPG Eletrônico – World of Warcraft: (Blizzard, Nota 6/6). Resenha do MMORPG da Blizzard, explicando o Mundo, as Raças, Classes, Profissões.

RPG Eletrônico: Isso Existe? Discussão sobre o que é RPG Eletrônico, o que é, o que pode ser, quais jogos representam esse nicho. Interessante é a citação de H.E.R.O. (Atari 2600) e GTA como RPG, além de citar meu tipo preferido de jogo, os abandonware.

RPGQuest: Divulgação do lançamento da Daemon, inclusive citando dois outros livros que usam miniaturas: Miniaturas de Papel (Devir) e Powercars (Fundação Volkswagen e Mantícora Editora).

Vikings: Guerreiros do Norte – Midgard: Divulgação do lançamento da Conclave, informando os capítulos do livro: Mundos, Raças, as Runas do Poder, Classes de Prestígio, Aesires, Vanires e a Guerra Ancestral, Midgard, Criaturas, Armamento e Navegação, Inovações (Regras Movas) e Ragnarok. Há também um preview da nova Raça: Vaniryan.

Aventura – O Circo dos Planos: Aventura de 6o. Nível, feita por Thiago Marinho d’O Círculo, envolvendo um circo que pode estar em qualquer cidade de qualquer lugar. Inclui dois mapas e ajuste para níveis maiores e menores que o sugerido.

Mini Cenário – Varna: Chamado da Guerra: Mini cenário em duas partes d’O Círculo. Essa primeira parte abrange a história, um pouco da geografia e as Classes de Prestígio Campeão de Dunagar, Feiticeiro Furioso, Joalheiro Arcano e dois Talentos (Criar Jóia Mística e Usar Jóia Mística).

Dicas de Mestre – Intriga: É discutido como usar a intriga no jogo, inclui muitas imagens de jogos e o Talento Tendência Percebida, para disfarçar a Tendência deste personagem.

Miniaturas D&D: Como realmente as miniaturas voltaram a fazer sucesso, a Wizards lançou o seu sistema de miniaturas, inclusive compatíveis com o sistema do RPGQuest, na verdade é o inverso. Abrange inclusive as expansões do jogo e os destaques de cada.

Classe de Prestígio do Mês – Lâmina Sagaz: Para estrar a seção que substitui o PdM do Mês foi Lâmina Sagaz de Thiago Vaz dos Santos Silva que está presente no Guia de Classes de Prestígio 3.5 da Conclave Editora.

Pergaminhos dos Leitores: Nessa seção, nenhuma carta. No lugar, temos um FAQ com as questões sobre o futuro da revista e da Talismã. Há informações de que a DB trabalhará com vários sistemas, dúvida sobre se terá 3D&T, Tormenta, GURPS (3a. e 4a.), concurso Você em Ação!!! e seções antigas. E um Bardo sem nome… Encerrando, Calabouço Tranquilo de Leonel Domingos (que junto com o Mágico e o Cláudio Pozas aparecem aqui e na Dragonslayer).

Publicidade: Temos anúncio da REDERPG, da Spellbrasil, do EIRPG pena que a revista saiu tão tarde, já que trazia o cupom para preenchimento de Mestres/Jogadores.

Dragão Brasil 113

A segunda edição da Dragão Brasil pela REDERPG traz uma carta aberta aos pais, que deve ser lida para entender o porque do uso de uma imprensa sensacionalista e desinformada pode fazer ao jogo. No editoral, temos o porque da adoção da capa estilo mangá.

