Mais títulos retroclones gratuitos!

Muitas vezes pensa-se que o RPG old school abrange apenas versões do D&D Medieval, mas a verdade não é exatamente essa. Ser um old school é sempre fazer referência a antigos RPGs, indo de medieval a supers. De horror a mutantes! Esses títulos também são chamados de Simulacrum games, já que são uma simulação de jogos da década de 80, geralmente as regras do D&D original ou do AD&D 1ª edição. Também comento sobre os títulos brasileiros enquanto o Old Dragon não vem. Confira esses outros títulos:

4 Color System
Site oficial: 4Color System Wiki
4Color é um jogo de super heróis que além de gratuito, possui licença de autor, ou seja, qualquer um pode publicar material, ainda que seja sugerido que o use como base de um novo jogo e faz uso apenas de d%. Você coemça escolhendo a origem: Robô, Alienígena, Humano Perito, Humano Modificado, Mutante e Tecnologicamente Aprimorado. O sistema faz uso de Características, Perícias e Poderes. Como RPG old school tem muitas tabelas, para tudo! E as quatro cores que são preto, vermelho (magenta), azul (ciano) e amarelo relacionam-se com as tabelas, o preto é falha e o amarelo é acerto crítico, que depende do rank do personagem exatamente como o Tagmar. Four color é uma referência às quatro cores que estampavam as revistas no início do século XX na qual muitas eram de herois.
Veja a relação de produtos do 4C System.
Downloads: 4Color System – Layout final (PDF)

Advanced Dungeons & Dragons 3ª Edição
Site oficial: Dungeons & Dragons
Chris Perkins, designer de vários livros da Wizards como Star Wars Saga, d20 Past, Power of Faerûn entre outros e autor do D20 Future e de vários artigos na Dragon Magazine decidiu reescrever as regras do AD&D 1ª Edição. São dois livros reescritos: O Players Handbook e o Unearthed Arcana, como faz um tempo que não tem nenhuma novidade, é bem capaz que não venha nenhum.
Veja o artigo no Paragons.
Downloads: AD&D3 – Players Handbook (PDF) e AD&D3 – Unearthed Arcana (PDF)

Dangers & Dweomers
Site oficial: ArtKid
Dangers & Dweomers literalmente significa Perigos e Encantamentos e é uma mistura de Basic Fantasy, Swords & Wizardry, o próprio D&D3 (como o material sobre os planos) e pasmem, Pathfinder Beta! O livro possui as Classes Anão, Elfo, Halfling, Meio-Elfo e Meio-Orc e as Classes são Clérigo, Fighting-Man (Guerreiro), Magic-User (Mago) e Ladrão. As regras do Pathfinder foram usadas para a seleção de magias do domínio do Clérigo, em compensação temos tabelas de expulsão de Mortos-Vivos como AD&D e as regras de Classe e Raça simulam o S&W. O jogo faz uso da OGL e pode ser usado em outros títulos OGL.
Download: Dangers & Dweomers (PDF) (ODT)

Dark Dungeon
Site oficial: Dark Dungeon
Esse não permite cópia ou adaptação e usa um sistema próprio. São os mesmos atributos de D&D, no qual Sabedoria torna-se Força de Vontade e Carisma, Aparência. A versão que disponibilizamos é a Lite, com apenas algumas coisas relativas a ele. O sistema possui um sistema de danos no qual anota-se a parte do corpo que acertou, podendo deixá-la inutilizada e que curiosamente é usado o mesmo sistema para a Sanidade, se você convoca uma Magia, perde pontos de sanidade! Há um cenário para o jogo chamado Samaris. O cenário é uma parte de um medieval e a locação mais importante dele e possui poucas regras, sendo de fácil adaptação.

Dungeonslayers
Site oficial: Dungeonslayers (Site em inglês)
Originalmente alemão e auto-designado como “An Old fashioned RPG” ou seja “Um RPG em estilo antigo”, que atualmente encontra-se na versão 3.5 e é também livre que faz uso da licença da Creative Commons, a mesma do Tagmar II. O sistema possui três Atributos: Corpo, Mente e Alma e cada um deles deriva um secundário e um terciário, além disso o sistema possui Raças e Classes e uma variação da regra de Talentos, sem contar a arte belíssima.
Downloads: Pasta Dungeonslayers

