DragonSlayer 01-03 e RPGMaster 01 Tópico à Tópico

(publicadas originalmente no Multiply)

DragonSlayer 01

Após o grande tempo de espera, finalmente a Mantícora ‘solta’ a sua nova revista, infelizmente para os que não jogam D20 System, Ação!!! ou Primeira Aventura. Mas para quem joga Tormenta, tenho certeza que a expectativa estará em cima dos Reinos de Moreania, o outro continente de Arton.
A capa começa com um Dragonslayer matando um Dragão Vermelho, este que foi a capa da primeira Dragão Brasil (uma ilustração do D&D clássico da Grow). Essa capa pode render muitas discussões, principalmente quando a Dragão Brasil#112 sair semana que vem.

Encontros Aleatórios: A nova seção de cartas da Dragão Brasil vem com um pessoal que está sempre presente em listas de discussões como Adriano “Mágico” Cléber, que sempre está em todos eventos na Grande SP, Cauê Freitas que era da editora Viu, Shingo Watanabe, figura fácil nas listas de Daemon e OPERA e Estevão “Snake” Costa. A grande dúvida dessa seção de cartas é de quem estão os direitos do concurso Ação!!! se com a Talismã ou a Mantícora. Há o Paladino e a Paladina respondendo as cartas, mas sofrendo os efeitos dos Reinos de Moreania. A Paladina como Moreau Gato e o Paladino como Mata-Dragões. Há ainda a tira Grimório de Jade de Leonel Domingos, ilustrador da REDERPG.

Laboratório do Dr. Careca – There and Back Again (Lá e de Volta Outra Vez): Na primeira coluna, Trevisan explica como começou no RPG, ao contrário do publicado no Dr. Careca Lab na qual ele falava dos futuros projetos dele, Black Mafia e Spy. Talvez este esteja disponível em um futuro próximo.

Review: A seção de resenhas traz os seguintes livros: Complete Adventurer (Wizards of the Coast, Nota 4/5), The Book of Iron Might (Mahavoc Press, 4/5) e Libris Mortis: The Book of Undead (Wizards of the Coast, 3/5).

Clássicos: Nessa seção, nada de D20 e sim AD&D. O livro escolhido é PlaneScape – Dead Gods (AD&D, TSR, 5/5). Aventura clássica de PlaneScape na qual deve-se trazer um Deus de volta a vida. É sempre bom rever os clássicos, inclusive aqueles que não chegaram aqui na sua época.

Exploração – Prisão de Shalechain: Pode-se entender essa seção como um mini-cenário ou como uma micro-aventura. O cenário é uma prisão situada dentro de um vulcão. Para variar, grandes mapas do Fugikawa.

Ilha do Leitor – DeepGate: DeepGate tem a mesma função de Gorendill, ou seja, um cenário para os leitores explorarem. Como ainda não há um livro básico para Moreania é bem capaz que alguns leitores acabem misturando os dois cenários.

Classe de Prestígio – Matador de Dragões: Explicando o nome da revista, segue essa Classe de Prestígio, na qual um Guerreiro pde atingir no 6o. nível. Um dos benifícios da CdP é usar como montaria, um dragão!

Reinos de Moreania: Enquanto não surge um manual com o cenário, essa será a base. A destacar, há os Talentos Moreau cada um com sua mudança superficial de cada animal e bônus de +2 em um Atributo. Ou seja, se houve uma rolagem ruim, recuperará e se houver preferência pela boa, poderá atingir valores maiores que 18. Nesse mundo temos duas divindades apenas, que discordam de vários pontos e podem ser comparadas a Alihanna e Megalokk. Deixei para ler o cenário em breve, o estilo segue ao Reinado explicado no Tormenta D20 e no Tormenta 3D&T. Mesmo assim, adianto que só há Humanos, podendo ou não ser afetados pelo Moreau.

Nova Raça – Medusa: Uma nova Raça para PCs ou NPCs (a preferência é NPCs, já que sofrem Ajuste de Nível +2. Como em Moreania não existem outras Raças além de Humanos, essa pertence à Arton.

Chefe de Fase – O Limo Inteligente: Essa criatura me faz lembrar A Coisa, filme que o SBT sempre exibia à tarde. Alguém se lembra?

Arena Central – Sistema Daemon: Parte 1 de 2: Essa seção será dedicada a qualquer editora que pague para fazer a divulgação do seu sistema/cenário. Para começar, o sistema Daemon tem alguns Livros, O Que É RPG?, Glossário, Criação de Personagens, Atributos, Perícias e Aprimoramentos.

Adaptação – Fatal Frame 2 Crimson Butterfly: A Câmera é expressa como Item Mágico para D&D, Primeira Aventura e Ação!!!
O curioso é que o item pode ser considerado +1, +2 e há a dependência dos filmes que serão usados, cada um com seu efeito.

