[Daemon Editora] Guia de Armas de Fogo 4ª Edição (Multissistema)

Os guias sempre foram um dos principais produtos da Daemon e surgiram na época do lançamento das primeiras edições de Arkanun e Trevas, quando saiu a primeira edição do Grimório. Um tempo depois, já pela Daemon sairam os dois guias: O de armas de fogo (chamado simplesmente de Guia de armas) e o Guia de armas medievais, ambos multi-sistema. Um tempo depois, junto com as segundas edições saiu também o Guia dos itens mágicos em duas opções: dois volumes ou edição de luxo, com nova edição depois, com o D20. Arkanun, o cenário clássico da editora mesmo chegou a ser dividido em dois guias: o Guia dos jogadores de Arkanun e o Guia da Europa Medieval, que são na verdade um livro só. Com o lançamento da terceira edição de Tormenta, apareceu o Guia de monstros de Arton (para 3D&T e Daemon) e o Guia de Classes de Prestígio (para Daemon e D20), que é uma versão do Manual do Aventureiro (3D&T) para esses dois sistemas. Depois saiu o primeiro guia não feito pela dupla Marcelo del Debbio e Norson Botrel, o Guia dos dragões, de Mauri Shi Dark. E em 2007, junto com a quarta edição do Guia de armas de fogo, a resenhada aqui, foi lançado o Guia de veículos.

A capa já traz novidades na capa, ao invés de seguir o padrão das antigas edições com fundo mármore, agora o fundo é azul, com uma foto em estilo “Tropa de Elite”, que estava em voga na época. Na diagramação, tons cinza e desenho da arma na parte do número e segue o padrão de uma página da web.

Na introdução, a explicação do por que da criação do guia e a descrição da ficha que inclui até o site da arma e duas estatísticas para RPG: o alcance e a cadência de tiro. Nessa edição houve uma mudança importante: o dano do tiro passa a ser baseado na munição e não na arma como acontece em outros livros de RPG. Depois há a lista dos danos em relação a calibre para os sistemas Daemon, Storyteller (que aparece como White Wolf), D20, GURPS, D6 (o de Star Wars e que em breve deverá ser liberado), Shadowrun (2ª edição) e RPGQuest. Já que o único dado é o dano faltam alguns detalhes como o crítico no D20 (que é x3), ou seja, o livro considera que o jogador saiba como funciona o sistema. Infelizmente, o dano das granadas foi esquecido e está disponível como errata aqui.

O livro faz a seguinte sequencia: Revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, fuzis de ferrolho, fuzis de assalto, metralhadoras, artilharias e granadas. O fato de ter o dano por calibre é um porblema quando, por exemplo na Colt New Service aparece escrito: “Munição: .45 Colt e 17 outros calibres”. Quais serão esses outros calibres? Se eu só tiver um outro calibre que não o .Colt, posso colocar aqui?

Nas pistolas, há a Downsizer WSP, o menor revólver do mundo, bem interessante. Há também os modelos Rossie Taurus produzidos no Brasil. Para os anteirores também é importante citar que a nova versão possui apenas armas reais, nenhuma ficcional. Há também alguns protótipos na lista. Depois dela, vem o índice remessivo (em ordem alfabética) das armas. Logo após, a explicação sobre as pontas de projéteis de chumbo e encamisados, as bases das balas e a comparação entre os calibres. Continuando no assunto, são citadas algumas curiosidades sobre munição. Logo após vem o preço da caixa e o peso de cada, além da quantidade de cada uma. E o livro finaliza tradicionalmente com os livros da Daemon.

O livro em si, é bem interessante e útil para quem joga os sistemas citados, ainda que faltem alguns dados. Como referência é muito bom para saber como é e de qual jeito a arma se comporta. Além disso, o livro ganhou muito mais armas que as edições anteriores. Esse guia, para colecionadores, é muito bom, mas para o RPG ficou meio deficiente. A mudança do dano e a justificativa são plenamente aceitáveis e deveriam ser plenaente usadas.

Guia de Armas de Fogo 4ª Edição

  • Layout/Arte: 4/6
  • Texto: 3/6
  • Conteúdo: 5/6

Nota Final: 4/6

Jogo: Sistema Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Marcelo del Debbio e Norson Botrel
Formato: 192 páginas, capa mole
Preço Sugerido: R$ 39,00 (Temporariamente esgotado)
Idioma: Português

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Daemon Editora] Guia de Armas de Fogo 4ª Edição (Multissistema)

  1. Pingback: 11 anos de RPGNews! | RPG News

  2. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s