Old Dragon 2ª edição + Playtest + Informações extras

Se você não se apega a detalhes, lá vai: a Buró está oficialmente informando que está trabalhando numa nova edição do Old Dragon.

Os três livros (Livro Básico, Companion e Bestiário) serão escritos por Antonio Pop e Rafael Beltrame, enquanto o sistema passa por um playtest público e aberto a todos os jogadores. Além disso, por conta do trabalho da nova edição, a Forbidden Magazine será encerrada no número 12 e Space Dragon, e Legião continuarão sendo publicados normalmente.

Além desta intro, vamos postar algumas coisas que foram comentadas em outros lugares. Estou escrevendo este poost na Quarta, mas Sexta já terá o primeiro playtest liberado.

Release da editora:

Uma nova edição?

Sim… Mudança é a palavra de ordem desta nova edição. Muita coisa mudou nesses anos, inclusive a forma como os livros de RPG são escritos e chegou a hora de reescrever regras complexas, refazer regras ruins, mudar o que não funcionava e dar destaque ao que todo mundo gosta.

Os livros atuais continuam à venda enquanto durarem seus estoques e não serão mais reimpressos. Se você não completou sua coleção, a hora é agora. Depois que os novos livros forem lançados, tudo isso virará material de colecionador!

Livros Básicos

Obviamente começaremos por eles e os escreveremos de modo modular, e ao mesmo tempo para que não tenhamos problemas de incongruências de regras. Eles serão escritos para funcionarem melhor juntos, mas ainda assim, permitindo que uma experiência completa seja obtida apenas com o Livro Básico.

Todos os textos serão refeitos, nenhum trecho será reaproveitado sem ter sua redação alterada e adaptada a um melhor entendimento para novatos, sem ficar pedante ou maçante para o jogador veterano.

Desta vez, não publicaremos o jogo aos poucos. Todos os livros básicos serão publicados juntos. Ao mesmo tempo. Sim, Companion, estou olhando pra você! 😉

Arte, Impressão e Parte Gráfica

Estamos iniciando a pesquisa para o desenvolvimento de toda a nova Arte e redesenho da parte gráfica. Vamos incorporar modernismos que tragam melhoria de entendimento e consulta de regras. Novas cores, nova iconografia, novas fontes e o redesenho da nossa logo para marcar essa passagem de era no Old Dragon.

Sempre demos importância a estes detalhes e isso continua no topo da nossa atenção. O que continua também é o formato pequeno. Nada de livro grande, pesado e ruim de carregar!

Novos Autores

Os básicos do Old Dragon 2 (agora também OD2) serão escritos por Antonio Pop e Rafael Beltrame, dois autores envolvidos com o Old Dragon desde sempre (Antonio é co-autor do OD1 e do Legião) e Rafael um dos mais profundos conhecedores da história do D&D e da OSR no Brasil, Autor ou Co-Autor de inúmeros livros como o Forte das Terras Marginais, Guia de Raças e Guia de Armadilhas.

Old School?

Sim, na veia e dando novamente um passo em direção a OSR que para alguns ficou mais distante na chamada versão Avançada do OD.

Continuaremos com algumas vacas sagradas, cortaremos algumas coisas que não funcionaram e inovaremos em alguns pontos como alguns jogos da NOSR (New OSR) tem feito competentemente.

E sim, continuaremos não sendo um Retro Clone, mas um Retro Golem, com inspirações ainda mais fortes do D&D da Grow, da Rules Cyclopedia, do AD&D 2e sem abrir mão de pontilhar aqui e ali inovações de game design que são fundamentais nos dias de hoje.

Playtest

Abriremos muito em breve um playtest público para todos poderem baixar gratuitamente os módulos conforme eles forem ficando prontos. Faremos pesquisas com os mestres e jogadores e publicaremos reportes periódicos sobre as regras, as mudanças e as escolhas definitivas.

Temos um norte e um planejamento, mas, como chegaremos lá, vai depender muito de como vocês sentirão e gostarão do jogo. Quer receber as novidades no seu e-mail e participar do Playtest? Inscreva-se na nossa newsletter!

Na página do Playtest do OD2, manteremos uma espécie de Change Log para as principais mudanças. Assim que o Playtest for aberto você poderá consultar rapidamente.

Retrocompatibilidade

Aonde for possível manter a compatibilidade, ela será mantida. Onde não for, infelizmente não será. Imaginamos que os novos livros sejam 80% compatíveis com os materiais publicados no OD1.

