[Daemon Editora] Guia dos Dragões (Sistema Daemon)

Há um tempo foi feita uma pesquisa sobre quais netbooks poderiam ser publicados em livro. Um dos citados foi justamente o Guia dos Dragões, netbook que foi publicado em três versões (Guia dos Dragões de Arton 1ª edição, depois saiu uma 2ª edição que foi agregada com o Guia dos Dragões Volume 2). Como o material desses netbooks foram compilados em apenas 32 páginas, muita coisa ficou de fora, sendo que o livro já destaca este sendo como amostra dos netbooks na introdução.

O primeiro capítulo aborda as informações gerais sobre os dragões, ao começar traçando uma origem possível para cenários de RPG, com duas visões: a divina e a evolutiva, com evolução máxima durante o período Jurássico e com algumas espécies acabando pelo mesmo impacto que destruiu os dinossauros há 65 milhões de anos atrás e também há explicação sobre como os dragões mágicos e não mágicos. O capítulo continua com a explicação biológica (Anatomia, hábitos alimentares, a couraça e o fato deles serem seres alados) e psicológicos (Território deles, o fato deles serem colecionadores de peças valiosas e os seus covis, a sociedade). Isso tudo está explicado em termos de regras, não sendo totalmente descritivo.

O capítulo a seguir aborda as regras específicas para dragões tais como categoria de idade, as armas naturais, as de sopro, imunidades, magia e grimórios, as Perícias e a Aura de Medo. Essa idéia de usar categorias de idade para os dragões lembra bastante o esquema usado nos Livros dos Monstros do AD&D e no D&D. Isso também altera os dragões publicados no Guia de Monstros de Arton e no Hi-Brazil, já que eles não estão divididos assim. Nesse capítulo, há um problema de redirecionamento: Na parte de Aprimoramentos é citado um capítulo que não existe. No final deste capítulo, sugestões de kits para dragões, que nada tem a ver com os kits sugeridos no final do livro e o uso de Dragões Híbridos, resultado do encontro entre dois dragões de cores diferentes e que adotam os valores mais altos dos dois.

Os Dragões estão divididos nas seguintes categorias: Cromáticos (Azul, Branco, Negro, Verde e Vermelho), Metálicos (Bronze, Cobre, Latão, Ouro e Prata) e Outros (Marinho, Silvestre, Tartaruga-Dragão e Tatsu). Para ter um exemplo: Enquanto um Dragão Azul Filhote terá uma Mordida 15/0, um Grande Ancião terá Mordida 100/0. Um ponto interessante são os outros dragões: Marinho, que vive no mar e possui escamas no lugar do couro, Silvestre, que vive nas florestas e com o poder de metamorfosear-se nesses ambientes, Tartaruga-Dragão, uma evolução paralela entre tartarugas e dragões, esta que é a única criatura do jogo que não possui ficha conforme a idade e Tatsu, um tipo de dragão oriental que segue um código de conduta.

Temos depois os Kits de personagem, já atualizado com as regras do Guia de Kits, Classes e Classes de Prestígio da editora com os seguintes: Caçador de Dragões, um especialista em caçar os dragões, o Cavaleiro do Dragão de Prata, membro de uma sociedade secreta, que tem estranhamente a Perícia Conhecimento (Dragões) que não existe em Daemon e o Mago Dracônico, um caçador de dragões hábil em usar magias.

Encerrando, o uso de dragões no mundo de Trevas.e também em Arkanun, aonde mostra a história e como as sociedades secretas presentes nos livros os vêem. Fechando de vez o sempre presente catálogo da Daemon Editora.

O livro possui uma bela capa de Rod Reis, mas as poucas ilustrações são fracas ou que ficam estranhas em preto e branco. O texto é bem escrito, ainda que tenha suas falhas e vai interessar bastante os Mestres do sistema Daemon, estejam mestrando em Tormenta, visto que esse é um suplemento não oficial para o cenário e também para o futuro Arcádia/Nova Arcádia. E quem sabe, este seja o primeiro de muitos netbooks impressos pela editora.

Guia dos Dragões

  • Layout/Arte: 3/6
  • Texto: 4/6
  • Conteúdo: 6/6
  • Nota Final: 4/6Jogo: Sistema Daemon
    Editora: Daemon Editora
    Autor: Maury “Shi Dark” Abreu
    Formato: 32 páginas, P&B, capa mole
    Preço Sugerido: R$ 12,00
    Idioma: Português
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s