Primeira Aventura: Essa matéria não traz nenhuma novidade em relação a publicada na DB#111, a não ser o sumiço dos “!!!” e a divisão em dois manuais: Guia do Jogador e do Mestre.

Primeira Aventura – Reis da Selva: Novas Perícias, Talentos, Magias e Criaturas para Rangers e Druidas. Boa parte existe no LdJ e LdMo do Dungeons & Dragons.

Neon Genesis Evangelion D20: Adaptação do famoso anime para Ação!!!. Inclui regras como o Talento Pilotar Eva, o Evangelion genérico e seus armamentos, o modelo Anjos e os NPCs.

Dragon’s Bride – Parte I – Demarcação do Terror: História em quadrinhos feita pela Erica Awano passada em Moreania. O detalhe são as cores, que ao contrário do da Ha que começava colorido e tinha o miolo colorido. Agora, algumas ilustrações são coloridas, não todas.

Publicidade: Temos anúncios do Primeira Aventura!!! (já lançado), Holy Avenger Reloaded (da Mythos), além do evento Anime Friends.

DragonSlayer 02

O número 2 saiu 15 dias logo depois do número 1, dando destaque na capa a Dragons Bride, nova HQ de Cassaro e Awano, que tem o licantropo Koi como personagem principal. Esse personagem tem grande destaque no Manual 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado e no Manual 3D&T Fastplay e irá ganhar HQ própria em breve. Essa edição está realmente dedicada ao combate com Artes Marciais e Maestria em Armas.

Encontros Aleatórios: Na seção Encontros Aleatórios temos destaque a novidades do Ação!!! (com 50 páginas a mais, colorido e seis cenários completos como Invasão, Clube Masquerade e Chimera e capítulos sobre “Criaturas” e talvez sobre Pilotagem. Há uma pergunta sobre 1a.A e sobre Tormenta. Algumas cartas são assinadas por Claudio Pozas, JD Nunes e Vinicius Moes do site Minas Morgul. No Grimório de Jade, um Orc Mago ou Feiticeiro?

Laboratório do Dr. Careca – JM Trevisan discute dois assuntos: Por que os monstros são burros? e como conquistar uma namorada.

Review: Resenhas sobre a The World Largest Dungeon (Alderac Press, Nota 4/6), The Complete Book of Eldritch Might (Mahavoc Press, Nota 4/6) e Warcraft RPG (Devir Livraria, Nota 3/6)

Sir Holland – O Bravo de Zambi – Novos quadrinhos ocupando uma página inteira, com traços bem simples e apresentando os personagens.

Clássicos: Dark Sun (AD&D, TSR, Nota 6/6). O artigo foi feito pela equipe DarkSun Brasil, recuperando um livro que já foi resenhado numa antiga Dragão Brasil.

Regras Opicionais – Sanidade: Esse artigo começa com dois destaques: A OGL e a recomendação de 18 anos devido ao seu conteúdo adulto. O artigo foi traduzido a partir do RPG Call of Cthulhu D20 e é considerado SRD. Temos Fobias, Pontos de Sanidade, distúrbios, como se recupera sanidade, Esquizofrenia e as novas Perícias Psicanálise e Sobrenatural. Realmente é um artigo pesado e não sei se será bem aceito por todos.

Exploração – O Grande Carvalho – Refúgio das Dríades: Como já foi dito, esse é um lugar para onde elas podem fugir. No final, há os ganchos de aventura que sempre estarão nessa seção.

Ilha do Leitor – Santira, a Fundadora: A personagem é uma Ladina de 7o. nível, ou seja, por enquanto não compatível com o Primeira Aventura ainda.

Artes Marciais – Garra do Urso, Urro do Leão: 27 Talentos relativos a Artes Marciais e 5 Armas para Monges, é especialmente para os Reinos de Moreania, com todos os animais humanóides desse cenário tendo seu Talento. Um dos citados é Artes Marciais, que eu preferia vê-lo como Perícia não Talento. É explicado também o Talento Arma Exótica para 1a.A. Alguns Talentos a destacar: Queda Suave, Sexto Sentido, Mente Tranquila, Evasão e Artes Marciais (Aprimoradas e Defensivas).

Arena Central – Sistema Daemon: Parte 2 de 2: Agora o destaque é dado aos Equipamentos, Pontos Heróicos, Experiência, Regras e Testes, ficha e capa.

Chefe de Fase – O Exército do Brilho Divino: Um Fogo Fátuo brilhante que realmente busca emoções fortes, senão morria de fome.

Nova Raça – Minauros: A idéia dos Minauros é de ser um Minotauro apenas com a parte de cima (a humana) e chega a lembrar um Meio-Orc. Ao contrário da Medusa, este não sofre ajuste de nível e pode ser usado logo desde o início. Há também um novo Talento, Grandalhão, que faz com que os personagens Médios se tornem Grandes.

