[Talismã Editora] Ação!!! (Ação!!!)

Essa resenha se dividirá em 2 partes: A primeira será das fontes de inspiração para a criação do Ação!!! e a 2ª abrangerá a resenha do livro em si.

As (Muitas) Origens do Ação!!!

Antes de começar a escrever esta resenha, resolvi consultar a resenha do livro que deu origem a este. Logo de cara, o título desta resenha: “Ação!” já fez entender por que batizaram o título de Ação!!!

Os !!! devem-se devido a presença das 3 Classes Básicas, as quais falo daqui a pouco.

O D20 Modern aproveita-se de vários títulos da Wizards of the Coast (que não são de licença aberta) tais como Star Wars e Call of Cthulhu, assim como as revistas Dragon e Dungeon. Trata-se de um jogo heróico no qual os personagens são heróis que seguem estilo de vários filmes de Hollywood tal como “O Duro de Matar”, “Aventureiros do Bairro Proibido” e vários do Jackie Chan ou a série Um Policial da Pesada (Martial Law), só para dar alguns exemplos.

A idéia inicial era publicar uma nova versão do Invasão, OGL que não utilizaria o selo D20 e funcionaria independentemente do Livro do Jogador. Este projeto foi alterado, e a idéia foi alterada para que o Ação!!! fosse OGL e o Invasão 2.0 (agora batizado de Projeto Ayla) será compatível com este.

Debulhando o Livro!!!

  • Diagramação e Ilustrações: O livro possui bela capa de Rod Reis e diagramação igual a de muitos livros Daemon (Como exemplo, Invasão 2ª Edição, que possui mesmo papel nas capas). Quanto às ilustrações internas, a grande maioria são ilustrações novas, principalmente ligada à nova série em quadrinhos de Invasão, as que são re-aproveitadas são de Dragões Antigas (MIB, Street Fighter e Ogress). Na relação ilustração/texto, há poucas ilustrações, mais para baratear e suportar a grande quantidade de texto existente no livro. Falo adiante de algumas ilustrações específicas.
  • Adendo: Pistas sobre o novo editor da DB: A matéria Chimera (DB #102) foi assinada pel’A Trindade (J.M. Trevisan, Saladino & Louco Furioso) e no Ação!!! de quem foi a tradução e adaptação? J.M Trevisan, Saladino & Marcelo Cassaro! Tirem suas próprias conclusões…
  • Antes da Introdução!!! O livro começa com o índice, no qual sinceramente prefiro um índice mais detalhado como o que foi usado no Dungeons & Dragons ou no OPERA e com a OGL v.1.0a, que preferencialmente é jogada ao final (Na DB#101 que falava do lançamento do Ação!!! dizia que a licença estaria no final e não no início), esta página poderia cobrir melhor o índice servindo como referência para o tópico que a pessoa queira consultar.
  • Parte 1 – Introdução!!! Esta seção, composta apenas de 2 páginas é totalmente necessária para que o jogador iniciante se habitue com o cenário e com as regras, assim como o material necessário (Tais como os dados difíceis de encontrar, principalmente em cidades pequenas onde poucas pessoas podem comprar via Internet), a Mecânica de Jogo (Geralmente 1d20 + Modificadores na qual se compara o resultado ao número alvo determinado) e o que os PJs precisam para criar seu personagem e dicas de como será seu Personagem como um arqueólogo aventureiro ou um ladrão estilo Robin Hood.Esse capítulo está disponível para visualização, na forma de imagem, naREDERPG (assim como a capa e a contra-capa).
  • Parte 2 – Personagens!!! De início, as Habilidades explicando o que cada um representa e como afetam os personagens, como por exemplo a diferença entre Sabedoria e Inteligência (Isto ainda intriga muita gente). A seguir, temos uma explicação sobre as Classes, Multiclasse e Benefícios por Nível para logo chegarmos às três Classes Básicas: O Lutador, O Sobrevivente e O Perito. De início, TODAS as Classes Básicas recebem Bônus de Defesa e Bônus de Reputação iguais, ao contrário das Classes do D20 Modern, cujo valores são individuais por Classe, o que acho melhor.Os Bônus de Defesa, em comparação ao D20 Modern, são iguais ao Strong Hero (Que tem como principal Habilidade a Força), ao Tough Hero (Constituição) e ao Dedicated Hero (Sabedoria). Os Bônus de Reputação são iguais ao Fast Hero (Destreza) e ao Tough Hero (Constituição).

