Retrospectiva RPG 2004 – Versão Final

Retrospectiva RPG – 2004

O ano de 2004 foi mesmo movimentado para o RPG: Miniaturas, muitos livros saindo, principalmente nacionais. Nos temas: tivemos de tudo (ou quase): Seitas psíquicas, mundos orientais, faroeste, 2ª Guerra Mundial… Agora temos mais um sistema (OPERA) e miniaturas da 2ª Guerra. Além da fundação da Megaliga de Editoras Paladinas. Vamos a um resumo do ano, talvez tenha faltado algo ou entrado algo a mais, mas a maioria está aí.

REDERPG (www.rederpg.com.br )
Para começar, desde a primeira edição do ano a Rede assumiu a Notícias do Bardo da Dragão Brasil. Outro destaque da Rede durante o ano foram as Parcerias para traduções: Seja do Monte Cook, Skip Williams, Fantasy Flight Games e do Role Playing Tips, um dos vencedores do último Ennies.
Nos netbooks, tivemos vários destaques, como as aventuras oficiais traduzidas de Dungeons & Dragons, também há a aventura para o OPERA CDA Terça no Parque, o sistema A Pilha, GURPS Magia Primordial, o cenário Brasil.Org, Horizon: Grimm e Supers – Daemon. Isso sem contar os outros como o Inu-Yasha – Daemon, Avatar e outros que não foram ilustrados pela Rede.

Lançamentos de 2004
Os livros e os destaques editoriais que foram lançados em 2004:

Conclave Editora ( editora.conclaveweb.com.br
A editora juizforense foi a única nesse ano a lançar livros multissistemas, para seu sistema Clavius e também para Ação!!! Primeiramente foi lançado Crepúsculo 3ª Edição, sendo o módulo básico do cenário e depois o livro que ficou muito tempo na fila: Liber des Ritae com magias e monstros.Tivemos também Nachód: Cinzas do Passado que é uma continuação de Mônaco – Corrupção e Decadência.

Daemon Editora ( www.daemon.com.br )
Tivemos várias reimpressões nesse ano, adaptadas para a versão 3.5 do Sistema Daemon: Arkanun, Trevas, Anjos: A Cidade de Prata, Demônios: Divina Comédia, Vampiros Mitológicos e Invasão. Outra reimpressão foi o Guia de Armas Medievais que agora tem o sistema OPERA e o romance Entre Anjos e Demônios.
Os inéditos são Hi-Brazil de Marcelo del Debbio com uma nova visão sobre o Brasil, Cães de Guerra de Thiago Augusto sobre a Segunda Guerra Mundial e Jyhad – A Guerra Santa com Anjos e Demônios judeus e mulçumanos.

Devir Livraria ( www.devir.com.br/rpg )
Dungeons & Dragons: Divindades e Semideuses com regras para Deuses e Clérigos, os livros de Classes Canção e Silêncio para Bardos e Ladrões e Mestres Selvagens sobre Bárbaros, Druidas e Rangers e as aventuras A Pedra Fundamental e Coração Espiral da Presa Nortunae para Forgotten Realms: Fronteiras Prateadas. D&D Miniaturas, junto com duas expansões Harbinger e Dragoneye. O módulo básico de Warcraft RPG foi outro que saiu esse ano.

D20 System: Para Ravenloft: Nativos das Trevas com monstros e vilões para este mundo.

World of Darkness: Tempo do Sangue Fraco dando início a Gehenna, Guia da Tecnocracia para Mago: A Ascenção, os módulos básicos Múmia: A Ressurreição, Lobisomem: O Apocalipse 3ª Edição

Outros: Romances A Sombra dos Homens de Roberto de Souza Causo; Dragões do Crepúsculo de Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera. DVDs de Records of Lodoss War. Warcraft – Jogo de Tabuleiro

Editora Comic Store ( www.operarpg.com.br )
Após o sistema genérico OPERA RPG de Leonardo Antônio de Andrade e Rogério de Mello Godoy ter ficado literalmente “na gaveta” pela Devir Livraria, finalmente houve a publicação deste, com o detalhe da capa screen além de dois suplementos: OPERA Conspiração do Amanhecer por Marcelo Telles, baseado no antigo netbook sobre sociedades secretas psíquicas e OPERA 1887: Sob o Sol do Novo México de Marcelo F. Paschoalin (Autor de Anel Elemental – O Legado) tendo como tema o faroeste e seus personagens.

