Financiamento Coletivo: Glitter Hearts

Um RPG de transformação mágica sobre trabalhar em equipe e proteger o mundo da destruição.

Seja bem-vinda ao mundo de Glitter Hearts, um RPG de transformação mágica sobre trabalhar em equipe e proteger o mundo daqueles que querem destruí-lo.

Glitter Hearts se inspira no gênero de pessoas heroicas mágicas, como Sailor Moon e Power Rangers, e questões como trabalho em equipe e amizade são centrais nesse gênero. O jogo foi pensado para pessoas que querem jogar aventuras como Sailor Moon, Kamen Rider, Sakura Card Captors, Power Ranger, Steven Universe e fazem questão de ter o sentimento da importância do trabalho em equipe que esses programas passam.

O jogo usa o sistema Powered by the Apocalypse que usa dois dados de seis faces (2d6) adicionados ao modificador relevante para determinar a resolução de momentos-chave. Jogos com esse sistema são focados na narração, o que permite passar o sentimento de um episódio de anime ou super sentai sem problemas. Diferentemente de outros jogos PbtA, Glitter Hearts não usa cartilhas de modo tradicional. Ao invés disso você constrói sua personagem e escolhe seus movimentos das diversas opções que o livro apresenta.

Um dos principais movimentos em Glitter Hearts é “Nós podemos fazer isso juntos”, que é focado no trabalho em equipe. Quando você ajuda outra personagem isso te dá poder. Esse poder pode ser usado para você ter vantagem em algum teste, mas também pode ser usado quando a equipe está enfrentando uma grande ameaça. Se todos estiverem trabalhando juntos, vocês terão poder o suficiente para fazer um ataque massivo e isso pode ser o suficiente para derrotar a pessoa vilã do episódio/seção.

Clique aqui para participar do financiamento coletivo

Até dia 13 às 9h, pacotes especiais mais em conta

O sistema

Quando você criar uma personagem em Glitter Hearts, você fará três grandes escolhas. A primeira é a sua Identidade Diária, que determina seus atributos chaves e com isso alguns bônus e penalidades em jogadas. Os atributos chaves são: Físico, Mental, Emocional, Persona e Místico.

Físico: Todas as coisas que envolvam força, destreza e constituição. Se você precisa do seu corpo para fazer a ação, este é o atributo necessário.

Mental: Todas as coisas relacionadas ao pensamento, à resolução de problemas e à percepção de coisas em geral. Este atributo serve para encontrar pistas, descobrir coisas e usar sua inteligência em situações de muita pressão.

Emocional: Fazer conexões com as pessoas. É a chave para o charme, persuasão e coerção; compreender as emoções dos outros, como apoiá-las e usá-las.

Persona: Seu senso de si e auto-estima. Quão confiante você é, quão forte você é com as suas próprias habilidades e quão resistente você é à manipulação.

Místico: A outra coisa, o estranho mundo exterior. Esta é a sua conexão com as coisas estranhas, selvagens, desconhecidas e poderosas. Quanto do mundo você realmente entende?

Você escolhe a sua Identidade Diária entre mais de 20 opções baseadas no tipo de personagem que você deseja ser. Por exemplo, se você quer que o seu atributo chave seja Mental você pode escolher Intelectual como a sua identidade diária. Ou talvez você queira que sua personagem tenha características que conversem mais com o atributo Místico e com isso escolha a identidade diária de Pessoa Sonhadora.

A próxima etapa é escolher sua Personalidade Heroica – que tipo de pessoa heroína você quer ser? Escolha entre opções como Ídolo, Pessoa Bruxa, Pessoa Guerreira, Pessoa Defensora, Pessoa Tática, entre outras. Cada Personalidade Heroica tem movimentos únicos.

Por fim escolha de qual elemento a sua magia vem. Você está mais próxima da água ou do fogo? Vida ou morte? Alegria ou Tristeza? Há mais de 10 diferentes elementos mágicos para você escolher e cada um deles tem mais movimentos únicos.


Como Glitter Hearts é focado no trabalho em equipe, cada pessoa jogadora escolhe que tipo de relacionamento tem com cada outro membro da equipe. Vocês são rivais amigáveis ou estão sempre ajudando um ao outro? Ambos os relacionamentos trazem poderes especiais quando você está ajudando, mas o lado beneficiado varia conforme o tipo de relação que você tem. Duas pessoas heroicas podem ter o relacionamento de modo completamente oposto.

Além das regras básicas, o livro conta com dois conjuntos de regras especiais que permite você alterar o jogo de diferentes maneiras:

“Pessoas Heróicas com Veículos” permite você criar mechas gigantes e máquinas que podem se juntar para fazer um robô gigante – baseado em Power Rangers e Voltron.

Já com “Nossos Poderes Combinados” dá a possibilidade das pessoas heróicas invocarem um avatar ao invés de combinar seus poderes para um ataque em conjunto – baseado em Capitão Planeta.

O material

O livro terá em torno de 150 páginas impresso colorido em papel couchê com capa dura colorida com laminação fosca.

Todas as pessoas apoiadoras do Financiamento coletivo que optarem pelo livro físico ganharão um pôster exclusivo feito por Lud Magroski.

Faremos duas tabelas de consulta rápida: a primeira com os movimentos gerais que toda pessoa heróina tem, independente da identidade diária e personalidade heroica, e outra focada para a Pessoa Mestra de Cerimônia, com explicações dos movimentos que ela pode usar, junto com referências rápidas. Cópias físicas levam 4 fichas de consulta rápida de jogadoras e 1 de consulta rápida para a Pessoa Mestra de Cerimônia.

A editora

A Editora CHA – Contamos Histórias Alternativas foi fundada em 2019 por um casal apaixonado por histórias e jogos narrativos. Usando suas perícias em comunicação e conhecimento editorial, rolaram o dado de coragem e iniciaram sua aventura atrás de novas narrativas e pessoas autoras.

A CHA tem em seu catálogo livros voltados ao campo progressista. No ano de lançamento, publicou “Rê Tinta: Preta, logo resisto”, livro de tirinhas que denunciam o racismo estrutural e “Histórias Incríveis”, um RPG voltado para adultos e crianças criarem histórias de modo conjunto. Em 2020, publicou TRANSliterações, a primeira antologia do Brasil voltada ao mundo trans, RPG Indagações, uma coleção de artigos voltadas para mestres e jogadores que querem levar seus jogos para o próximo nível, e “De Lilith a Joana”, antologia de capa e espada com personagens femininas.

A CHA é mais do que uma editora. É um convite ao diferente, é uma abertura a outros lados do mundo, é uma porta a outras versões das histórias. A xícara é mais do que um trocadilho: ela representa a nossa vontade de receber a todos que estiverem dispostos a sentar para uma conversa franca a fim de conhecer o outro lado e, assim, saírem da situação mais ricos dela. Não é necessário apreciar algo para conhecer, apenas estar aberto para conhecer e, mais importante, aceitar a existência do outro.

Contatos da Editora

Instagram: https://www.instagram.com/editora_cha/

Facebook: https://www.facebook.com/EditoraCHA/

Email: contato@editoracha.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.