Financiamento Coletivo: Legado das Trevas

M.R. James, um verdadeiro mestre do horror e das histórias de fantasma.

O projeto de um livro com os melhores trabalhos de M.R. James começou em off em 2015 e já são 7 anos trabalhando com muito carinho nesse livro que está prestes a se tornar realidade com seu apoio.

Prepare-se para uma aventura pelo desconhecido!

O autor

Montague Rhodes James nasceu em 1º de agosto de 1862 em Kent na Inglaterra.

James foi filho de um clérigo e passou grande parte de sua vida na Universidade de Cambridge onde realizou diversos estudos de documentos antigos (paleografia), além de catalogação de manuscritos da biblioteca da universidade e traduções de grandes clássicos. Por isso James ficou muito conhecido e admirado em sua época, embora sua fama maior viria da literatura, que primeiro começou com o hábito que ele tinha de contar histórias para seus amigos.

James viajou por toda a Europa muitas vezes, tendo sido reitor do King’s College, Cambridge (1905-1918), e também do Eton College (1918-1936). Atuou como vice-chanceler da Universidade de Cambridge (1913-15).

Grande acadêmico e medievalista, teve nos antiquários seu grande interesse. No campo da literatura o escritor irlandês Sheridan Le Fanu foi sua grande influência. Tudo isso formou as bases para suas histórias que eram a princípio contadas oralmente.

James nunca se casou e pouco se sabe sobre relacionamentos seus, embora exista alguma evidência que tenha tido casos amorosos com algumas de suas alunas.

No ano de 1930 foi condecorado com a importante Ordem do Mérito e seis anos mais tarde, veio a falecer (com 73 anos), sendo enterrado no cemitério de Eton em 12 de junho de 1936.

M.R. James influenciou com sua obra o grande autor H.P. Lovecraft e anos mais tarde Stephen King e Ramsey Campbell que escreveu uma história em sua homenagem. Derivado das obras de James estão muitos programas gravados no rádio, filmes e trabalhos acadêmicos.

Clique aqui para apoiar o financiamento coletivo

A obra

Grande contador de histórias teve seus principais trabalhos reunidos em 4 principais livros: Ghost Stories of an Antiquary (1904), More Ghost Stories of an Antiquary (1911), A Thin Ghost and Others (1919), e A Warning to the Curious and Other Ghost Stories (1925).

O tradutor e a museóloga

O critério editorial adotado nesse projeto foi a leitura e seleção das principais histórias desses 4 livros. A tradução ficou a cargo Marcos Tadeu Mageste. Mageste é historiador formado pela Universidade Federal de Viçosa e trabalha com literatura inglesa a quase vinte anos. Colaborou desde o início no primeiro projeto da Ed. Clock Tower no livro “O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft”. Também leciona História da Arte, uma de suas grandes paixões e que foi de enorme valia para lidar com os termos e ambientação dos contos de M.R. James. Mageste também contou com o auxílio insubstituível da museóloga Raquel Milagres de Mattos, que colaborou com o projeto.

O conto clássico de M.R. James apresenta 5 principais características:

1 — Abandono do clichê gótico.

2 — Os fantasmas em suas histórias são seres maus e nunca misericordiosos.

3 — O cenário de suas histórias são geralmente de uma vila inglesa, cidade litorânea, universidade ou do interior e sempre contemporâneo.

4 — O protagonista na maioria das vezes é um cavalheiro muito erudito.

5 — Apresenta a descoberta de algum objeto antigo de antiquário ou um livro misterioso que atrai forças sobrenaturais.

* * *

“Ouvi à noite um choro, seguido de uma risada. Se eu não conseguir esquecer isso, não poderei dormir novamente”

— M.R. James

Aspectos físicos do livro:

Nº de páginas: aprox. 180-220

Formato: 16 x 23 cm

Acabamento: brochura

Tipo de papel: pólen

Equipe editorial:

Tradutor: Marcos Tadeu Mageste

Revisor: Aparecida Rondina

Projeto gráfico: Everton Carareto

Ilustrações internas: Richard Svensson

Organização: Denílson Carraretto

Participação Especial: Walter Ziebarth

Editora: Clock Tower

O ilustrador

Richard Svensson é um ilustrador sueco grande fã de M.R. James. Svensson também é apaixonado pelo cinema tendo criado alguns curtas do gênero horror e ficção científica. É do trabalho dele as ilustrações presentes no nosso livro.

A editora

Em 2003 nasceu o www.sitelovecraft.com dedicado inteiramente a vida e obra de H.P. Lovecraft. Ao longo dos anos esse site se tornou um portal ganhando atenção acadêmica e provocando o interesse por obras de Lovecraft em língua portuguesa. Assim muitas editoras começaram a republicar o ‘Gentleman de Providence’ e trabalhos acadêmicos no Brasil sobre Lovecraft e fantasia se multiplicaram. Mesmo assim amigos do ‘sitelovecraft’ sentiam em 2009 a necessidade de um livro mais bem elaborado com obras do autor e se uniram para o desenvolvimento de uma grande obra, até então sem nome. Depois de 3 anos de duras pesquisas estava pronto o “O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft”.

Depois de concluído o livro era necessário publicá-lo, mas nenhuma editora se interessou. Por esse motivo em 30/11/2012 nascia a Editora Clock Tower (que sem viria a se tornar a 1ª editora dedicada inteiramente ao horror e fantasia do Brasil), com o intuito de publicar apenas esse livro, publicação essa que foi um sucesso. Por conta desse sucesso muitos amigos incentivaram Denilson Carraretto, idealizador da editora, a continuar com uma linha editorial voltada para o horror e fantasia, com livros e autores do passado que não tinham muito apelo comercial.

Por conta desses esforços surgiu o site www.editora-clocktower.com.br e foram até o momento publicados 12 livros e autores inéditos em língua portuguesa. ‘O Rei de Amarelo’ e ‘A Terra da Noite’ são exemplos de clássicos que vieram a tona por conta da Clock Tower.

Em 2020 foi sua estreia no Catarse com o livro ‘Além da Imaginação e do Tempo’ a primeira e aguardada obra de Clarck Ashton Smith no Brasil. A esse se seguiram ‘Weird Western’ de Robert E. Howard e um segundo livro de Arthur Machen no catálogo da editora ‘O Mestre da Dark Fantasy’ em 2021. Em 2022 foi a vez de ‘Os Salgueiros e outros assombros da natureza’, parceria com a Ed. Ex Machina.

Cronograma

Abril/Maio: financiamento coletivo para arrecadação do valor.

Junho-Agosto: edição e impressão dos livros.

Setembro: envio aos apoiadores.

Após o fim da campanha teremos algum tempo para produção e envio (esse cronograma pode variar caso as metas estendidas forem batidas), e tão logo o livro seja enviado pelos correios pela modalidade Impresso Normal, você receberá o código de rastreio e demais informações no seu e-mail cadastrado no catarse.

Para saber sobre a produção do livro e recompensas:

Até lá, acesse https://www.catarse.me/mrjames#posts para saber sobre a produção. Periodicamente iremos informar as novidades.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.