Os livros Open D6

O sistema D6 foi liberado este ano mesmo, mas já teve muita história em relação a esse sistema: Ele ficou famoso primeiramente com a primeira versão de Star Wars, depois disso o sistema apareceu nos RPGs humorísticos MIB e Ghostbusters baseados nos filmes de sucesso. Por fim, uma outra variação chamada D6 Legend foi usada no RPG DC Universe (não confundir com o DC Universe atual baseado em M&M e com o antigo DC Heroes). Posteriormente a isso e com a perda dessas licenças, a West End Games passou a valorizar o sistema e lançou vários módulos que serão explícitos abaixo:

Como funciona o D6 System?
Para construir um humano normal, divide-se 18D em 6 atributos (seguindo o padrão D6 Adventure). No caso do D6 Adventure e Fantasy, existe um sétimo atributo chamado Extranormal, que serve para determinar Magias e Poderes psíquicos. Cada dado pode ser trocado por 3 pontos, que podem ser distribuídos livremente. A progressão é a seguinte: 1D, 1D+1, 1D+2, 2D, 2D+1, 2D+2, 3D, 3D+1… A seguir, são 7D para serem divididos para Perícias, que seguem o mesmo esquema, mas que sofrem influência do Atributo. Por exemplo, você tem 2D+1 em Reflexos e coloca 1D+2 em Acrobacia, terá 3D+3 que por fim torna-se 4D em Acrobacia.

A seguir, as caracterísitcas secundárias: Movimento, que equivale a 10m por rodada, Pontos de Corpo que euqivale a 20+Físico, Força de Dano que equivale a metade do Físico ou de “Levantamento”, Fundos que equivale a 1D, por fim, 5 Pontos de Personagem para gastos gerais e 1 Ponto de Fé que serve para adicionar dados ao teste. Esses cinco pontos de personagens servem, para Vantagens/Desvantages e para a compra de Habilidades Especiais.

Os testes são feitos com os dados que você tem, se tem 1D vai atingir entre 1 e 6, se for 3D+1, atingirá entre 4 e 19, mas um dos dados deve ser de cor diferente e é chamado de “Wild Die” ou Dado Selvagem e ele funciona de maneira bem simples: Se você tirar “6” nele, ganha um Acerto Crítico e ganha mais uma rolada no dado e se tirar esse número de novo, vai ganhando até que acabe e com 1 é uma Falha Crítica e há duas sugestões de como aplicar: ou amnula-se a maior rolagem ou o resultado é mantido, mas de brinde vem algo muito ruim. O número mediano para um teste é entre 11 e 15, é o Mestre que determina a dificuldade da jogada, no mesmo estilo que o posterior D20 System.

Os livros liberados e seu conteúdo

The D6 System: The Customization Roleplaying Game (1996)
Foi o primeiro livro básico do sistema D6 e contém toda a descrição do sistema, desde criação dos personagens, como criar campanhas, regras opicionais e etc. A ideia desse livro é funcionar do mesmo jeito que o FUDGE, customizando o sistema.

D6 System – Player Book & GM Guide (versão OCR)
D6 System Book
Planilha genérica

D6 Gamemaster Screen and Aid
Além de ser o escudo do Mestre com funções úteis, há um manual que ensina a criar mundos, modificar o sistema D6 e também a converter entre os diversos livros lançados para o sistema.
Gamemasters Aid Screen OGL OCR

D6 Adventure
O módulo “Adventure” abrange os gêneros pulp e moderno e é considerado o livro básico para toda a série. Os Atributos aqui são Reflexos, Coodernação, Físico, Conhecimento, Percepção e Presença. Inclui também regras de Magias e Poderes Psíquicos que são atributos secundários e podem ser comprados opcionalmente.
D6 Adventure (v1) (v1 com capa) (v2 com 8Mb) (v2 com 24Mb)
Planiulha Adventure

D6 Adventure Locations
Este livro traz locações modernas como hotel, museu, parque, escola, estádio e igreja e as pessoas que habitam essas locações como crianças, fazendeiro, atleta, além de regras adicionais para combates entre naves e preços.
D6 Adventure Locations

D6 Adventure Creatures
Bestiário para aventuras modernas e futuristas e comtém criaturas como fantasmas, extra-terrestres, criptidios e também humanos como Ninjas, Soldados e também animais como gatos, aves, animasis predatórios.
D6 Adventure Creatures

D6 Fantasy
O módulo “Fantasy” abrange o período do gênero Fantasia como Alta Fantasia, Espada e Magia e Swashbuckler. Os atributos aqui são Agilidade, Coodernação, Físico, Intelecto, Perspicácia e Carisma. O livro possui regras para Magia (incluindo Milagres, que são as Magias clericais) e Raças não-Humanas.
D6 Fantasy (PDF) (SRD ZIP)
Planilha Fantasy