Encounter Critical
Site oficial: Encounter Critical – A Science-Fiction Fantasy Role Play Game
Esse RPG parece que foi feito por uma turma de Sistemas da Informação nos anos 70, já que o livro usa tabelas e fontes similares a dessa época, mas não, do mesmo modo que o Mazes & Minotaurs é um retroclone e inventaram que ele foi feito em 1979 e quem o fez foi John Ross, o mesmo de GURPS Russia, Pokethulhu e Risus. As estatísticas são muito curiosas: Adaptação, Destreza, PES, Intelecto, Liderança, Sorte, Poder Mágico e Natureza Robótica. Depois você vai ler as Raças: Amazona, Anão, Elfo, Frankenstein (!?), Hobling, Humano, Klengon (baseado nos Klingons mesmo), Homem-Lagarto, Macaco Planetário, Robodróide, Vulkin e Mooky, esses seres podem ter sofrido mutação também e as Classes são Warrior (Guerreiro), Warlock (Uma versão do Bruxo), Criminal (Criminoso, um Ladino), Pioneer (Desbravador), Doxy (Concubina, apenas para NPCs), PSI Witch (Bruxa psíquica), existem suplementos feitos por fãs no grupo do Yahoo, além de duas versões alternativas.
Download: Encounter Critical (PDF)

G.O.R.E
Site oficial: Goblinoid Games
GORE significa Generic Old-School Roleplaying Engine (Mecanismo genérico de RPG old-school) é da Goblinoid Games, mesma empresa do Labyrinth Lord e do Mutant Future (veja abaixo) baseado em horror pessoal (inclusive com regras para sanidade) e é licenciado pela OGL. O jogo em si destina-se ao mesmo que Call of Cthulhu: investigadores do desconhecido que perdem sanidade ao verem o que pesquisam e o sistema, mesmo que baseado no D20 e na OGL, possui Perícias com porcentagem tal qual Chtulhu e que devem ser treinadas para conseguir um aumento de 10%. Há opção de dois cenários: Fantasia/Medieval e Moderno/Sci-Fi. No final, uma seleção enorme de magias principalmente negra na qual o jogador perde Inteligência quando conjura e equipamento medieval/futurista.
Download: Pasta G.O.R.E.

Mutant Future
Site oficial: Goblinoid Games
Da mesma Goblinoid Games, é um cenário pós-apocalipse estilo Gamma World, da mesma forma que G.O.R.E é Call of Cthulhu e também é OGL. O jogo tem como Raças Humano Puro, Andróide Básico, Humano Mutante e Humano-Planta e não faz uso de Classes, mas tem uma coisa que é muito legal: Mutações! E elas estão divididas em físicas, mental e planta e elas podem ser benéficas ou inconvenientes. Isso torna os personagens diferentes um dos outros. Num cenário pós-apocalipse o personagem tem pelo menos três problemas: Mercenários, veneno e radiação e há regras para tudo isso. Não pode faltar um bestiário lotado de criaturas bizarras e muitos artefatos tecnológicos. No final, uma conversão do cenário para Labyrinth Lord.
Download: Pasta Mutant Future

Project74
Site oficial: Alderon’s Tower – Project74
Esse jogo é licenciado, mas não pela OGL e sim por uma outra licença chamada OpenContent License (OPL) e é o pai do já citado Basic Fantasy e possui as Raças Anão, Elfo, Gnomo, Meio-Elfos, Halfling, Meio-Ogre, Meio-Orc, além de se tirar um 20 depois da rolagem de atributos, deixará o personagem ambidestro. E nas Classes: Guerreiro, Mago, Clérigo e Ladino. Algumas delas podem escolher subclasses: Clérigo pode ser Sacerdote, Cruzado ou Druida e Magos podem ser Necromantes. É curioso que o jogo possui Perícias, algo que o D&D só adotou definitivamente na 3ª edição, ainda que essas regras tenham um padrão do AD&D, outra coisa legal é a tabelinha para acertos críticos. Faltou um bestiário nele, já que nem nos suplementos gratuitos têm.
Download: Pasta Project74

Spellcraft & Swordplay
Site oficial: Grey Elf Games
Conjuração e Espadachins. Outro título OGL, com quatro Raças: Humanos, Anões, Elfos e Halflings, e as Classes: Guerreiro, Mago, Sacerdote e Ladino. Os monstros aparecem numa tabela, mas é legal a quantidade de habilidades especiais. Esse é o livro básico, para ter a versão completa é necessário comprar a versão Deluxe.
Download: Spellcraft & Swordplay (PDF)

“Retroclones” nacionais
Nenhum desses títulos se auto-proclama retroclone e o Primeira Aventura nem é, mas os outros são e valem a pena conferir.