Regra Opicional – Maestria em Armas: A partir da Classe de Prestígio Mestre em Armas e do Talento Maestria em Armas, mostra como se pode adquirir níveis e ficar mais poderoso usando um tipo específico de arma. Há duas versões: Para D&D 1a. versão logo no início a partir da Rules Cyclopedia e para D&D 3.5, que é a principal da matéria. Quem não ler a matéria com calma e ficar apenas nas matérias, poderá ficar perdido com as duas versões. Na versão D&D3.5 há 18 armas que podem ser usadas para adaptar outras. Imagina um Orc Mestre Supremo no seu próprio Machado?

Primeira Aventura – Heróis da Estrela: Pelo visto, a seção de Primeira Aventura será fixa até que saia os outros Aventura. Aqui é mostrado um preview sobre a aventura (veja em Publicidade a seguir). Há também os três personagens icônicos desta: Guerreiro, Mago e Ladina.

Dragon’s Bride – Parte II – Cauda Entre as Pernas: Após Koi ajudar os clérigos Al’hanna e Melokk enfrenta problemas com alguém que quer que ele saia de suas terras.

Publicidade: Além do que já foi dito na anterior, há ainda o anúncio da primeira aventura do Primeira Aventura, Relíquias de Brachian – O Forte do Leão para jogadores de 1º Nível.

Após uma discussão com o dono da banca (veja no tópico sobre o brinde) consegui ver a nova edição da revista Dragonslayer, veja os destaques:

  • Encontros Aleatórios: Na seção de cartas, relações entre Moreania e A Ilha do Doutor Moreau, jogadoor “experiente” de D&D,
    sugestões para adicionar à revista “Barraquinha do Orc” e RPG Eletrônico e o Grimório de Jade mostrando como um Mago Meio Orc é bom para realizar mágicas.
  • Laboratório do Dr. Careca: Discussão sobre dois temas: Preconceito contra a fusão Animes e RPG e o Encontro (inter)Nacional de RPG.
  • Review: Nas Resenhas, o Livro dos Níveis Épicos (Devir Livrara, Dungeons & Dragons 3.5, Nota 5/6) e RPGQuest (Daemon Editora, Sistema RPGQuest, Nota 5/6).
  • Clássicos: O clássico dess edição é a aventura Die Vecna Die! (Tatical Studies Rules, Advanced Dungeons & Dragons, Nota 6/6) que passa em três mundos de D&D: Greyhawk, Ravenloft e Planescape, cujo grande objetivo é derrotar o vilão Vecna.
  • Sir Holland: A grande dificuldade de dar um presente à namorada, quem mandou não ter colaboração de um grupo?
  • Exploração – O Teatro de Dante: Um teatro abandonado com uma enorme cratera no meio do palco para aventuras de terror.
  • Deepgate – Legião Escarlate: Uma espécie de guia para a ilha que pode voar.
  • Adaptação – Onimusha: Adaptação das armas do game Onimusha, com destaque maior a ser dado a Oni Gauntlet e os benefícios da cor do traje do corvo.
  • Moreania – Deuses: Apesar de ter sido anunciada como uma matéria sobre Deuses Menores, há também os Deuses Maiores, ampliando o que foi publicado na DS#01. Os Deuses Maiores são A Dama Altiva (Deusa da Natureza) e O Indomável (Deus dos Monstros). Os menores são Barão Samoieda (Deus da Morte), Tamagrah (A Ilha Viva), Champarr (Deus dos Jogos), Sorinda (Deusa dos Piratas), Lamsthu (Rainha dos Massacres), Gojan (Deus dos Bardos e Viajantes) e Holleen (Príncipe da Mentira). Em D&D eles possuem Domínios e em Primeira Aventura eles possuem Poder Concedido.
  • Aventura – A Ilha Sem Norte: O tema dessa aventura para Ação!!! ou D20 Modern (Para 4 a 6 personagens de 1o. a 3o. nível) é a formação de uma nova ilha ao norte da Austrália. Na verdade, as únicas fichas que possuem é do capitão do navio e dos seres que afetam a ilha.
  • Chobits – Persocon: Aqui Persocons e NotePersocons é apresentado como Raça para Ação!!! ou D20 Modern. Há também os Talentos Aparência Humana Aprimorada e Firewall.
  • Chefe de Fase – Vassaghus – O Errante: O grande rival da deusa Tenebra (Tormenta) é um lich que está a procura de um meio de derrotá-la.
  • Primeira Aventura – Raças: 9 Raças (Até que enfim!) para personagens de Primeira Aventura, 7 vindas de Dungeons & Dragons (Humanos, Anões, Elfos, Gnomos, Halflings, Meio-Elfos e Meio-Orcs) e 3 vindas de Tormenta D20 (Goblins, Minotauros e Sprites).
  • Observadores: Regras para a criação de personagens Observadores (também conhecidos como Beholders na versão oficial, como não é um monstro licença aberta, teve de usar outro). Há regras para criação de Observadores mais ou menos como um Modelo, seguindo passos, podendo ser somado a algumas variações e mutações. Há também o Modelos Criatura Ocular, para encher de olhos uma criatura e a Classe de Prestígio Servo do Grande Olho, uma sociedade secreta governada por um enorme Observador. Como destaque essa matéria (e a capa) possui uma ilustração que seria usada na versão nacional d’O Guia Completo dos Beholders que seria lançado pela Mantícora, que agora não mais sairá, ao menos não por essa editora.
  • Dragon’s Bride – Lugar na Matilha: Na terceira parte temos o Koi conhecendo a irmã de Dafnia, Tuna e o amor entre Dafnia e Lorde Betta.
  • Publicidade: De novidade, propaganda da Rika Comics Store (gibiteria) e da Super Comics (escola de quadrinhos) ambas de São Paulo e um anúncio todo em preto escrito “Em breve – O maior lançamento de todos os tempos! Aguarde…”. Eu acho que esse anúncio não deve ter nada a ver com RPG.
  • O Brinde: Para Sampa vem a D20 Saga#0 em conjunto com a revista e isso me levou a uma discussão com o dono da banca devido ao fato de ter dois preços apregados (R$6,90 e R$14,90) até mostrar para ele qual revista tem o valor certo, demorou… Seria melhor a editora na próxima vez ocultar o preço e como já tenho essa revista, deixei a minha ainda plastificada.