Editora Mantícora ( www.manticora.com.br )
A revista D20 Saga teve 5 volumes em 6 possíveis e fugiu da Maldição da 2ª revista. Durante o ano aventuras baseadas em Kriptus (da própria editora), Equinox (Jambô), Mítica (Viu), além da descrição do mundo de Vax e o suplemento completo Simbiose D20.
Tivemos também o Dicionário de Termos traduzindo os termos da licença D20, o jogo Power Cars um RPG infantil feito com apoio da Fundação Volkswagen da que lembra os primeiros Transformers e lançado durante o Salão do Automóvel de São Paulo e a primeira edição da revista Kaos! com quadrinhos e entrevistas.

Editora Planeta ( www.angussword.com )
A Editora Planeta lançou neste ano uma versão RPG do romance Angus.

Editora Talismã ( www.dragaobrasil.com.br )
3D&T – Defensores de Tóquio 3ª Edição: Para 3D&T foi lançado o Manual 3D&T Fastplay Ampliado com novas regras para Magia (Que já haviam sido publicadas na DB#104). Mas o grande destaque para esse sistema foi o Tormenta – 3D&T, o novo módulo básico para o mundo de Tormenta, sendo precedido por Holy Avenger 3D&T com as fichas dos personagens da HQ. Outra novidade é que quem assume o sistema é Flávio Lúcio Rodrigues Ribeiro.

Ação!!! Tivemos o Módulo Básico de Ação!!!, um RPG para heróis baseado na OGL do sistema D20 Modern, sendo que o primeiro suplemento estará disponível em 2005: Magia e Psi!!! ampliando as regras.

Dragão Brasil: (5 edições / 6 possíveis) A DB começou o ano com formato tradicional e papel jornal e terminou o ano com formatão e com papel melhorado. Temos a destacar:
Os cenários resumidos (Hi-Brazil, Equinox, Ethora, Lankhmar, Reinos de Ferro), muito material para Ação!!! (Principalmente monstros, Classes de Prestígio, Ch/Quimera, Ciborgues), adaptação dos Cavaleiros do Zodíaco (até o fim da saga de Asgard) para 3D&T e a prévia de A Libertação de Valkaria, O Inimigo do Mundo e do Anime Nacional de Holy Avenger, também voltou a pauta o RPG eletrônico e o RPG online, além da colaboração da REDERPG na Notícias do Bardo e d’O Círculo na Dicas de Mestre e Troubleshooters.

Revista Tormenta: (1 edição) Tivemos apenas um número da revista durante o ano, mas mesmo assim importante, a sua edição #17 com uma aventura introdutória para a Libertação de Valkaria, uma aventura que estará no Tormenta D20 3.5 e O Mestre da Masmorra, com Severus pénabundeado.

Tormenta D20: Para Tormenta D20, o único lançamento do ano foi A Libertação de Valkaria escrito por Maury “Shi Dark” Abreu, Marcelo Cassaro e Rogério Saladino, sendo a maior masmorra escrita e publicada no Brasil. Outros lançamentos prometidas para 2004 como Panteão D20, o romance Inimigo do Mundo e Tormenta D20 3.5 não se efetivaram e ficaram para 2005.

Outros: Tivemos também o Dicas de Mestre 2, uma compilação de artigos para Mestres da Dragão Brasil e o primeiro volume da mini-série Mercenário$ com personagens que apareceram (ou não) na saga de Holy Avenger.

Editora Viu ( www.editoraviu.com.br )
A Editora Viu resolveu se aventurar pelo Oriente em 2004 através de dois lançamentos sobre o mesmo cenário: Mítica: Os Caminhos do Oriente de George Bonfim e Fernando Castilho descrevendo o cenário, novas Raças, novas Classes, novas Classes de Prestígio com um cenário baseado não apenas no Japão Feudal, mas também na China, Indonésia, Tailândia e outras culturas orientais. O segundo livro foi Mítica: Sombras no Oriente de Newton “Nitro” Rocha com vilões, criaturas e organizações malignas para o cenário.

Jambô Livraria ( www.jamborpg.com.br )
A editora gaúcha lançou esse ano duas edições do Reinos de Ferro: A Sombra do Exilado e A Legião das Almas Perdidas acumulando uma aventura com total de 226 páginas, foi lançado também A Quintessência do Elfo, o livro com informações sobre essas criaturas.

