[UNZA RPG] Goblins em campanha [Old Dragon]

Goblins em Campanha surge no momento em que editoras afiliadas começam a produzir material para Old Dragon. Esse título é da UNZA e a Ícaro Editora agora está lançando Senhores da Guerra. A ideia é que essas e mais editoras publiquem material para Old Dragon. Por falar nisso, 2012 foi o ano dos Goblins: eles aparecem primeiramente nesse título e depois, no Card Game Goblins do Coisinha Verde, além de aparecer com um certo destaque no Monstrum Codex para Mighty Blade.

Indo para o livro em si, a capa foi bem alterada da versão inicial e ficou mais soturna, fazendo com que os Goblins sejam mais ofensivos ao leitor. Tanto a capa, contra-capa quando as ilustrações internas (em preto e branco) foram feitas por Diego Madia e geralmente também mostram Goblins prontos para te atacar, figuras de objetos e o mapa da aventura. A diagramação lembra muito a do Old Dragon e isso é feito intencionalmente, já que a própria RedBox incentiva o uso dessa matriz.

Na parte textual, o livro começa solicitando que, como suplemento para Old Dragon, esse livro é amplamento necessário, mas que é facilmente adaptável para outros materiais. Na introdução, um conto ilustrando uma guerra gobliniana entre duas tribos, a parte literária continua sendo explicada no primeiro capítulo onde vemos a origem dos Goblins e uma corrida dando volta ao mundo entre deuses e uma trapaça.

Como Goblins, eles tem opções e criação de personagens são bem diferentes do tradicional, começa com os atributos que são rolados com dados de 4 faces (3 pontos iniciais + 3d4 por Atributo e um bônus de 4 pontos adicional). Além de serem mais fracos em relação aos Atributos que um Humano/Elfo/Anão/Halfling com muitos sendo até 16 no máximo, eles também possuem três Classes próprias: o Guerreiro, o Xamã e o Gatuno e da mesma forma que o D&D, cada nível de Classe é também um título para o jogador, assim o primeiro nível de Xamã é “Iniciado”, o terceiro é “Feiticeiro”. Infelizmente, as tabelas do Xamã e do Gatuno saíram com problemas e a Errata pode ser baixada aqui. A primeira Classe é o Guerreiro que ganha um estilo de luta no 4º nível, afora isso não possui diferença em relação à versão para Old Dragon. O Xamã é uma mistura de Clérigo e Mago, tendendo mais para o primeiro e que impossibilitado do cajado, não pode soltar magias eno 4º nível ele pode se especializar em duas Magias das 16 que pode escolher. Por fim, o Gatuno é o Ladino do grupo e no 4º nível pode escolher entre Espionar e Exatidão, duas habilidades de Classe. Para subir de nível, além da experiência, há também a necessidade da tribo conseguir conquistas em guerras ou territoriais, com a possibilidade de ganhar XP conforme o total de moedas que conseguir, resultando em três possibilidades para ganhar (ou perder) pontos de experiência.

Um fato que acerca o livro é a existência de tribos, que é um microcosmos onde vivem Goblins comuns -que geralmente cuidam de tarefas domésticas e corriqueiras- e Goblins heróis, que protegem a vila, além de ter Chefes que comandam e há também o ser mais importante da Goblinosfera, o rei Goblin. Nesse capítulo, há seis tabelas que possibilitam gerar o nome da tribo como “Malévolos da Quebrada” e “Lança Feroz” (sim, eu sorteei esses nomes). Por fim, há o exemplo da tribo dos Salteadores Ferozes. No capítulo de Equipamentos, há a descrição das armas de qualidade baixa, alguns equipamentos de proteção para o Goblin (armadura de couro leve, armadura de quitina e broquel).

Finalizando o livro, ideias para a criação de campanhas e uma aventura, “A Grande Fuga Goblin” no qual eles devem fugir de uma caverna ocupada por um Ogro, no qual o grupo deve air em conjunto, senão jamais conseguirá fugir, principalmetne da primeira etapa e também há uma ficha par aos Goblins, bem rústica.

O suplemento é interessante quando há a ideia de reduzir a potência dos Goblins em relação às Classes, limitando o acesso à elas até o quarto nível, o que faz lembrar as mesmas para AD&D 2ª Edição. É um livro pequeno com somente 34 páginas, mas que podem alterar as aventuras realizadas com Old Dragon, deslocando do material comum para aqueles que seriam apenas adversários. A arte é bem simplória, mas ajuda nas dúvidas e o mapa ficou muito legal.

Goblins em Campanha

Tipo: Suplemento
Sistema: Old Dragon (OGL/CC)
Autor: Rafael Beltrame
Ilustrador: Diego Madia
Editora: UNZA RPG

Avaliação: 6/6

Regras: 6/6
Arte: 5/6
Desenvolvimento: 6/6

Anúncios

Um pensamento sobre “[UNZA RPG] Goblins em campanha [Old Dragon]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s