[PRG Books] Old Dragon: Guia de regras básicas (Old Dragon)

Desde alguns anos atrás, muitos títulos old school vêm surgindo, como pode-se ver nesse link. É um revival de sistemas antigos principalmente OD&D e AD&D, muitas vezes pro estarem decepcionados com o D&D 3ª edição e atualmente com a 4ª edição. O pessoal do Paragons representados pelo Antônio Sá Neto e por Daniel Ramos, que também cuidou da arte e Fabiano Neme do Vorpal embarcaram nessa ideia.

O Old Dragon baseia-se, assim como outros old-schools em materiais publicados sobre a OGL, isso também somando material próprio. O Old Dragon está na versão FastPlayTest, ou seja, é uma versão compacta em relação a que será no final e também uma versão-teste, tanto que ele mesmo sofreu uma atualização.

Kit básico
O kit básico é formado pelo livro de regras básicas, o de magias arcanas e divinas, a divisória do mestre e os PJs icônicos, além das fichas. Alguns possuem uma versão “pocket”, ou seja de bolso, com duas páginas ocupando uma.

O Livro de regras básicas possui os Atributos que são os mesmos de D&D, estes que influenciam vários modificadres, da mesma forma que era, Ou seja, em Inteligência anota-se na ficha “idiomas adicionais”, “chance de aprender magia” e “magia arcanas adicionais”, os dois últimos exclusivamente para seres Arcanos. As Raças possuem modificadores ímpares. Os Humanos possuem modifcadores de +1 e -1 a escolha e tendem a neutralidade, Anões podem detectar armadilhas e desníveis, os Elfos possuem limite de dado de vida de d6, ous eja, se a Classe ter d8 de dado de vida, é obrigatório a ficar com d6 e os Halflings possui bônus em testes de resistência.

As Classes recebem nomeação por nível, um guerreiro de nível 1 é Veterano, 2 é guerreiro e no 3 passa a ser espadachim. Cada classe possui regras próprias para uso de armaduras, armas e itens mágicos e vão até o quinto nível e cada um é especialista em algo: Homem de Arma sabe combater, Mago invoca magias arcanas, Clérigo afasta mortos-vivos e o Ladrão abre fechaduras e encontra armadilhas. Há jogadas de proteção, que depois ficaram reduzidos a apenas um, seleção de línguas e para movimento. O Alinhamento (Tendência) é centrado no eixo Ordem, Caos e Neutralidade. Há uma longa lista de equipamentos e armas e é trazido de volta as peças de platina e de electrum. Há ilusttrações muito legais de uma mesma cena iluminada por vela, tocha, lanterna, infravisão e totalmente iluminada, dicas de como mestrar o Old School, lista de magias e ítens mágicos. Os monstros passam a ter atributos, isso que não possuiam e são poucos monstros, mas mesmo assim são os mais comuns, ironicamente, não há nenhum dragão nesse bestiário. Ao final há a licença própria do Old Dragon.

Os livretos de magia divina e magia arcana são como os mesmos para FirstQuest, servem como consulta para os jogadores mas com fonte enorme e incluí uma ficha para anotação delas. Devido ao tamanho da fonte, nesse caso, melhor imprimir como livretos. A divisória do Mestre lembra bastante a que foi lançada para o OD&D da Grow aqui no Brasil.

O maior problema é que com a atualização, o módulo básico já ficou para traz e as fichas também não foram alteradas, mas que devem ser mantidas para a versão final, e além disso, o sistema pode sofrer alterações constantes. Além disso, o título já conta com vários e bons suplementos feitos pela Riachuelo Games e pela RPGBrasil.Org, além da Taverna do Goblin também estar produzindo alguns.

Avaliação
– Layout/Arte: 6/6
Muito boa as ilustrações com diagramação “old school”

– Texto: 6/6
o texto é de leitura simples, fácil entendimento, inclusive com a descrição detalhada das Raças e Classes.

– Conteúdo: 4/6
Devido a ser um fast play, muito pouco da versão final está aí. Perde um ponto porquê algumas opções da ficha não são apresentadas ao jogador novato, como o espaço para “Divindade”.
Nota Final: 5/6

Jogo: Sistema Old Dragon
Editora: PRG Books
Autores: Antônio Sá Neto, Daniel Ramos e Fabiano Neme
Formato: 48 páginas (livro de regras básicas)
Preço: Grátis
Idioma: Português

Downloads:
Os nomes entre parentêsis referem-se ao autor, Padrão refere-se a A-4 e livreto quando duas páginas ocupam uma.

    Kit básico

  • Livro de Regras Básicas (Padrão) (Livreto)
  • Livro de Magias Arcanas (Padrão) (Livreto)
  • Livro de Magias Divinas (Padrão) (Livreto)
  • Ficha (Padrão)
  • Divisória do Mestre (Padrão)
  • PJs incônicos (Padrão)
  • Ficha completável (Calavera – O Goblin) (Padrão)
  • Revisão 1.0 (07/nov/09) (Padrão)
  • Aventuras

  • O templo do homem cobra (RPGBrasil.org) (Padrão)
  • A caverna do flagelo-rei (Gabriel Seixas, PEP) (Padrão)
  • Vermes do feudo maldito (PEP – Felipe Leandro, O Goblin) (Padrão)
  • Suplementos

  • Regras opcionais volume 1 (RPGBrasil.Org) (Padrão)
  • Landscape (Helder Poubel) (Padrão)
  • Bruno José (Riachuelo Games) (Padrão)
  • Taxonomia dos mortos-vivos (Riachuelo Games) (Padrão)
  • Armas de fogo (Riachuelo Games) (Padrão)
  • Taverna Orco Feliz (Padrão) (Livreto)

7 pensamentos sobre “[PRG Books] Old Dragon: Guia de regras básicas (Old Dragon)

  1. Pingback: Resenha: Old Dragon « RPG News

  2. Pingback: Tweets that mention [PRG Books] Old Dragon: Guia de regras básicas (Old Dragon) « RPG News -- Topsy.com

  3. Talude só algumas coisas dignas de nota, o Old Dragon apesar de ser do Mr Pop, Neme e Dan Ramos não é um projeto da PRG Books, me corrijam senhores Paragonicos, caso eu esteja errado.

    E as autorias de alguns suplementos foram trocados o correto seria:

    Ficha completável (O Goblin)
    A caverna do flagelo-rei (Gabriel Seixas)
    Vermes do feudo maldito (PEP – Felipe Leandro)

    E muito boa a resenha, abraços

  4. Vamos lá!

    O OD é sim da PRG Books. Pode dar uma olhadinha na contra-capa.

    E as autorias colocadas pelo goblin estão certas. Eu só colocaria a Ficha completável por (Cavaleira – Goblin). Um fez a base gráfica e o outro automatizou. O mais incrível é que mesmo tendo sido feita pelo goblin, ela funciona!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s