  • Notícias do Bardo: Nessa seção há uma Carta Aberta aos Pais e Responsáveis de Marcelo Telles, um novo RPG da DC Heroes, uma homenagem ao ilustrador David Sutherland, RPG no site Azul Calcinha, RPG e Wargames aos sábados na Gibiteria, A Lendária Hy Brazil de Michelle Klautau, lançamentos da WotC (Dungeons Master’s Guide II, Heroes of Battle, Forgotten Realms – Champions of Ruins e Forgotten Realms – City of Splendors: Waterdeep), The Long Yesterday (Intempol), O Livro das Lendas, Tagmar II e os próximos lançamentos de D&D da Devir (Forgotten Realms: Crenças & Panteões, Forgotten Realms: Monstros de Faerûn, Dragonlance D20 e a aventura Horizonte Profundo).
  • Resenhas: Tormenta 3.5 – Guia do Jogador (Jambô Livraria, D20 System 3.5, Nota 4/6), OPERA RPG: O Mais Longo dos Dias (Comic Store Editora, Sistema Opera, Nota 5/6) e RPGQuest (Daemon Editora, Sistema RPGQuest, Nota 5/6).
  • RPG Eletrônico – Star Wars: Knight of the Old Republic II – Sith Lords: (Obisidian Entertainment, XBox e PC, Nota 4/6). Resenha relativa ao jogo que passa 4.000 anos antes do Episódio IV e faz uso de uma versão simplificada do D20 System. Além disso, temos uma lista dos futuros lançamentos para vários consoles, inclusive para NGage!
  • Entrevista – Ragnarök: Entrevista que foi realizada com Álvaro Valente, gerente de marketing da Level Up! empresa filipina criadora do jogo que em conjunto com a Tec Toy trouxe esse MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG) para o Brasil, baseado num mangá coreano que é publicado aqui pela Conrad Editora.
  • XIII EIRPG: Marcelo del Debbio avalia como foi o evento esse ano, considerado fraco devido a vários problemas.
  • Invasão Oriental I – Aventuras Orientais: Informações sobre o novo livro oriental da Devir, com muito material para complementar um cenário de Dungeons & Dragons.
  • Invasão Oriental II – Mítica: Informações sobre toda a série, destacando principalmente o Desbravando o Oriente e incluindo uma nova Classe de Prestígio: Gurka, que se trata de um novo estilo marcial para os Handi, é dada a preferência para que sejam Ladinos ou Ninjas, devido ao fato de ter Ataque Furtivo como pré-requisito.
  • Cavaleiros Jedi: Para Daemon e GURPS 3a. edição, lembrando que já foram publicadas antigamente na DB para AD&D (DB#14), 3D&T e D20 3.0 (DB#85). Essa versão traz um mini-histórico Jedi, a Força para os dois jogos, a Filosofia Jedi e como ocorre a mudança de lado, além das opções para jogar em outros cenários: Fantasia Medieval, Horror Medieval, Steampunk, Horror Moderno e Ficção Científica. Temos os kits (em GURPS, Tipos de Personagens) Padawan e Cavaleiro Jedi. A versão para GURPS terá web-enhancement com os poderes Jedi e uma adaptação para GURPS 4th.
  • Mini-Cenário – Varna: O Chamado da Guerra, parte 2: Para D20 System 3.5. Na conclusão do cenário temos as religiões de Varna, os territórios, como ocorre a guerra em Varna, 8 novos Itens Mágicos e 2 novos Monstros: Desmorfo do Nexo (ND+2) que é um Modelo e a Aberração Rastejante (ND5), que possui também uma versão Superior (ND9).
  • Aventura – Viagem à Varna: Aventura para D20 System e para 5 personagens de 5 níveis, podendo ser ajustada para o 3o., 4o., 6o. ou 7o. nível cujo o primeiro objetivo é chegar até Varna e explorá-la conseguindo objetos para levar ao mandatário.
  • Personagens Inesquecíveis: Sugestões de como criar personagens que fiquem marcados na memória dos Jogadores, temos dicas sobre o histórico, personalidade e como é a interação com o grupo. Temos também 11 tipos de personalidades para personagens inesquecíveis: refomador, sedutor, competidor, individualista, investigador, controlador, entusiasta, dominador e diplomata.
  • Dicas de Mestre – Horror: Dicas de como usar o horror nas campanhas, principalmente ligando ao medo da insanidade própria, isso sem contar e a possibilidade de dar uns sustos nos Jogadores.
  • Classe Básica do Mês – O Vingador: Uma nova Classe Básica, apenas para quem possui Tendência Leal e Má, trata-se de uma espécie de Clérigo que não usa Magias, mas sim Habilidades Similares à Magia e possui também Aura de Medo.
  • Vinte Lados: Na estréia da coluna de Claudio Pozas ainda não temos respostas a cartas, mas para dar o pontapé inicial é dito sobre como um camponês vê a Magia e as outras Raças no mundo que vive.
  • Promoção: Para os leitores da DB poderem escolher o nome do Bardo roqueiro e o prêmio é uma assinatura de um ano da Dragão Brasil.
  • Pergaminhos dos Leitores: Nos pergaminhos, dúvidas de GURPS 4th, 3D&T e GTA. Há também a volta da Barraquinha do Orc, Lendas Lendárias, Falha Nossa (que era Louse Slayers) e a HQ na DB é Faunos & Floras de Marco Morte, que também trabalhou no Mítica.

Dragão Brasil 114

A Dragão Brasil sob nova fase atinge seu terceiro número e no editorial temos um pequeno preview do porquê da mudança de equipe para a revista.