    Não foi inserido no RPG as Talent Trees, principalmente por causa da simplificação do sistema, mas se o Mestre tiver o SRD e resolver colocar, não há nenhum problema. Basta ter algum conhecimento em inglês

    O Lutador possui o BBA do Strong Hero e testes de Resistência muito baixos (Os 3 evoluem a cada 2 níveis, em circunstâncias semelhantes): O Sobreviente possui BBA igual ao Tough Hero e testes de Resistência iguais muito altos (+2 nos 3 e evolução a cada 1 e 2 níveis) e o Perito tem níveis de Resistência iguais ao do Lutador, Pontos de Perícia igual ao do Smart Hero e BBA igual ao do Tough Hero.

    Pessoalmente, preferiria que as Classes tivessem mais diferenças entre si. Já falei muito das Classes Básicas, vamos continuar a falar do capítulo.

    Chegamos às Ocupações Iniciais, que é obrigatório para o Personagem escolher para ter acesso às Perícias de Classe. A maioria concede Bônus de Renda, como destaque a Ocupação Diletante que concede +5 na Renda e algumas cedem Bônus na Reputação. Destaco também o Estudante que tem acesso no total a 33 Perícias. Algumas combinações ficam interessantes, mas outras devido ao nome da Classe ficam muito curiosas: Imagine um Paramédico (Pertencente a Ocupação Serviços de Emergência) combinado a Sobrevivente. Este deve conhecer os nomes de todos os outros Paramédicos de cór, após passar por todos os Hospitais da cidade… Ou um Funcionário de Escritório Lutador (Um Dia de Fúria, talvez). O livro segue com a seção de Background, que é o que estamos fazendo agora, dando idéias para a criação de sua Personagem. Para finalizar o capítulo (ufa!) temos Pontos de Ação, Reputação, Dinheiro Inicial (Que usa um método diferente do D20 Modern, já que aqui realmente você tem dinheiro e o gasta). Finalizando de vez, temos os Personagens do Mestre (Sejam Heróicos ou Comuns).

    Os NPCs Comuns adotam as Classes disponíveis no livro, mas não recebem grande parte dos benefícios delas, como os Pontos de Ação!!! É o mesmo método do D20 Modern, mas prefiro uma Classe Específica para os Comuns, como o Plebeu do D&D ou o Cidadão do FUBAR.

  • Parte 3 – Perícias!!! Começando o capítulo, uma ilustração interessante: Uma Cientista estudando a cabeça de um Orc. Será alguma idéia para algum próximo Cenário da DB? Ou só uma “homenagem” aos cenários do D20 Modern, como Urban Arcana?Para se adaptar a Edição 3.5 de D20 System que foi usada como base para esse livro, algumas Perícias tiveram que ser alteradas da versão que conhecemos do Livro do Jogador. Um exemplo é Atuação (Que tem o nome em inglês de Perform) na qual antes você podia escolher um tipo por graduação, agora você escolhe uma Categoria apenas, ao mesmo estilo de outras Perícias como Ofícios (Craft) e Conhecimento (Knowledge), outro exemplo: Mensagens Secretas (Innuendo) agora pertence a Blefar (Bluff). Há algumas Perícias Novas, vindas da D20 Modern SRD (A licença do D20 Modern) como Presdigitação que possibilita o feitio de pequenos truques e Usar Computador.

    Há uma tabela sobre Venenos que inclui até o do peixe nacional Baiacu, de como subornar relacionado a Diplomacia, dicas de como usar a Perícia Hackear Computador e dicas de como Adestrar Animais. Até aí tudo bem, mas não existe nenhuma tabela com os animais relacionados…

    As Perícias Adestrar Animais, Atuação, Conhecimento e Ofícios estão bem detalhadas, mostrando por exemplo como ensinar os animais a fazer pequenos truques como Seguir Pelo Faro e Quieto (Para o animal parar de atacar).

    Como já foi dito, Atuação, Conhencimento e Ofícios possuem subdivisões que você seleciona ao escolher a Perícia como Conhecimento (Tecnologia), Atuação (Comediante) e Ofícios (Artes Plásticas) possibilitando várias escolhas bem interessantes para um personagem mais interessante, auxiliando na montagem deste. Aliás, o personagem que escolher essas três sugestões que dei, realmente irá ficar um personagem interessante…

  • Parte 4 – Talentos!!! Mais uma ilustração atiça a minha curiosidade e mais uma vez no início do capítulo: A adolescente desenhada lembra muito a Lisandra de HA, influência de Marcelo Cassaro?Para começar, um pequeno problema de edição: a lista contendo os Talentos começa 2 páginas depois da descrição deles.

