[Daemon Editora] RPGQuest 02 – Você é o Herói (RPGQuest clássico)

Acabou a masmorra? Vamos voltar para casa!

– E não será nada fácil…

Quatro meses após o lançamento do primeiro RPGQuest, chega a sua segunda versão, que seguindo a tradição da Daemon, pode ser jogado sozinho ou acompanhado do primeiro, o que é altamente recomendado. Ennquanto a primeira versão abrangia apenas masmorras, a segunda é sobre ambientes externos e vem com um mapa que de um lado é um ambiente de praia de um lado tendo inclusive uma escada e de outro uma floresta com vários caminhos. Os dois mapas podem ser interligados facilmente principalmente pelo fato de ter nele duas ligações possíveis com o mapa da praia.

Indo para o livro, dessa vez temos apenas uma página explicando o funcionamento do jogo, já que não é necessário ficar explanado como funciona as salas e corredores e os props são mais simples: agora são templos, árvores (que podem ser arbustos), templos, fonte d’água (também conhecida como oráculo), fogueira (que ficou faltando no anterior), réguas de 25cm (divididas em 10 partes de 2,5 cm), barquinhos e um naviozão. Em uma página, temos uma descrição da história e origem de Arcadia (que será mais completa no livro Velha Arcádia, a ser lançada em breve) e os principais Deuses que são nossos velhos conhecidos das aulas de História ou do desenho/seriado do Hércules: ZeusHeraHades e Poseidon, além de outros mais resumidos ainda. Nada do sistema sofreu grandes alterações: São 10 pontos a serem divididos em 8 atributos: ForçaConstituiçãoDestrezaAgilidadeInteligênciaForça de Vontade,Percepção e Carisma indo de Muito Fraco (-1) a Divino (+10).

As Raças que se manteram do RPGQ1 foram Humano e Minotauro enquanto as que chegaram foram AmazonaFauno/Sátiro,NinfaCíclope e Centauro, sendo que os Minotauros só podem ser machos e as Amazonas e Ninfas somente fêmeas.

Nas Classes, ficaram Ladrão (que perdeu uma arma), Clérigo (que sofreu alterações na seleção de Perícias) e Mago (idem ao Clérigo) enquanto entram em cena o Aventureiro (semelhante ao Guerreiro, mas com uma Perícia a mais), Soldado (cuja Habilidade Especial Ataque Coodernado lembra o Legionário de Hi-Brazil, livro que faz parte da série Arcadia), GladiadorCaçadorMarinheiro, que também apareceram em Hi-Brazil, só que como kits para o sistema Daemon, nas Habilidades Especiais Afastar Mortos-Vivos e Ataque Furtivo tiveram substituições, aonde estava +1 agora passa a ser +1d3, além das outras antigas que não sofreram alteração, as novas, além da citada Ataque Coodernado há também Treinamento em Defesa para a Classe Soldado que ocasiona dividir o dano entre outros de mesma Classe.

Para as Perícias, Arqueria agora está dividida em Arco e Flecha, Besta, Funda e Zarabatana, há a nova Meditação que acelera a recuperação de Pontos de Magia, Música que poderá ser usada futuramente para Bardos, Navegação para o bom uso dos barcos/navios enquanto Alquimia/Herbalismo sofreu alterações na sua mecânica, Religião deixa de ser exclusiva para certas Classes e há agora a menção aos Níveis de Dificuldade para a Perícia, este se não for citado é só usar o padrão.

A lista de armas está mais adequada em relação ao jogo, ainda que menor do que o RPGQ1, incluindo armas para Gladiadores como rede e corrente, além disso foi corrigido o erro sobre escudos na parte de armaduras/escudos e na lista de equipamentos normais há agora Tenda (sugiro usar os templos menores para substituir caso seja necessário usá-la).

Na parte de descrição de Magias, não há nenhuma alteração, enquanto na lista temos a estréia do quarto círculo que só pode ser adquirida depois, com experiência. As magias Área Escorregadia, Crescimento, Patas de Aranha, Salto, Toque Macabro, Ventriloquismo, Conjurar Insetos, Círculo Mágico, Conjurar Orcs e Lâmina de Gelo foram substituidas por Reflexão, Conjurar Tritões, Arma Encantada, Bola de Fogo, Pele de Pedra, Pequeno Globo de Invulnerabilidade, Remover Petrificação e Transformação mas é lógico que as magias retiradas podem ser usadas sem problemas.