  • Notícias do Bardo: As notícias de destaque são relativas ao ENnies 2005, A Game of Thrones (White Wolf e Guardians of Order), GURPS Character Assistant, Lançamentos para o futuro de diversas editoras, site oficial dos Reinos de Ferro (Jambô Editora), X3 Zone – evento do RJ, lançamentos da Wizards of the Coast (Eberron – Five Nations, D&D – Weapon of Legacy, Eberron – Explorer’s Handbook e D&D – Stormwarck) e a capa do novo Mage: The Awakening.
  • Resenhas: As resenhas são sobre o Primeira Aventura (Editora Mantícora, Sistema Aventura, nota 3/6), Vikings: Guerreiros do Norte – Midgard (Conclave Editora, Sistema D20, nota 6/6), Classes de Prestígio 3.5 (Conclave Editora, Sistema D20, nota 5/6) eTormenta Módulo Básico (Daemon Editora, Sistema Daemon, nota 3/6).
  • RPG Eletrônico: Há a resenha do jogo Grand Theft Auto: San Andreas (Rockstar Games, PS2/XBOX/PC, nota 6/6). A resenha explica o porquê do jogo ser considerado RPG (ou Adventure), mesmo assim essa matéria pode ser considerada polêmica devido às discussões sobre o jogo no fórum da REDERPG. Outro detalhe interessante é que um dos outros jogos citados na resenha é o Hillsfar e eu cheguei a tê-lo no meu antigo PC 386. Pena que na época não entendia nada de inglês…
  • Entrevista – James Wyatt: Para quem não o conhece, ele é autor dos livros Defensores da Fé, Divindades e Semideuses (será que ele gosta de jogar com Clérigo?), Orador dos Sonhos e Aventuras Orientais, atualmente trabalha principalmente na linha Eberron. E para quem acha que tem problemas RPG-Religião, saiba que ele foi seminarista e se tornou pastor durante dois anos e meio!
  • Literatura – Romances de Dragonlance: Os livros resenhados são Dragões do Crepúsculo do OutonoDragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera (Margareth Weis e Tracy Hickman, Devir Livraria, nota 5/6). É impressão minha ou deveria ter um romance sobre o verão?
  • Release – Dragonlance: Um release contendo um resumo (mas beeem resumido) da história do cenário.
  • Aventure-se em RPGQuest – O Templo de Surya: Primeira aventura para RPGQuest publicada a cores, possui apenas um nível, o outro terá de ser criado pelo Mestre. Um detalhe, antes que alguém ache que ocorreu algum erro, as salas escuras são para dar um destaque diferente para a sala.
  • GURPS Quarta Edição – O Que Mudou? Primeiramente somos informados sobre a história do sistema, tanto no exterior quanto no Brasil. Depois somos informados das principais mudanças, seja na forma ou no conteúdo do livro. Como exemplo, extinguiram as colunas laterais, substituindo-as por caixas e a regra de cavar buraco está lá, entre outros destaques.
  • Quem é Quem no Mercado D20 – Cenários Tradicionais: Os cenários tradicionais comentados são Kalamar (Kenzer Co.), Blackmoor (Goodman Games), Midnight (Fantasy Flight Games), Dawnforge (Fantasy Flight Games), Conan (Mongoose Publishing), Slaine (Mongoose Publishing), Blue Rose (Green Ronin), The Diamond Throne (Monte Cook), Warlord (Alderac) e Legend of the Five Rings/Rokugan (Alderac).
    O último já tem boa fama no mundo RPGístico, dois são baseados em HQs (Conan e Slaine), Diamond Throne existe na web e em papel, Blackmoor foi o primeiro cenário de RPG no mundo e Blue Rose utiliza o sistema TrueD20 (para quem não sabe é um sistema cujo o único dado usado é o D20) enquanto o Conan e Warlord é OGL. Para o próximo número a idéia é falar de cenários pouco tradicionais.
  • Dicas de Mestre – Enredos: Como criar uma aventura é o mote dessa Dicas de Mestre. Partindo de um pequeno FAQ com três perguntas para pensar no mote e ponto central da aventura. Depois, é discutida a realidade desta. Finalizando, é impressão minha ou o ilustrador ficou na ilustração? Ou seja, o personagem caracterizado é o próprio Alexandre Bar?
  • Aventura – Segredos de Guerra: Para os sistemas Daemon, Storyteller e Ação!!! A aventura pode ser a segunda polêmica da revista, já que mistura demônios com nazistas, lembrando Doom, Castle Wolfenstein ou Wolfenstein mesmo, mas com mais cérebro. Ao que parece a aventura dificilmente acaba em uma seção de jogo e tem grandes chances de durar 3 ou 4 seções.
  • Cenário – Gaia 400X: Cenário que usa o estilo technofantasy, segue o estilo dos jogos Xenogears, Phantasy Star (meu primeiro RPG de VG) e Final Fantasy. Ou seja, é fantasia medieval com toques futuristas. A destacar, não existem Clérigos, substituidos por Portadores, que carregam um cristal no qual podem soltar magias com eles. Outro detalhe é que as raças são conhecidas por dois nomes.
  • Estilos de Jogo: O Poder nas Mãos Certas: Dicas de como transformar o personagem do jogo no verdadeiro herói da história, mas destinado principalmente ao Mestre.
  • Vinte Lados – Cenário? Que Cenário? Finalmente respondendo a perguntas, Pozas começa explicando a importância dos cenários (ou a falta deles). O exemplo citado é da construção a partir de uma região, para depois chegar a um mundo. Nas perguntas, Paladino com montaria especial gerando evasão aprimorada e troca de mãos de um ambidestro. Para quem não gostava do logo, este virou uma auto-caricatura do Pozas.
  • CP do Mês – Iniciado do Punho Arcano: Uma CdP feita especialmente para Monges, mas com a capacidade de conjurar magias, há também a habilidade Técnica Arcana na qual é possível ganhar uma técnica extra, “sacrificando” uma magia.
  • Pergaminho dos Leitores: Pessoas que gostaram ou não da revista, dúvida de miniaturas, 3D&T e Lobisomem. Constam também a Barraquinha do Orc e Lendas Lendárias. Na HQ, Ditos & (De)Feitos de H-Minus, autor da capa da aventura de Equinox, com uma crítica social que vem bem ao momento do país.
  • Publicidade: Dois anúncios iguais da Conclave e as novidades são o Sampa RPG Cards, inclusive com uma ficha para cadastro. Pena que o cartaz não anuncie o GURPS Lite 4a. Edição como brinde, o que já está praticamente confirmado e também o da Loja de RPG.com.br da Megaliga de editoras e o anúncio do pessoal que fez a capa, o BigJack Studio de São Paulo-SP e Belo Horizonte-MG.

Dragão Brasil 115

A Dragão Brasil chega ao número 115, comemorando seus 11 anos. Sim, deveria estar na 132, mas foram tantos atrasos durante esse tempo que 17 edições se perderam no tempo. Falando especificamente da edição, o grande destaque é o GURPS Lite, que a revista traz gratuitamente em parceria com a Devir Livraria, além de uma encadernação diferente, em brochura.

