[Mantícora Editora] Primeira Aventura (Primeira Aventura)

Dungeons & Dragons teve suas bases plantadas em 1972 quando Dave Arneson (Na época, juiz do wargame Blackmoor, baseado em um castelo e também decidiu inserir dungeons embaixo desse castelo) resolveu pedir autorização a Gary Gygax (Co-autor da criação das regras de um outro wargame, Chainmail e autor do suplemento Chainmail Fantasy Supplement) para usar as regras do CFS em seu jogo. Em 1974 finalmente era publicado pela Tatical Studies Rules (ou simplesmente TSR) como um jogo de miniaturas suplementar ao wargame Chainmail contendo 3 livros: Men & Magic, The Underworld & Wilderness Adventures e Monsters & Tresaure, de lá para cá esse jogo só chegou por aqui em uma versão portuguesa em 1989, em 1993 finalmente foi publicada a primeira edição nacional pela Grow e logo depois, em 1995 chega ao Brasil o Advanced Dungeons & Dragons pela Abril Jovem. A terceira e atual edição foi primeiramente salva de uma editora que estava indo a falência (TSR) para uma nova, Wizards of the Coast, dona do sucesso Magic, que depois passaria a ser da grande empresa de brinquedos Hasbro. Essa edição fora publicada no Brasil entre 2001 e 2002 e a suplementar, 3.5 entre 2004 e 2005, a grande vantagem dessa edição em relação às anteriores foi a liberação de sua licença para quem quiser publicar material seja suplementar ao D&D através da licença D20 System ou básico usando a Open Game License, similar a GNU usada para programas com programação aberta.

No Brasil, o primeiro livro a ser publicado como OGL foi o Ação!!! pela Talismã Editora que trazia uma versão mais simplificada do D20 Modern, com regras para ser um herói de ação num mundo moderno. Agora a Mantícora lança o Primeira Aventura com a mesma intenção do Ação!!! (desculpem-me o trocadilho) com uma versão simplificada do Dungeons & Dragons. A idéia principal do jogo é que tenhamos novas versões no futuro com o Aventura, Aventura Heróica e Aventura Épica, outro detalhe é que temos material da licença D20 System como base, do Unearthed Arcana (da Wizards of the Coast) como as Classes e os Talentos relativos a Poderes de Classe e da um pouco da licença D20 Modern, como o Talento Artista Marcial que substitui o Ataque Desarmado Aprimorado. Agora, vamos ir a cada um dos livros:

Guia do Jogador

O Guia do Jogador começa com uma mini aventura-solo na qual a pessoa tem de definir o futuro da ação, caso ocorra a escolha de colocar o anel ou não. A seguir temos a explicação de que jogo é esse (sem mencionar RPG), aventureiros, o que é necessário para jogar, dados necessários, mecânica de jogo, informações do Guia de mestre, próximos livros e um glossário com os termos importantes para os personagens jogadores como Raça, Classe e Nível. A seguir partimos para a criação de personagens propriamente explicando sobre as Habilidades, Resistências, BBA e Tendências, nada de novo para quem já conhece D20.

A seguir temos as Classes de Personagens que são 3: Combatente, Conjurador e Especialista que vieram do Unearthed Arcana. O Conjurador é subdividido em Arcano e Divino, cada o qual com Dados de Vida, seleção de Armas/Armaduras diferentes, seleção de Magias Arcana ou Divinas. Cada Classe possui como Arquétipos as Classes existentes no D&D: O Combatente possui (Guerreiro, Ranger, Paladino e Bárbaro), Conjurador (Mago, Feiticeiro, Clérigo e Druida) e Especialista (Ranger, Ladino e Bardo) cada um desses Arquétipos possui apenas sugestões de melhores Habilidades, Perícias e Armas e Armaduras, ficando mais fracos que uma Classe comum, já que você terá de criar tudo de novo. A única limitação é a Tendência, que diga o Paladino… Encerrando o capítulo temos 6 personagens icônicos de nível 3, em vez de serem do primeiro nível para um jogador começar jogando com eles.