Nos testes, agora temos um exemplo de como gastá-la, já que existem duas limitações para comprá-la, há limites para Atributos, Perícias, Classes e Raças que passam a ser no máximo Heróicos, as Magias tem limite de atingir 6o. Círculo, ainda que o máximo publicado seja do 4o., agora também é possível comprar Pontos de Vida.

Como a idéia é explorar ambientes externos temos as regras para viagens, desde o custo de estalagens e acampamentos, o custo em dinheiro dos meios de transporte e quanto cada pessoa anda com seu deslocamento normal, andando em marcha (afinal temos soldados agora!) e na corrida e o mesmo para montarias e veículos como cavalos, grifos, bote e navios.

Os monstros são todos de Mitologia Grega como Esqueletos Soldados e Líderes (que me faz lembrar os jogos clássicos Battletoads e Golden Axe) há também Javali GiganteTritão e Pegasus, sendo que os maiores são a Hidra de Sete Cabeças, aEstátua de Bronze e o Cria de Cerebrus. O maior detalhe agora é a inclusão de regras para Batalhas de Miniaturas e como se agem os monstros nela, como exemplo a Fênix que com ela estando há 2 casas de distância recupera 1PV. Os tesouros agora podem receber modificadores como exemplo, C (Pedras Nobres)x3, podendo deixar os personagens mais ricos. Isso se não acontecer de eles visitarem Hades tão cedo.

O produto trás 10 idéias para aventuras usando os mapas, a qual destaco uma que se deve capturar o Javali de Erimanto vivo! Essa era um dos doze trabalhos de Hércules. Há também a procura até o Oráculo, que pode ser até o de Delfos ou enfrentar o Cíclope, famoso da Odisséia de Ulisses (não confundir com a versão de James Joyce). A grande invação desse RPGQuest são as batalhas de miniaturas, no livro temos as regras simplificadas mas que já possibilitam realizar um confronto. A partir do Custo de Recrutamento (os mais caros são a Hidra de Sete Cabeças do RPGQ2 com 112 pontos e o Dragão Branco Adulto Jovem do Booster Limitado 2 custando 175 pontos). Cada time tem de 100 a 1.000 pontos para dividir entre os personagens, sendo que alguns têm de ser gasto com um comandante (personagem de ficha pronta) que começará o dobro de XP gasto para o exército, num exemplo de batalha de 100 pontos, o comandante recebe 200XP, a serem gastos livremente com ele. Um exemplo de exército de 100 pontos é esse: Germana (comandante), Homem Escorpião, Estátua de Bronze e Esqueleto. É claro que está desequilibrado mas com o tempo é possível achar a “escalação” certa. No site do RPGQuest há um manual completo com 23 páginas de graça para quem quiser jogar apenas as batalhas.

Encerrando o livro temos 13 personagens que apesar de sugeridos apenas como NPCs, podem ser usados tranqüilamente como PCs já que são Personagens que não ganharam XP ainda. Há também o catálogo da editora com RPGQuest, Tormenta, Hi-Brazil, Anime RPG e Supers RPG, ou seja nada de livros tidos como polêmicos como o Anjos: A Cidade e nem Demônios: A Divina Comédia, a ficha de personagem está mais bonita e com erros corregidos e um mapa de Velha Árcadia contendo parte da onde se situa atualmente a Grécia e a Turquia.

No final, o RPGQuest 2 é uma boa aquisição se você já tiver o primeiro, já que com apenas o segundo você poderá ficar limitado a poucos monstros. Outra crítica é em relação ao mapa, muito restritivo também, mas nada impede que sejam lançados mais mapas como áreas vulcânicas, montanhas, ilhas e cidades. Para as próximas edições estão prometidos RPGQ3: Oriental e depois os seguintes temas: Árabes, Templários e Anjos e Demônios, além de um livro completo só para o RPGQuest, além de novos boosters e localidades, já há um rio completo disponível no site. No fim, é uma boa compra, não é caro e que graças ao suporte da editora permite ajudar bastante numa campanha medieval de qualquer sistema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s