  • Notícias do Bardo: Enquanto a edição anterior trouxe os indicados ao Ennies, essa traz os vencedores dando destaque as duas pratas conquistadas por Claudio Pozas com o Battlebox: Core Fantasy Set e o Counter Collection Digital. A seção também anuncia o RPGQuest 2, Encontro Mensal RedeRPG-Bob’s em nova loja, Crônicas de Avalon – O Começo, a enquete da Devir sobre o Mundo das Trevas e a devolução de Ravenloft e Gamma World à Wizards of the Coast.
  • Resenhas: Aproveitando que a capa vem como tema oriental, as resenhas também enfocam esse tema. A primeira é sobre o Aventuras Orientais (Devir Livraria, nota 6/6) e a segunda sobre Mítica: Desbravando o Oriente (Editora Viu, nota 5/6). Além desses dois livros há também a resenha de Changeling: O Sonhar (Devir Livraria, nota 4/6) com resenha de Bruno G. Canato, da lista Changeling Brasil e o o Livro dos Níveis Épicos (Devir Livraria, nota 5/6).
  • Card Game Brasil – Nacional de Magic 2005: Na estréia da coluna feita pelo pessoal d’A Torre Game cobre o nacional de Magic realizado no Salão Devir no bairro do Cambuci em São Paulo, este vencido pelo curitibano Pedro Henrique Uehara, também apresentando o deck vencedor dele.
  • Aventure-se em RPGQuest – O Templo de Gorath: A aventura mensal dedicada a RPGQuest (Mas também compatível com 100% dos sistemas que tenham cenário medieval) possui tantos monstros que faz lembrar o jogo antigo Gauntlet, só faltaram os covis.
  • Dicas de Mestre – Explorando seu cenário oriental: Dando apoio a matéria de capa, a matéria abrange o funcionamente de uma sociedade oriental no grupo de jogo, a economia da sociedade relacionada a plantação de arroz, medida usada no período Edo (1603-1867) da história japonesa, uma época feudal da história japonesa durante o Xogunato dos Tokugawa, o próximo tópico abrange as religiões: Xintoísmo, Budismo, Taoísmo, Confucionismo e Hinduísmo. A seguir, uma parte meio que desconhecida de nós, ocidentais: Os jogos que incluem os jogos de tabuleiro Shôgi e Go, além de disputados ao ar livre como corrida de cavalos e arquerismo montado.
  • Quem é Quem no Mercado D20 – Cenários Alternativos: Continuando da edição anterior da revista, agora os alternativos, é bom lembrar que essa divisão é muito mais para exemplificar do que para explicar, já que cada um possui característica próprias: De ficção científica: Gamma World, Star Wars, Dragonstar, Babylon 5, Dragonmech, Wars e Trinity/Aberrant/Adventure; de espionagem, Spycraft; de super-heróis, Mutant & Masterminds; de pirataria, Skull & Bones; de humor Macho Woman with Guns (Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes); de faroeste Deadlands; e o religioso, Testament, baseado no Antigo Testamento.
  • Entrevista – Douglas Guimarães, o D3: Na entrevista com o Homem Forte do D&D e D20 da Devir, a expectativa é de novos lançamentos e eles estão num quadro destacando-os, para citar exemplos, o Arcana Evoluída do Monte Cook e talvez o BESM D20, além disso há duas perguntas em relação ao Living Greyhawk Gazetter e a não possibilidade de chegar os títulos adultos da Wizards por aqui.
  • GURPS Lite 4ª Edição: Das 80 páginas da Dragão Brasil, 36 ou seja 45% são destinadas ao suplemento GURPS Lite que foi distribuido gratuitamente no Sampa RPG e agora veio em conjunto com a encardenação da Dragão Brasil, já que houve um problema de comunicação com a gráfica. Mas dá para utilizá-lo tranquilamente, já que a revista não pesa nem meio quilo e cabe em qualquer mala de RPGista🙂 Agora as ilustrações estão coloridas, ao contrário da versão distribuida na internet em inglês e no Sampa em português. Bem que nas futuras atualizações do GURPS Lite 4th (em inglês) poderiam ampliar a parte de cenário, situada na última página do livro.
  • Vinte Lados: Claudio Pozas ajuda um jogador a construir um elfo drow que pelo visto vieram de Forgotten Realms, já que uma das línguas adicionais é Kuo-Toa, há também duas perguntas relacionadas ao Talento Combater com Duas Armas.
  • Capa – O Caminho das Sombras: As três escolas de Ninja ilustradas na capa são explicadas através de um conto introdutório para cada um deles. O primeiro é o Discípulo de Igasaki, especialista em veneno e em enganar as pessoas, o segundo é o Agente Inpo, especialista em infiltração e assassinatos e também é usuário de magias e o terceiro é o Guerreiro do Lótus – na tabela relativa está o título errado – espião com direito a técnicas elementais. Complementando a matéria, há os Talentos, todos [GERAL]: Chuva de Estrelas, Flanquear Aprimorado, Golpe Silenciador e Maestria do Envenamento. Há também as armas Ninja-Tô, Bakuhatsugama, Kusarigama, Bo-Shuriken e Tsubute e os equipamentos Doka e Nagedeppo.
  • Cenário do Mês – Koren Kazyr: O cenário é do mesmo autor do livro Crônicas de Avalon – O Começo, mas não mantém relação com o livro. O cenário é situado nos subterrâneos uma cidade, aonde os Ladinos imperam divididos em três grupos distintos: Ratos de Rua, Dardos Negros e Servos das Sombras. Há também dois NPCs Mordamir, senhor dos ladrões, já obeso e mal conseguindo se levantar da cadeira e Duranamur um druida subterrâneo, há também os ratos do submundo (Ratazana, Rato Atroz e Roedor Gigante) e por fim, Koren Kazyr, a jóia-lágrima, um novo item mágico.
  • CP do Mês – Mago Temporal: A CP do Mês é um kit Daemon, o Mago Temporal que trabalha principalmente com os Caminhos Luz e Metamagia, criando Magias Temporais. Há também o novo ritual Paralisar o Tempo (Criar Metamagia 9).
  • Pergaminhos dos Leitores: Finalmente o Bardo se livra da amnésia e ganha um nome que é… Bem, não vou contar agora, é bom fazer segredo nessas horas. Nas cartas, o vencedor tem um apelido curioso Sean Masters, será uma mistura do brasileiro Sean do Street Fighter III com o sobrenome do seu mestre, Ken Masters (sem trocadilho)? Nas cartas, um projeto de nova revista, discussão sobre RPGQuest, preconceito em relação a nova DB e dúvidas gerais. Quatro Lendas Lendárias e o Calabouço Tranqüilo de Leonel Domingos sempre obediente ao seu mestre.

Dragão Brasil 116

Nessa edição, o destaque é dado aos títulos D20 da Conclave, assim como a bela capa da revista, além da estréia do desconhecido e misterioso Demóstenes discutindo a história do mercado do RPG.

