Playtest: Critical Role’s Daggerheart

Daggerheart é um sistema de jogo de mesa baseado em D12 da Darrington Press, os criadores de Critical Role e Vox Machina. É um RPG de fantasia projetado para campanha de longo prazo e progressão de personagem. Este é um site de fãs que reúne as últimas informações e notícias para todos os amantes de Daggerheart.

Daggerheart, que está disponível para teste no momento, à primeira vista parece que está tentando vestir seu melhor manto e chapéu de mago. Suas classes são basicamente sua gama padrão – até mesmo ‘Guardião’ e ‘Serafim’ são apenas códigos secretos para aventureiros com sabor de Bárbaros e Clérigos. Mas quanto mais você olha para isso, mais você percebe: isso não é um bruxo, é um monte de sistemas narrativos em um sobretudo.

O principal impulso de Daggerheart é seu sistema de rolagem 2d12 (dois dados de 12 lados). Você ainda soma os dois resultados, mas um deles é um dado de “esperança” e o outro é um dado de “medo”.

Se o seu dado de esperança for maior do que o seu dado de medo, você obtém um ponto de ‘esperança’ – um recurso que você pode gastar em coisas como ajudar um companheiro de equipe, muito parecido com a mecânica de “equipe” de Masks: A New Generation (um sistema que o livro menciona como uma inspiração).

Por outro lado, se o seu dado de medo for maior que o seu dado de esperança, você obterá um sucesso misto. Ou – se você errou no teste no geral – algo muito ruim acontece, e o Mestre ganha um ponto de medo para apunhalá-lo mais tarde.

O jogo utiliza dois d12s de cores diferentes, um chamado “Esperança” e outro chamado “Medo”, cujo resultado mais alto determina qual atributo o resultado total afeta. Por exemplo, se o total necessário para ter sucesso for 12, lançar menos do que isso em ambos os dados combinados é um fracasso. Rolar esse total ou mais é um sucesso, e se o número mais alto estiver no dado “Esperança”, é um sucesso com esperança; se o número mais alto estiver no dado “Medo”, é um sucesso com medo. A “vantagem” é obtida ao rolar um d6 adicional. Rolar uma dobradinha no d12s resulta em um sucesso crítico.

Ter sucesso com Esperança dá ao jogador um recurso de Esperança dispensável e pode dar benefícios narrativos positivos enquanto mantém a iniciativa dos personagens do jogador em combate, enquanto ter sucesso com Medo desencadeia alguma consequência narrativa e em combate devolve a iniciativa ao inimigo.

Participe do playtest clicando aqui e inserindo seu email (em inglês)

Outros títulos do Critical Hit:

Tal’Dorei Campaign Setting Reborn disponível em português! (Critical Role/D&D5e)

Lançamento: Tal’Dorei Campaign Setting Reborn (Critical Role / 5e)

Lançamento: Dungeons & Dragons – Critical Role: Call of the Netherdeep

Lançamento: D&D5 – Explorer’s Guide to Wildemount

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.