Manter compatível será nossa prioridade até esbarrarmos com uma mudança necessária. Se for preciso perder alguma compatibilidade para melhorar o jogo, melhoraremos o jogo.

Legião e Space Dragon

Nada muda aqui! Legião e Space continuam publicados e sem mudança de edição. O Space passou por uma mudança positiva na publicação da caixa.

O Legião foi escrito para ter pouquíssimas regras e todas funcionarão no OD2 sem ou com o mínimo de adaptação. Aliás, vem aí o Bestiário do Legião. Aguardem!

Forbidden

A Forbidden está sendo DESCONTINUADA. Sim, esta é uma notícia de mudança. Com todas as adequações que uma nova edição de um jogo deste porte possui, estamos descontinuando a Forbidden. Ela continuará sendo vendida digitalmente e agora prepararemos a Kodex, a versão impressa da Forbidden com o melhor deste ano incrível de materiais e publicações!

Agradecemos a todos os assinantes deste período por nos ajudar a entender o cenário do Old Dragon e por nos apontar claramente a direção que deveríamos seguir.

Novo Perfil de RPG no Instagram

Para melhorar a forma como comunicamos o OD2 e toda a linha de RPG da Buró, estamos criando um novo perfil do Instagram EXCLUSIVO para RPG, o @rpg_burobrasil. Ali, diariamente falaremos do Old Dragon e do OD2, Space, Cultos, Kult, Blades e do futuro da linha de RPG da Editora!

Além disso, inscreva-se na nossa newsletter para receber as futuras novidades do Old Dragon e participar do processo de playtest aberto. Contamos com você para termos o melhor Dragão Velho possível!

Faça a inscrição para o playtest no final da página do release

Informações adicionais:

(apareceram no grupo do WhatsApp e nos grupos e página do Facebook)

Especializações passam a ser adquiridas no primeiro nível e ganham habilidades no 3º, 6º, 10º e 15º níveis

A habilidade de ladino passa a ser % Fixa + bônus de classe e raça + % da evolução livre por nível e classe.

Livro colorido com arte em preto e branco (Correção do Pop: isso não é definido. É uma ideia que eu tenho que lancei aqui, mas não é uma definição. Não está aprovado).

Sobre o playtest: “A cada mês a gente libera um módulo com as regras. O primeiro provavelmente só até o nível 3. E a cada mês a gente vai atualizando, ampliando, revisando e mudando o que não funcionou.”

Com o fim da Forbidden, terá artigos nas páginas da própria página da Buró

Haverá um capítulo sobre como jogar solo

Arte de Felipe Faria e Castilho (Correção do Pop: Arte de Felipe Faria e Castilho (Esta é uma vontade minha também, mas não começamos a fazer artes nem ilustradores. Eles na verdade estão trabalhando no Bestiário do Legião)

No companion (LB2): Meio-Elfo e Gnomo. Regras pra estilo e custo de vida, criação de negócios medievais, construção de fortes e castelos e domínios e administração

Cada Classe terá duas especializações no MB, no Companion terá mais, assim como Classes raciais para Elfo, Halfling e Anão

A atual possível lista de especializações:

Guerreiro
Paladino
Bárbaro
Arqueiro (Companion)
Elfo Aventureiro (Companion)
Anão Aventureiro (Companion)
Halfling Aventureiro (Companion)

Clérigo
Cultista
Druida
Sacerdote (Companion)

Mago
Ilusionista
Necromante
Feiticeiro (Companion)

Ladrão
Ranger
Bardo
Assassino (Companion) (AINDA A DEFINIR)

Especialização de Multiclasse (Todas no Companion) (AINDA A DEFINIR)
Mago Multiclasse
Clérigo Multiclasse
Ladrão Multiclasse
Guerreiro Multiclasse

Sobre o Playtest 1.1

Aqui temos uma breve descrição do que temos no playtest. Tudo que está grifado em amarelo no livro (no PDF, se preferir) é o que será avaliado no formulário que está no final do playtest. Quando for publicado, serão três livros básicos: O Old Dragon (LB1), o Companion (LB2) e o Bestiário (LB3)