Riachuelo Games ( www.riachuelogames.com.br )
Como a produção da editora foi grande durante todo o ano, vamos destacar o netbook Cruz de Ferro com informações sobre os exércitos americanos, soviéticos e alemães durante a Segunda Guerra Mundial, que ganhou até site próprio e que recebeu vários suplementos durante o ano.

Para Professores
A Devir junto com a LVDVS Culturalis lançou Anais do 1º Simpósio de RPG e Educação com as palestras que houveram neste evento enquanto o professor Marco Tanaka Riyis lançou SIMPLES – Sistema Inicial para Mestres-Professores Lecionarem Através de Uma Estratégia Inovadora – Manual para uso do “RPG” na Educação (Ufa!) com dicas de uso do RPG nas escolas.

Enquanto isso, lá fora
O grande destaque do ano foram as novas versões de GURPS e do World of Darkness, os 30 Anos de Dungeons & Dragons, o fim de Scarred Lands e o lançamento do mundo de Eberron
Para GURPS 4th Edition já foram lançados os dois Módulos Básicos, o GM’s Screen, o Fantasy e o Magic.
Para World of Darkness 2.0 já saíram os Módulos Básicos World of Darkness Rulebook e Vampire: The Requiem, além de romances e suplementos para este.
Para Eberron tivemos o MB Eberron Campaign Setting e outros três suplementos. Outro destaque em termos de D20 foi o D20 Future que agregou novidades à OGL. Houve também a série Complete com Complete Arcana e Complete Divine e o livro Dragonmech.

Eventos
Eventos de RPG e Anime que aconteceram em todo o Brasil durante o ano de 2004:

Amazonas: Feira de Livros e RPG (Manaus);

Bahia: Encontro Amador de RPG (Feira de Santana), Festival Nação HQ (Salvador);

Espírito Santo: Evento Masmorra de RPG (Vitória), RPG na Leitura (Vitória);

Minas Gerais: Anime Festival (Belo Horizonte), Jogos do Cardgame de Vampire (Juiz de Fora), Lançamento do Mítica: Sombras do Oriente (Juiz de Fora), RPG & Arte (Belo Horizonte), Sábado Crepuscular (Juiz de Fora), Torneio de Senhor dos Anéis – Cardgame (Juiz de Fora), UAI! Play (Juiz de Fora);

Paraná: Encontro Internacional de RPG (Curitiba), RPG na Gibiteca (Londrina);

Rio de Janeiro: Anime Point (Rio de Janeiro), Encontro da REDERPG no Rio (Rio de Janeiro), Espaço Cultural de Jogos Mentais (Angra dos Reis), Jedicon (Rio de Janeiro), Lançamento de OPERA Conspiração do Amanhecer no Rio (Rio de Janeiro), RPG no Bob’s (Rio de Janeiro);

Santa Catarina: EnCAR (Joinville), Elísio (Blumenau);

São Paulo: ABC Fiction (Santo André), Anime Dreams (São Paulo), Anime Fantasy (São Paulo), Anime Festival (Santos), Anime Friends (São Paulo), Animecon/Fanzinecon (São Paulo), AVEX (São Paulo), Bate-Papo: O Que Mudou no D&D 3.5 (Campinas), Encontro de RPG + Torneio de Magic na CEFET (São Paulo), Encontro Internacional de RPG (São Paulo), Eu Anime RPG (Americana), Festa de Lançamento: livro dos Monstros 3.5 (São Paulo), Festival de Jogos Cooperativos (Bertioga), “Free Day” Anime RPG (Rio Claro), Grito RPG (São Paulo), Lançamento do Livro do Jogador 3.5 (São Paulo), MegaCon BR (São Paulo), Pistoleiros Solitários na Devir (São Paulo), Ragnarok (São Paulo), Ressaca Friends + GameCon + RPG festival (São Paulo), RPG Moye (São Paulo), RPG Rio Preto (Rio Preto), Sampa RPG / Sampa Cards (São Paulo), Semana Aventura no SESC Pinheiros (São Paulo), Torneio D20 Miniaturas (Moji Guaçú), Torneio Oficial na TiamaT (Moji Guaçú);

Sergipe: HQ Festival (Aracajú).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s