[Clube dos Autores] Re.Ops (OPERA RPG)

O sistema OPERA surgiu em 1994 e foi criada por uma organização de RPG de Catanduva chamada Confraria dos Observadores e o sistema foi se tornando conhecido durante os Encontros Internacionais de RPG juntamente com outro, Calíope. De forma independente, eles publicaram o primeiro RPG, um resumo de regras chamado Resumo do OPERA publicado no início dos anos 2000 e o primeiro suplemento, de forma independente, O Mais Longo dos Dias, sobre o Dia D. Em 2003, a editora campineira Comic Store publica o módulo básico e vários suplementos: Conspiração do Amanhecer, 1887-Sob o Sol do Novo México e uma nova edição d’O Mais Longo dos Dias, mas a editora vem a falir, o que faz eles voltarem ao mercado independente, primeiramente com uma versão de Anel Elemental rebatizado de A Nova Era e agora, com essa revisão de regras chamada Re.Ops.

O sistema OPERA faz uso de dois dados comuns para o teste e está dividido em Atributos (Primários e secundários), Características (Físicas, psíquicas e raciais) e Habilidades (Físicas, psíquicas e bélicas) . As características comportam-se como as vantagens e desvantagens e as Habilidades como Perícias. Os Atributos secundários servem para a marcação de dados como Sorte, Magia e Mente (psiquismo) quando disponíveis. Essa nova versão do OPERA buscou principalmente a repaginação e a simplificação do sistema, mas sem alterar a essência do OPERA.

O livro é em formato A5 (metade de uma folha de sulfite) e somente pode ser adquirido pelo Clube de autores por R$35,00 o que é um pouco caro pelo formato econômico e nisso não está incluso o frete, a ilustração de capa já foi usada em dois livros (Resumo do OPERA e OPERA Módulo Básico). O livro conta com seis ilustradores que trabalham com vários estilos de ilustração e ilustradores de edições antigas como o Ivã Lib Camargo e Marcelo Braga sem mantêm e em sua maioria são boas e conta também com esboços de fisionomias. Os primeiros exemplares sofreram com problema na cola, ao que parece isso foi corrigido rapidamente

O livro é um grande capítulo de construção de personagens e durante todo o seguimento do livro acompanhamos a criação da personagem Anne, uma arqueóloga que descobre uma arma mística chamada Bastão de Petbe (um deus egípcio da vingança) e isso faz ela adquirir super-força. O livro começa pelos atributos primários (Físico, Destreza e Inteligência, 18 pontos para dividir entre os três) e secundários (Percepção 6, Vontade 6, Mente 8, Mana 15 e Sorte que depende do cenário). Todos eles estão muito bem explicados, explicando a função de cada um deles, de forma bem melhor do que as versões antigas do OPERA.

O próximo capítulo detalha as Características tanto positivas quanto negativas sendo que algumas possuem níveis (indicadas pelo sinal +) e aí uma lista bem grande. Todas bem descritas mas sem lá muitas alterações para o OPERA comum. Curioso é que a Anne por via do artefato tem fobia de lua cheia.

O capítulo a seguir detalha sobre as Habilidades que cumprem a função de Perícias no sistema OPERA cujo limite máximo de nível é de 4 (o que equivale a 10 pontos). Uma das Perícias novas é interessante, Escolaridade, que define o período de estudos do personagem, sendo praticamente obrigatória em aventuras modernas. Separadamente estão as Habilidades Bélicas e aqui há o nível zero que é quando o personagem está aprendendo a usá-la.

O capítulo sobre Habilidades especiais que agem como poderes sobrenaturais para o personagem e aqui há uma importante mudança: a criação de Pontos de Poderes para a aquisição desses pontos, o que serve principalmente para jogos de super-heróis. A campanha de baixo poder tem 50 pp, de médio, 100pp e os personagens com 150pp são divindades em seus habitats. Os poderes podem ser positivos como Levitação e Corpo de Madeira e têm custo da mesma forma enquanto alguns agem de forma negativa como Vulnerabilidade ou Ossos ocos, outras representam características físicas (que acabam servindo mais para monstros que para personagens) como Garras, mandíbulas e chifres.

O livro se encerra com as regras de testes como os de atributos nos quais deve-se tirar a menor rolagem do dado e de disputa, no qual deve se tirar o maior número possível em 2d6. Essa mecânica invertida também resulta em uma inversão dos Sucessos e Falhas críticas, regras de combates, ataques de longa distância, o famoso diagrama de resistência que serve para ver onde o dano foi aplicado e evolução de personagem. Uma longa lista de equipamentos com armas e armaduras também está disponível, ainda que os dados apareçam de forma meio confusa, seria melhor ter deixado em uma tabela. No final sim temos uma tabela listando todas as Características e Habilidades e seus custos.

O livro é basicamente um guia para construção de personagens e parece faltar um capítulo para a construção de cenários e aventuras, porém, conversando com o Roj ele garantiu que virão cenários para complementar esse projeto e um dos primeiros sem dúvida será o oriental Terras de Shiang. Outro ponto é que como não há impressão on demand o preço do livro acabou ficando lá em cima e infelizmente, não há chances de diminuir. O livro é muito legal de ler, possui boas descrições e a construção de personagens chega a estar mais divertida do que era nas versões mais antigas do OPERA.

Para comprar o livro, acesse o Clube de Autores e para quem quiser netbooks e mesmo uam versão gratuita do Re.Ops, acesse o site do OPERA RPG. Na minha pasta pessoal também há vários arquivos para OPERA RPG.

Notas (de 1 a 6)
Texto: 6/6
Texto bem escrito, praticamente sem erros de português. Contém descrições muito boas das Características e das Habilidades, realmente você sabe a função que elas exercem.

Conteúdo: 4/6
É um manual de criação de personagens. Mesmo assim, parece que faltou alguma coisa.

Arte/layout: 4/6
Ilustrações boas e médias, capa já utilizada.
Nota Final: 4/6

Ficha técnica:
Jogo: Sistema OPERA
Editora: Clube dos Autores
Autores: Leonardo Antônio de Andrade e Roj Ventura (ou Rogério de Mello Godoy)
Formato: A5, 118 páginas
Preço: R$34,83
Idioma: Português

Um pensamento sobre “[Clube dos Autores] Re.Ops (OPERA RPG)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s