[Daemon Editora] Rebelião – Céu e Inferno (Sistema Daemon)

Rebelião: Ascenção e Queda é um título da editora Daemon que foi lançado em 2007 e no qual o jogador interpreta um Nelfim, um personagem meio-celestial e meio-abissal que serve de equilíbrio para este mundo e que possui várias linhagens a serem escolhidas. Mas, de quem o Nelfim herda? É o que Rebelião: Céu e Inferno busca responder.

O livro possui uma capa diferente dos outros títulos Maytréia e Rebelião publicados pela editora, sendo mais dura e brilhante que o comum. As ilustrações seguem o padrão do estúdio, sendo geralmente boas, a destacar a anja da página 11, de autoria de Alex Genaro.

Na introdução, há um conto escrito como se estivesse em um diário mencionando vários tomos fictícios que abordam tanto seres do céu como de criaturas do inferno e são as referências e serve como introdução para o que virá no livro. O primeiro capítulo Orbes: as esferas invisíveis que tentam de retratar a forma do universo, com os Planos: Asiah (universo físico), Adamah (a Terra), Yetsirah (composto de energia), Beriah (plano espiritual), Shamhaim (o Céu) e Sheol (o Inferno). Os dois últimos são compostos de nove firmamentos (Círculos) conforme o descrito na Divina Comédia de Dante, e também eles também relacionam o corpo humano (composto de corpo físico, alma e espírito) aos planos. Logo depois a descrição dos nove firmamentos de Shamaim e dos nove círculos infernais (Sheol), entre eles há quadros retratando os Dedangim, que eram as criaturas guardiãs do Éden, um questionamento se as descrições são confiáveis, Panagelion que é um ponto de encontro angelical e os rios do inferno. Finalizando, o capítulo assume como usar esse livro e os problemas que o Mestre pode enfrentar com criaturas overpower, e também o que se altera nesses personagens: Fides (Fé) um novo atributo que substitui o maná, além disso os poderes e dons naturais e a progressão dessas novas criaturas, batizadas Desafios e seus métodos de invocação, assim como sua origem presumida e o círculo que fazem parte.

Caelum, os espíritos celestes é o primeiro capítulo que descreve os Desafios. São descritos os Fátuos, que lembram crianças aladas luminosas; Velocinos, criaturas humanóides com cabeça e pés de carneiro; Fadas, que seguem o padrão das Fadas mesmo; Up-en-Khat, advinos da mitologia egípcia e que podem ser tanto humanos como animais; Juvati que se assemelha a um mastim branco com orelhas e língua flamejantes; Sharivar, um tipo de golem metálico; Melusines, entidades femininas de pele azul que podem se transformar em variados seres; Nadais, humanóides pálidos e magros com narizes e orelhas pontudas que possuem hálitos congelantes e Belemitas, os mais poderosos entre os Selemitas, com corpos translúcidos da mais pura energia elemental.

Para contrastar, há também as espécies demoníacas relatadas no capítulo Infernum: as espécies demoníacas que começa com uma explicação sobre o que são os Demônios e o que diferem dos Anjos Caídos, e assim como o Céu, há uma criatura para cada círculo e assim são descritas: Meri’Im, os diabretes, com pouco poder e sem racionalidade; Lilum, semelhante aos humanos também conhecidos como incúbus e súcubos; Aluqat, criaturas albinas e assexuadas que se alimentam de sabgue; Ghuls, seres de aparência espectral e fantasmagórica, sendo a raça mais populosa de demônios; Damnati, criaturas com aparência de cães negros com traços semi-humanos e múltiplas cabeças; Zabub, criaturas de aspecto insetóide e com inteligência coletiva; Se’irim, que lembram bodes bípedes; Naash, criaturas com aspecto repitiliano em diversas formas e tamanhos; Baalim, humanóides de grande estrutura com asas membranosas.

Encerrando o livro há novos Aprimoramentos para Sheolitas e Celícolas que servem para customizar melhor o NPC como identidade adâmica que permite o NPC ter uma identidade mortal, Culto, onde permite que o personagem tenha um culto para sua entidade, Pele de Cordeiro que permite disfarçar o personagem com uma alma mortal, Oratório que permite um lugar para o personagem habitar, Relíquia Ancestral que são quatro: O Estandarte de Joana, Bastão de Rafale Arc’Anjo, Funda de Dabi e O Livro de Ofanim, que pode ser bons ganchos para aventuras.

O livro é interessante, tanto para uma campanha de Rebelião quanto de Trevas ou mesmo de títulos importados que abordem essas criaturas como In Nomine, as criaturas possuem boas descrições, tanto de poderes quanto em relação a sua ficha de personagem. Há boas ilustrações no livro, mas nem sempre dá para saber quem é quem, já que não há nenhuma legenda. São 32 páginas por 12 reais, o que deixa o preço em conta. Há muitos bons plots para aventuras e para encontros, encontros esses que geralmente podem levar à fuga!

Rebelião: Céu e Inferno

  • Layout/Arte: 4/6
  • Texto: 5/6
  • Conteúdo: 6/6
  • Nota Final: 5/6

Jogo: Sistema Daemon
Editora: Daemon Editora
Autores: Universo Germinante (Danilo Faria, Renato Simões, Alex Genaro)
Formato: 32 páginas, capa mole
Preço Sugerido: R$ 39,00
Idioma: Português

Anúncios

Um pensamento sobre “[Daemon Editora] Rebelião – Céu e Inferno (Sistema Daemon)

  1. Pingback: Resenha: Rebelião – Céu e Inferno « RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s