Continuando, temos as Perícias com descrições resumidas e faltando algumas úteis como Ofícios e Cavalgar isso inclui também uma lista pronta para os Arquétipos, com 6 Perícias para os Combatentes e Conjuradores e 12 para Especialistas. Os Talentos vêm, conforme já foi dito da licença normal como Foco em Perícia, Iniciativa Aprimorada e Trespassar, da licença do D20 Modern vem Artes Marciais e Artes Marciais Defensivas e as conversões dos Ataques/Qualidades Especiais dos PJs como Conhecimento de Bardo, Expulsar Mortos Vivos e Fúria Bárbara, alguns vindo do Unearthed Arcana e outros criados a partir das Classes de D&D. A seguir, temos a lista de equipamentos com as moedas, as armas estão divididas do mesmo jeito que os Talentos em Simples e Comuns (não, não tem nenhuma exótica), as armaduras e como a magia as afeta e equipamentos para o dia-a-dia do aventureiro. Para encerrar temos uma lista com 69 Magias divididas em Arcanas e Divinas para os Conjuradores, a ficha de personagem indicando como se deve proceder a construção do personagem e a roleta que substitui os dados.

Guia do Mestre
O Guia do Mestre é bem menor que a sua versão para os Jogadores contendo 50 páginas contra 66 do outro manual. O livro tem em seu início a explicação do comportamento do Mestre na mesa de jogo, que será explicada mais adiante. O primeiro capítulo é sobre combates com a explicação turno-por-turno, seguido pela explicação de termos e como funcionam o BBA, Acerto Decisivo, Classe de Armadura, Pontos de Vida e a lista com as condições como Paralisado, Enjoado, sofrendo Dreno de Habilidade, Surpreendido e por aí vai. A seguir, uma explicação maior da rodada de Testes de Resistência, Iniciativa, Surpresa e Ataques Corpo-A-Corpo e a Distância e quando forem acontecer mais ataques por rodada.

O segundo capítulo é sobre o Mestre com a sua função, a importância de manter o segredo, a realidade do jogo, criando aventuras que podem evoluir para campanhas, a criação de NPCs e as masmorras do jogo. A masmorra está explicada passo-a-passo, com armadilhas com ND máximo 5, podendo ser ampliado para 6 com a Cobertura Especial e efeitos especiais como ruídos, monstro farsante, magias, teletransporte, este encerra-se com idéias para cidades, ou seja, o mundo lá fora, Encontros Aleatórios incluindo tabelas segundo o ND e regras para Experiência bem simplificadas, já que esta não pertence à SRD. A seguir tems as criaturas, na qual algumas eram Raça. A lista é a seguinte: Anão, Cão Infernal, Carniçal, Cubo Gelatinoso, Elfo, Esqueleto, Goblin, Halfling, Harpia, Homem Lagarto, Kobold, Lobo, Lobo Atroz, Mantícora, Ogre, Orc, Rato, Rato Gigante, Troll e Zumbi. Nas fichas não temos como se calcula a CA do Monstro (Bônus de Destreza + Natural + Armadura + Escudo) nem há o tipo do Monstro (Morto Vivo, Besta Mágica, Humanóide) que pelo visto esse não se aplica e faltam ilustrações dos monstros desconhecidos, mesmo com a descrição fica difícil imaginar um Troll. Depois de matar os monstros vem o tesouro, relacionando com o ND e o que pode vir nele como objetos de arte, gemas e itens mágicos contendo armas, armaduras, escudos, poções, pergaminhos, anéis, varinhas e outros objetos mágicos, com tabela para fazer o sorteio segundo o Nível de Desafio e para a seleção do item mágico do personagem. Para encerrar há a aventura O Templo do Inseto Rei com idéias boas como o que fazer quando chegar na masmorra: Jogar algo dentro, procurar armadilhas ou lançar uma magia por exemplo. O nome da aventura é inspirada num evento de Holy Avenger que não chegou a aparecer no mangá, há dois mapas prontos para qumem quer criar outras aventuras na mesma dungeon, um Modelo (Criatura Inseto). No final a mesma roleta que funciona como dados do outro livro e papel quadriculado.

  • Pontos Positivos
  • * D&D para iniciantes e muito mais barato.

    * Ilustrações muito boas, de ambos ilustradores. Talvez venha reclamação por causa de uma bunda, mas nada de mais.

    * Substituição dos dados pela roleta. O único problema seria furar um dos livros.

  • Pontos Negativos
  • * Falta de Raças, já que poderiam ter colocado pelo menos Elfo, Halfling e Anão que estavam no D&D da Grow.

    * Não é totalmente compatível com o D20 System.

    * Falta de personagens prontos e construção de personagens a partir dela.

    Um pensamento sobre “[Mantícora Editora] Primeira Aventura (Primeira Aventura)

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s