  • Notícias do Bardo: Últimos Lançamentos da Wizards em 2005 (Adesivos para carro, Three-Dragon Ante, Special Edition Dungon Master’s Guide, D&D Races Gift Set, Fantastic Locations: Fane of the Drow, Fantastic Localizations: Hellspike Prison, Magic of Incarnum, Magic of Eberron, Heroes of Horror, Champions of Valor e Spell Compedium), Dragão Brasil no orkut, RPGQuest3 – Cavaleiros Templários e 10 Anos de Arkanun, GURPS Banestorm e GURPS Powers, Últimos Lançamentos da Devir (Forgotten Realms: Crenças e Panteões, Forgotten Realms: Monstros de Faerûn, Horizonte Profundo e Anachorism), Homenagem a Keith Parkinson, Tormenta D20: Guia do Mestre e A DB Quer Ouvir Você.
  • Resenhas: Os livros resenhados são Dragonlance: Cenário de Campanha (Devir Livraria, D20 System, Nota 4/6), Legado de Nosphoros (Conclave Editora, Clavius e Ação!!!, Nota 4/6) e Warcraft: Livro de Monstros (Devir Livraria, D20 System, Nota 5/6).
  • Romances: O livro resenhado é a Estilha de Cristal (RR Salvatore, Devir Livraria, Nota 5/6), romance do cenário Forgotten Realms. Amplie seus Horizontes: Leonel Domingos sugere as Crônicas de Nárnia (os romances).
  • Card Game Brasil – Regionais de Yu-Gi-Oh! No artigo escrito pel’A Torre o destaque são os torneios regionais de Yu-Gi-Oh! sendo que o primeiro será dia 07/01 na Pendragon em Brasília.
  • Movimento Browniano – Hidden City: Na estréia do misterioso Demóstenes, que lida “há 20 anos trabalhando com o RPG” (1985? Quem será? Será brasileiro?) há a história da criação da Wizards of the Coast, dos direitos de Pokémon TCG e a criação da Hidden City. Os destaques são Peter Adkinson e Richard Garfield, citados várias vezes. Pelo visto a seção substitui a entrevista, rejeitada na pesquisa da DB.
  • Aventure-se em RPGQuest – A Busca pelo Cálice de Knossos: A aventura faz a contraposição entre o RPGQ1 e RPGQ2, usando o mapa da praia do RPGQ2 e a masmorra do RPGQ1, além do rio disponível em netbook.
  • Release – Crônicas de Avalon – O Começo: A introdução ao livro destaca as principais alterações que o livro faz, além dos bônus dedicados aos reinos e aos povos. Há também duas Classes de Prestígio: Sacerdotisa e Cavaleiro Britânico.
  • Conto – Luar no Mississipi: A volta da seção traz a “primeira vez” de uma pessoa que se torna vampiro, nesse caso, em Nova Orleans.
  • Mini-Cenário – Nova Orleans: O artigo tem dados sobre a história da cidade e vampírica, como o Mardi Gras, o carnaval local, além dos NPCs vampiros e seus clãs: Brujah (Jackie), Gangrel (Nyamekye), Malkavian (O Pierrô, Primogênito Malkaviano; King Bolden, o rei do Jazz), Nosferatu (Bertrand, Algoz de Nova Orleans), Toreador (Ferdinando, Ancião Toreador; Constance, Primogênita Toreador; Johnson, o Príncipe), Tremere (Guido, regente e primógeno Tremere; Kate; Mark Leblanc), Ventrue (Lord Gloucester, Líder e Ancião Ventrue; Lafite, Primógeno Ventrue e Xerife de Nova Orleans) e Seguidores de Set (Marie Laveau, a rainha do Vodu) num total de 14 personagens.
  • Aventura – A Fonte de Mimir: Longa aventura de 12º nível no qual enfrentará vários desafios, inclusive vários Gigantes no qual os jogadores irão buscar a fonte do título e ainda prefazem o caminho de volta, que terá continuação na DB#117.
  • Dicas de Mestre – É Guerra!!! A seção descreve as batalhas de RPG dando destaque às acontecidas em Senhor dos Anéis, há a sugestão de usar batalhas de miniaturas também.
  • Vinte Lados: Dessa vez não está respondendo cartas (Tá, e-mails). Ele traz o Monstro Dragão Corcel, usado em Dragonlance e também há dicas sobre Modelos de como criar um Balrog do Senhor dos Anéis e Henry Jekyll/Edward Hyde d’o Médico e o Monstro usando exatamente Modelos!
  • Pergaminho dos Leitores: A sombra de um outro personagem assombra Beltan, há dúvidas de Vikings, encontros no RJ, mini-cenários e dúvida de Vampiro: A Máscara. Nos quadrinhos, Ditos & (De)Feitos especial de Natal.

Dragão Brasil 117

Essa DB se destina a iniciantes, mostrando vários tipos de RPG, aventuras para o miniGURPS que veio de brinde duas edições atrás e também mostra como o RPG pode ser usado na educação.

