(Jambô) Mega City [3D&T]

Por muito tempo, enquanto estava na edtora Trama/Talismã haviam dois tipos de cenários para 3D&T: os oficiais, que foram Tormenta RPG (ainda que o mundo tenha sido originalmente criado para D&D) e UFO Team e as adaptações que foram muitas: desde Pokémon até Legend of the Five Rings e Spelljamer. Com o tempo tivemos o lançamento da edição Alpha e com esta mais recente versão, apesar de ter tido adaptações na Dragonslayer com One Piece e Star Wars, ao que parece o destaque maior são os cenários, com o em produção Tormenta e também os ovos MegaCity e Brigada Ligeira Estrelar.

Mega City se propõe a ser uma enorme cidade em que se encontram vários gêneros de jogo, sendo plenamente compatível com a mecânica de 3D&T Alpha e que seja possível de alguma forma o crossover, interligando os cenários. O livro começa apresentando à cidade: uma enorme cidade que pode ser situada em qualquer lugar do mundo, cercada pelo oceano e dividida em condados onde cada um dos cenários se situam, somos apresentados à história da cidade e aos administradores dela. De certa forma, ela se liga à história do Brasil com os habitantes nativos (taquapies) e a conquista europeia por Giuseppe Polo (logicamente, uma versão de Marco Polo), o que também justifica o nome de Nova Veneza para a ilha principal da cidade (o que curiosamente é também o nome de um munícipio do interior de São Paulo), passando pela dominação inglesa, onde aqui assume relações com a história de Nova Iorque e por fim, o período moderno no qual chegam imigrantes chineses e japoneses, também há citações ao prefeito Wayne (Batman), Nelson L. Harvey (Harvey Dent) e Grayson (o Robin).

O primeiro distrito que aparece é o Super Mega City que também conta com o seu histórico, dividido em Era de Ouro, Prata e Bronze. Tem início relatando a influência mágica na cidade com as bruxas e o surgimento dos heróis, assim como o Fantasma das facas (uma versão de Jack, o Estripador). Após a isto, a história aparee dividida em Era de Ouro, Prata e Bronze da mesma forma que a classificação que é usada para classificar a história das HQs, inclusive criando um órgão regulamentador para os super heróis usando como referência o Comic Code, que regulamentava as HQs de quadrinhos. A era atual (no mundo de jogo) é chamada de heroica, onde os heróis passam a ser humanizados e fonte de inspiração como no comportamento. A regra para super heróis sofreu mudança em relação à que existia no UFO Team e que apareceu anteriormente na Dragonslayer: ao invés de serem magias convertidas com custo determinado pela magia, agora cada superpoder é uma Vantagem com custo próprio, nos quais alguns podem ser sustentados, ou seja, mantidos. Encerrando esse capítulo, os super heróis e vilões básicos de Mega City, bem genéricos, que de certa forma lembram os de Freedom City ou os arquétipos de M&M.

O terceiro capítulo abrange o Torneio das Sombras, que abrange o torneio de artes marciais de Mega City, que contém uma tradição antiga: o primeiro foi realizado na Babilônia! Após a isso, a história foca-se em Ônix, um lutador treinado por um monge tibetano (ou indiano) e que foi o primeiro a invocar a Força Treva, que aumentava o poder dos golpes. O torneio manteve-se até chegar aos dias atuais onde há o conceito de Guerreiros Mundiais (termo que vem de Street Fighter, o primeiro Street Fighter II tinha o subtítulo World Warrior). O torneio agora é fragmentado em divisões regionais que depois vão para a disputa mundial. Mesmo que o torneio não deva acabar em morte, muitos deles acabam. O torneio das sombras é formado de uma outra forma agora: há a sociedade das sombras que é uma organização secreta e criminosa que trabalha com negócios escusos, principalmente venda ilegal de armas. Há também o dojo Funakomi e Harriet’s Gym, dois lugares que servem como base para que o personagementre no torneio. Há uma regra nova aqui: as manobras de combate, que para usá-las faz-se encessária a vantagem Técnica de Luta. Fechando da mesma forma que o capítulo anterior os principais lutadores, a destacar o Opal Negra e Touro, o representante da América do Sul, logicamente uma homenagem aos irmãos Minotouro e Minotauro e Simon Sacks, uma versão do Balrog (M. Bison no Japão) do Street Fighter, tendo inclusive uma história bem parecida.

O quarto capítulo é batizado “Megadroide” e é uma homenagem aos jogos da saga Mega Man lançados pela Capcom (no Japão, Rockman). Ou seja, tanto o Torneio das Sombras quanto Megadroide são baseados em jogos da Capcom, que significa Capsule Computers Co. Esse cenário é o mais diferente entre os presentes no módulo, já que abrange andróides com poderes diferentes. A história tem um pouco de Gepeto no caso de Osamu, que não chegou a ter filhos. Explicando melhor, ela foca em dois doutores: Osamu (clara homenagem a Osamu Tezuka) e Hiroshi. O primeiro torna-se o Dr. Droid que cria Keiji, um robô adolescente (Mega Man, lógico) e o ciúmes do Agura (Protoman, talvez). Keiji que nasce como um andróide, torna-se um megadroide batizado de Alpha, tornando-se um Megadroide (duas referências: Ao Zero e também à forma que Street Fighter Alpha é batizado no Japão e fora dele). O cenário conta, conforme já explicado com três tipos de robôs, um mais avançado que o outro: Robôs, Andróides e Megadróides. O Megadróide é o que tem a preferência do personagem jogador e a regtra que aparece a mais aqui é a de equipamento, na qual ganha-se conforme o nível de personagem e há vários exemplos de equipamento como carro, bazuca, ezoesqueleto, motocicleta, lança chamas… Finalizando, personagens úteis ao jogo.

