[Daemon Editora] Varna: Chamado de Guerra (D20 e Daemon)

A Dragão Brasil em sua nova fase, iniciada na 112 teve implantada em cada edição um cenário feito por autores nacionais e o primeiro deles foi feito pel’o Círculo e foi publicado em duas edições: Na 112 e na 113. Agora esse material foi compilado e lançado pela Daemon Editora, como sendo o primeiro de uma série sobre o cenário, com pelo menos 8 livros abrangendo todo o mundo.

Esse primeiro abrange boa parte do conteúdo já trazido nas duas edições citadas acima. O cenário passa-se num vale, situado ao lado do rio Varna aonde três Raças convivem: Os anões Ganuk, os humanos Cyndar e os elfos Nira-el, lá aonde outra Raça (Os Naarï, só citados, sem dados) vivia antes até desaparecer numa das várias guerras, já que esse lugar nunca teve um momento de paz. O conflito atual, que ocorre entre essas três Raças já citadas, ocorre por disputa territorial no Nexo. Esse é o primeiro capítulo.

O livro segue com a explicação das Raças. A primeira das Raças são os Cyndar, que vivem do lado leste do Nexo e em Daemon, eles são humanos padrão e em D20 ganham duas Perícias extras. Logo após vem o Ganuk, a única Raça que tem um panteão monoteísta das três Raças principais, que em termos de regras sofre mudanças nos modificadores nos dois sistemas e os Nira-el, ateus, filósofos e que acreditam em reencarnação, em regras só sofrem alteração no Talento Usar Armas Comuns. Um ponto interessante é que elas não começam com 100 anos de idade, e sim, no mínimo com 17 e no máximo, 34 anos. A seguir, as Classes de Prestígio (D20) e os Kits (Daemon): Feiticeiro Furioso, em que apenas Humanos podem assumir, e que quando ficam furiosos, atacam com magia. O Campeão de Dunagar, apenas para Anões, aonde eles soltam magias e que possui uma montaria especial: O Leão Espiritual e o Joalheiro Arcano, apenas para Elfos, um artífice que cria uma jóia que incorpora a magia. A próxima seção é sobre os Aprimoramentos que incluem Benção dos Deuses (Somente para Humanos), Criar Jóia Arcana, Fuga da Mente Preparada (Somente para Elfos), Pele de Pedra, Usar Jóia Arcana e o Aprimoramento Negativo Dependência (Usar Jóia Arcana) e depois os Talentos Benção dos Deuses, Cobertura, Correntes de Eishoheran, Criar Jóia Mística, Fuga da Mente Preparada, Fúria Perturbadora, Pele de Pedra e Usar Jóia Mística. Os que são válidos só para uma Raça em Daemon também é proibido para esta em D20. Os que são relativos à criação de jóia arcana estão como pré-requisito para a Classe de Prestígio relativa em D20 e entra no Kit em Daemon.

Voltamos a ter ambientação nesse próximo capítulo, com a geografia de Varna e cita pela primeira a estranha região conhecida como Nexo, que é o principal motivo da guerra e aonde vivem muitos monstros e ruínas do antigo povo Naarï. São também abordadas as regiões atuais de cada uma das Raças, como exemplo, os Ganuk ocuparam uma cidade Cyndar e os Nira-el que mudam sua capital em um prazo indeterminado. Logo após, as estratégias de guerra de cada uma das Raças, na qual os Ganuk preferem atacar à noite, e usam o método de pilhar-matar-destruir-fugir, os Cyndar com ataques rápidos e os Nira-el que são as protetoras do Nexo. Encerrando o capítulo, dicas de como conduzir aventuras nesse mundo tão dividido, duas para apenas uma Raça e duas para grupos mistos.

Uma tabela a seguir mostra o que pode acontecer se acontecer uma falha crítica ao se utilizar magia no Nexo, podendo ocorrer uma perda permanente de 6 pontos num atributo! O livro encerra-se com os monstros (Carvalho Vivo, Leão Espiritual, Desmorto do Nexo, Aberração Rastejante e os modelos (em D20) Tocado pelo Nexo e Corrompido pelo Nexo). Seria interessante se fosse usada a idéia de modelo para eles também em Daemon. Ao final, as armas mágicas (Anel Celestial, Armadura de Dunagar, Conjuradora Célere, Dragão de Duas Cabeças, Espírito Flamejante, Ferramenta de Artesão, Manto do Conselheiro e Passo do Caçador). Encerrando de vez o livro, as outras publicações da editora e uma ficha de personagem.

O livro é interessante, focando na disputa entre as Raças, que parecem que nunca irão ficar em harmonia, mas tem um problema: Ele não funciona sozinho, nem em Daemon, nem em D20, e em Daemon isso não é explicado, e fica estranha aquela ficha no final do livro. A fonte escolhida para os títulos não aceita o acento e então ficou Conjuradora C lere e o mapa ficou escuro e sem indicativos, mas as ilustrações ficaram muito boas, com o texto correndo bem e interessando ao leitor a cada momento. O livro deve interessar bem mais a grupos que só usem uma Raça a grupos que prefiram um grupo heterogêneo.

Varna: O Chamado da Guerra

  • Layout/Arte: 5
  • Texto: 5
  • Conteúdo: 5
  • Nota Final: 5
    Sistemas: D20 System e Daemon
    Editora: Daemon
    Autores: O Círculo
    Formato: 36 p., P&B, capa mole
    Preço Sugerido: R$12,00
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s