  • Notícias do Bardo: Secular Games, empresa d’o Círculo; Point do RPG no RJ; Devir: Manual dos Planos; Son of Gruumsh: uma nova aventura para Forgotten Realms; Tormenta D20: Academia Arcana; Cartas de Combate para GURPS 4ª Edição; Lista de Discussão da REDERPG; Anime Jungle Party no AM e outros eventos programados: Conicillium Blumenal em SC e eventos da Devir em SP.
  • Resenhas: Os livros avaliados são Vampire, The Réquiem (IMP*, Storytelling, White-Wolf, nota 5/6), Crenças e Panteões (TRA, Dungeons & Dragons, Devir Livraria, nota 5/6), RPGQuest Volume II (NAC, RPGQuest, Daemon Editora, nota 6/6) e Nexus D6 (NAC, Nexus D6, Nexus, nota 4/6).
  • RPG Eletrônico – Shin Megami Tensai: Shin Megami Tensai são RPGs de cunho adulto para PS2. A resenha abrange os dois últimos títulos que chegaram no Ocidente: Nocturne (Altus, PS2, nota 4/6)** no qual acontece o fim do mundo e seu personagem passa a ser um fantasma e Digital Devil Saga (Altus, PS2, nota 4/6) na qual 6 tribos sobrevivem no “Lixão” e disputam entre elas para ver quem ascende ao Nirvana, mas tudo muda quando eles se transformam em Onis.
  • Card Game Brasil – Mundial de Magic: Além de trazer o deck do campeão mundial, Katsuhiro Mori, há a cobertura do evento registrada pelo gaúcho (e juiz) Rafael dei Svaldi da Jambô Livraria, inclusive com ele disputando um torneio entre juízes.
  • Card Game Brasil – Liga de Pokémon: Estamapas Ilustradas: O brinde da revista são duas cartas de Pokémon POP Série 1 que não é vendida. No meu caso, veio um Larvitar e um Swellow, mas como eu parei nos 201 primeiros, não os conheço ou não lembro. Também é abordada a Liga que também funciona como uma gincana.
  • Live Action – RPG Medieval Ao Vivo: Mais uma matéria feita por um Rafael, agora o d’O Graal que abrange os RPGs ao vivo (live action) discute como deve ser realizado o jogo, segurança e até alimentação.
  • Adaptação – LOST: A série que tem a primeira temporada exibida pela Globo de madrugadas foi adaptada para GURPS e Daemon. Mas para evitar mencionar a 2ª temporada (já exibida pelo AXN) as fichas estão bem simplificadas: a parte de Daemon, por exemplo, não inclui atributos. Há também o incentivo para os jogadores tentarem descobrirem as habilidades dos outros.
  • Conto – O Escudeiro e os Orcs: Introduzindo ao Réia uma batalha entre Orc e um Escudeiro, sendo seguida por um “dura”.
  • Mini-Cenário – Réia: O cenário (que pode ser acompanhado em algumas colunas na REDERPG) faz uso do mapa da Europa Medieval para criar um mundo que não tem relação com a Europa real. Na cartografia há de destacar mudanças na Itália. A Grã Bretanha passa a ser Hiperbórea, o Império Otomano vira Império Helênico, o norte da África passa a ser o Califado Abárrida e o continente europeu passa a ser Eurone. No plano sistemático temos as versões dos gnomos, meio-elfos e meio-orcs locais e a Classe Feiticeiro.
  • Aventura – O Sonho de Artur: A aventura faz uso das Dimensões Infinitas (de GURPS Viagem no Tempo, Alternate Earths e Infinite Worlds) e passa numa dimensão paralela a Terra Shikaku-Mon que tem quatro potências: Brasil, Japão, França e Suécia e passa em dois locais: No sonho do Artur e na vida real, num ambiente futurístico.
  • 20 Lados: Começa discutindo sobre interpretação e combate, qual que deve ser o melhor caminho a seguir, nas dúvidas são sobre muliplicadores, falta de Cíclopes no LdMo, combinação dos Talentos Artes marcias e Briga e OGL e licença D20.
  • RPG & Educação – Brincando de Aprender: O professor Marcos Tanaka Riyis, autor do SIMPLES discute a aplicação do RPG na escola e de como já foi usado no Brasil.
  • Movimento Browniano – Histórias do III EIRPG: As curiosidades desse evento foram os convidados: Dave Arneson com infecção, Marco Pecota jogando futebol e Steve Jackson conversando com um caixa do McDonald’s. Será um Douglas esse Demóstenes?
  • Dicas de Mestre – Jogando em com Grupos: Discute os RPGs que permite jogar com mais de um personagem por pessoa como Ars Magica, Dark Sun AD&D, Witchcraft e Wraith, além de sugestões para D&D e GURPS.
  • Como começar a jogar RPG: Explica como funciona esse jogo e relaciona sistemas e cenários a editoras, netbooks que podem ser baixados e dá a base para a criação de personagens.
  • Bestiário – Cronal (ND11): Criatura perfeita para o Manual dos Planos que possui ciclo de vida invertido. Além disso podem para o tempo, alterar forma, ver o futuro entre outras habilidades.
  • Pergaminhos dos Leitores: Nos pergaminhos, a estréia do companheiro do bardo Beltan que poderia adquirir a dublagem de Mauro Ramos (o Pumbaa do Rei Leão e o Tork do Ouvindo Holy Avenger). Novato no RPG, sobre o Reinos de Ferro, confusão em relação ao nome do Bardo, dúvida sobre Ninjas, Star Wars e pais ignorantes. A HQ na DB é Rakkar de Fabiano Pallante que também é publicada no site Sobrecarga.
  • Publicidade: Na publicidade, a Loja de RPG está de volta, inclusive com a localização dela na Bienal 2006, XIV Encontro Internacional de RPG para breve e Crônicas da Sétima Lua que pertence a Isaldar, novo cenário oficial da Dragão Brasil.* As siglas significam IMP = Importado, NAC = Nacional, TRA = Traduzido e a seqüência é (Origem, sistema, editora, nota).
    ** Para jogos a seqüência é (Empresa, console, nota).

Dragão Brasil 118

Esse mês, após um longo atraso Chinagliar, a Dragão Brasil traz o preview de seu novo cenário, Crônicas da Sétima Lua, além de um mini-cenário completo, Yrth Ancestral.