O penúltimo cenário é Crônicas de Nova Memphis, dedicado a seres sobrenaturais como vampiros, anjos, demônios… Ele faz uso das Vantagens Únicas já presentes no manual básico, mas com algumas pequenas alterações. A primeira informação diferente é a de que esses povos lutam entre si em uma chamada “guerra secreta” e que poucos mortais sabem sobre a existência destes seres. Cada grupo de seres sobrenaturais possui clãs ou espécies além da Vantagem Única padrão. Vampiro possui uma vantagem única nova e possuem a espécie Strigoi e os clãs Juliusm Martel e Strix. Espécie Edimmu e os clãs Glammador, Leshat e Nergal. Cada um deles possui uma seleção de dons das trevas, que são vantagens que simulam poderes especiais existentes em jogos como Vampiro: a Máscara. Os Lobisomens possuem várias tribos e cada uma é uma vantagem única: Tribos Wargen (facções Crias de Ares e Filhas de Diana). Da mesma forma que os Vampiros, os Lobisomens possuem dádivas. O Anjo é outra vantagem única que sofre alteração para ser mais compatível com o cenário e são divididos em coros (Anjos, Arcanjos e Principados, igualzinho ao Anjos: A Cidade de Prata). Os poderes dos Anjos são chamados de bençãos. Os Demônios também tem uma Vantagem Única própria e são divididos em castas (Demônios, Trapaceiros e Diabos, que de certa forma é baseada na classificação de demônios do D&D) e possuem poderes infernais. Conforme já foi dito, as outras Vantagens Únicas não citadas são cobertas pelo módulo básico. No fim, a ficha de alguns seres sobrenaturais (NPCs). Esse cenário, de certa forma lembra os títulos da linha Storyteller e também os da Daemon Editora, o que facilita a adaptação desses cenários para Mega City.

O último distrito é Mega City Contra-Ataca e é para pessoas comuns (mas ainda assim, aventureiros). Há uma tonelada de Vantagens e Desvantagens novas neste cenário nesse capítulo como Contatos, que pode substituir Aliados, Aparência Deslumbrante, que é o inverso de Aparência Inofensiva, Duro de Matar, Impostor, Inventor, Poderes Legais e as desvantagensm Azarado, vários novos tipos de Deficiência Física e Insano, Pacifista e Segredo. Para esse Distrito há várias Vantagens e Desvantagens Proibidas e Restritas (na qual, somente uma pode ser adquirida pelo personagem jogador). Há também uma adaptação da regra de nicho, que surge no suplemento Agentes da Liberdade para M&M e que aqui aparece adaptada para 3D&T. E ela depende da profissão do personagem. Finalizando, alguns personagens comuns de Mega City.

O último capítulo é sobre como mestrarem Mega City. Com tantos cenários, logicamente é mais interessante misturar do que focar somente em um, então eles fazem a seguinte pontuação inicial: Super-Herói (12 pontos), Ser Sobrenatural e Megadroide (ambos, 10 pontos), Lutador (7 pts) e Aventureiro (5). Isso classifica cada um deles pelo nível do poder, de 4 até 1 conforme a pontuação inicial. E isso garante pontos de destino para cada um deles, que de certa forma são uma adaptação dos pontos de ação e que antes era possível fazer a mesma coisa com o gasto de pontos de experiência. O capítulo termina com várias ideias de aventura e boxes dando dicas de como usar cada um dos cenários. Há também mais alguns NPCs a mais.

A grande maioria das ilustrações são novas e trazem várias referências aos cenários, jogos em que forma inspirados e à própria Mega City. A ilustração da página 125 é uma clara referência ao cenário do Sagat no Street Fighter II. Mega City é um cenário bem interessante, coligando vários temas e ideias, onde há muitas ideias para o jogo. Cada cenário pode ser jogado independentemente ou em conjunto com todos, o que na minha opinião, é a melhor escolha. As pessoas comuns de Mega City sabem muito sobre os super-heróis (mas não suas identidades reais) e pouco sobre os seres sobrenaturais. Mega City é um cenário interessante, na qual acrescenta muitas novidades ao escôpo do 3D&T e, para quem é fã desse RPG, Nega City é um cenário obrigatório!

Mega City

Tipo: Livro de cenário
Sistema: 3D&T Alpha
Autor: Gustavo Brauner
Ilustradores: Lobo Borges, Rafael Françoi, Roberta Pares, Wellington Dias, Leonel Domingos (cartografia), Dan Ramos (logotipo)
Editora:  Jambô Editora

Avaliação: 6/6

Regras: 5/6
Arte: 6/6
Desenvolvimento: 6/6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s