[Comic Store] O Mais Longo dos Dias [OPERA RPG]

A 2ª Guerra Mundial já foi tratada muitas vezes no RPG, como por exemplo, no importado GURPS WWII e os nacionais Cães de Guerra e o wargame Cruz de Ferro, mas o primeiro livro com esse tema a ser produzido no Brasil foi O Mais Longo dos Dias, lançado de forma independente para o sistema OPERA. Agora ele está de volta, em uma nova versão produzida pela editora Comic Store.

Para quem não sabe, o mais longo dos dias foi o Dia D (06/06/1944), quando houve o desembarque das tropas anglo-americanas na região da Normandia no sul da França que acarretou principalmente na libertação de Paris e a tomada de Berlim pelo exército russo.

O 1º capítulo trata do histórico da 2ª Guerra, podendo ser usado tranqüilamente na escola, de uma forma resumida. O capítulo encerra-se com a descrição de grandes personalidades desse período: o general alemão E. Rommel, o presidente norte-americano D.D, Eisenhower, o general americano O. N. Bradley e o general inglês B. L. “Monty” Montgomery com biografia, pensamentos, além da sua ficha de personagem.

O próximo capítulo é especificamente sobre a Operação Overlord, que é o plano para o acontecimento do Dia D, nesse capítulo há diagramas para as defesas alemãs em terra e os portos que foram usados para o desembarque de tropas, construídos pelos Aliados e o mapa do Canal da Mancha, indicando os pontos de partida e desembarque, mas ficou devendo algum destes portos na ilustração. A partir daí partimos para as ações em terra, com os vários desembarques, a chegada do UDT, também é dado um grande destaque ao avanço para a conquista do porto de Cherbourg. O capítulo Elementos do Cenário começa pelo código militar, que são regras como obedecer a ordens e o que é considerado crime e sugerindo não apenas soldados, mas também capelães e agentes secretos., temos o equipamento básico de dois tipos de soldados e as diversas subdivisões de um exército, quatro dicas de campanhas, podendo ser de Espionagem, Operações Especiais e Crônicas de Campanha, além de sugestões dos quadrinhos Para finalizar, os alfabetos fonéticos usados para passar informações usados até atualmente.

Chegamos finalmente às Regras e começamos com três novas Características Favoráveis e uma adaptada, que é a Posto, que pode ser de 0 à 50 pontos.Há também as desfavorávies como Anseio de Glória, Código do Soldado, Covardia, Devoção: Pátria e Fanático.Há 12 novas Habilidades relacionadas à Guerra, a destacar o Instalar Explosivo, com detalhes do terreno. O capítulo continua falando dos Jogos de Guerra, ou seja, como utilizar as situações de guerra no RPG. É explicado como as regras podem ser quebradas e como alterá-las durante o jogo. Essa parte é interessante mesmo para quem não irá jogar OMLdD ou mesmo o sistema OPERA, há a Confiabilidade de Aparelhos (MB, Pág.77), reescrito totalmente aqui. Depois somos apresentados aos tanques típicos da Segunda Guerra com sua tripulação e a infantaria.Temos muitas situações que existem na guerra: tocas de raposa, barragens de artilharia, as tochas para combate noturno, o uso do arame farpado, ninhos de metralhadora e as situações psicológicas extremas.

No capítulo 5 falamos dos Personagens, primeiro com os Comportamentos como Soldado Modelo, Brigão, Pacifista Boa Vida, Louco, Pessoa Comum, Renegado e Herói, que são idéias para a construção do personagem. Temos também os Arquétipos, a citar, Curinga, Correspondente de Guerra, Especialistas, Franco Atirador, Médico de Combate, Oficial e Soldado, aonde são dadas sugestões de como aplicar os pontos, não sendo fornecida uma lista estática. A seguir temos 9 unidades policiais, assim como personagens pré-fabricados para serem usados como PCs ou NPCs em aventura rápida, é abordado os vários equipamentos militares com vários tipos de armas usados na época, os vários tipos de granadas, minas, facas e punhais, capacetes e os vários veículos usados tradicionalmente. Para encerrar uma aventura e um apêndice contendo exércitos de outros países, como o Brasil.

OMLdD é um livro muito bom, detalhado ao extremo, usá-lo em conjunto com Cães de Guerra e \ou Cruz de Ferro, além de um bom livro sobre o tema com muitas boas ilustrações de Altair de Souza. O livro fica interessante também devido a apresentação de outros temas da 2ªGM, como sobrenatural ou espionagem. Um livro interessante para quem quer conhecer melhor a 2ª Guerra ou quer conhecê-la por outro lado, na mesa de jogo.

OPERA RPG: O Mais Longo dos Dias

160 páginas

Autores: Aquiles Jorge Neto, Edson Gomes dos Santos Jr, Gustavo Aurelio Prieto, Leonardo Antonio de Andrade e Luiz Gilberto de Oliveira Messias

Nota 5/6

2 pensamentos sobre “[Comic Store] O Mais Longo dos Dias [OPERA RPG]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s