  • Notícias do Bardo: Primeiros lançamentos de 2006 e D&D Miniatures (Player’s Guide to Eberron, Races of The Dragon, Thirty Years of Adventure: A Celebration of Dungeons & Dragons. Red Hand of Doom, Starter Set Wardrums, War of the Dragon Queene Dungeons & Dragons Icons), Véu da Verdade, Devir – D&D: Kit do Mestre, Arcádia: Neokosmos, Tromenta D20 – Vectora: Cidade nas Nuvens, Aniversário da Conclave: Presente para os Jogadores e novo lançamento e SPHERE: O MMORPG que veio do frio.
  • Resenhas: Os livros avaliados e as notas são Tormenta Guia do Mestre 3.5 (Nota 4/6, D20 System, Jambô Editora), Tormenta: Academia Arcana (Nota 3/6, D20 System 3.5, Jambô Editora), Crônicas de Avalon – Nos tempos do Rei Arthur (Nota 5/6, D20 System, Conclave Editora), Monstros de Faerûn (Nota 5/6, Dungeons & Dragons, Devir Livraria) e RPGQuest 3: Cavaleiros Templários (Nota 5/6, RPG Quest, Daemon Editora).
  • RPG Eletrônico – Dragonshard: DragonShard (Nota: 3/6, PC, Atari) é um RPG da Atari baseado em Eberron e aproveita a engine de Warcraft III.
  • Aventurando-se em RPGQuest – Itens Mágicos: Os itens mágicos são construídos por tabelas. Outro destaque é a inclusão de todos os cenários de Arcádia: Midgard (Vikings), Hi-Brazil, Reinos de Jade (China), Camelot (Avalon), Velha Arcádia (RPGQ2), Nova Arcádia (RPGQ1), Neokosmos, Languedoc (RPGQ3), Reino das 1001 Noites (Árabe), Afrika e Reino do Sol Nascente (Oriental).
  • Capa – Crônicas da Sétima Lua: O texto começa contando a história do mundo e a morte divina. Há como destaque a alteração nas regras, a raça Meio-Elfo, nova Classe de Prestígio: Xamã de Ossos e um novo Talento.
  • Aventura – Armadura Negra: Aventura para 5º nível preparada pela equipe da Conclave baseada num “pequeno cenário”. Será um próximo lançamento da editora?
  • Mini-Cenário – Yrth Ancestral: Um mundo sem humanos e cheio de gênios era assim Yrth antes da ocasião do Cataclisma, ao menos na visão de Christian “MBasico” Maillefaud.
  • Dicas de Mestre – Mestrando para Iniciantes: Newton “N!tro” Rocha mostra nessa matéria, com diagramação de folheto como mestrar seguindo oito dicas simples.
  • Vinte Lados: Discute a criação de itens mágicos e trás um item novo, a Lâmina do Mago.
  • Movimento Browniano – Esportes e o RPG: O Movimento aborda a relação dos autores de RPG com os esportes. Há um destaque ao palmeirense (que perdeu hoje por 6×1 :'() Michael Mulvihill, autor de Shadowrun. Há uma citação ao TWERPS, que é um dos livros que ainda procuro nos leilões. Ah, e o autor é um Douglas. Qual deles será?
  • Trabalho em Equipe: O artigo visa o trabalho em grupo, inclusive a construção de personagens e a realização de combates em conjunto e como o Mestre pode colaborar. Inclui novos Talentos.
  • Bestiário – Náiade do Charco: Uma criatura humanóide tipo Fada aquática que podem resultar em Meio Náiade (modelo). Ela é perigosa, já que se apenas tocar um personagem, este será papai. Isso não acontece no Meio Naíade.
  • Pergaminhos dos leitores: Há discussão sobre publicação de material na Dragão Brasil, Ajuste de Nível, lançar magias e RPG & Educação, cinco lendas lendárias e a Calabouço Tranqüilo de Leonel Domingos.
  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Na publicidade há o destaque ao XIV EIRPG e incluindo a ficha de inscrição para o evento. Há também folhas iguais a capa, por isso a revista possui 4 grampos em vez dos 2 normais. O brinde é Victory ou Holy Avenger, dependendo da região e o quanto tiver de encalhe. Aqui veio a Holy Avenger Especial #02.

Dragão Brasil 119

O destaque desse número são os previews dos cenários BESM D20, Mundo das Trevas e Reinos de Ferro, além do pontapé inicial (ê Copa do Mundo) no cenário Fantapunk, além do destaque dado aos contos e livros.

  • Notícias do Bardo: XIV Encontro Internacional de RPG, Romances inspirados em RPG (Príncipe da Destruição, Perdidos no Salão do Crepúsculo, Necrópole – História de Fantasmas, Necrópole – História de Vampiro e Lobo Alpha), O Feiticeiro da Montanha de Fogo (Caladwin Editora), Encontros no Norte e Nordeste (I Encontro Cearense de RPG e RPG no SESC Macapá), RPG no Bob’s, V Caravana Surreal para o XIV EIRPG, Vikings: Reinos de Pedra e Crônicas de Avalon: Velha Britânia (Conclave Editora) e Lançamentos da Devir (Livro Completo do Guerreiro, World of Darkness e BESM D20).
  • Resenhas: Horizonte Profundo (Devir Livraria, D&D, Nota 2/6), Manual dos Planos (Devir Livraria, D&D, Nota 4/6), Shadowrun 4ª Edição (Fanpro, Shadowrun, Nota 5/6) e Vectora: Cidade das Nuvens (Jambô Livraria, D20 System, Nota 4/6).
  • Literatura: Resenha do Romance Setita (Devir Livraria, Nota 5/6) e informações dos lançamentos O Caçador de Gigantes (Daniel R. Salgado, Editora Novo Século) e o preview do romance Ventrue (Gherbod Fleming, Devir Livraria).
  • Preview – Reinos de Ferro: Apresenta o cenário com as novidades do Guia de Personagens dos Reinos de Ferro. Apresenta a Classe de Prestígio Capelão de Batalha e as regras para armas de fogo para o sistema D20.
  • Mini-Cenário – Fantapunk: Apresenta o cenário Fantapunk, que já foi publicado na revista Universo Fantástico do RPG nº 03 da Camargo & Moraes Editora e também possui uma coluna na REDERPG. O cenário visa misturar os gêneros Fantasia e Steampunk e passa em quatro continentes: Hy-Brasil, Arcádia, As Montanhas do Mar e Arquipélago Rami. Destaque para algumas coisas que já temos: Rádio, imprensa, fotografia e armas de fogo. Além de máquinas de combate e constructos como mechas, além de biotecnologia. Há detalhes para os grupos reunidos como as escuderias, ligas, agências e corporações.
  • Conto – Por Mera Sobrevivência: Conto introdutório para a aventura Escolhas Fatais escrito por Antônio Augusto Shaftiel.
  • Aventura – Escolhas Fatais: Aventura para Vampiro: A Máscara escrita por Antonio Augusto Shaftiel e Thiago Augusto. Suspeitas anarquistas da periferia contra os anciões. No final, sugestão de adaptação para Nova Orleans.
  • Vinte Lados – Classe Favorecida: Explana sobre as Raças e suas Classes Favorecidas do sistema e abrange também os Aasimar, Povo Lagarto e Drow.
  • Quem é Quem – Além do Sistema D20: Abrange os jogos Exalted (White Wolf), The Secret of Zir’An (Arthaus), The Shadow of Yesterday (Anvielwerks Games), Pendragon e Earthdawn (Red Brick Limited e Living Room Games).
  • Preview – BESM D20: O livro explica como funciona a daptação do BESM para o sistem D20 e o uso das Progressões Geométricas no jogo. Há o preview das Classes Estudante e Metamorfo.
  • Dicas de Mestre – Anime & RPG: A seção trás como funcionam os gêeros de anime (Ação, drama, comédia, romance e as combinações). Idéias para a criação de personagens e idéias para aventuras.
  • Movimento Browniano – Um Passeio em Baltimore: Dessa vez o movimento browniano traz um material: A cidade de Baltimore descrito no romance do clã Ventrue.
  • Bestiário – Escravo do Pavor Um morto vivo que deseja transformar outros humanóides em mortos-vivos.
  • Preview – Mundo das Trevas: O texto introduz os jogadores ao novo Mundo das Trevas, informando as mudanças, curiosamente o número padrão é 5.
  • Promoção: A promoção promete dar de presente o novo Mundo das Trevas para o melhor cronista.
  • Pergaminhos dos Leitores: Oito anos de Daemon Editora, dúvidas de D20, Magic D20, conheço essa pessoa a foto e dúvidas de GURPS e Daemon. Ponto de Encontro, barraquinha do orc, Falha Nossa, Lendas Lendárias e nos quadrinhos Rakkar de Fabiano Pallante.
  • Publicidade, Gráfica e Brinde: Destaque para o terceiro pôster diferente do EIRPG, publicidade do romance Caçador de Gigantes e das Crônicas da Sétima Lua