RPGMaster 01

Mais uma revista de RPG? Sim, mais uma revista de RPG e esta tem o tamanho e estilo de capa igual ao da antiga DB em formato americano e a diagramação da DB atual, em formatão. O editor é Marcelo Cassaro e esta revista é unissistema, apenas com 3D&T, ou melhor, o sistema antes conhecido como 3D&T, já que este vai sofrer muitas alterações, inclusive no nome.

  • Iniciativa! Essa seção é tal qual as Notícias do Bardo e possui Dungeons & Dragons 3.5, Livro dos Níveis Épicos (Devir Livraria), Primeira Aventura – Relíquias de Brachian (Mantícora), GURPS Infinite Worlds (Steve Jackson Games) e Dungeons Master’s Guide II (Wizards of the Coast).
  • Reviews: As resenhas são sobre GURPS 4th Edition – Basic Set (Steve Jackson Games, Sistema GURPS 4th, Nota 4/6, ambos os livros), Primeira Aventura (Mantícora Editora, Sistema D20/OGL, Nota 5/6, ambos os livros), Tormenta D20 3.5: Guia do Jogador (Jambô Livraria, Sistema D20, Nota 5/6) e RPG Quest (Daemon Editora, Sistema Daemon (sic), Nota 4/6).
  • RPG: Explicação sobre o que é RPG e tem descrito alguns RPGs que podem ser comprados, como sugestão.
  • Personagem Jogador: Regras para criar personagens baseadas em 3D&T, mas muito simplificadas, apenas com Características (normais) e Conceitos (os mesmos do Pimeira Aventura com um Poder Especial que gasta 1PV para conseguir bônus em algumas Características e sem custo). Há como exemplo três personagens de Holy Avenger: Niele, Sandro e Lisandra.
  • Características: Aqui elas recebem uma explanação maior, cada uma com os valores e sugestões de testes.
  • Pontos de Vida: Mais uma regra explicada, tal qual, o Manual 3D&T com Regras Opcionais: Heróis Imortais, Itens de Recuperação e Pontos de Ferimento.
  • Regras e Combate: Várias regras de combate como acerto crítico, privações, dados, choque de energia, alvo surpreso, choque de energia e sacrifício heróico.
  • Darkstalkers: A primeira adaptação da revista possui os personagens do jogo da Capcom usando as regras já descritas, sendo que os vilões possuem habilidades especiais. Há as regras opicionais de Dark Force e Viajantes Dimensionais e os personagens Donovan Bane, J. Talbain, L. Raptor, Felícia, Dimitri, Morrigan, Pyron e Phobos.
  • Técnicas de Mestre: São dadas informações sobre as Cenas, Aventuras, Campanha, Sessão de Jogo e algumas sugestões de temas como resgate e espionagem. Para ilustrar, imagens do próximo Ação!!!
  • Dungeons Crawlers: 4 páginas para o preview dos quadrinhos da Mythos.
  • Covil do Ninja: A seção de cartas é respondida pelo Capitão Ninja, com várias dúvidas perguntadas por gente que já sabia da revista (será?) e há a seção Falhas Críticas do próprio Cassaro.
  • Publicidade: O único anúncio na revista é da HQ do Conan, da mesma revista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s