Atributos: A tabela não segue o padrão d20 System com valores iguais, tal qual 10-11 com modificador de zero, aqui seguindo D&Ds antigos, é o valor de 9 a 12 que não aceita modificadores. A tabela também distingue Idiomas (INT), Seguidores (CAR), bônus em talentos ladinos (DES) e magias extras por dia (INT ou SAB) conforme a Classe. A regra de teste de atributo rollunder (ou seja, igual ou abaixo do valor proposto) em relação a um d20. Os testes passam a ser em Vantagem e Desvantagem que se tornou popular com o D&D5, mas existe desde antes, como no Cartoon Action Hour de 2002 (mas este era com d12, não com d20)

Raças: As mesmas quatro padrão do antigo -Humano, Elfo, Anão e Halfling- cada um com seus modificadores direto no modificador do atributo. O Humano ganha Adaptabilidade com +1 e -1 cada um em um dos atributos. Anões ganham vigoroso (+1 em CON) e por serem suscetíveis a magia recebem -1 em SAB. Essas duas habilidades estão sendo avaliadas agora, também são mineradores. Os Elfos possuem percepção natural e imunidades a sono e paralisia do Ghoul. A habilidade que está sendo avaliada é a restrição a não ter dado de vida maior que d8. O Halfling está sendo avaliado por ser bom de mira (+1 em arma de arremesso) e 10% a mais em furtividade por causa do tamanho. Possuem restrição de usar só armadura de couro e +2 em CA devido ao tamanho.

Classes:

Cada Classe possui as tabelas de níveis até o nível 3 ainda que apareça poderes que poderão ser adquiridos depois e todas passa a ter seguidores a partir do 11º nível e especializações que faz a Classe original desistir de vários poderes dele para assumir outros, de forma igual aos níveis substitutos que tinham em suplementos da 3ª edição. A especialização passa a ser nos níveis 1º, 3º, 6º, 10º e 15º nível e pode ser adquirida posteriormente com atraso de níveis.

O Clérigo possui a habilidade de lançar magias divinas, a habilidade de trocar qualquer magia por magia de cura se forem ordeiros e a que está sendo avaliada é o afastar mortos vivos que afeta 2d6 dados de vidas deles que enfrenta a moral do monstro. A especialização do livro é o Druida, no qual o Clérigo abandona poderes para se transformar em animais e deslocar sem rastros

O Guerreiro ganha duas habilidades: Sacrificar o escudo para absorver todo o poder de um ataque inimigo, um segundo ataque no 7º nível e bônus na arma, especializando a Classe, atingindo +4 no 15º nível. A especialização que aparece é o Bárbaro, que o Guerreiro abandona as Habilidades para adquirir Fúria a partir do 6º nível e inspirar o terror no 3º.

O Ladrão ganha ataque furtivo podendo atingir x5 no 15º nível e ouvir ruídos conforme uma rolagem no d6 que vai melhorando conforme o nível. Os Talentos de Ladrão são rollunder e são inicialmente Arrombar (25%), Armadilha (25%), Escalar (75%), Furtividade (20%) e Punga (20%). Toda vez que passa de nível pode somar 25% a vontade e este também é alterado por Destreza. A especialização é o Ranger que ganha os Talentos Percepção (25%) no lugar de Arrombar e Rastrear (20%) no lugar de Punga, a escolha de um inimigo natural e quando em ambiente selvagem, sempre estará com Furtividade.

O Mago possui Ler e Detectar Magias e um Grimório, é a Classe que começa com menores modificações. A especialização dele é o Ilusionista, no qual ganha magias exclusivas, o que também não altera o Mago em si.

Personagem: PVs (Pontos de Vida) sem alteração. A CA (Classe de Armadura) passa a ter o valor de Toque (Destreza e Escudos) e Passivo (Armaduras) enquanto Monstros não possuem este valor. O BA (Bônus de Ataque) é dividido BAC (Corpo) com valor baseado em Força e BAD (Distância) com valor baseado em Destreza, regra que já existia antes. O ataque é 1d20 + BA >= CA do alvo = acerto. A JP (Jogada de Proteção) é 1d20 + modificador de DES (JPD), CON (JPC) ou SAB (JPC) >= ao número alvo. O MV (movimento) é influenciado pela carga e os idiomas, pela inteligência. O Alinhamento mantém-se nos três eixos Ordem, Caos e Neutro e cada um deles possui uma chave da ordem: Ordem possui como chave Honra, Confiança, Estabilidade, Obediência e Padronização, o Caos, Liberdade, Adaptabilidade, Flexibilidade, Autonomia e Irresponsabilidade e o Neutro, Equilíbrio, Imparcialidade, Normalidade e Isenção e Justiça. Ele também deixa de ser limitador, tal qual Tormenta20.