Dragão Brasil 120

A Dragão Brasil desse mês conta com um novo projeto gráfico, assim como ilustrações novas do bardo Beltan feitas por H-Minus, também um novo sistema de notas para resenhas e também o primeiro artigo nessa fase escrito por leitor.

  • Notícias do Bardo: Lançamentos da Wizards of the Coast (Power of Faerûn; Tome of Magic: Pact, Shadow and Truename Magic; Voyage of the Golden Dragon; Complete Psionic; Player’s Handbook II), Mundo das Trevas – Divulgada a capa de Promethean: The Created, Munchkin no XIV EIRPG, comunidades da Dragão Brasil no orkut (Dragão Brasil, Crônicas da Sétima Lua, GAIA 400X, Réia e Fantapunk), Criando uma cidade: web-enhancement pdo Livro do Mestre 3.5, Lançamentos da Daemon no EIRPG (Tagmar Daemon – Módulo Básico, Tagmar – Livro dos Reinos, O Abismo, Guia dos Dragões, RPGQuest – Aventuras Orientais, Neokosmos: Polis Biblos – Livro da Polis: Astarte, Maytréia, Varna).
  • Resenhas: As resenhas continuam com a nota indo de 1 a 6, mas agora há a avaliação independente pelos critérios layout/arte, texto e conteúdo, com a nota final baseada na média dos 3. Os livros resenhados são Kult – Beyond the Viel (Nils Paradox Entertainment/ 7eme Cercle, Kult, nota 6/6), Tome of Magic (Wizards of the Coast, Dungeons & Dragons, nota 6/6), Archane Archer (Secular Games, D20 System, nota 4/6).
  • Romances: O sistema de avaliação é o mesmo dos livros de RPG. O livro resenhado é o space opera Véu da Verdade (J. M. Beraldo, Editora Eridanius, nota 4/6).
  • RPG Eletrônico: O sistema de avaliação é baseado em gráficos, jogabilidade e história. O jogo avaliado é o Dragon Quest VIII (Square/Enix, PS2, nota 5/6).
  • Card Game Brasil – Anachronism: Matéria enviada pelo leitor Leão Carvalho com vários combates históricos, que permite várias disputas históricas como Alexandre o Grande contra Espártaco e Joanna D’Arc contra Myamoto Musashi.
  • Vinte Lados Especial – Kathos: Nessa edição, a seção está maior, descrevendo uma nova Raça para o sistema, os Kathos são gattos humanóides cuja maior inspiração foi a série em quadrinhos Leão Negro de Sérgio Cariello.
  • Aventura – Terror em Drazkan: Na aventura d’O Círculo (para 4 a 5 personagens de 3º nível em D20). Um ponto interessante nela é o uso da atitude dos NPCs (amistoso, pouco amistoso, indiferente). O mote da aventura liga templo abandonado, desaparecimento de pessoas e uma vila dominada pelo medo.
  • Conto – Por Tua Glória, Senhor! Conto escrito por Antônio Augusto Shaftiel, é um prólogo para o romance Templários: A Batalha de Hattin.
  • Artigo – Templários: Do lado dos Templários temos os Templários, Hospitalários e Teutônicos. Do lado árabe: Cavaleiros Mulçumanos e Assassino Ismaelita. Todos eles estão com o sistema D20, com sugestões de adaptação para o cenário padrão de D&D (Greyhawk) e Forgotten Realms. Está previsto um web-enhancement para Daemon também.
  • Quem é Quem – Não D20 (II): Na segunda parte do artigo: Warhammer Fantasy Roleplaying, o RPG “estrangeiro” que mais vendeu nos EUA, The Riddle of Steel, com combate ultra-realista, Ars Magica, que já deu as caras no Brasil e Fireborn que mistura fantasia e Arquivo X.
  • Dicas do Mestre – Servos do Destino: Idéias de como usar adivinhações, destino e profecias no RPG.
  • Artigo – Steampunk – Imaginação a vapor: Apresenta a Era Vitoriana real, fala de literatura e nos RPGs desde Space:1889 até o mais famoso: Castelo Falkenstein.
  • Bestiário – Lurgorr: Uma aberração mais parecida com uma lagarta, com quatro membros e quando este morre, vira pedra.
  • Pergaminhos dos Leitores: Pastor falando de RPG e Educação, leigo no RPG e o autor da matéria sobre Anachronism. Falha Nossa, Ponto de Encontro, Barraquinha do Orc, Lendas Lendárias e Calabouço Tranqüilo.
  • Anúncios: Os destaques são o EIRPG de Curitiba e a capa da Crônicas da Sétima Lua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s