[Daemon Editora] RPGQuest volume 4 – Aventuras Orientais (RPGQuest clássico)

No EIRPG foi lançado o quarto volume do RPGQuest, além de três boosterpacks para Neokosmos. Esse é dedicado às aventuras orientais que abrangem dois bolsões de Arcádia: Os Reinos de Jade (Que na Terra representam a China e Coréias) e Reinos do Sol Nascente (Japão e Tigres asiáticos). A capa usada no livro seria adotada no, por enquanto, cancelado AnimeRPG – Japão Feudal e as ilustrações seguem os padrões dos anteriores.

No início, temos a introdução aos props e ao cenário, na qual avisa que terá duas partes: Essa, a primeira e a ambientação e monstros no próximo. Ao ler a descrição é possível relacionar os reinos arcadianos criados com forma-pensamento com países reais como Hanói, capital do Vietnã, Hokkaido, a segunda maior ilha do Japão e Tai Wan, aonde há muitos hi-brasileiros. Os reinos mais importantes são Tokugawa eNobunaga nos Reinos do Sol Nascente e Wu, Shu, Wei no Império de Jade. Os líderes destes impérios estão descritos na parte de NPCs.

Logo depois, segue a parte de construção dos personagens com as Classes Yamabushi (Clérigo dedicado à deusa Amaterasu), Ninja, Samurai, Ronin, Monge Shaolin, Shinobi, Kunioichi (Sedutoras assassinas profissionais), Wu Jen (Magos) e Komuso (Bardos). O Monge possui mais Habilidades Especiais, a maioria designada do Ataque de Musou que é, nos filmes e games, quando o personagem sai atacando todo mundo e acerta todos. Do resto, o livro segue o padrão dos outros até os NPCs. Cada exército possui personagens típicos como samurais, imperadores, generais e guerreiros e NPCs vindos do Romance of a Three Kingdoms (Sangokushi) e outra referência a cultura dos animes/mangás/HQs norte americanas como Kenshin (Ruruoni Kenshin, mas inspirado em personalidade real) e Genin Electra (Referência a personagem do Demolidor). Logo após, os Monstros, são poucos: Os Kappa (Demônios aquáticos) e suas variações, o vampiro Kiang-Shu, Oni-Bargong e o Dragão Prateado.

A seguir, o wargame, na qual ficou um problema: Como se começa o jogo? Seria melhor revisar a parte das regras dele, para ficar mais fácil para os iniciantes. Para quem já joga wargame, assimilará as regras bem.

Ao final, o RPGQuest 4 mantém o nível dos anteriores, com regras calibradas que estarão melhores com o lançamento do Módulo Básico e um cenário que será ampliado no RPGQuest 5. As regras do Wargame estão meio confusas, mas nada que a prática ajudará a jogar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s