[Daemon Editora] Maytréia (Sistema Daemon)

Os estúdios estão em moda atualmente no RPG, exemplos a serem citados são oKryptéia que lançou o Neokosmos pela editora Daemon, O Círculo (de Varna) e o sumido Visceral. O Universo Germinante é um estúdio carioca que está este livro pela Daemon, e em breve também publicará por ela o Rebelião – Ascensão e Queda.

Maytréia possui paralelos com várias religiões, mas é focado principalmente no hinduismo e no budismo, com termos como shiddis, shakti e dharma, além de abordar também sociedades secretas com termos como loja e iniciados, com influência de Matrix e a Cidade das Sombras. O livro está dividido em três tomos: O primeiro (A Primeira Onda de Vida) com a história oculta do mundo e a realidade; o tomo dois (A Terceira Onda de Vida) com a iniciação (construção) do personagem e as regras do sistema; e o tomo três (A Segunda Onda de Vida) com os Planos e a experiência. Além do apêndice (Uma Oitava Acima) contendo os adversários dos Personagens Jogadores.

Os personagens jogadores são iniciados da facção Maytréia, cujo termo significa um ser ou estado de espírito que muda a história da civilização, e eles devem ajudar nessa vinda. Contra eles, há 4 outras facções: Os 300, que querem manter a realidade (aqui chamada de Maya), e são os principais adversários. As outras são os Mayávicos, que acham que a Maytréia não virá; os Entropistas que acreditam que o mundo é uma ilusão; e os Corrompidos, ex-Iniciados que se corromperam com a Maya. Os Iniciados podem escolher uma das sete escolas iniciáticas (Alquimia, Artes, Poliética, Mecânica, Liturgia, Filosofia e Medicina) e mais quatro Tendências (Brâmanes, Xatryas, Vaysas e Shudras) a serem escolhidas para a criação do personagem. A escola iniciática define, em termos de regras, seu shiddi, poderes que funcionam como a magia do sistema e o dom, uma Habilidade Especial para o personagem. As tendências mostram quando se queimar kharma (o seja, ativar a magia) e o plano que domina (físico, etérico, astral e mental). Para conjurar uma Magia, é necessário ter um Shiddi e um Plano, como exemplo, para criar garras é necessário ter o shiddi Transformação e o plano Físico, em tese o mesmo que ter Criar Animais em sistema Daemon. Há algumas novidades no sistema também, como os Aprimoramentos Coletivos, que já era sugerido no Aprimoramento Parceiro no Anime RPG, no qual todo o grupo deve adquirir o mesmo. Há também vários novos tradicionais como Passado Negro, Amor Impossível ou um Tutor que pode ser Infâme, Renomado ou Rancoroso. Todos os Aprimoramentos estão divididos em Espirituais, Sociais, Físicos, Psíquicos e Sociedade dos Iniciados. Eles agora também estão Classificados em (A ou D/valor), ou seja, (N/2) equivale a Aprimoramento Negativo com custo de 2 pontos. Há também novas Perícias como Campismo, uma variação de Sobrevivência; e Reinos, que equivale a Perícia Submundo, só que relativo aos Planos já citados.

O Apêndice possui a descrição dos inimigos, assim como aqueles que não influem ou não tomam parte na guerra, como organizações governamentais, científicas, religiosas e seitas, egrégoras (Seres resultantes da união de energias psíquicas) que manipulam as pessoas (e por tabela, os iniciados). Há também a “fauna” dos planos astrais e mentais que podem, inclusive compor o sonhar de Trevas; e também há seres intraplanares, que viajam entre os planos, só que infelizmente o livro não possui a ficha detalhada deles. Finaliza o livro a bibliografia usada e um pequeno texto sobre a Leela, mostrando que RPG é diversão.

A ambientação de Maytréia está disponível gratuitamente no site através da licença Creative Commons não comercial, que teve os direitos cedidos a Daemon Editora para a publicação. Concluindo, o livro cumpre bem a sua função, com belíssimas ilustrações – ainda que a diagramação não tenha ficado tão bonita – e conteúdo bem interessante, embora muitas vezes o texto tenha uma leitura mais pesada que o normal. Poderia ser mais de uma leitura mais leve. Mesmo assim, não deixa de ser uma excelente estréia para o estúdio.

Maytréia

  • Layout/Arte: 5
  • Texto: 4
  • Conteúdo: 6
    Nota Final: 5

    Jogo: Sistema Daemon
    Editora: Daemon
    Autores: Universo Germinante (Danilo Faria, Renato Simões, Alex Genaro)
    Formato: 192 páginas, capa mole
    Preço Sugerido: R$39,00
    Idioma: Português

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s