    Só para variar, a grande maioria dos Talentos é destinado ao Combate, o que é uma festa para o personagem Lutador. Muitos destes Talentos estarão no Livro do Jogador 3.5, mas você pode aproveitá-los tranqüilamente em sua aventura medieval, já que estarão no Livro do Jogador do D&D 3.5.

  • Parte 5 – Combate!!! O capítulo Combate não traz muitas novidades, já que o Combate do D20 System é fácil. Basta rolar 1d20+ Modificadores. O que pode complicar são os famigerados Ataques de Oportunidade. O capítulo traz também uma Simulação de Combate e dicas de como realizar outros tipos de manobra como Imobilizar e Desarmar.
  • Parte 6 – Classes de Prestígio!!! Chegamos a maior alegria de um Jogador de D20 System (e por conseqüência de Ação!!!). São 12 Classes de Prestígio:- Artista Marcial, Lutador de Rua, Soldado, Pistoleiro, que tem como Classe Básica sugerida o Lutador.
    – Acrobata, Operativo, Infiltrador e Investigador ligados, principalmente ao Sobrevivente.
    – Cientista, Hacker, Celebridade e Piloto, cuja Classe Básica é o Perito.

    Elas não sofrem o mesmo problema das Classes Básicas e possuem cada uma Bônus de Defesa e Reputação diferentes. Essas Classes também dão um Clima a mais no cenário, principalmente se você quiser ligar a algum Cenário, como por exemplo o Infiltrador com o jogo Tom Clancy’s Splinter Cell, o Pistoleiro com o jogo Max Payne, são apenas algumas idéias de como utilizá-las.

    Na CdP Piloto há a recomendação de não a utilizar caso a campanha não envolva perseguição de automóveis, o que foi uma decisão inteligente, já que o livro não possui essas regras ainda. (Num próximo suplemento, talvez).

  • Parte 7 – Equipamento!!! Uma lista enorme de equipamentos encerra a parte destinada aos Jogadores, temos desde computadores e equipamentos para este como Modem, Scanner e Impressora. Equipamentos de segurança como Caixa Preta, equipamentos para profissionais (seja Celebridade, Ladrão, investigador, Policial…), roupas, malas, acessórios para armas. Há uma lista para quem for pagar estadia, transporte, suborno (Até isso!) e serviços médicos.Para finalizar o capítulo: Armas e Armaduras. Temos de tudo: Até um Lança Foguetes que causa 10d6 de dano! Para adquirir uma arma, é necessário que você tenha a licença e pague por ela, o que acaba fazendo a arma ficar mais cara, se quiser comprar no Mercado Negro com certeza, o preço será maior.
  • Parte 8 – O Mestre!!! Há dicas para quem quiser mestrar, de como montar aventuras e campanhas, como criar aventuras e mundos de campanha, assim como idéias para esses cenários.Não há tabela de Experiência em relação ao seu CD contra o do Adversário, mas sim estes serão premiados pela interpretação e boas idéias.
  • Tabelas de Simulação de Dados!!! Ressucitaram uma idéia falecida (da época do Só Aventuras Katabrok e da Só Aventuras UFO Team, baseados em Sistema Daemon). A Talismã poderia ter utilizado o mesmo método da Daemon no Anime RPG e no Supers RPG e fazer uma conversão a partir dos d6.
  • Resultado Final!!! Positivo!!!Gostei muito das idéias e regras depositadas no livro, já dá pra começar a soltar as idéias e trabalhar em cenários.O livro ficou devendo nas Classes Básicas, e as regras para animais (Que, dizem os boatos, virá na próxima edição da DB) e veículos. A lista de equipamentos ficou muito boa, podendo aproveitá-la em qualquer cenário moderno/ futurista e agora é só esperar a Talismã lançar (quando?) os cenários Invasão ou o Spy!

    Baixe as fichas AQUI e a versão simplificada AQUI.
    E inscreva-se na lista de discussão lista-acao@yahoogrupos.com.brhttp://br.groups.yahoo.com/group/lista-acao.

  • Anúncios

    Um pensamento sobre “[Talismã Editora] Ação!!! (Ação!!!)

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s