D6 Fantasy Creatures
O bestiário para a versão Fantasy inclui vários animais e criaturas de Fantasia como hárpias, gigantes, elementais, dragões… Além disso há magias novas, incluindo de invocação.
D6 Fantasy Creatures

D6 Fantasy Locations
Da mesma forma que o Adventure Locations, ele traz locações para cenários de fantasia como cidades gregas, maias, vilarejos aquáticos e em árvores. Os egundo capítulo abrange castelos e fortalezas e inclui uma ficha para criação de um e o último capítulo abrange outras áreas como a caverna do dragão, dojo, templo e regras para criação de masmorras. De adicional há regras para artes marciais, novos milagres e uma vantagem para dragões usarem cavernas como casas.
D6 Fantasy Locations

D6 Magic (ou D6 Vade Mecum of Magic)
Foi o primeiro suplemento gratuito para o sistema D6, sendo liberado pela própria West End Games antes da liberação do D6. Ele traz novos sistemas de magia e regras para criação de magias e itens mágicos.
D6 Magic

D6 Space
O módulo “Space” abrange aventuras futuristas como Space Opera e cyberpunk sendo que boa parte do material é originalmente do Star Wars D6. Os Atributos aqui são Agilidade, Mecânica, Força, Conhecimento, Percepção e Técnica. Ele traz regras para cibernéticos, viagem espacial, criação de naves, criação de aliens e híbridos. De atributo opicional aqui há a Metafísica que substitui o Psiquismo.
D6 Space (PDF) (RTF)
Andróides (web enhancement)
Planilha Space

D6 Space Ships
A série Space é um pouco diferente e não possui os suplementos Locations e Creatures, no caso, o Space Ships substitui o Locations e como o nome diz, cuida de naves espaciais com a regra de criação de naves revisada, regras para viagens e combates, naves prontas, aventuras espaciais e criação de planetas.
D6 Space Ships

D6 Space Aliens, Volume I
E o Space Aliens substitui o Creatures para a linha Space e traz algumas Raças novas para os personagens, espécies inteligentes e não-inteligentes, descrevendo a tecnologia e seres típicos, além de ser o único livro não básico a trazer vários Templates. Ao final, criaturas dos Creatures (santa redundância!) adaptadas.
D6 Space Aliens I

Outros materiais
D6 Legend and conversion – O sistema do DC Heroes e como adaptá-lo para o D6 comum
Erratas dos livros básicos
Luvans Open D6 – Versão resumida do sistema D6.
Open D6 Logo – Para quem vai criar material para o sistema.
Preternatural – Cenário gratuito baseado em Sobrenatural (até no nome).
D6 Condensed Pamphlet – Versão resumida das regras em 4 páginas, liberada pela própria West End Games.
D6 Mini – The Crumbling Nexus Temple – Um mini jogo de tabuleiro envolvendo dois personagens de cada módulo. Material gratuito também da própria West End Games.

Mais nesse blog
A licença aberta Open D6
lançamento Beta: Seis Lados – O D6 OGL brasileiro
Títulos OGL não D20
Mini Six ganha uma nova versão, mais incrementada!

Links
West End Fan Forums – Com o fim da West End Games, são eles que cuidam de novos materiais D6, além de tirar dúvidas sobre o sistema.
RPG.Net – D6 System – Banco de dados contendo todo o material já publicado para o D6 System.

6 pensamentos sobre “Os livros Open D6

  1. O D6 é um sistema muuuito interessante. Coeso, simples e de fácil assimilação.

    Depois do D20 do meu adorado D&D foi o sistema que eu mais gostei e que eu mais me identifico.

    Nota 10 taludão!

  2. Vejo muita gente falando bem desse sistema. Principalmente sobre as adaptações da franquia Star Wars que foram feitas para ele. Só acho uma pena, e até estranho, que não existam traduções para o português(BR) dos livros desse sistema (eu procurei muito e até agora não encontrei). Não achei nem mesmo traduções feitas por fãs. Se alguém encontrou alguma tradução, peço que se possível deixe o link para baixar.

    Seria uma ótima forma do pessoal que não fala inglês conhecer o sistema.

  3. Pingback: Adaptações de Ghostbusters para GURPS, Daemon e D20 Modern – RPG News

  4. Mestrava uma adaptação de Matrix para D6 clássico e Legendário. Nós jogávamos o clássico. Muito bom sistema. Recentemente mestrei uma aventura relâmpago da Hora da Aventura pra mulecada e a patroa usando o D6 legenda.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.