Para falar do livro, deve-se lembrar que ele é uma versão do Holy Avenger D20 (3.0) publicado em 2004, e possui na minha opinião, uma das mais belas capas lançadas para RPGs aqui no Brasil. Agora, dentro do livro foi adotada uma estratégia diferente de módulo básico de Tormenta 3D&T. Neste livro, não foram utilizado os Kits do Manual do Aventureiro e o sistema de Magias baseado em Focus, agora para o Holy Avenger 3D&T foram utilizados os Kits e o sistema de Magias é o do Manual 3D&T Fastplay, com Magias selecionadas por três Categorias, o que tornou um pouco inviável devido principalmente ao uso desse tipo de Magia, que pelo jeito se torna o oficial do sistema.
Desde o início da HQ, há a evolução de principalmente de dois personagens: Lisandra, por causa dos muitos Poderes Garantidos por ser Meia-Dríade e o Paladino, devido aos Rubis da Virtude, o que torna qualquer personagem criado impossível de enfrentá-los ou ser aliados deles.
Mas como no final, a Lisandra resolve se aposentar e o Paladino talvez esteja morto não há motivos para enfrentá-los, ou se o Mestre for bonzinho pode até pedir uma força para o Vladislav, quem sabe acaba o ressucitando?
No Apêndice, regras para Meio-Dríades, já publicadas na revista Tormenta e Novas Magias para o novo sistema. Nas regras para Meio-Dríades (Pág. 96), Criar Soldados tem o Custo de 2 Pontos.
Ao final, o livro Holy Avenger 3D&T, pelo fato de usar regras diferentes do Tormenta 3D&T, acaba sendo menos útil do que deveria. Mas não deixa de ser um bom livro com muitas explicações sobre as mudanças que afetaram o Mundo de Arton, principalmente relacionado aos personagens Mestre Arsenal e Paladino, assim como a reentrada de Sszzass no Panteão.
E que 3D&T continue vivo na nova editora!