Ao Cair da Noite
Site oficial: Underground Heaven
Ao Cair da Noite é diferente dos outros retroclones citados aqui, já que praticamente se trata de um retroclone de Storyteller! E olha, é bastante completo com trocentos suplementos. Possui a ficha com “bolinhas” do mesmo jeito que o original e a saúde “OK, OK, -1, -2”. O livro básico tem regras apenas para Humanos mortais, enquanto os suplementos tem várias opções como anjos, lobisomens, vampiros, demônios e fantasmas.
Download: Ao Cair da Noite (Pasta)

RPGQuest 1
Site oficial: Daemon Editora – RPGQuest
Esse pode ser considerado o primeiro RPG old school nacional, lançado em 2005 e tinha a proposta de trazer novos jogadores para o RPG e veio num esquema que lembrava o bom e velho D&D da Grow e também com o “quase RPG” HeroQuest, com o mapa adaptável. As Raças disponíveis são Humano, Elfo, Meio-Elfo, Anão, Halfling, Goblin e Minotauro e as Classes, Guerreiro, Bárbaro, Paladino, Ranger, Ladrão, Mago, Clérigo e Druida e muitos monstros sem atributos. As maiores diferenças para o D&D clássico é que é possível customizar mais o personagem, escolhendo seus poderes e com dois esquemas de magia. A partir do RPGQuest Módulo Básico, o sistema tornou-se mais genérico e perdeu um pouco da estigma oldschool. O sistema possui licença de autor.
Leia aqui a resenha sobre o primeiro RPGQuest.
Downloads: RPGQuest – Batalha de Miniatura v.300 (PDF) e RPGQuest – Batalha de Miniatura v.430 (PDF)

Primeira Aventura
Site oficial: Dragonslayer – Primeira Aventura
Esse não pode ser chamado exatamente de retroclone, mas não por sua estrutura que lembra o D&D da Grow (sim, ele de novo) e pode-se dizer que ele tem uma essência de retroclone. O jogo em si é puramente o D&D com as Classes do Unearthed Arcana e com as habilidades especiais selecionáveis por Talentos. A parte do retroclone vem da própria divulgação do produto, onde diz que as Classes vão até 5 para homenagear o já citado jogo da Grow e o jogo só tem Classes, já que só há Humanos no produto, sendo que essas Raças estão como monstros.
Leia aqui a resenha sobre o Primeira Aventura.
Downloads: Primeira Aventura – Guia do Jogador (PDF) e Primeira Aventura – Guia do Mestre (PDF)

Tagmar II
Site oficial: Tagmar 2
Agora, um legítimo oldschool que não é retroclone por quê é uma nova versão de um RPG já existente, o primeiro RPG brasileiro. A maior vantagem é que ele está mais simples, mas como RPG antigo, com muitas tabelas, mas com novas opções para o jogador. Além da versão normal, tem para sistema Daemon que ajudei a fazer e que terá novidades em breve. O Tagmar 2 possui a licença da Creative Commons e permite a reprodução não-comercial do produto.

A discussão sobre OldSchool ocorreu em alguns blogs:
Tudo começou com o Mr. Pop no Paragons com o tema Tira-Teima: Acertando os Ponteiros do Old School e vieram dois artigos de respostas a ele: No Vorpal, Fabiano Neme postou A minha visão da Renascença Old School e o Factoria RPG com O que eu tenho a dizer sobre Old School pelo cochise. É legal ver as várias visões sobre um fato que estpa acontecendo, principalmente nos EUA e na Inglaterra. No Brasil, além do Vorpal, que junto com o Paragons está lançando esse mês o Old Dragon, um RPG oldschool, há também o blog RPG Old School dedicado exclusivamente ao tema, ainda que esteja meio parado.

Outros artigos oldschool do blog

Anúncios

6 pensamentos sobre “Mais títulos retroclones gratuitos!

  1. Pingback: Confira mais títulos retroclones gratuitos! « RPG News

  2. Pingback: Lançamento: Engines & Empires Campaign Compendium, old-school steampunk Engines & Empires segue a linha do jogo GORE (de terror) e também do Mutant Future (de supers). É um RPG baseado nas regras do RPG old-school de fantasia Labyrinth Lord do

  3. Pingback: Lançamento: Engines & Empires Campaign Compendium, old-school steampunk « RPG News

  4. Pingback: Lançamento: Dark Dungeons, um retro-clone ao estilo da Rules Cyclopedia « RPG News

  5. Pingback: Quatro novidades old schoolers! « RPG News

  6. Pingback: RPGNews 12 anos: Os 15 artigos e notícias mais visitados | RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s