Equipamento: Sem grandes novidades, a renda inicial se mantém 3d6 x 10 POs, as armas passam a ter descrição melhor, com categorias como de arremesso, duas mãos e disparo 54/80. Há explanações sobre itens raciais e materiais diferentes como prata, bronze e mitral.

Campanha: O primeiro capítulo praticamente dedicado ao Mestre tem: Como medir o tempo de uma campanha (turno, rodada), a carga que depende do atributo Força e para se atingir o total, devem-se ser calculados os slots que devem atingir o valor igual a este atributo, ou seja, um personagem com Força 8 tem 8 slots de carga para carregar sem penalidade. Movimentação abrange as modificações que devem ser aplicadas a movimentação caso corra, escale, explore ou ande em marcha. A luz de um ambiente, principalmente masmorra com uma tocha, fogueira e infravisão, por padrão, acender fogo é 2 em 1d6, Ouvir ruídos, Esconder, Procurar possui como padrão 1 em 1d6 para outros personagens, sendo que o Ladino faz tudo isso melhor. Localizar armadilhas também é 1 em 1d6 (2 se for Anão), ativar e desativar armadilha somente tirando 6 se não for Ladrão.

Combate: A surpresa por padrão é 1 em 1d6, se o outro lado estiver escondido, passa a ser 1-2. A iniciativa é igual a Destreza ou Sabedoria, o que for maior. A sequência de combate tem início com as manobras, depois os ataque a distância, magia, ataques corpo-a-corpo e o fim da rodada. Um personagem só pode agir uma ação das determinadas. A parte de manobras, pode ser retirada, fuga ou ataque de carga. Na parte de ataque corpo-a-corpo há a regra de ataque desarmado com dano 1 + modificador de Força, regras para ataques de toque, agarrar, testes de moral. O personagem ao atingir 0PV fica atordoado, morrendo ao atingir falha em dois testes de Constituição, se atingir 1, estabiliza e não morre.

Magia: As magias são memorizadas por oração (divina) ou por grimório (arcana). O Mago começa em seu grimório com Detectar Magia, Ler Magia e mais 4 do primeiro círculo, mas só tem 1 magia por dia. Altos valores de INT (Mago) e SAB (Clérigo) ajudam a ampliar o total de magias, a conjuração pode ser interrompida, resultando em dano caso ele seja atacado durante uma e acumular magias caso fosse necessário. As magias no playtest vão até o nível 3 e as maiores mudanças em Magia são um maior destaque às magias reversas, além de algumas mudarem conforme o nível, como Curar/Causar ferimento que abrange ambos.

Mestrando: Regras pra evolução de personagem com 1XP a cada 1PO de tesouro encontrado, monstros dão XP conforme o nível do poder do monstro. Há a possibilidade de se premiar a inteligência do jogador com 100XP por nível caso resolva a situação desta forma. Os tesouros são por letra de forma similar ao D&D separado em covil e individual.

Apêndice 1 – Itens Mágicos : Possuem alguns itens mágicos de exemplo e como gerá-los em uma tabela de 42 itens bem simples. Alguns dos itens mágicos possuem restrição de alinhamento. Boa parte deste material estará no LB2, Companion aonde terá uma lista completa de itens mágicos.

Apêndice 2 – Monstros: Os monstros passam a não terem mais atributos. Dado de vida passa a ser com d8 e a quantidade de PVs igual a 5 por dado de vida. Os ataques ganham uma descrição mais simplificada, mais numérica. Os monstros disponíveis neste primeiro playtest são: Animais – Cavalo de montaria, Cobra constritora e Lobo; Cubo gelatinoso; Drakold (Kobolds que vivem em locais de dragões), Esqueleto, Ghoul, Goblin, Hobgoblin, Orc, Rato gigante e Zumbi. Este apêndice vai ser apenas um guia de sobrevivência enquanto não tiver o LB3 (Bestiário)

O playtest termina com a ficha de personagem e o link com QR Code para o formulário para envio de análises.

Nova ficha de personagem

Download no mirror dos arquivos embaixo

Modelo de ficha de monstro

Artes do Bestiário do Legião:

Vídeo no canal Guilda de Mestre com participação de Antônio Pop

Links úteis

Compilação de links do OD2

Diário de desenvolvimento

Discord

Grupo no WhatsApp

Grupo no Telegram

Grupo no Facebook

Mirror dos arquivos

Análise na Guilda dos Mestres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.